Advertisements
Anúncios

O país sem cultura

balão asno

Muito tem se falado, e protestado, em torno do assunto da eliminação da pasta do Ministério da Cultura do Governo Michel Temer, mas pouco há de aprofundamento na questão.

Trata-se, evidentemente, de um grande equívoco da nova gestão.

Erram também, porém, os que comemoram o fim do Ministério, com argumentos rasos, quase sempre massificados por “pastores” do ódio político, com o infundado argumento de que os artistas beneficiados pelos mais diversos planos de financiamentos culturais são todos “vendidos”.

Não são, apesar de alguns, como ocorre em todo agrupamento de pessoas, poderem, de fato, se-lo, o que não compromete a imensa maioria, que não é.

Este blog, por exemplo, nada recebia do Governo, declarou-se abertamente a favor do impeachment, mas, sabendo separar as coisas, entende que existiram incontestes avanços na política cultural brasileira, apesar de, em comparação com países relevantes, não ultrapassarem a margem do paliativo.

O Ministério da Cultura é absolutamente necessário (inclusive simbolicamente) num país que tem como um de seus principais problemas, ocasionadores de muitos outros, a falta de incentivo e de política cultural que atinjam, adequadamente, a população.

É fato que o MINC precisava de ajustes, direcionava, talvez, inadequadamente, boa parte de suas incursões financeiras, mas, em vez de encerrado, deveria ser corrigido por quem ingressou no poder com objetivo, e discurso, de melhorar o país.

No Brasil, a falta de cultura é estimulada, desde os primórdios, para que, bovinamente, seu povo tenha dificuldades de raciocinar, gerando submissão a discursos desprovidos de verdade que desembocam nas urnas com o favorecimento a seus próprios feitores, escravizadores de mentes sem alternativa.

Há ainda tempo para recuo, a não ser que seja este o objetivo do atual Governo, ou seja, manter alienado aqueles que deveriam ser salvos da ignorância.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: