Advertisements

SBT demitiu José Neumanne Pinto por criticas a Dilma Rousseff (PT)

neumanne

Por JOSÉ NEUMANNE PINTO

Na sexta-feira passada, dia 7 de fevereiro, após gravar os comentários para os três jornais do SBT, fui comunicado pelo diretor de jornalismo, Marcelo Parada, que o “comitê de programação do SBT” havia decidido extinguir comentários na emissora.

Nunca, em momento nenhum, desde que assumiu o lugar, Parada, que conheci no começo da carreira dele na Jovem Pan, onde até hoje sou comentarista, e seu lugar tenente, Ricardo Melo, me abordaram a respeito de qualquer aspecto de forma, conteúdo, tom ou estilo que dissesse respeito a minha participação nos três telejornais da casa.

Parada mantinha (e não tem por que deixar de manter) uma relação cordial comigo, mas sempre superficial e esporádica, de vez que nossos horários não combinavam.

Dificilmente o encontrava em seu gabinete de segunda a sexta entre as 4 e 6 da tarde no horário de minhas gravações.

Ricardo Melo, cujo comportamento brusco é lamentado entre outros colegas, ao contrário, sempre estava em sua mesa e costumávamos trocar farpas bem-humoradas sobre nossas diferenças ideológicas. Melo é assumidamente trostkista e na juventude também tive simpatia pelo fundador da IV Internacional.

E, mesmo tido pelos companheiros dele como membro do Partido da Imprensa Golpista (PIG), dei-lhe de presente de Natal o romance policial O homem que amava os cachorros, do cubano Leonardo Padura, sobre um dos meus temas prediletos, quase obsessivos, o assassinato de Lev Trotski.

Melo nunca demonstrou atenção especial pelo Jornal do SBT, que era ancorado por Carlos Nascimento, nem pelo Jornal do SBT Manhã, comandado por Hermano Henning. Concentrava-se no SBT Brasil, apresentado por Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto.

Quando a dupla assumiu, o tempo de meu comentário foi reduzido de 40 para 30 segundos, mas Sílvio Santos resolveu dar mais dez minutos ao jornal do horário nobre para garantir a edição dos três comentaristas da Pan que ele havia contratado: Carlos Chagas e Denise Campos de Toledo, além de mim.

Passei a fazer comentários de 1 minuto de duração, que nem sempre eram levados ao ar, apesar de gravados diariamente.Melo sempre assumiu a responsabilidade pelas decisões de supressão (não seria o caso de usar a palavra censura).

Uma vez, por exemplo, ele vetou um comentário meu crítico contra Dilma Rousseff porque ouviu a palavra “merda” quando eu havia dito “meta”.

Depois da crise provocada pelo jornal policial tirado da grade por falta de audiência, nunca mais os comentários que eu gravava para o SBT Brasil foram ao ar, apesar de religiosamente gravados inclusive na sexta 7, quando fui sumariamente demitido sem nenhum aviso prévio nem tentativa de evitar que meu trabalho prejudicasse a dinâmica do noticiário, como vi alegado nas notas publicadas pela imprensa.

Da sala de Parada fui direto ao RH onde fui comunicado que receberia os sete dias trabalhados no mês de fevereiro.

Não questionarei essa deselegância na justiça, pois meus acertos foram feitos de boca com Sílvio Santos, que está de férias na Flórida. Apenas registro em nome da verdade dos fatos.

Li também nas redes sociais que meus comentários não estavam sendo mais aproveitados no carro-chefe da programação jornalística da casa. De fato. Cheguei a consultar Melo sobre isso. E ele me respondeu: “É um acordo que tenho com Sílvio Santos. Ele lhe paga, você grava e ele me paga para decidir se seu comentário vai ao ar”. Agradeci a sinceridade, porque dessa forma ele me liberou da obrigação diária de ver o jornal.

“Mas a única coisa que lhe interessa no jornal é seu comentário?”, ele perguntou, com sarcasmo. Respondi sinceramente: “Certamente. Nada mais no jornal me interessa”.

Não discordo radicalmente de Melo e Parada em relação ao excesso de comentaristas no SBT Brasil. Cheguei a comentar isso com Sílvio Santos quando este me pediu para gravar comentários para este telejornal à época em que meu compromisso se limitava aos outros dois. Mas o patrão discordou veementemente e passei a gravar, como ele havia me pedido, até porque àquela época o tal “comitê de programação do SBT” era composto por apenas quatro pessoas: Senor, Abravanel, Sílvio e seu Santos.

Pelo visto, algo deve ter mudado.

De qualquer maneira, o papel de locomotiva jornalística não cabe bem ao SBT Brasil, a não ser se se considerar apenas o horário da exibição. Pois seus índices de audiência não são propriamente espetaculares. E nunca em nenhum dia os Jornal do SBT e Jornal do SBT manhã deixou de levar ao ar um comentário meu. Espero que a informação tenha sido mal interpretada por quem a deu.

Não acredito que a cúpula do jornalismo do SBT fosse deselegante como foi comigo com colegas como Carlos Nascimento e Hermano Henning.

Melo não faz mais parte dela porque seu estilo franco e desabusado o levou a se exceder numa discussão com um funcionário do RH e isso provocou sua demissão na segunda-feira 3 de fevereiro. Duvido que ele tenha exacerbado tal estilo fazendo alguma referência desairosa a dois produtos que também estavam sob sua chefia.

O mesmo vale para Marcelo Parada. Não acredito que ele tenha explicitado tal discriminação contra colegas de profissão cujos currículos não merecem dele tal desrespeito. Também não acredito que suas notórias ligações societárias com Rui Falcão possam ter interferido na decisão de demitir quem ele sempre chamou de “amigo”. Seria uma imprudência.

Fica, de qualquer maneira, a conseqüência a lamentar mais institucional do que pessoal: o ano eleitoral começa com a demissão de um crítico contumaz de Dilma Rousseff, favoritíssima à reeleição, mas ainda assim temerosa de que ela não ocorra.

Advertisements

Facebook Comments

52 Responses to “SBT demitiu José Neumanne Pinto por criticas a Dilma Rousseff (PT)”

  1. Coronel Gandolf Says:

    Absolutamente “normal” o ocorrido aí relatado …….. TODAS as emissoras tem rabo preso por interesses políticos , financeiros , etc ……. infelizmente .
    Sendo a maior delas , a Rede Globo , o comentarista que se atrever a falar mal do PSDB é sumariamente afastado e não trabalha nunca mais nem nos veículos de comunicação à ela atrelados .

  2. kasparaitis Says:

    a importância de textos como esse é fundamental para a população. pois mostra que, ao contrário do que pregam os militantes esquerdistas, as chefias de todos, repito TODOS os meios da grande mídia nacional são comandados por gente de esquerda. não é só o SBT que tem um trotskista comandando os telejornais do canal, praticamente todos os canais, jornais e revistas de grande circulação também o são. é só pesquisar.

    com exceção da Veja, que não por mera coincidência, é achincalhada e usada como ofensa hoje em dia por eles. “seu leitor de Veja! fascista!”. e ainda sim, mesmo essa revista, tem articulistas e repórteres esquerdistas escrevendo boa parte das matérias. sem falar no dinheiro federal que, assim como ocorre com todos os meios, inclusive com a Globo todo poderosa, é fundamental. ataque demais o governo e eles cortam o patrocínio de Caixa, BB, Petrobras, etc e a revista (ou canal, jornal, site, enfim) vai pras cucuias.

    a verdade é uma só: essa história de vitimização, de que a coitadinha esquerda nacional sofre perseguição da grande mídia (“mídia golpista” kkkkkkkk cada uma) é uma FARSA, um embuste, uma fantasia criada pela mente histérica dessa gente que vê um gatinho e sai correndo chorando com medo de ser devorado por um leão. Peixoto, porks e cia, vão se tratar, seus doentes. e podem começar o tratamento utilizando óleo de peroba no rosto. fica a dica.

  3. Alê Belfort Says:

    Kkkkkkk… Quem é ele msm?? Faça o favor Paulinho.. Poste coisas com FATOS e não por sentimentos!!

  4. Mirassol 6x2 Says:

    A ditadura petista está acabando com o Brasil. Agora que já tem a bolsa manifestação, também conhecida como bolsa guerrilha, o país está quase pronto para a tão sonhada guerra de classes. A inclusão digital dos menos favorecidos facilita ações terroristas e formação de grupos para-militares: um verdadeiro descalabro produzido pelo PT.

  5. Neil neri Says:

    Sou ainda mais seu fã. Continue indo direto ao assunto.

  6. VIVA OS DESONESTOS, PQ OS HONESTOS ESTÃO DEBAIXO DA CAMA COM O PINICO DO LADO. Says:

    A FUNÇÃO DA TELEVISÃO BRASILEIRA NÃO É INFORMAR E SIM DISTRAIR O POVO…EX: FUTEBOL, CARNAVAL, BBB….UM POVO IDIOTA É O DESEJO DA CLASSE POLÍTICA …..E VAI SER ASSIM…….O POVO É ANALFABETO.

  7. DAGO Says:

    Normal mandar este “jornalista” embora, ele era péssimo, tendencioso e como foi assessor de imprensa de Marco Maciel, um politico vindo da ditadura militar e de extrema direita, não tinha coerência nos seus comentários, sempre com tendencia a criticar a esquerda que estiver no poder, não importa qual seja, que se aposente e vai cuidar dos neto.

  8. Roberto Silva Says:

    acho que com o avanço da idade, o silvio santos esta terceirizando muitas coisas que só ele sabia fazer, afinal, o SBT tem um jornalismo que sempre me pareceu dos mais livres e combativos. vai cair na mesmice dos outros.

  9. valdir teodoro Says:

    honestamente seus comentários são péssimos dos péssimos muito ruim mesmo, foi tarde, e estranho ninguém fala das maracutaias do metrô.

  10. anti_corru_PT_os Says:

    VIVA OS DESONESTOS, PQ OS HONESTOS ESTÃO DEBAIXO DA CAMA COM O PINICO DO LADO. Disse:
    fevereiro 14, 2014 às 6:36 am

    A FUNÇÃO DA TELEVISÃO BRASILEIRA NÃO É INFORMAR E SIM DISTRAIR O POVO…EX: FUTEBOL, CARNAVAL, BBB….UM POVO IDIOTA É O DESEJO DA CLASSE POLÍTICA …..E VAI SER ASSIM…….O POVO É ANALFABETO.

    ——-

    Perfeito!

  11. Carlos Says:

    Quando a população vai acordar e ver que estamos sob uma ditadura socialista? A liberdade de expressão, para a esquerda, só é válida quando se concorda com eles.

    Faça a mais leve observação contrária ao pensamento único esquerdista e pronto, vc é chamado de nazista/fascista/reacionário/conservador.

    Todo país democrático possui um equilíbrio entre esquerda e direita. O Brasil nem direita tem. O espectro político brasileiro é de centro esquerda para extrema esquerda.

    O Brasil é o país sem futuro que não terá futuro algum.

  12. raimundo dias Says:

    CARO PAULINHO, o jornalista ANDRE CARAMANTE reporte da folha foi demitido porque criticou o vereador tucano coronel TELHADA VC ñ vai comentar sera pq …

  13. raimundo dias Says:

    IMAGINA se ele tivesse criticado um petista vc e toda midia estariam criticando mas como e tucano hj conivencia da midia IMPARCIAL……..

  14. Clayton Says:

    O Brasil é medieval. Imprensa subserviente (exceção de 1 ou 2 veículos) e dependente da verba da propaganda estatal.

    A esquerda há décadas infesta a imprensa, é fato.

    O Neumanne denuncia que um diretor é “assumidamente trostkista” e o outro tem ligações societárias com o presidente do PT, Rui Falcão.

    Falar o que? Sem comentários…

  15. X9. VULGO BIGODE Says:

    Dago Valdir e demais idiotai uteis olhem para o que esta a ocorrer na argentina e Venezuela seus acéfalos….até quando vcs vão dar apoio a esta corja que leva o Brasil rumo a miséria e totalitarismo dizer que Marco Maciel e extrema direita só demonstra o nível idiotizado que nossa sociedade se encontra atualmente lamentável a esperança é que vcs não passem de crianças que acreditam em conto de fadas, sininhos e neste momento estejam apaixonados por um professor marxista… desperta criança ainda existe tempo.

  16. Fred - Corinthians Gaivotas Fiéis. A única torcida Gay do Brasil Says:

    Vivemos em pré-ditadura PeTralha

    depois da Copa e Olimpíadas, o bixo vai pegar

    FATO

  17. roberto Says:

    Péssimo comentarista. E me parece ter o pior dos defeitos do ser humano: INGRATIDÃO. Depois de demitido fala mal da empresa, dos colegas, “Cospe do prato que comeu”. Não fará a mínima falta. Sugiro a ele que vista um pijama e fique em casa.

  18. André Says:

    Paulinho na boa, o trampo que ele tinha no SBT eu queria também, 30 segundos pra falar o obvio.

  19. Jéferson Santana Says:

    Interessante ver que vários leitores não conhecem José Nêumane Pinto. Para esses, jornalista bom deve ser o Neto.

  20. Delegada Helô Says:

    Escancararam a censura. Ela existia, mas estava disfarçada.

    http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/querem-censurar-quem-combate-a-corrupcao-na-internet/

    Mordaça no povo.

  21. Amiga da Dilma Says:

    Claro..!! Ou vcs acham que nós do PT e da quadrilha mensaleiros queremos alguem falando contra??!!!

  22. Rafael Says:

    O SBT fez um serviço a população! Até a dicção deste senhor é pessima e verborragica!

  23. cido Says:

    Neumane…Neumane….. além de um péssimo profissional sai atirando contra quem lhe deu guarida ??? Babaca.

  24. elton Says:

    E Herodoto Barbeiro condo falou mau do Serrote sobre os pedágios, levou um pé na bunda da TV Cultura.

  25. Leonardo Says:

    Lendo os comentários, percebo que há muitos militantes compulsórios aqui presente.
    Cuidado Paulinho, você está sendo vigiado…

  26. Carlos Galvão Says:

    CUIDADO…O PESSOAL DAS “CUECAS RECHEADAS” ESTÃO NERVOSOS, QUANDO FICAM OS QUE TÊM AS “CERTEZAS” DESVANECIDAS PELA REALIDADE. E A REALIDADE É QUE A CORJA DO MOLUSCO LADRÃO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS NO PODER. É COMO DISSE O AÉCIO: -“ESTÃO À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS”.

  27. João Domingos Custodio Says:

    “Nossas diferenças ideológicas”.Neste trecho, Neumanne se trai e confessa que não é imparcial. Péssimo comentarista.Já vai tarde.

  28. Jesus Says:

    O SBT começa a subir no meu conceito, além dele foram demitidos também Denise campos de Toledo, a comentarista econômica do apocalipse e o ultrapassado Carlos Chagas. O José Neumanne tem o discurso de uma nota só, ridículo. Quem gosta pode continuar a ouví-lo na JP, que além de abrigá-lo, contratou o idiota do azedo. parabéns Marcelo Parada.

  29. ESPADA DE MOSQUETEIRO Says:

    PAREI DE ACOMPANHAR ESSE COMENTARISTA LOGO QUE PERCEBI O QUANTO ERA TENDENCIOSO.

    MAS DE VEZ EM QUANDO TENHO CURIOSIDADE PARA SABER O QUE ANDA FALANDO, ELE QUE ERA TÃO ANTI-PT E PRÓ-MALUF, E HOJE DEVE FAZER UMA CONTORSÃO ARGUMENTATIVA PARA TENTAR MANTER A COERÊNCIA…

  30. Vitorio Says:

    Já vai tarde, tucano…Vai lá ajudar cobrir mais um acidente do metrô do seu partido…

  31. Osvaldo SEP Says:

    PETRALHA VALDIR, QUER FALAR DE PROPINA ? FALA DESSA

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,petrobras-e-citada-em-denuncia-de-propina,1130119,0.htm

  32. Osvaldo SEP Says:

    JUDAS, FALA DAS PROPINAS DA PETROBRAS E AS PLATAFORMAS INACABADAS LANÇADAS AO MAR.

    DUVIDO, VOCE NÃO TEM A MENOR MORAL PRA ISSO

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,petrobras-e-acusada-de-usar-plataformas-inacabadas-para-ajudar-governo,177812,0.htm

  33. Sou Curintiano Corrupto e Pilantra Says:

    Assim e a democracia do PT, se nao manda matar, manda demitir.

  34. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    Pelo visto teremos duas demissões no SBT em breve.

    Esta ESQUERDINHA DITATORIAL não se emenda mesmo, que povinho subdesenvolvido do cacete. Tristeza pura.

    Deixa o cara falar o que ele quiser, quem estiver vendo que seja inteligente o suficiente para filtrar e entender, mas caso não entenda e não filtre, só posso lamentar o estado de “analfabetismo funcional” destes que assistem e não agem assim.

    Tem gente que cita o Neumanne como ati-PT (direito dele), e pró Mauluf (direito dele).
    Assim com é direito do Lulla e do PT – neste caso os críticos do Neumanne CALAM-SE POR CONVENIÊNCIA e para não mostrar incoerência (RSRSRSRS) – estar SENTADO NO COLO do Maluf (pró Maluf), do Saney (pró Sarney), do Collor (pró Collor) e em outros COLOS parecidos com estes, portanto, TUDO NA MESMA, tudo IGUAL. Cada um aninha-se com quem gosta.

    Deixe-me rir de alguns comentaristas comediantes do blog e da esquerdinha desesperada em provar que não ditatorial.

  35. paulo Says:

    O Neumane ganhava 50 mil para falar aboboras
    chora

  36. Peixoto-Pres.Prudente/SP Says:

    Beleza, Agora falta demitir a paraibana Raquel Sheherazade….

  37. Alberto Macedo Says:

    Esse cretino critica o governo há mais de dez anos, até já escreveu um livro (“o que sei de Lula”)… E porquê, mesmo, que ele foi demitido???… No seu livro ele chama o povo de “vagabundo”…. Cretino, Infeliz, nunca pegou o metrô da linha vermelha às 6:00 da manhã… “coxinha de apartamento”…

  38. João Dantas de Araujo. Says:

    A globo deverá lhe receber de braços abertos.

  39. luis fernando Says:

    demorou para levar um pé no traseiro reacionário tresloucado não fará falta.

  40. Altair Teixeira Teixeira Says:

    assim dizem os sonhadores que o Brasil é um país democrático, a voz que fala mais alto é da corrupção e de nossos políticos articuladores homicidas como exemplo a saúde, roubando do povo negando lhes a confiança que lhe prometendo melhorias e cobrando tributo altíssimo, E devolvendo apenas migalhas e a mídia mostrando seus enriquecimento elicito aproveitando de um povo pacífico que espera em Deus como seu juiz, cuidado dizem que ele é Brasileiro.

  41. Osvaldo SEP Says:

    E AI PETRALHADA, VERMELHINHOS DE ALUGUEL, NÃO VÃO FALAR NADA DAS PROPINAS NA PETROBRAS ?

  42. Jesus Says:

    Porra, o macumbeiro do quiumba não tem nada pra fazer no final de semana?

  43. DILMA, A RATAZANA DENTUÇA Says:

    TÁ CHEIO DE BOLSISTAS, ESMOLEIROS E VAGABUNDOS NESTE BLOG QUE MORREM DE AMORES PELOS PETRALHAS….

  44. daniel Says:

    Silvio santos tem que intervir é uma vergonha será que querem ganhar algum do governo pra vender o jabá…vergonha uma censura..tem que falar bem do governo seu silvio?

  45. claudio alves ferreira Says:

    ainda falam em democracia

  46. ricardo nogueira Says:

    gostava de assistir o jornal da gazeta,que considerava menos imparcial.infelismente ,acabarao com o jornal da gazeta tambem,o mais ridicularmente imparcial comentarista politica……

  47. Zenildo Arisa Says:

    PT perde a eleição se passarmos isso na TV e net!
    ENTRE NO SITE ABAIXO, PONHA O SOM NO MAIOR VOLUME E VEJA COM ATENÇÃO.

    http://www.youtube.com/embed/GQqdW4zRi9s?rel=0

  48. Leonardo Webert da Silva Says:

    Infelizmente o lixo do PT que fechar a boca do povo por falar a verdade, espero que um dia todo povo brasileiro abra os olhos e destrua o PT.

  49. laucidio rosa da silva Says:

    Eu nunca assisti um comentário dele que acusasse o psdb, e so pau no pt, ou seja ele e imparcial, pior ainda fala mal pra caramba, nem sei se tem capacidade pra ser um comentaristas talvves de briga de tucano

  50. socorro costa Says:

    Neumanne,quando uma porta se fecha várias serão abertas! sempre gostei de seus comentários.Excelentes.quer uma dica faça um blog so seu e iremos ler,independentes de censura petista.

  51. Juarez M. Gomes Says:

    Nasceu na Paraíba, filho de nordestinos, veio pra cá para se arrumar, se arrumou. depois que se arrumou esqueceu-se de suas origens. Porque, então vc não faz uma campanha de separatismo? Aí vc vai mostrar toda a sua ingratidão. Engula a Dilma por 4 anos e olha lá se o Lula não se candidatar de novo.

  52. Jose Carlos Says:

    Hoje ouvi o referido repórter sobre a atuação do Ministério Publico sobre a apuração do escândalo da Petrobrás. É triste ver que este cidadão é manifestadamente tendencioso e politicamente operador em favor da elite e dos poderosos deste pais… Aos poucos inteligentes que temos no mundo, basta vasculhar o youtube e você não verá nenhuma matéria deste dito repórter sobre privataria do PSDB ou qualquer escândalo dos membros deste partido. Fico triste em saber que tentam crucificar o PT e nada falam do PSDB.. Seria muito importante para o pais e não somente para a elite e poderosos que mandam, que todos fossem investigados.. Leiam sobre a PRIVATARIA DO PSDB e vamos entender o porque o Brasil encontra-se neste estado deplorável… Mas precisam saber que o Ministério Publico tanto Federal quanto Estadual nunca abriram qualquer investigação sobre antigos governantes… Querem limpeza do Brasil… que investiguem à todos…

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: