Advertisements

Sobre a ombudsman da Folha e Reinaldo Azevedo

reinaldo azevedo

Falou-se bastante, no dia de ontem, sobre a reação da jornalista Suzana Singer à contratação do colunista da Veja, Reinaldo Azevedo, pela FOLHA.

Singer é ombudsman da publicação.

Azevedo foi tratado como “rottweiler feroz”, no mesmo texto em que a jornalista se dizia preocupada com o “nível da conversa” nas próximas colunas do jornal.

Errou feio.

Talvez motivada por um ódio pré-existente – que não deveria pautá-la em seu importante ofício – das colocações sempre agudas realizadas pelo jornalista em seu blog, por sinal, de grande audiência na internet.

Por mais que se odeie os escritos de Reinaldo Azevedo – muitos odeiam, ou se adore – muitos são os seguidores, não há como minimizar a importância de seu trabalho.

Seus textos são absolutamente relevantes, causam impacto e devem servir de reflexão, mesmo que não se encaixem no que o leitor entenda como linha correta de análise.

Este jornalista, por exemplo, concorda e discorda de Azevedo diversas vezes no mesmo dia, mas entende que, certo ou errado, tem absoluto direito de expressar suas opiniões.

A FOLHA, pelo visto, tem o mesmo entendimento.

Estranha-me, porém, a não indignação da OMBUDSMAN da Folha com o que consideramos muito mais grave do que escrever de maneira forte e ousada, que são as colunas escritas por quem nunca sai do “meio-campo”, os textos insonsos, sem coragem, muitas vezes, suspeitos.

Além do claro preconceito demonstrado com os colunistas de internet – entre os quais nos incluímos – relacionados negativamente por Suzana Singer para desqualificar o trabalho de Reinaldo Azevedo e sua aquisição pela FOLHA.

Tivesse um pouco mais de dedicação ao ofício, a OMBUDSMAN perceberia que boa parte da pauta jornalística de seu veículo de comunicação é oriunda de furos de reportagens e comentários de blogs e colunas pelos quais demonstrou desprezo em suas explanações.

Muitas vez, aliás, na maioria delas, apresentadas como “exclusivas” pelo jornal, sem a menor menção da fonte das quais foram originalmente “chupadas” pelos jornalistas da glamourosa imprensa escrita.

Advertisements

Facebook Comments

63 Responses to “Sobre a ombudsman da Folha e Reinaldo Azevedo”

  1. VALTER Says:

    esqueceu do simples detallhe que ela é irma de andré singer porta voz do governo lula, em suma mais uma petralha, depois a petralhada berra por controle da midia, porque midia boa é a que elogia, que não noticia mensalão, que glorifica josé dirceus

  2. Alex Rocha Says:

    Paulino,

    Parabéns pelo post. Te sigo desde o primeiro portal e esse texto demonstra maturidade. Fico feliz por acompanhá-lo.

  3. fodonio Says:

    Deixei de assinar a Veja, onde esse Sr. é colunista, pelo seu comentário no episódio dos beagles no Instituto Royal. Ele foi radical, arrogante e principalmente MAL INFORMADO sobre o assunto. O minimo que se espera de um cronista (se é que ele é um) é total INFORMAÇÃO a respeito do assunto sobre o qual se vai discorrer. Acho que agora vou para de ler A FOLHA tambem…

  4. Sou santista, alienado, conformado e adoro mentira Says:

    Paulinho, bom mesmo é o ombudsman do SANTOS, que se revoltou contra o blog http://memorias-sonhos-reflexoes.blogspot.com.br/ Aliás, o blog repercute hoje noticia que o clube do ombudsman tá vendendo até o CT!!! Fim da linha para o sazonal!

  5. Sou Corintiano Corrupto e Safado Says:

    Essa ¨mulher bunda¨ por acaso tem parentesco com o ex porta voz do lularápio??

  6. Peixoto-Pres.Prudente/SP Says:

    Eu acho que a Suzana Singer quis dizer, é que um jornal que se diz “imparcial” como a Folha de SP,não deveria contar com um jornalista do naipe do R. Azevedo. Muitos leitores da folha não se enquadram no perfil direitista, conservador, neoliberal, tucano e reacionário do Azevedo…
    Aliás, por mais que eu tente, não consigo entender como tipos como o R. Azevedo, Diogo Mainardi, Augusto Nunes, Demétrio Magnoli, Marco A. Villa, Olavo Carvalho, Merval Pereira, Arnaldo Jabor, etc., ainda têm leitores e admiradores, em pleno 2014 em um Brasil que já superou a ditadura e que vive uma era de combate às desigualdades e de grandes avanços sociais.
    Lamentável!!!

  7. Carlos Xará Says:

    Discordo de sua opinião, Paulinho. Suzana Singer é formidável exemplo em uma atividade (ombudsman) incipiente no Brasil. Ao fazer seu comentário sobre os novos colunistas, ela simplesmente faz o trabalho que lhe compete fazer. O que ela acha dos textos do Reinaldo Azevedo tem o meu apoio, ele é mesmo um rotweiler. E digo mais, em minha opinião trata-se de um cronista que faz tipo, como muitos em todas as mídias e de todas as atividades profissionais.
    Vou definir “fazer tipo”: é o sujeito que percebe uma oportunidade de obter grande repercussão (por exemplo, todos os antipetistas, no caso do Reinaldo) e toca sempre uma música de uma nota só, sabendo que vai obter seus minutos, horas ou lotes de fama, dependendo de sua habilidade retórica e do tamanho do índice de rejeição do alvo.
    Em minha opinião, pessoas como o Reinaldo ou são desonestos intelectuais, ou completos insanos que precisam de atenção médica multidisciplinar urgente.
    Em tempo, antes da acusação fácil de alguns: tenho grandes restrições a muitos petistas aboletados no poder, como por exemplo esse nosso”malfaddad” prefeito. Assim como, nas palavras de José Paulo de Andrade, da rádio bandeirantes, às autoridades de nádegas flácidas do estado de São Paulo.
    Quanto aos bloguistas, Paulinho, a crítica da Suzana é aos montes de porcarias entre os seus colegas. São raros os que merecem crédito, como você merece.
    E mais: a ombudsman critica a FSP por querer defender seu legítimo direito de sobreviver como mídia importante apelando para trazer o pior estilo que grassa na internete. Cumpre bem, profissionalmente, seu papel.

  8. Rica Says:

    Paulinho, se liga no texto!!!
    Abraço.

  9. Felipe Rodrigues Says:

    Folha de São Paulo e Reynaldo Azevedo (colunista da Veja)….. é… combinam….

  10. Francisco J. Pellegrino Says:

    Suzana o que mesmo? Gostaria que tivessemos mais uns 3 Reynaldos e uns 10 Paulinhos …

  11. Liber Dade Says:

    Ao Peixoto-Presidente Prudente/SP:

    Vou te explicar porque em 2014 ainda tem gente que ainda admira os leitores por ti citados:

    1. Gostar dos autores que você lê e pensar como você pensa não significa evolução.

    2. Porque vocês ainda não conseguiram acabar com a liberdade de pensamento.

    Se você não gosta, é por que ele não escreve para você; quem o lê gosta tanto de seu trabalho quanto você gosta das publicações de esquerda. Faz sentido pra você?

    Democracia.

  12. Liber Dade Says:

    Ao Peixoto-Presidente Prudente/SP:

    Vou te explicar porque em 2014 ainda tem gente que ainda admira os leitores por ti citados:

    1. Gostar dos autores que você lê e pensar como você pensa não significa evolução.

    2. Porque vocês ainda não conseguiram acabar com a liberdade de pensamento.

    Se você não gosta, é por que ele não escreve para você; quem o lê gosta tanto de seu trabalho quanto você gosta das publicações de esquerda. Faz sentido pra você?

    Democracia.

  13. anti corru_PT_os das Gaivotas Says:

    Este Azevedo manda muito bem! Principalmente contra as mães corru(PT)as das gaivotas

  14. Lampião - GAIVOTAS DA FIEL, é do CURINTIAAAAAAA Says:

    Peixoto-Pres.Prudente/SP Disse:

    outubro 29, 2013 às 9:53 am

    Pelo jeito só vote tem razão né….
    Acorda pra vida

    PT, PSDB, tudo farinha do mesmo saco
    Tudo lixo!

  15. Alberto Says:

    Simplesmente, o radar detector de Petralhas já acendeu para a ‘camarada’ Ombudsman da Folha. Quer confirmar mesmo se ela é Petralha é só a Folha agora contratar também o Arnaldo Jabor. Se ela der chilique, tá detectado de vez…

  16. Osvaldo SEP Says:

    Peixoto, Avanços Sociais ??? deixa de ser filho da puta e mentiroso, olha a seca no Nordeste, estado de calamidade, reservatorios secos, o que aquele maldito que passou 8 anos na cadeira de presidente fez ?? Merda nenhuma, isso porque ele sempre vomitou que era o pai do povo, populista maldito igual aos ditadores que ele idolatra

    Seu PETRALHA de merda

    Reclamavam tanto dos Bancos e há anos são os qua mais ganham, bando de hipócrita do caralho.

  17. VALTER Says:

    Será que existe algum comentário petralha de coração? ou será tudo gente paga pelo partidão para defender o indefensavel?

  18. Rubens Costa Says:

    Todo esquerdista odeia os contrários. Odeiam ao ponto do comunismo ter assassinado mais de 100.000.000 de pessoas durante a ditadura de Stálin, Mao, Fidel Castro e tantos outros assassinos comunistas. A democracia é algo que esse tipo de gente ainda não entendeu, pois eles amam apenas os seus ídolos de carne e osso, nunca a Deus. Quanto ao Reinaldo, um gênio que fala o que a grande maioria da imprensa comprada e incompetente silencia.

