Advertisements

Marcos: dos campos para a história

São Marcos do Palestra Itália, jogador raro, ser humano decente, pendurou as luvas com a dignidade que marcou toda a sua brilhante carreira.

Ídolo palmeirense e também do povo brasileiro, que teve a sorte de vê-lo disputar uma Copa do Mundo notável, em 2002, ocasião em que conquistou o merecido troféu.

Naquele mês, tivemos a honra de torcer e vibrar com o Marcão, sentindo no coração o que, até então, era privilégio apenas de torcedores do Palmeiras.

Coube ao destino que Marcos virasse “santo” ao defender um pênalti do melhor jogador – no momento – de seu maior rival, numa partida que entrou para a história.

Frente a frente estavam dois craques da bola, cada um  na sua posição, porém, absolutamente diferentes na postura e no caráter.

O “céu” venceu o “inferno” naquela noite, em que o vencedor, dali por diante, acumulou mais glórias, enquanto o perdedor, Marcelinho, mais e mais foi se apequenando.

Até para terminar a carreira, Marcos foi grande, ao reconhecer em Deola, seu substituto, melhor condição física para atuar no momento.

Sem dúvida o homem, um “santo”, uma lenda, que merece toda a reverência possível, deixou os gramados do mundo para ocupar seu lugar na história.

Facebook Comments
Advertisements

50 comentários sobre “Marcos: dos campos para a história

  1. Luizao

    Para mim foi apenas mais um goleiro mediano com relances de ótimas defesas e frangos deprimentes e homéricos.
    È ridícula esta “estória de santo”, foi sim um jogador muito bem remunerado, aliás régiamente remunerado, que cumpriu suas obrigações, apesar de ter postergado ao máximo sua aposentadoria, mesmo sem condições de jogar, recebendo seus régios salários. Onde está o “heroísmo ou santidade” disso?
    As mesmas palavras se aplicam a outros “heróis chutadores de bola” como o Ceni, por exemplo.

  2. Vanlee

    Sou Corinthiano,acho o Marcos nota 10 como goleiro e nota 1000 como pessoa!
    Mas Paulinho,não pecisava citar o MC no post no Marcão,não bate,são lados opostos!!

  3. Antonio Rodrigues

    Lamentavel sua colocacao ao falar de Marcos, denegrir Marcelinho Carioca, um dos maiores idolos do TImao, que a torcida tem no coracao. Alias o seu rancor apaga o elogio ao Marcos, usado somente para atacar alguem que lhe deu muitas alegrias, quando voce torcia para o time e nao para os dirigentes.

    Paulinho: Sua cegueira impediu o impediu de ler elogios que fiz a ele como jogador. Somente um alienado pode elogiá-lo como ser humano…

  4. Frederico/Maringá/PR

    É realmente uma grande perda, e eu como palmeirense me sinto honrado de ter o privilégio de ter visto ele vestir a camisa do Palmeiras, não só pelo grande profissional que é, mas pela pessoa também, sabedor que somos de que o Marcos nunca serviu ao dinheiro, mas sim ao Palmeiras.

  5. Carlos III

    Parabens ao Marcos, sem dúvida, um exemplo de atleta. Aos palestrinos, um adeus ao último grande ídolo do futebol no clube.

    E, ao bossal do Aldinho (rsss), a péssima notícia de que, sem o Marcos, o time dele vai ficando cada vez mais comum…

  6. Gustavo Leite

    Até para se aposentar, o Marcão foi bastante humilde … sem festas e holofotes

    Imaginem a chuva de purpurina que haverá quando RC for se aposentar, haja espaço para tamanha arrogância …

  7. wilson

    O MARCOS PARA NESSE MOMENTO VAI SER TERRIVEL PARA A TORCIDA PALMEIRENSE. SEM CONTRATAÇÕES DE PESO, VENDO OS ADVERSARIOS SE REFORÇAREM. COM TODA CERTEZA, ESSE ANO VAI SER MUITO RUIM PARA O CLUBE E PARA SEUS TORCEDORES EM VIRTUDE DESSE PRESIDENTE BANANA QUE VAI ENTRAR PARA A HISTORIA DO CLUBE COMO PIOR PRESIDENTE

  8. A Verdade

    Infeliz,você poderia não dizer nada!Poque não vai procurar seu namorado,vai dar meia-hora de bunda,quem sabe você deixa de falar besteiras!!

