Advertisements
Anúncios

PT engana militância e trabalha para proteger a Rede Globo

andres e vicente candido

O PT, através de um de seus mais influentes deputados, Vicente Cândido, executou ardilosa manobra para obstruir a convocação da Rede Globo à CPI da Máfia do Futebol.

Detalhe: o petista sequer era membro da Comissão.

Fica claro que o discurso do partido,, criado para enganar a militância, destoa, absolutamente, de suas práticas.

Aliás, como ficou comprovado após a prisão e condenação dos principais membros de sua cúpula, entre mensalões, petrolões e demais desvios de conduta.

Cândido é braço direito do ex-presidente Lula e ficou famoso não apenas pela ligação com dirigentes de futebol (é sócio de Marco Polo Del Nero, o presidente da CBF que é investigado pelo FBI), mas pela tentativa, fracassada, de intermediar asilo político ao mafioso russo, Boris Berezovsky, bolso da parceria entre Corinthians e MSI.

Confira abaixo a íntegra da manobra do PT para salvar a Rede Globo da CPI, em matéria de Daniel Brito, para o UOL:

Diretor da CBF obstrui convocação da Globo para CPI da Máfia do Futebol

Por DANIEL BRITO

http://blogdobrito.blogosfera.uol.com.br/2016/05/18/diretor-da-cbf-obstrui-convocacao-da-globo-para-cpi-da-mafia-do-futebol/

Vicente Cândido acumula o cargo de deputado federal pelo PT de São Paulo e diretor de “assuntos internacionais” da CBF. Nessa terça-feira, 17, ele teve atuação pequena, porém decisiva, na CPI da Máfia do Futebol, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

No último minuto da sessão, o parlamentar pediu a verificação dos votos que aprovaram o convite a representante da Rede Globo para comparecer à CPI para esclarecer “aspectos relacionados a contratos de marketing, direitos de mídia, patrocínios e eventos envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”.

O requerimento é de autoria de Fernando Monteiro (PP-PE), relator da comissão, e foi o último a ser apreciado nessa terça-feira, 17. Havia mais de duas horas que a sessão estava em curso. Mais cedo, Neymar da Silva Santos, pai do atacante Neymar do Barcelona, falara aos deputados. 

Cândido nem sequer é membro desta comissão parlamentar de inquérito, mas permaneceu o tempo inteiro no plenário, sempre calado. Até a aprovação do convite à Globo, que ocorreu de forma simbólica, dado que ja era o fim da sessão. Outros requerimentos haviam sido outorgados da mesma maneira naquela tarde sem necessidade de verificação de votos.

Porém, Cândido utilizou do artifício, uma tática conhecida de obstrução para evitar a aprovação pelo método simbólico. Posição contrária à de seu colega de partido, Sibá Machado (PT-AC), e de Silvio Torres (PSDB-SP). “Essa verificação vai derrubar a sessão”, alertou Torres.
Eram preciso 15 deputados em plenário para a aprovação, o que não ocorreu. Assim, o convite à Globo foi derrubado da pauta.

Vicente Cândido já nem estava em plenário quando o requerimento foi derrubado. Ele é sócio de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, no escritório de advocacia em São paulo que leva o nome dos dois: Marco Plo Del Nero e Vicente Cândido Advogados”. Em sua campanha para deputado federal em 2014, Cândido declarou ter recebido uma doação de R$ 100 mil do escritório. Ele foi vice-presidente da Federação Paulista de Futebol enquanto Del Nero esteve à frente da entidade.

Não é a primeira vez que a verificação de votos é evocada na CPI da Máfia do Futebol em assuntos que tocam a TV Globo e a CBF. Na reunião de 14 de abril, o deputado Arnaldo Faria de Sá, ex-presidente da Lusa, utilizou desse instrumento para barrar o encaminhamento da cópia de todos os contratos de direitos de transmissão firmados entre a Rede Globo  e a CBF. Foram necessárias duas semanas até que o requerimento voltasse à pauta e fosse aprovado em plenário.