  19. Osvaldo SEP Says:

    VAMOS DAR GRAÇAS AOS PETRALHAS

    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/29/itau-ganha-r-4-bilhoes-no-3-trimestre-maior-lucro-da-historia-dos-bancos.htm

    ESSE AQUI OS PETRALHAS AJUDARAM A TER NÃO DAR MAIS

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1363726-minoritarios-da-ogx-ficariam-com-5-da-empresa-em-reestruturacao-eike-com-ate-25.shtml

    PROJETO PARA CERCEAR A LIBERDADE DE PENSAMENTO

    http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/29/camara-adia-mais-mais-uma-vez-a-votacao-do-marco-civil-da-internet.htm

    AQUI OS PETRALHAS FAZENDO O QUE SEMPRE CONDENARAM, USAR DINHEIRO PUBLICO PARA SE PROMOVER, HIPÓCRITAS DO CARALHO

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1363582-dilma-acelera-anuncio-de-verba-para-capitais.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1363565-ao-lado-de-gleisi-dilma-amplia-visitas-ao-parana.shtml

    NEM ELES SE ENTENDEM, TODOS QUEREM MORDER

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1363602-candidatos-a-presidente-do-pt-criticam-o-governo.shtml

    MAS A CASA COMEÇOU A CAIR

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2013/10/1363593-condenado-do-mensalao-deve-cumprir-pena-por-crimes-que-nao-ha-embargo-infringente.shtml

    AQUI O QUE O MALDITO NÃO FEZ

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/10/28/perto-de-colapso-reservatorios-sem-agua-ameacam-abastecimento-no-nordeste.htm

  20. ATENÇÃO Says:

    Lutamos contra uma das instituições mais corrupta do Brasil. Corinthians, uma instituição que vive da prática de lavagem de dinheiro da máfia russa. Assim patrocina o tráfico de armas, de pessoas e drogas.

    Não é exagero, infelizmente o Corinthians nos últimos anos é financiado por dinheiro sujo das mais diversas práticas ilícitas.

    Para não bastar, surgem Lulas, Kassabs, Haddads, Alckmins, pessoas desprovidas de qualquer ética que usam o dinheiro público para financiar a instituição privada, Corinthians.

    Todos vocês que estão na Fan Page SOMOS CONTRA O TIME DO GOVERNO, estão fiscalizando e denunciando a imoralidade corintiana.

    Nosso trabalho é prejudicial ao Corinthians, pois dificulta conseguir patrocínios, seja para a camisa, ou para o estádio em Itaquera.

    Se junte a nós, e vamos mostrar à sociedade a sujeira que é o Corinthians. Vamos ocasionar a falência do Corinthians.

    Curta a nossa Fan Page:

    https://www.facebook.com/pages/SOMOS-CONTRA-O-TIME-DO-GOVERNO/529127983805722

  21. Alexandre Says:

    Parabéns a folha. É bom ver que os petralha estão perdendo terreno.

  22. makarrao Says:

    acho ele chato pra caraio, tendencioso e preso no tempo.

    E olha! se tem uma coisa que não gosto: é petista.

  23. o bispo velho Says:

    Promoção por meter o pau no PT e lamber o PSDB!!!

  24. Peixoto-Pres.Prudente/SP Says:

    Oswaldo SEP: Lave essa sua boca cheia de esperma para falar comigo, seu porco desgraçado…
    Quem você pensa que é para se dirigir à minha pessoa nestes termos???, seu fdp, porco asqueroso, imbecil, idiota, safado….
    Se recolha à sua insignificância, seu verme rastejante…

  25. Mineiro Says:

    Ótimo texto, Paulinho!

  26. Jesus Says:

    EDUARDO GUIMARÃES
    A ascensão de Azevedo, que agora tem espaço no dito “maior jornal do país”, porém, é péssimo exemplo para jovens jornalistas. Coroa método de subir na profissão que afronta sua natureza

    As interpretações sobre a contratação do blogueiro da revista Veja Reinaldo Azevedo pelo jornal Folha de São Paulo foram unânimes – até entre o antipetismo – e óbvias: o jornal trouxe para o seu time de colunistas um militante antipetista com vistas a combater com maior ímpeto e virulência a reeleição de Dilma Rousseff, ano que vem.

    Ao pé do primeiro artigo do dito “pit bull” do “jornalismo” de direita no Brasil, a Folha como que oferece uma argumentação contra a tese de que teria “endireitado” com a presença de Azevedo em suas páginas. Enumera o time de colunistas do caderno Poder (política) em cada dia da semana. Ficou assim:

    A Folha, obviamente, argumenta contra a tese de ter “endireitado” com o espaço maior (3 artigos na semana) dado a Janio de Freitas – que, apesar de ter em seu currículo fortes críticas ao PT, é acusado hoje pela direita de ser “petista” por ter divergido da forma como se deu o julgamento do mensalão.

    O fato inescapável é o de que, à exceção de Azevedo, nenhum dos outros colunistas do caderno Poder da Folha pode ser considerado militante político, ainda que todos, à exceção de Janio, tendam para o antipetismo. Mas atuam no estilo uma no cravo e outra na ferradura. Mesmo Demétrio Magnoli, o segundo mais antipetista, mantém as aparências…

    O que é significativo na contratação de Azevedo, portanto, é que, agora, a Folha tem um militante político em seu time de colunistas. Azevedo não faz jornalismo, faz política – o que é legítimo desde que seja bem explicado e assumido por quem faz e pelo veículo que lhe dá espaço, o que não foi feito.

    A obviedade da razão da contratação de Azevedo, portanto, dispensa mais comentários. O que se quer aqui, então, é mostrar o péssimo exemplo que o novo colunista da Folha e ela mesma dão aos jovens jornalistas.

    Para chegar ao ponto central deste texto temos que voltar a 2000, no estertor do governo Fernando Henrique Cardoso. Naquele momento, o ex-ministro das Comunicações (daquele governo) Luiz Carlos Mendonça de Barros funda a revista Primeira Leitura e contrata dois jornalistas para tocá-la: Rui Nogueira e Reinaldo Azevedo.

    Primeira Leitura foi criada para vender teses neoliberais, para atacar o PT – que já se aproximava perigosamente de eleger o próximo presidente da República – e para combater, no PSDB, o grupo do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, que era combatido por José Serra no âmbito da guerra entre “desenvolvimentistas” e conservadores (uma redundância) no governo tucano.

    Em 2000, todos conheciam jornalistas como Clóvis Rossi, Eliane Cantanhêde, Dora Kramer, José Nêumanne Pinto, Elio Gaspari, Janio de Freitas e tantos outros, mas Azevedo era um ilustre desconhecido. Passou rapidamente pela Folha de São Paulo na década de 1990, onde teve atuação apagada – foi editor-adjunto de política.

    Naquele ano, a revista Primeira Leitura e seu site chamaram atenção pelo nome de seu criador, o polêmico Mendonça de Barros, defenestrado do governo FHC no âmbito de um escândalo que, “no limite da irresponsabilidade”, deu visibilidade ao que ficaria conhecido como “A Privataria Tucana”.

    Azevedo, então com 38 anos – e que hoje vem sendo tão festejado pela direita “nacional” –, tinha um perfil muito diferente do atual, quando se coloca quase como uma “divindade”, dizendo-se acima de seus críticos menos eminentes ou desconhecidos, conferindo a si mesmo a importância de uma “celebridade” ou coisa que o valha.

    À época da Primeira Leitura, no limiar do novo século, porém, ele era um dos encarregados de mediar os comentários de leitores no site de Primeira Leitura – veja só, leitor…. E foi ali que nos “conhecemos” virtualmente.

    Reconheçamos que Azevedo já era antipetista, à época. Era antipetista quando o PT era oposição e continuou sendo quando virou situação – mas deixou de ser governista quando o PSDB perdeu o poder, claro.

    Em 2000, eu já era simpatizante do PT e fustigava o veículo chapa-branca em que Azevedo trabalhava através dos meus comentários de leitor. Por ser um veículo pequeno e inexpressivo, os dois editores da revista (Azevedo e Nogueira) mediavam os comentários e chegavam a responder aos comentaristas – que diferença do Azevedo de hoje, não?

    Aliás, Azevedo chegava a enviar e-mails aos comentaristas. Por conta disso, eu e ele passamos a trocar mensagens, o que durou quase um ano – toda semana, mais de uma vez.

    Este blogueiro, à época, já fazia um trabalho que hoje você confere na Blogosfera, mas que, à época, era feito via lista de e-mails. Eu tinha uma lista com centenas de centenas de endereços e, assim, incluí Azevedo, que, vira e mexe, comentava o que eu escrevia – e tenho tudo isso no HD de um computador velho e quebrado, que um dia irei resgatar.

    Posso garantir que nunca, nos debates por e-mail que travei com Azevedo, senti-me perdedor. E, aliás, uma vez senti-me vencedor. Tanto que o próprio tratou de me oferecer espaço no site da Primeira Leitura para rebater o texto que eu e ele debatêramos por e-mail.

    Eu, claro, não aceitei. Disse a Azevedo que não tinha interesse de me dirigir àquele leitorado reacionário e antipetista que, tal qual ocorre hoje em seu blog, infestava a caixa de comentários do site de Primeira Leitura. Mas considerei a oferta do então humanizado Azevedo – que trocava ideias com qualquer um – uma vitória moral naquele debate.

    Azevedo não era ninguém. Era, isso sim, um ilustre desconhecido. Mas isso iria mudar.

    Mesmo com ajuda do PSDB, a revista Primeira Leitura não vingou. Morreria em 2006 apesar de o governo tucano de São Paulo, então comandado por Geraldo Alckmin – que, naquele ano, disputaria a Presidência com Lula –, ter inundado o veículo com dinheiro público, como mostrou o Escândalo Nossa Caixa.

    Em 2004, Azevedo e Nogueira “comprariam” a revista de Mendonça de Barros em “suaves prestações”. Tudo ia bem até que, em 2005, ventilou-se que o governo tucano de São Paulo enchia aquela revista, entre outros veículos, de dinheiro público. Logo em seguida, estourou o escândalo Nossa Caixa. Dali em diante, a fonte secou e, um ano depois, Primeira Leitura foi pro brejo.

    Apesar de até 2005 ou 2006 Azevedo ter sido um jornalista apagado, nunca deixei de reconhecer sua capacidade retórica. Além de dominar muito bem o idioma, ele conhece todas as táticas dos grandes teóricos do debate e, assim, é capaz de manipular ideias separando frases, buscando pontos fracos em argumentações que distorce em favor de seus objetivos.

    A “capacidade” de Azevedo foi logo vista pelo PSDB, via Mendonça de Barros. Assim, foi recomendado à Veja, que o tirou do ostracismo dando-lhe uma coluna na revista e um blog no seu portal na internet. A partir dali, devido ao imenso espaço que sua opção política lhe garantiu, tornou-se amplamente popular entre o que há de mais atrasado na sociedade.

    Reinaldo Azevedo se tornaria, pois, o “herói” das viúvas da ditadura, dos homofóbicos, dos preconceituosos de todo tipo, enfim, de uma elite que não suporta a ascensão social e a redução da desigualdade, da pobreza e da miséria que se produziu no Brasil ao longo da última década.

    O substantivo masculino carreirismo, para quem não sabe, deriva do adjetivo de dois gêneros carreirista. Segundo o Houaiss, o carreirista é “Aquele que, para vencer na vida com rapidez, usa de métodos moralmente condenáveis”. Com efeito, apresentar-se como “jornalista” em vez de militante político, como faz Azevedo, é moralmente condenável.

    O novo colunista da Folha chegou aos 40 anos sem se projetar na profissão que escolhera. Então, resolveu se tornar um pistoleiro político e se deu bem.

    A ascensão de Azevedo, que agora tem espaço no dito “maior jornal do país”, porém, é péssimo exemplo para jovens jornalistas. Coroa método de subir na profissão que afronta sua natureza. Em vez de assumir sua militância política, como faço, os Azevedos do jornalismo tentam enganar o público dizendo-se “isentos”.

    Mesmo que não enganem a ninguém.

  27. Thiago Melo Says:

    Um cara que cria uma palavra na língua portuguesa tem meu respeito!

  28. Jesus Says:

    Peixoto, verme é sempre um verme, nem com mebendazol você consegue seu controle. Não adianta discutir!!! O cara é um daqueles filhotes da ditadura que ainda vagam como fantasmas pela sociedade brasileira. Um ser (?) preconceituoso, cheio de recalques e frustrações que não consegue manter uma discussão num nível de razoabilidade, um pulha que tem nas ofensas e agressões pessoais a base de sua educação. Eu, particularmente acho que poucos o ouvem no seu meio, então ele vem aqui e vomita todos seus preconceitos e agressões aos que não pactuam com suas idéias fascistóides, que às vezes nem sei se são realmente dele, porque não o vejo com cultura suficiente para postar o que posta.

  29. Pedro Pontes Says:

    Reinaldo é um excelente articulista, que não se curva para a Petralhada de plantão. Parabéns a Folha pela grande aquisição. Por outro lado, ficaria espantado se a Folha contratasse algum Mino Carta da vida (que recebe mesada oficial do planalto para falar bem do PT e cia), como se o Brasil tivesse se transformado na Dinamarca dos trópicos. Obrigação da mídia não é falar bem do partido A. B ou C, ela tem que ser critica e imparcial e fiscalizar o governo sempre, independentemente de quem esteja no poder. Como já dizia meu finado avô, no Brasil existe um único partido, que é o PIP – PARTIDO DO INTERESSE PRÓPRIO. O resto é conversa de botequim.

  30. Renan Says:

    É muito engraçado ver como as coisas estão polarizadas. Ser contra o Azevedo é ser petista agora (pago, etc). AS coisas não são assim e a maioria dos comentários (principalmente de quem gosta do Azevedo) vão nesse sentido. Eu não gosto do Azevedo principalmente por como ele fala. Xingar não leva a nada e de vez em quando o Paulinho cai nessa história de xingar tb. Uma coisa é um “fato” (documentos que provam desvio, furos jornalísticos), outra coisa é tentar convencer as pessoas por meio da detratação. As pessoas não estão conseguindo nem separar a emoção (por exemplo, o sentimento de justiça a qq preço), da racionalidade (a justiça por meio das leis que temos). As pessoas nem sabem de quem é a culpa: muitas vezes culpamos o governo federal qdo a responsabilidade seria de estado, munícipio ou (e muitas vezes) legislativo. Acho que o Paulinho precisaria separar um pouco o essencialmente político das opniões pessoais dele no seu blog. Isso é apenas uma sugestão.

  31. Cordeiro Says:

    Paulinho, o teu blog e o do Reinaldo são muito parecidos, pois não tem rabo preso. Nem com suas próprias convicções. Pena que no Brasil vocês são raros. A maioria da imprensa está anestesiada pelo pensamento marxista. Aliás anestesiadas estão também a academia, a liderança política, a justiça, o funcionalismo, as organizações civis, os agentes culturais. Nosso futuro será sombrio.

  32. Osvaldo SEP Says:

    Peixoto Petralha, voce vale menos que substrato de pó de bosta

  33. Osvaldo SEP Says:

    Ah sim Peixoto Petralha, voce não contestou uma unica noticia, é vergonha mesmo ? Duvido

  34. Osvaldo SEP Says:

    JUDAS, NÃO VAI REBATER AS NOTICIAS ?

  35. Alexandre Says:

    Esse blogueiro não traz nada de relevante para o cenário político. Trabalha totalmente atrelado à um jornal corrupto e com interesses obscuros.
    Me impressiona você, culto e sempre bem informado, escrever à favor deste modelo de jornalismo.

  36. Charlton H. Hauer Says:

    A única coisa que interessa para essa ombudsman da Folha são matérias de cunho feministas, ou seja, SUPREMACISTAS FEMININAS. Feministas, como essa ombusdman, controlam toda a mídia, e as únicas matérias que interessam para essas feminazistas são:
    1) Matérias que retratem os homens negativamente;
    2) Matérias que levem as mulheres a se sentirem injustiçadas em alguma esfera da vida.

  37. luizinho Says:

    InVeja, Reinaldinho, Falha, é, menage perfeito.

  38. Jesus Says:

    Enquanto isso agoniza o governo da Tucanalha corrupta no maior Estado da Federação. Depois das corrupções no sistema de transportes, saúde, Educação (USP rebaixada), a segurança se afunda cada vez mais, por falta de comando. Até onde essa corja de políticos do PSDB, acha que São Paulo aguenta?

    Com boato de novos atos, comércios fecham e policiamento é reforçado na zona norte de SP
    Moradores fecharam a avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, na altura da rodovia Presidente Dutra, região do Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo, durante protesto contra a morte de um adolescente de 16 anos, baleado por um policial militar, nesta terça-feira (29). Equipes da Rota e o helicóptero Águia foram ao local. De acordo com a PM, o policial teria reagido a uma tentativa de assalto, baleando o suposto bandido. Os moradores informaram que o jovem morto se chama Jean e que ele não teria praticado o crime, mas acabou morto com três tiros, sendo um na cabeça e dois no abdômen Nelson.

    Comerciantes fecharam as portas e o policiamento foi reforçado na avenida Edu Chaves, na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, região que foi palco do protesto que terminou com veículos incendiados e lojas saqueadas na noite de ontem (28). A manifestação foi realizada por conta da morte do jovem Douglas Rodrigues, 17, baleado por um policial militar, e terminou com 90 pessoas detidas –apenas duas ainda permanecem presas.
    Adolescente é morto por PM durante abordagem

    Morte gera protestos com ônibus queimados e ruas bloqueadas

    Quase 100 são detidos e um homem é baleado em novo protesto

    A maioria dos comércios fechou as portas por volta de 12h após circular um boato de que um novo protesto será realizado às 14h. “Estamos fechando com medo de quebra-quebra”, diz Sandro Luiz, 34, balconista de um mercado.

    A reportagem do UOL presenciou um carro da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), grupamento de elite da PM, circular pela avenida, além de três motos da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motociclista). Policiais de uma base comunitária móvel da PM que fica na avenida confirmaram que o boato se espalhou e disseram que “o comando [da PM] já foi avisado”.

    “A gente está vendo todo mundo fechando, achamos melhor fechar também”, diz a vendedora M. F., 18, que não quis identificar. Uma agência dos Correios na avenida Edu Chaves também fechou. Nas avenidas Mendes Rocha e Roland Garros, palcos do quebra-quebra de ontem, os comércios também começaram a fechar a partir de 13h.

    Até o momento a reportagem não localizou nenhum indício de que haverá protesto no local. “Com esse clima, ninguém quer comprar, nem vender, todos têm medo de ser roubado”, afirmou um lojista que não quis se identificar.

    Escolas

    As duas escolas mais próximas ao local dos atos, visitadas pela reportagem, funcionaram normalmente pela manhã, mas, por volta de 13h, funcionários do Centro de Educação Infantil Vereador Francisco Marcondes de Oliveira ligaram para os pais dos alunos e pediram que os estudantes fossem buscados.

    “Vim pegar [a filha na escola] por receio da bagunça. As ruas estão estranhas. É melhor ficar em casa”, afirmou o vendedor William Silva Coelho, 24, enquanto saía com sua filha Luciana da escola.

    Uma funcionária que não quis se identificar afirmou que “algumas crianças faltaram” no período da manhã.

    No Centro de Educação Infantil Lyly Byan, apesar de não terem sido alertados pela escola, pais de alunos também buscavam os filhos no início desta tarde com medo de um possível tumulto.

    Moradores criticam vandalismo

    Mais cedo, nas avenidas Mendes da Rocha e Roland Garros, o clima era mais tranquilo, com a maior parte das lojas funcionando normalmente. Entre os moradores do bairro, o sentimento é de que os atos de vandalismo não trarão Douglas de volta.

    “Que protesto é esse com gente andando com televisão saqueada embaixo do braço? Depredação não vai trazer o Douglas de volta”, diz o estudante Fernando Santana, 21, que conhecia a vítima de partidas de futebol amistosas. “Muita gente que estava saqueando e depredando nem conhecia o Douglas e nem era aqui do bairro.”

    As agências do Itaú e da Nossa Caixa, que tiveram suas vidraças quebradas ontem, funcionavam normalmente nesta terça-feira.

    “O quebra-quebra de ontem à noite mancha a memória do Douglas. O bairro já não é bem falado por causa da violência e, com os protestos de ontem, já já vão achar que aqui é o Rio de Janeiro”, disse a funcionária da escola.

    “A situação é complicada. Os comerciantes não têm nada a ver com a bagunça, o PM será julgado e não dá para fazer justiça com as próprias mãos”, disse Nilson Inácio da Silva, 52, comerciante.

    No início da manhã, os boatos de uma nova passeata que aconteceria hoje deixaram lojistas preocupados. “Ontem eu tive que fechar as portas e hoje abri a loja meio ressabiado. Ainda bem que não teve outra manifestação”, afirmou Reinaldo Dias, 24, tapeceiro. “Nessas horas o prejuízo é só nosso”.

    Abordagem policial

    Jovens do bairro relataram que abordagens policiais, com arma apontada ao rosto, em desacordo com o manual de conduta da Polícia Militar, são comuns no bairro. “Sempre que me enquadram já saem com a pistola mirando minha cabeça”, afirmou o jovem G.C., 17 anos, que preferiu não se identificar.

    Durante o tempo em que permaneceu no bairro, a reportagem viu apenas dois carros da Polícia Civil circulando pelo local. Ontem, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, havia dito que iria reforçar o efetivo na Vila Medeiros e chegou a conversar com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre uma ação conjunta.

  39. Bia Says:

    Na verdade, a Folha contratou o Reinaldo Azevedo para aparecer e a ombudsman da Folha escreveu sua coluna de domingo para aparecer. Sempre imaginei onde estariam os “ombudsmans” da Folha quando da “contratação” (as aspas são porque ninguém sabe se ele recebe ou paga para escrever lá) de José Sarney como seu colunista. É uma vergonha nacional uma figura carregada de acusações criminosas ter voz num dos veículos mais importantes da imprensa do país. Foi aí que passei a seguir blogs na internet, porque eu confio na informação sobre um fato que eu garimpo de dezenas de lugares e penso sobre o que deve ser verdade de tudo isso do que numa informação que já vem mastigada e com a obrigação da humanidade inteira achar que é feita por gente fodástica. Ainda mais depois que o meu pai cancelou a assinatura da Folha (por causa do Sarney), ligaram da central de vendas da Folha perguntando o motivo, meu pai disse e eles responderam que o “Sarney não era mais colunista, que o meu pai podia voltar a assinar, se o motivo fosse esse). Só que o Sarney ainda era colunista lá! Os caras mentiram! Quer dizer, se eles mesmos têm vergonha de vender um jornal em que o Sarney tem uma coluna, por que eu tenho que achar normal?

  40. Rafael Says:

    Adoro a posição das pessoas a esquerda neztepaís, chamam de filhote da ditadura qualquer pessoa contra o PT, mas se esquecem que o governo que está ai perdoou divida de ditadores na africa e trouxe “médicos” da “democracia” cubana. A esquerda é tão hipócrita que nem cabe argumentar.
    Quanto a Azevedo, ele têm posições controversas, que agrada alguns e desagrada a tantos outros. Desde que se expresse de forma respeitosa(não foi ele quem se referiu ao próximo como um cachorro), pode escrever o que quiser, estamos em uma democracia, se não quiserem ler, não leiam, se não quiserem assianar a folha, não assinem. Se acham o Jornal uma porcaria, façam o seu! E sem desculpas que tudo tem looby e todos que chegam aonde chegaram foi por que tiveram ajuda, por que este é discurso dos perdedores

  41. Jesus Says:

    Quiumba, quer dizer que você defeca (pela boca é claro) um monte de merda e se acha no direito de cobrar alguém para responde-lo?? Você não se toca que está falando sozinho?? Deixa de ser babaca, filhote da ditadura, pra mim o lixo é muito mais aproveitável……!!!!

  42. Osvaldo SEP Says:

    Não é importante o nivel dos reservatorios, para o governo

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-01-15/ministerio-do-turismo-libera-r-30-mi-para-despoluir-praias-limpas-no-maranhao.html

  43. Iuri Says:

    Não acho que o Paulinho esteja defendendo esse jornalista, acho só que não achou correto ele ser “chamado de cachorro”. Acho que só eu que não vi nada de mais no que a ombudsman escreveu, visto que é extremamente comum em diversos meios comparar pessoas de críticas consideradas “ferozes” com cachorros raivosos, como rotweiller e pitbull. Acho que a carapuça serviu nesse deplorável jornalista com tendências psicóticas.

  44. Rafael Says:

    Desconstruindo argumentos
    11 anos de PT no governo federal e vemos muitas universidades federias superiores a USP(e subindo!)
    Polícia que matou Amarildo é comandado por um governador que apoia o PT e por tanto não deve ser mencionada.
    Polícial anda com arma por que assim diz a lei, democrática aprovada pela maioria da população. A lei também diz que homicídio deve ser punido com prisão(mas isso não fazem mto neztepaís).
    Depredar patrimônio público e privado também deve ser púnido com prisão, por que é isso que diz a lei, que foi aprovada por congressistas eleitos democraticamente.