  9. observador

    grande marcão! só não foi maior por ter jogado no time errado.
    fazer o que né!acontece!va em paz!

  10. A Verdade

    Presidente banana e uma torcida que quer mandar em tudo.
    Quem deve ser o treinador,quem contratar(querem colocar o filho do Serdan de titular)qual deve ser a cor do gramado!!
    Fim dos tempos,fim do guarani da capital!!

  11. observador

    nem no leito de morte do maior nome do palmeiras esporte clube da atualidade voce se esquece do tricolor hem!

  12. PIMBA

    REALMENTE O TRICOLOR INCOMODA OS MAIS PEQUENOS , EM TUDO QUE SE FALA SURGE O NOME DO MELHOR DO MUNDO .O QUE TEM O ROGÉRIO (MAIOR ) COM ESSA HISTÓRIA .PARABÉNS AO MARCÃO E PONTO FINAL .

  13. mantoalviverde

    Cite, por favor, algum outro CRAQUE em sua posição com tamanha dignidade, humildade e seriedade que Marcos nos últimos 20 anos… pode pensar que não vai achar. Daí o Santo. Agora, pense num jogador que se destacou (e muito) em sua posição, contribuiu decisivamente para conquistas de seu clube e seleção nos últimos anos, tendo papel preponderante no grupo de trabalho. Daí o herói…

  14. Fábio

    Arrogância, aliás, que as GALINHAS como você são reis, IMBATÍVEIS!!! Fazer ou não fazer festa vai de cada um, isso não quer dizer que um foi melhor ou pior que o outro!!! Fato é que o ídolo de vocÊs, Marcelinho Carioca, dispensa comentários!!!

  15. She-Haaaaaaamilton, a comandante do Blog do Paulinho!

    O MARCOS APOSENTOU MAS EU NÃO

    APRESENTO AOS AMIGOS DO BLOG MEU NOVO COMPANHEIRO: PAULINHO ROLA

  16. Na verdade , na verdade ...

    Shupaulino não esquece do Corinthians mesmo ! Até quando está respondendo para um PALMEIRENSE !!!

    Deve ser trauma …

  17. Louvável a o homenagem a São Marcos, mas tive as minhas duvidas se o post era para homenagear o grande goleiro ou criticar o seu desafeto Marcelinho Carioca. Definitivamente sem foco.

  18. Neto

    Paulinho, acho que você exagerou no texto. Perdeu o sentido da homenagem ao gastar metade do texto, comparando Marcelinho e Marcos.

  19. Carlos III

    Hahahahahaha

    Gustavo, vc sofre de “mal de inveja” tal qual um cretininho que posta por aqui?

    Quer dizer que, se qualquer jogador encerrando a carreira, for homenageado (como o Marcos será, oportunamente, pela SEP)isso significa que ele (ou o clube) é arrogante????

    E daí que o SPFC faça (e fará!) uma despedida para o RC digna de um grande ídolo do clube? Outros craques, de vários clubes, em outras épocas, não o fizeram com holofotes, festa, etc?

    Não adianta mesmo: o SPFC inomoda MUUUUUUUUUUUUUITO…
    tanto que vc não consegue deixar de falar na gente… tonto!

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Andre Luiz

    Grande Marcão.
    Parou na hora certa. Já estava ficando maior que o proprio clube que se apequena a cada dia.
    Alem de ser ótimo goleiro,tem uma coisa que poucos jogadores de futebol de hoje em dia tem: CARISMA.
    Esse cara de comentárista…

  21. Luizao

    Prezado: Cada um tem o seu ponto de vista. Dezenas de milhões de pessoas cotidianamente, com competência, dedicação, honestidade e respeito, exercem as suas funções, com um salário muitas vezes, indignos, e não são chamados e na verdade não são heróis. Porque um chutador de bola que eventualmente, como aparentemente seja o caso goleiro eu deveria chamar de herói ou pior ainda, de “santo”.
    Ele se destacou, apesar dos rompantes e dos altos e baixos, e foi régiamente remunerado por isso, virou fazendeiro entre outros negócios, consequentemente ele é que devia dar graças aos céus pela oportunidade que teve de ganhar tanto dinheiro para “jogar bola” e ainda se hospedar de graça em hotéis de 5 estrelas, viajar pelo mundo de graça e ainda ganhar “massagem” e ter direito a “beicinhos”.

  22. Vanlee

    Luizão,sou Corinthiano mas descordo 100% de você!
    Temos que reconhecer,admirar,idolatra nosso idolos e respeitar os de outros times principalmente!
    Deixe o cara lá,de boa.Se fez por merecer,parabéns e bola pra frente!
    Na Espanha,temos jogadores medianos,que por sua historia,viram verdadeiros heróis!Veja o caso do Puyol,acho um jogador de mediano para ruim,mas um baita profissional reconhecido mundialmente por isso,não pelo “belo” futebolque ele joga!
    Se fosse la fora,o Marcão seria pesidente da Federação Esportiva!!

  23. A VERDADE

    Se vamos falar de animais.

    Leão é o Rei da Bicharada,está no SPFW comandando os Viadinhos!!

  24. Marcos Plebe Rude

    Discordo, Marcos pra mim foi sim o melhor goleiro dos ultimos anos no Brasil ,o azar dele foi no fim de sua brilhante carreira ter pego o Palmeiras em fase de time pequeno.

  25. Mauricio SFC (O Original)

    Ai Hamilton…………acho que vamos nos dar bem…………….dois bichos……..eu sou santista,sou uma piranha…………….voce é sao paulino,um lindo veadinho……………..faremos a festa nas flora e na fauna brasileira………………………

    ……………………..AI COMO EU TO BANDIDA………………………

  26. A VERDADE

    O grande goleiro Marcos sempre foi exemplo de honestidade e hombridade , mas na verdade ele já estava aposentado ha alguns anos . Gosta tanto do clube q ao perceber a calamitosa situaçao financeira do Palmeiras de Desportos resolveu nao mais onerar o clube com os seus altos salarios . No meu entender o q mais pesou na sua decisao foi o fato do Palmeiras de Desportos ter um elenco q na melhor das hipoteses é mediocre e q assim haveria uma enorme probabilidade de encerrar o sua carreira com mais um rebaixamento .

  27. A VERDADE

    Nao é só o Marcelinho q é idolo no CUrintia , tem tambem o Andres , o Ronaldo papa traveco , o Rincom , o Vampeta , o Crack neto , o Rui Rei ( verdadeiro heroi do titulo de 1977 ) , o Gilmar Fubá , o Zina ( do panico ) , o Kia da fiel , o Tevez , o Zé elias e o Dinei . Todos eles cidadaos de carater irretocavel .

  28. Tricolor rumo ao Hepta

    The End Padroeiro de Manchester !!!!

    A sua mãe é minha namorada e posso te afirmar ela está sendo muito bem cuidada.

    E vc faça como o Seo Cruz e Cia, da o rabo para o Marcos ele deve gostar

  29. Luizao

    Amigo, eu não torço para time nenhum e consigo diferenciar um ídolo esportivo e de um “Herói”. Herói de verdade no Brasil, que mereça este título, talvez o único, foi Zumbi dos Palmares. Chamar um chutador de bola como Romário, Pelé, Zico, Sócrates e outros, como Senna, etc. é “chutar” muito alto. Apenas são ídolos de alguns. Meus não!

  30. observador

    rsssssssss!não sou mais jovem andre.ja joguei futebol.pra mim foi uma morte quando o meu medico disse que meus joelhos teriam que se aposentar.se voce joga futebol vai entender o que quero dizer!rs!é triste véio!

  31. Andre Luiz

    É…
    Tambem estou nessa barca. Só jogo futebol de teimoso. Enquanto o sangue está quente,é uma beleza. mas depois que esfria,hummmmmmmmmm…
    Antes no juvenil,eu tomava pancada e já levantava querendo jogar. Depois,no adulto,eu levantava e queria brigar. Agora no veterano,só de maca kkkkkkkkkkkkkkkk.
    ABS

  32. DR FRANCISCO TERRA

    Luizão… Aí voce perde a razão. Essa sua teoria para heróis é muito exigente.
    Marcos, ou melhor, São Marcos é um herói do futebol. Cada macaco no seu galho.
    Senna foi sim um herói do automobilismo. Veja o filme dele e veja a superiodade e gana de vencer, dele, que era corinthiano.
    Zumbi dos Palmares foi um herói e mito na escravidão do Brasil. Foi um mártir.
    Princesa Izabel também foi heroína, sobretudo na Lei Áurea.

    Cada qual naquilo que poderia fazer e render.
    Veja no meio do futebol quem tem opinião verdadeira. Um já se foi que era o Dr Socrates. Outro pendurou as luvas agora
    Marcos foi sim, o melhor goleiro que já vi na vida. Um Santo a ser devotado.

    DR.FRANCISCO TERRA. PALMEIRENSE NATO.

  33. Bruno

    Marcos,
    Sem dúvida um grande goleiro, que deve entrar pra história …
    O Marcão é tão bom que ninguém lembra do gol que tomou na final da Copa Toyota quando não conseguiu cortar o cruzamento e nem daquela furada histórica na goleada de 7 pro Vitória que acabou levando o Palmeiras pra segundona.
    Grande Marcos …. Nos trouxe muitas alegrias !!!

  34. Luan

    A verdade eh que o unico jogador da pobre historia corintiana que pode ser comparado a grandeza de Marcos infelizmente faleceu recentemente….

    Agora vivam de Zenon, Biro-Biro, Neto, Dualib, Kia, Andres…

    Em relacao a Rogerio Ceni…bom esse tem 100 gols e 200 frangos, alem de ser antipatico e mau visto por todo o mundo da bola (que nao puxa saco).

  35. Mário

    Caro Antônio…
    Desde já: Não sou palmeirense!
    Concordo com você. O nobre jornalista pecou em citar aquele estrume quando se fala de um cara que é realmente um ídolo e que merece todos os elogios citados, no caso o goleiro Marcos.
    Cada um tem o ídolo que merece…

  36. João

    Torço para o Atlético Paranaense,e venho aqui parabenizar um dos melhores goleiros que o mundo já viu.
    Concerteza o Marcão vai fazer falta ao futebol,ele é um cara que tem caráter,é humilde,e sempre honrou a camisa do Palmeiras,em todos os jogos da carreira ele entrou com raça,sempre entrou pra ganhar,ele jogava por amor a camisa,honrava o clube que jogava,não jogava só por dinheiro,como muitos jogadores hoje em dia,que só querem saber de dinheiro,não tem comprometimento nenhum com clube,só querem saber de dinheiro,os jogadores hoje em dia são a maioria uns mercenários,se pelo menos metade dos jogadores hoje em dia fossem igual o Marcão ,o futebol iria estar muito melhor,hoje em dia tem jogadores que ganham 500 mil,600mil reais por mês e não estão nem aí,aposto que o Marcão nunca ganhou tudo isso e entrava com muito mais raça do que esses jogadores que ganham milhões,um exemplo,Valdívia,aposto que ganha muito mais que o Marcão e não entra no jogo com a metade de raça igual o Marcão entra.
    Concerteza,o Marcão vai fazer muita falta ao futebol,tenho certeza que o Brasil inteiro admira e gosta muito dele,e não queria que ele aposentasse agora.Eu torço para o Atlético/PR,mas admiro muito o Marcão,é um cara eu gosto muito,e tenho certeza que o Brasil inteiro gosta dele.
    Pena que com a história que ele tem no Palmeiras, vai se aposentar num momento ruim do Palmeira

  37. Thor_Palmeirense

    ANTAnio Rodrigues

    Alienado e amigo de petralhas corruptos e capacho do Taxinha , enfim um bosta de pessoa.

  38. Marco

    Ele sempre foi bom de baixo das traves mas quando o time ia mal ele tirava o corpo fora e jogava a bucha para seus companherios. Depois falam que ainda é SANTO…

  39. Jones 8-1-1

    Sou palmeirense e grato pelas conquistas do Marcos, mas acho que ele demorou e muito para se aposentar, o que ofuscou sua carreira

  40. Alviverde/SP

    São Marcos, Marcão, ou simplesmente MARCOS, MUITO OBRIGADO por TUDO!!!!! Seja muito FELIZ em sua vida!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: