Prefeitura de São Paulo erra ao demolir Conjunto Aquático do Clube Tietê

tietê

Por ALBERTO MURRAY NETO

Recebi um e-mail de Antonio Carlos Navarenho, informando que a Prefeitura Municipal de São Paulo irá demolir o conjunto aquático do Clube Tietê. Lá existe, também segundo Navarenho, a primeira piscina olímpica da América do Sul, de 1.934. O Tietê foi um dos mais importantes clubes multi esportivos do País, palco de grandes eventos e de onde surgiram grandes atletas, dentre os quais Maria Esther Bueno e Maria Lenk. Uma pena que o Clube tenha terminado.

Sou contra o poder público socorrer entidades privadas que, por más administrações, acabaram falindo. Não sei porque o Tietê foi à bancarrota. Acharia incorreto que o Estado pussesse um centavo que fosse nos cofres do Clube, assim como sou contra às sucessivas anistias que o Governo Federal dá às agremiações de futebol, das mais variadas formas.

Mas sou contra a destruição do conjunto aquático do Tietê. Se a Prefeitura de São Paulo encampou o imóvel, deveria preservá-lo como um espaço esportivo. Poder-se-ía fazer uma parceria com algum órgão privado para revitalização e manutenção do espaço. Destruir aquele conjunto aquático é um disparate, uma falta de visão, pois alí poderia ser um centro popular de prática esportiva, sem falar da importância histórica do local. Quando se mata um lugar como as piscinas do Tietê, apaga-se um pouco mais a memória do nosso esporte.

Recentemente vimos que o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos entrou em uma contenda com o governo do Estado do Rio por não ter cumprido a promessa de manter ativo o centro de treinamento de saltos ornamentais. Pois estaria aí uma chance de fazer do conjunto aquático do Clube Tietê um espaço para o esporte popular, iniciação de crianças, população em geral e, também, para o alto rendimento.

Ocorre que a Prefeitura de São Paulo não tem o esporte como prioridade. Não há vontade política para desenvolver o esporte no Município. E essa não é uma questão de falta de visão e de vontade política somente da Prefeitura de São Paulo. O esporte popular não é prioridade de nenhum governo do Brasil.

E que fique bem claro que sediar grandes eventos e construir obras não é política social e de saúde pública no esporte.

O Comitê Olímpico Brasileiro, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e a Federação Paulista de Natação, para quem dirigi um e-mail, deveriam agir para preservar esse local. Nosso povo precisa ter acesso ao esporte.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas para Prefeitura de São Paulo erra ao demolir Conjunto Aquático do Clube Tietê

  1. Eduardo disse:

    Ainda bem que opaulinho usa o rio tiete pra banhar se……..kkkkkkkkk

  2. Fred - Corinthians Gaivotas Fiéis. A única torcida Gay do Brasil disse:

    Tenho certeza q o meninode recados do 9dedos q atende pelo nome de Haddad não deve saber da intenção da prefeitura de demolir o local

    Qdo souber, ele mandará arrebentar tudo no dia seguinte…Para construir um melhor, mais moderno, mais bonito e bem mais caro $$$$

    O caixa 2 PeTralha agradecerá…rs

  3. Por que motivo o governo continuaria gastando em algo que nao lhe traz retorno??
    E antes que falem no corinthians é bom que saibam que este sim tem muito retorno para o governo, tanto nas eleiçoes que vem ai quanto sobre o controle da midia.
    O timao tem milhoes de eleitores que podem fazer a diferencia nas eleiçoes tanto da presidencia quanto no governo de sao paulo.

  4. MOSQUETEIRO disse:

    Paulinho, hoje em dia os Condominios de Sao Paulo sao equipados com quase tudo que um clube possui, com a vantagem de nao precisar pegar o automovel e se locomover até o local, muitos clubes ainda irao pro mesmo caminho.

  5. Euclides disse:

    Entretanto Mosqueteiro não são todos os condomínios que são equipados com quase tudo que os clubes possuem e, com certeza, nenhum deles com piscina olímpica, além de que a maioria da população paulistana não mora, ainda, em condomínios. Em sendo aquele espaço público, é obrigação do governante municipal tornar aquela área em local para usufruto daqueles que não vivem em condomínios de alto patrão e equipados com quase tudo que os clubes possuem.

  6. Nelson® - SP disse:

    A prioridade do PT é criar favelas em qualquer espaço livre disponível nas cidades.

  7. MOSQUETEIRO disse:

    Euclides, eu estou falando de clubes pagos e com manutençao cara.

  8. disse:

    Com tanto condomínio subindo, o futuro de todos os clubes é esse ai mesmo.. e depois o Palmeiras aumenta a mensalidade e é noticia negativa aqui no blog do paulinho… vai entender…

  9. Marcelo Kaja disse:

    O Tietê faliu, por falta de sócios, algo que vem ocorrendo em muitos clubes que atendem a Classe Média, onde, muitas pessoas com o salário todo comprometido, acabam cortanto os supérfluos, entre eles, a mensalidade do clube, academia e etc.

  10. Sou Curintiano Corrupto e Pilantra disse:

    Isso eh habito do PT, destroi tudo que os outros construiram, destruindo assim a historia a que nao pertencem a eles. Pura falta de respeito.
    PT gosta da pobreza, mas odeia pobres.

  11. Marcos disse:

    E desde quando a prefeitura trabalha pelo interesse do povo?

    Curintiano Corrupto e Nelson disseram tudo.

  12. Fabio sandin disse:

    Paulinho este terreno abrigava os campos de futebol do Clube de Regatas Tietê…..Segue link de matéria sobre ocupação do terreno hoje.
    http://noticias.terra.com.br/brasil/transito/sp-ponte-estaiadinha-e-interditada-apos-serie-de-incendios-em-favela,d82ce110f6f62410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

  13. ITAQUERENSE disse:

    Como estou orgulhoso!!
    olha como Itaquera esta super valorizada graças ao corinthians. Em breve a região mais populosa de Sao Paulo será tambem a mais desenvolvida:

    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/21/inflacao-da-copa-acredite-estao-pedindo-r-120-mil-de-aluguel-em-itaquera.htm

  14. Carlos Duarte Jr. disse:

    no tempo do amigo dos ditadores, Major Padilha, ninguem iria destruir uma instalação esportiva

  15. Jesus disse:

    Como tem gente má informada (alás em tudo), é o caso desse tal de corrupto e pilantra. quem acabou com o Tietê foi o seu prefeito, eleito pela Tucanalha, Aquassab. Aquele dos fiscais corruptos.

  16. Fábio Sandin disse:

    O Fechamento do Clube é de responsabilidade do Sr. Walter Feldman e de outros que cito abaixo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.