Citadini comenta difícil situação financeira do Corinthians, confessada por Mario Gobbi

citadini-charge

Nos últimos dias, o presidente do Corinthians, delegado Mario Gobbi, tem procurado a imprensa para relatar a caótica situação financeira do clube.

Gazeta e Estadão publicaram seus choramingos.

Domingo, após a repercussão negativa da entrevista do mandatário alvinegro, um dos líderes oposicionistas do clube, Roque Citadini, foi procurado pela Gazeta, e realizou interessante análise sobre tudo o que foi dito, e, principalmente, o que ficou escondido.

Confira abaixo o vídeo (a partir de 5 minutos e 50 segundos), além da transcrição, na íntegra, do que falou o conselheiro corinthiano:

CAOS FINANCEIRO

“É uma entrevista histórica, porque trouxe revelações que mudam bastante a forma de ver os problemas do clube.

O Corinthians tem problemas financeiros, difíceis, que, aliás, todo mundo já sabia um pouco disso… mas, como nos últimos anos se distribuiu a ideia, Relatórios, por ai de tal forma…. que estava tudo bem, que havia equilíbrio orçamentário, que estava maravilhoso… na verdade, não estava.

Uma verdade é clara: o clube passou a ter mais receita… o Corinthians e os outros clubes, passaram a ter mais receita… só que no caso do Corinthians e de alguns outros clubes, passou a gastar mais do que o aumento da Receita.

O único reparo que eu faço com relação a entrevista dele (GobbI), é que ele falou como um analista, quando ele é parte integrante desse problema…

Ele (Gobbi) foi Diretor de Futebol por dois anos e pouco e é presidente agora.”

DÍVIDA FISCAL

“O clube parou de pagar imposto, recolher imposto… agora fez um carnê até 2026 pra pagar, maior do que ir pra loja de (comprar) televisão. Fez um carnê e vai pagar durante todo esse tempo esses valores corrigidos, com juros, multas, etc.

Não significa que o clube fique inviabilizado… eu não acho que o Corinthians seja um clube quebrado, inviabilizado… como eles (grupo de Gobbi) falavam antes… como o Sr. Mario Gobbi falava antes… não era verdade antes e também não é verdade agora.

A verdade agora é que o Corinthians escondeu do torcedor que nós estávamos vivendo uma grave crise fiscal, sem recolher impostos, com uma folha de pagamento alta, precisando entrar nesse programa do Governo de auxílio (PROFORTE).”

GASTOS COM DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

“O problema do clube é o problema da gestão do futebol que o clube teve nos últimos anos.

Pagamos muito para técnicos, jogadores… genericamente, não quero ficar acusando ninguém… pagamos muita comissão de compra, de venda, de renovação de contrato… tudo isso acabou onerando o Corinthians duma tal maneira que ficou deficitário.

Nós vamos ter que reduzir a folha de pagamento… folha de pagamento de R$ 10 milhões não dá… não dá para ter uma folha de pagamento em que vocês não tem receita para cobrir.”

VITRINE DE EMPRESÁRIOS

“O próprio Gobbi coloca muito claramente que o Corinthians precisa mudar.

Esse negócio de contratar jogador junto com empresário… já se viu que quem leva na cabeça é o Corinthians.

Na verdade, o Corinthians acaba perdendo.

Eu sei, “o clube quando contratou não tinha dinheiro para contratar”… mas a verdade é que o clube vira uma barriga de aluguel.”

RECEITAS ANTECIPADAS

“O presidente Gobbi também falou uma outra “novidade” nessa entrevista: que o clube adiantou parcelas da televisão, receitas de TV, de campeonatos… ele (Gobbi) disse que apenas entrou no ritmo do que se fazia anteriormente…

É possível que se fizesse anteriormente… mas como a receita aumentou muito nos últimos anos, era possível ter encontrado um equilíbrio….

E você vai ter que encontrar !

Então eu acho que nesse sentido, a conclusão da entrevista do presidente Gobbi é que precisa mudar tudo.

É quase uma confissão de erro… que ele não diz isso: “Eu errei”, até poderia ter dito, mas quem diz que tem que mudar tudo admite que está errado.”

DÍVIDA DO “FIELZÃO”

“Vamos esclarecer o seguinte: algumas pessoas estão dizendo que o Corinthians está em dificuldades por causa do estádio… não tem nada a ver.

O estádio é um negócio. Está lá o estádio, belíssimo.

O Corinthians tem muito orgulho do estádio… o estádio abriu a Copa do Mundo… é um belo estádio… é um estádio que está produzindo jogos bonitos, grandes públicos, e tem lá um sistema de pagamento que nós vamos pagar nos próximos dez, vinte anos, quando precisar.”

INGRESSOS

“O Corinthians tem que chamar a torcida à responsabilidade de ajudar a pagar o estádio.

Aqueles que podem mais, tem que pagar mais.

Eu acho que tem que se fazer uma maneira de não afastar as classes populares, que sempre foram a base do Corinthians, tendo ingresso barato.

Pode ter ingresso barato, mas tem que ter ingresso caro, até mais caro do que é.”

CONTENÇÃO DE DESPESAS É O CAMINHO

“O clube precisa gastar menos, precisa gastar o que recolhe… o que arrecada.

Se nós quisermos continuar, como agora, gastando mais do que nós temos, teremos dificuldades.

Eu sei, as pessoas dizem assim: “mas aí você precisa ter um time competitivo…”.

Eu acho que é possível você ter um time competitivo e gastar menos.

O exemplo, que ninguém está citando no futebol brasileiro, é o San Lorenzo que ganhou a Libertadores da América, com uma folha de pagamento de R$ 3 milhões… quer dizer, é 30% da do Corinthians.

É possível você ter um time competitivo, mas gastando menos”.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.