Entrevista do Paulinho ao site “Clube Fanáticos”

paulinho

Do CLUBE FANÁTICOS

http://clubefanaticos.com.br/2015/01/06/entrevista-exclusiva-com-paulinho-do-blog-do-paulinho/

Jornalista polêmico, sem papas na língua, que fala e aborda assuntos que poucos têm coragem e que já lhe renderam alguns processos judiciais. Já recebeu até ameaças por matérias que escreveu, como ele mesmo revela na entrevista, mas diz que ser verdadeiro com o consumidor de notícias é o caminho sempre. Paulinho do “blog do Paulinho” conversou com exclusividade com o Clube Fanáticos e falou sobre assuntos polêmicos como o caso São Paulo, Puma e Under Armour, o futuro da eleição presidencial do Corinthians, o Movimento Bom Senso F.C, entre outros temas. Ao ser questionado sobre a história de que o candidato Roque Citadini banca seus estudos ele responde na lata dizendo que as pessoas inventam muitas mentiras sobre ele: “As pessoas insinuam muitas mentiras a meu respeito e de tanto repetirem as histórias acabam convencendo os menos inteligentes”. Confira essa conversa exclusiva do “Blog do Paulinho” com o Clube Fanáticos.

Clube Fanáticos: Como você avalia os três últimos presidentes do Corinthians: Alberto Dualib, Andrés Sanchez e Mário Gobbi?

Paulinho: Em conquistas, Dualib tem mais títulos, inclusive um Mundial. Gobbi com a Libertadores e Mundial, chegou próximo, enquanto Andrés Sanchez ganhou títulos de menor expressão. Sanchez e Gobbi trabalharam pelo estádio e conseguiram, apesar de terem amarrado um contrato financeiramente difícil para o clube. Sanchez, esperto, não assinou um documento sequer do acordo, deixando a “pipa” para Mario Gobbi responder, se assim for necessário no futuro. imagePorém, os três, cada qual em sua proporção, lesaram os cofres do Corinthians. Dualib perto das gestões Sanchez e Gobbi é quase um “Coroinha” em negócios complicados. Sanchez entrou pobre e saiu rico do Corinthians, cobrava comissão até de galão de água, sendo tratado pelos empresários de jogadores como “Taxinha”. Gobbi desde os tempos de DETRAN era afeito a negociatas.

Clube Fanáticos: Dos candidatos a presidência do Corinthians, na sua opinião, qual é o melhor para o Clube? E você votaria nele?

Paulinho: Por enquanto há quatro candidatos no Corinthians. Não acredito que todos chegarão à disputa final. Dos que tem mais chances, as melhores propostas são as de Roque Citadini, que vem sendo claro em expor as mudanças que pretende realizar no Corinthians. Roberto “da Nova” Andrade pretende manter as coisas como estão, o que, por razões óbvias, não me parece adequado. Paulo Garcia tornou-se inviável com a omissão e defesa dos negócios do irmão com a atual gestão, enquanto Ilmar Schiavenatto parece estar vivendo em “Oz”, o mundo das ilusões, sem a menor chance de vitória.

Clube Fanáticos: Você está fazendo parte de alguma chapa para o Conselho do Clube?

Paulinho: Não.

Clube Fanáticos: Se você fosse convidado para trabalhar na área de comunicação do Corinthians, independente de quem fosse o presidente do clube, você aceitaria?

Paulinho: Não. Em hipótese alguma. Qualquer informação diferente desta trata-se de boato plantado por gente que, de alguma maneira, precisa desqualificar meu trabalho.

Clube Fanáticos: Algumas pessoas insinuam que o Roque Citadini é quem banca seus estudos. O que você tem a dizer sobre isso?

Paulinho: Algumas pessoas insinuam centenas de mentiras a meu respeito, e as repetem tanto que acabam convencendo os menos inteligentes. Sou jornalista formado há algum tempo.

Clube Fanáticos: Você já sofreu ameaças (físicas) devido as matérias publicadas em blog? E processos na justiça, você possui?

Paulinho: Sim, algumas. Tenho vários, a maioria do início do blog, quando era menos experiente.

Clube Fanáticos: Já vimos várias matérias em que você elogiou o candidato eleito como presidente de determinado imageclube e depois no decorrer de sua administração você mudou de opinião sobre ele, como por exemplo: Patrícia Amorim (Flamengo), Roberto Dinamite (Vasco), Luis Alvaro (Santos), etc.Será que essas pessoas eleitas realmente não tinham capacidade para administrarem seus clubes ou realmente a culpa é da estrutura do futebol brasileiro que acaba corrompendo?

Paulinho: Minha função é exatamente esta, elogiar quando necessário e criticar quando deslizes são cometidos. Jornalista tem que ser oposicionista, sempre. Fiscalizar os desmandos. É fato que o sistema do futebol brasileiro potencializa a prática da corrupção, mas só delinque quem já tem o DNA da sacanagem. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer, e, se o fizer, tem que assumir os atos cometidos.

Clube Fanáticos: Você já recebeu alguma proposta para escrever matérias tendenciosas sobre algumas pessoas ou clubes?

Paulinho: Sim. Poucas. Denunciei todas, razão pela qual hoje ninguém se atreve mais a fazê-las.

Clube Fanáticos: “Jornalismo com Credibilidade”, este é o slogan de seu blog. Mas todo o jornalismo e jornalistsa já não deveriam ter credibilidade? Tem muitos que não tem?

Paulinho: Credibilidade é algo que se conquista, com o tempo. Leitores passam a confiar nos jornalistas não apenas nos momentos de acertos, mas pelo comportamento dos mesmos quando, como ocorre em todas as profissões, estes também erram. Ser verdadeiro com o consumidor de notícias é o caminho, sempre. Sim, há muitos exemplos de gente que utiliza a visibilidade da profissão de maneira equivocada.

Clube Fanáticos: Muitas matérias que você publica possui documentos contábeis, contratuais, etc. Você deve ter fontes que te auxiliam. Você confia 100% nelas?

Paulinho: Confio, desconfiando.

Clube Fanáticos: O seu blog hoje é mantido integralmente pela doação de internautas ou existem empresas que ajudam a mantê-los no ar?

Paulinho: Doações de fãs do blog, que, desde sempre, entenderam a essência do trabalho, e as dificuldades de conseguir recursos para mantê-lo.

Clube Fanáticos: No seu blog tem um link para o direito de resposta, os pedidos normalmente chegam por ele ou já em forma de processos?

Paulinho: Todos os pedidos de direito de resposta enviados ao blog são concedidos. Questão de Justiça. Agora, por processo, significa que a pessoa não quer mais responder, o que me obriga a comprovar as acusações.

imageClube Fanáticos: O que você pensa sobre o movimento “Bom Senso”?

Paulinho: Um movimento interessante, necessário, com boas idéias e alguma nem tão boas assim. Ganhariam força se, além do que já propuseram, cortassem da própria carne em defesa da bandeira contra a ação de empresários e as divisões de direitos econômicos. Ao não fazê-lo dão a impressão de gostar da prática ou a elas estarem, de alguma maneira, associados.

Clube Fanáticos: Qual é o caminho para a renovação do futebol brasileiro na sua opinião?

Paulinho: Uma política esportiva corajosa, de cima para baixo, com o Governo intercedendo na CBF e nas Federações. Porém, quando se vê o PT dar o Ministério dos Esportes nas mãos de um escravo do Edir Macedo sabemos que as soluções estão longe de serem alcançadas, restando à imprensa mostrar os problemas e exigir punições.

Clube Fanáticos: O que você acha que realmente aconteceu no caso São Paulo, Puma e Under Armour?

Paulinho: O Aidar tentou, de maneira comercial, levar vantagem no negócio, favorecendo seus parceiros que muito provavelmente lhe beneficiariam na sequência, em detrimento claro dos interesses do São Paulo.

Clube Fanáticos: Qual você considera ser seu principal diferencial em relação a outros blogueiros que cobrem esportes?

Paulinho: Cada qual tem o seu valor. Procuro sempre dizer o que penso porque sei que o leitor do Blog do Paulinho espera honestidade em minha conduta, mesmo que, eventualmente, discorde de minhas colocações.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.