Los Angeles, 1984… os meus Jogos Olímpicos

maratona

Por JOSE RENATO SATIRO SANTIAGO

Sempre relatei que a “minha Copa do Mundo”, aquela que mais acompanhei, foi a de 1982.

Assisti a todos os jogos.

E ainda lembro, de cabeça, os resultados de todos eles.

Até mesmo daquela nossa vitória frente a seleção italiana rs…

Acabo de ver uma propaganda sobre as Olímpiadas de 2016.

O mote é a procura de voluntários.

Pude ver imagens muito legais.

Me fez lembrar algumas cenas olímpicas.

A grande maioria de uma edição em especial, a de Los Angeles em 1984.

Tinha 13 anos, e trazia a lembrança do urso Misha, chorando, em Moscou, 1980.

Em 1984, acompanhei tudo.

Foram muitos jogos de vôlei.

A equipe feminina, de Isabel, Vera Mossa e Jaqueline, que quase eliminou as norte-americanas, após uma épica partida que acabou perdendo por 3 a 2, de virada.

O time masculino que se recuperou de uma surpreendente derrota para os sul-coreanos, ao passar por cima dos norte-americanos, ainda na primeira fase, por 3 a 0, com direito a um 15 a 2.

Não me lembro da final rs…

Já o basquete, foi bem mal.

Não passamos sequer pela primeira fase.

A natação com a Prata de Ricardo Prado, derrotado por ser menor, em altura, que o canadense Alex Baumann na mais difícil prova aquática, os 400 metros medley.

O atletismo com Joaquim Cruz que atropelou os adversários, sobretudo a lenda Sebastian Coe, na prova dos 800 metros.

O futebol, representado pelo Internacional, que conquistou sua primeira medalha olímpica após partidas épicas.

Como esquecer o exemplo de superação da suíça Gabriela Andersen-Scheiss na primeira edição da prova de maratona feminina em uma Olímpiadas?

E ainda teve Carl Lewis com as 4 medalhas de ouro em busca de alcança o feito de Jesse Owens.

Muita história dentre muitas outras em uma só Olímpiadas.

E já faz 30 anos.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.