O convite à Globo pode ser incluído na pauta das próximas sessões.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

3 comentários sobre “PT engana militância e trabalha para proteger a Rede Globo

  1. Começa errado quando diz: “O PT, através de um de seus mais influentes deputados, Vicente Cândido, ” e se contradiz quando: “Posição contrária à de seu colega de partido, Sibá Machado (PT-AC),” .
    Quando a cegueira toma conta do jornalismo quem sofre é a isenção que deve ser seguida.

  2. Paulinho, parabéns por postar com clareza e coragem. Parabéns por aceitar contraditório e críticas, em alguns casos ofensivas e publicá-las. Diferente do que ocorre com muitos outros jornalistas que, ao menor sinal de contraditório, mesmo que razoável ou citação de crítica, mesmo que indireta a empresa que tenha ligação com o jornalista, o sujeito não tem coragem de publicar comentário, mesmo que não seja ofensivo ao mesmo.

    Ocorreu comigo em alguns posts do Cosme Rímoli, mas neste abaixo, senti que o meu comentário no mínimo o incomodou:

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/depois-de-54-anos-o-cade-resolveu-questionar-o-monopolio-da-globo-nas-transmissoes-de-futebol-no-brasil-se-achar-ilegalidades-pode-obrigar-que-novas-concorrencias-sejam-feitas-abertas-sem-favorec-18052016/?commentpage=1#comments

    Foram duas as tentativas e até agora não vi meu comentário por lá. Está certo que não o bajulei, mas contraditei aparentemente. Se fosse ofensivo eu entenderia. Eis o comentário:

    O CADE tem que se preocupar com as empresas de alimentos que monopolizam os mercados de carnes bovina, suína e frango, com os monopolizadores no mercado da linha branca, eletroeletrônicos, com os monopolizadores de medicamentos, mas com transmissão esportiva, com todo respeito vão procurar o que fazer. Nos setores que citei, poderia enumerar uma série de empresas que monopolizam ou cartelizam cada um, mas seria longo. Esta deveria ser a preocupação do CADE: com setor que tem influência direta em inflação e no bolso de TODOS os consumidores. Que o CADE preocupe-se com o que afeta a população e não com evento menor e insignificante – com relação aos setores de interesse GERAL, como alimentos, por exemplo – que nada trás de útil para a população GERAL. Interferência governamental no futebol, que fim de feira. A história do C13 ter “implodido” não creio que seja só por conta do Andrés e da Globo, deve ter muita coisa além disso. Com relação à audiência de domingo e outros dias, foi normal, com duas TVs ano passado o jogo inicial do Corinthians teve 0,7 pontos a mais com relação a este ano, só que no atual só uma emissora transmitiu. O jogo do Corinthians com o Nacional teve 31 pontos e não era decisão de campeonato e nem um domingo à tarde. No caso da decisão do Paulista/16, com duas emissoras transmitindo, teve míseros – por ser final – 27 pontos em um domingo, ou seja, fosse o Corinthians na final, teríamos uns 40 pontos, pois com derrubador de audiência fica difícil.
    Que ocorram os leilões, que mais emissoras transmitam, mas que todas tenham alcance nacional – não apenas por parabólica e satélites – via retransmissoras, pois só assim, as que mostrarem capacidade técnica e de alcance, poderão satisfazer a todos. Mas, com governo longe das negociações, nada de CADE perder tempo com futebol, deixa que os clubes e emissoras se entendam. Na Inglaterra tem duas empresas que transmitem o torneio – SKY e BT – antes era apenas a SKY. A SKY (Murdoc é o dono, e dono também da FOX que detém o monopólio da Libertadores) ficou com 126 jogos e a BT 42 jogos, ou seja, quase um monopólio. Alguém sabe como funciona o sistema de direitos de transmissão em outros países – não vale o mercado americano, pois lá é 100% profissional e nada de clubes amadores como por aqui – europeus? Em quais países as transmissões são socializadas? Quantas emissoras transmitiram o último Pan para o Brasil?

  3. Quero aqui concordar com o Alan Cézar acima. O Paulinho de quem eu discordo muito, nunca deixou de postar os comentários discordantes, muito ao contrário de muitos jornalistas em blogs ou redes sociais.Até as gozações que fiz contra ele aqui apareceram.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: