Advertisements
Anúncios

50 anos da Rede Globo

globo

O maior, melhor e mais relevante grupo de comunicação da América Latina comemora, hoje, os 50 anos da Rede Globo de Televisão.

No balanço de erros e acertos, sem dúvida, o saldo da emissora é positivo.

A Globo inseriu, no contexto da mídia brasileira, um padrão de qualidade anos luz à frente das concorrentes, tanto que, até os dias atuais, está longe de ser igualada, quanto mais, superada.

Há muita coisa a ser melhorada, principalmente na questão editorial (principal fator gerador de descontentamento popular), apesar de que, mesmo panfletário, o Jornal Nacional ainda é a referência (por falta de competência das concorrentes) do telespectador brasileiro.

Manter-se na liderança de audiência por 45 dos 50 anos de vida requer excelência na condução dos trabalhos, seja na frente ou por detrás das câmeras, nas salas de reuniões e, principalmente, no relacionamento com a população, mas, certamente, a tarefa foi facilitada pela covardia e ineficiência doutras emissoras, que nada inovavam, e, quando muito tentavam (como a Record gastou milhões para fazê-lo) copiá-la.

Até mesmo as campanhas midiáticas que levam ao público a falsa impressão de queda de audiência da emissora não se sustentam quando reveladas no contexto de mudança de hábitos do consumidor, que antes tinham apenas as emissora de tv aberta para entreter-se, e hoje, com internet, cabo e derivados, por razões óbvias, alternam-se entre as mídias.

Comparada com outras tvs abertas (excetuando-se um ou outro momento pontual) a Globo mantem, com tranquilidade, a liderança.

Não se sabe o que acontecerá nos próximos 50 anos, em que muitas transformações devem ocorrer (cada vez mais rápidas e intensas), mas é certo que para se manter no topo, a Globo terá que estar atenta às mídias sociais, enquanto as concorrentes, se não mudarem a maneira de pensar, e agir, seguirão, na proporcionalidade das divisões de atenção popular com novos recursos e equipamentos, correndo atrás de quem ainda é, de fato, a melhor do país.

Razão pela qual este jornalista, com a independência de quem sempre criticou, com rigor, os graves erros cometidos pela Rede Globo, entende que, diante de tantos acertos, é justo que a data seja devidamente comemorada.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: