jose renato

“Dear Mr José Renato Sátiro Santiago Junior, we are delighted to confirm that you have successfully achieved a new GUINNESS WORLD RECORDS title for ’Largest collection of sporting memorabilia’. We would like to congratulate you on your record-breaking achievement. You are OFFICIALLY AMAZING.”

GUINNESS BOOK

guinness

Por JOSÉ RENATO SATIRO SANTIAGO

Jamais imaginei que algo que começou com alguns exemplares de jornais que meu avô, Felipe de Lima Santiago, guardava para mim em seu quarto, chegaria a tal patamar.

Em 2012, ao receber o registro de “Biblioteca com o Maior Acervo sobre Futebol” no Brasil, passei a buscar atender a um antigo desejo de meu avô: permitir o acesso do maior número de pessoas possível ao acervo.

Muitos amigos foram testemunhas de quantas portas foram batidas, por mim, em busca de firmar um instrumento legal (sem qualquer custo econômico envolvido) com algum Museu e/ou Entidade similar que permitisse o livro acesso público a este acervo.

Foram encontradas portas fechadas de muitas Secretarias Municipais, Estaduais e até mesmo de Órgãos com estreita ligação com o Futebol.

De qualquer forma, isto me motivou a buscar alternativas.

A busca por uma certificação internacional como a do GUINNESS WORLD RECORDS foi um passo.

A conquista algo impensável, que acabou por se tornar realidade.

Em breve, espero que outros passos importantes possam ser dados.

Agradeço por sua atenção, bem como pela paciência em me acompanhar com algumas destas iniciativas voltadas a perpetuação da Memória do Futebol.

Facebook Comments