facebook-paulinho-invadido-19-04-2015

GRUPO ANONYMOUS INVADE PERFIL DE JORNALISTA EM REDE SOCIAL

Do COMUNIQUE-SE

http://portal.comunique-se.com.br/index.php/sub-destaque-home/77054-grupo-anonymous-invade-perfil-de-jornalista-em-rede-social

Editor do Blog do Paulinho, página que reúne informações e análises do cenário futebolístico, o jornalista Paulo Cezar Andrade Prado teve a conta do perfil que mantém no Facebook invadida por crackers que se definiram como integrantes do grupo Anonymous. O crime cibernético ocorreu em duas oportunidades: na manhã de domingo, 19, e na madrugada desta segunda-feira, 20.

Ao relatar o primeiro caso em seu blog, o jornalista informou a exclusão de algumas postagens, a edição de sua lista de amigos na rede social e “outros transtornos”. Ao definir o caso como “atentado”, Paulinho afirmou, ainda, que teve de passar boa parte do fim de semana para reorganizar o espaço dedicado à sua conta no Facebook – e que para isso contou com a ajuda da equipe da plataforma desenvolvida por Mark Zuckerberg.

“Pedimos desculpas, compreensão e apoio ao leitor (divulguem o atentado, no maior número de espaços possíveis), e, apesar do transtorno, sentimo-nos felizes (com sentimento de missão cumprida) por incomodar tanto a bandidagem”, escreveu o jornalista, depois de lembrar a bandeira levantada pelo Anonymous: “sempre se vendeu como combatente do sistema”. A situação afetou a produção do blog, garantiu.

Depois de ter a conta devolvida pelo Facebook e, por segurança, ter trocado a senha e, conforme afirma, ter validade o código que lhe foi enviado por mensagem de texto para voltar a atualizar seu próprio perfil, Paulinho divulgou que a página voltou a ser invadida nas primeiras horas desta segunda-feira, 20. O blogueiro analisa que a atitude simboliza “clara demonstração de tratar-se de profissionais”.

O jornalista revelou detalhes de onde a segunda invasão foi feita, com base em dados repassados pela rede social. “O Facebook informou, após nossa solicitação, que o computador utilizado para invasão utilizou-se de rede da cidade de Hortolândia-SP, sede da equipe do SEV-Hortolândia, que tem como gestor o empresário Fernando Garcia, irmão de Paulo Garcia, dono da Kalunga, que vem tendo suas peripécias amplamente divulgadas por nosso espaço”.

Em contato com à reportagem do Portal Comunique-se, Paulinho explica que as invasões foram além do Facebook. O jornalista conta que os criminosos conseguiram acessar as contas de seus dois e-mails. O blogueiro ainda conta que tem recebido o apoio de uma companhia. “Uma empresa de segurança na internet se ofereceu para me ajudar”, disse.

Facebook Comments