  45. luis fernando Says:

    reinaldo Azevedo parou no tempo um sujeito arrogante devia ficar mofando na revista inveja,sujeito retrógado.

  46. Rafael Says:

    Jesus Disse:
    outubro 29, 2013 às 2:38 pm

    Tu escreves tanta merda que só mesmo Jesus Cristo para conseguir lê-la.

  47. Rafael Says:

    O São Paulo FC tem a 2ª maior torcida do Brasil.

  48. Carlos Alberto Martinez Says:

    O Reinaldo Azevedo não dá. Ele não é jornalista, nem blogueiro ele é ativista político. Ele tem todo o direto de sê-lo, basta para isto assumir que tem lado na política e não se travestir de colunista do jornal.

  49. Jesus Says:

    Sr. Rafael, uso suas palavras acima (seriam suas)?
    “pode escrever o que quiser, estamos em uma democracia, se não quiserem ler, não leiam”.

  50. leandro souza Says:

    Perfeito Paulinho, quem dera existissem mais jornalistas como Reinaldo Azevedo, que escrevem o que pensam, saindo do muro, em um país onde o estatismo ja infectou a imprensa, patrocinando quase todos os meios de comunicação e blogs, Você aí que é contra a livre imprensa, contra pessoas como Reinaldo e Paulinho.Como diria o comunista Lenin, PARABÉNS VOCÊ É UM IDIOTA ÚTIL

  51. Carlitus Says:

    O Sr Reinaldo Azevedo incomoda simplesmente porque ele pensa com o próprio cérebro. Para quem já teve o cérebro irremediavelmente homogeneizado pelos delírios esquerdistas, pensar é uma ofensa grave, O Ex ministro Roberto
    campos foi preciso quando disse: “A burrice, no Brasil, tem um passado glorioso e um futuro promissor” E por falar em esquerdismo, vale a pena repetir as palavras da filósofa russa Ayn Rand (1905-1982):
    “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter.autorização de quem não produz nada, quando comprova que o dinheiro flui para quem negocia, não com bens, mas com favores; quando você perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrificio, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

  52. silvia Says:

    Basta não se PT,para o pessoal cair em cima dele falando mal.Acho que temos que escutar os dois lados,acho que a onbusman da folha foi preconceituosa.

  53. Marcelo Barge Says:

    Reinaldo Azevedo,O Jornalista com mais Credibilidade Hoje no Pais !!!

  54. Jesus Says:

    Na ONU, 182 países votaram a favor da suspensão do Embargo contra Cuba, que é feito pelos Estados Unidos. USA não cumpre. Só uma pergunta, porque os Estados Unidos não fazem esse Embargo à China? Ela é um país comunista, sem liberdade de imprensa, de direitos humanos, ditadura de um partido só, com vários presos políticos….!!!! Alguém sabe.

  55. Marco_Palmeirense Says:

    BEM VINDO REINALDO a Folha e obrigado vc. já começou a incomodar a camariloha do PT .kkkkkkkkkkk tome Petralhas

    Essa senhora Singer é a favor da liberdade de expressão, desde que seja na linha de pensamento dela o petralhismo. Para ela o modelo de imprensa livre é a cubana onde todos são livres para elogiar o governo e proibidos de criticá-lo…

    A moça conseguiu 5 minutos de fama em cima do Reinaldo . Tadinha! Essa mulher é uma cretina, uma marionete do PT!

    O Peixotinho e seu cumparsa JUDAS (jesus) 2 cães hidrofobos do PT já começaram a latir, cães imundos do Lula ladrão kkk

  56. Marco_Palmeirense Says:

    BEM VINDO REINALDO a Folha e obrigado vc. já começou a incomodar a camariloha do PT .kkkkkkkkkkk tome Petralhas

    Essa senhora Singer é a favor da liberdade de expressão, desde que seja na linha de pensamento dela o petralhismo. Para ela o modelo de imprensa livre é a cubana onde todos são livres para elogiar o governo e proibidos de criticá-lo…

    A moça conseguiu 5 minutos de fama em cima do Reinaldo . Tadinha! Essa mulher é uma cretina, uma marionete do PT!

    Suzana Singer é FILHA de Paul Singer,fundador do PT.Esta explicado,é FILHA de alguém,conseguiu sua boquinha graças ao pai,como manda o bom petralhismo.

    O Peixotinho e seu cumparsa JUDAS (jesus) 2 cães hidrofobos do PT já começaram a latir, cães imundos do Lula ladrão kkk

  57. Neil neri Says:

    Quem eh contra os petralhas tem meu total apoio.

  58. Rafael Says:

    São minhas as palavras sim. Leio as suas pois acho enriquecedor ler o que os outros pensam, apesar de pensar de forma diametralmente oposta a sua. Só não tolero aqueles que jogam em prol da censura de opiniões.
    E continuemos com debates! sobre o apoio do EUA a china, o embargo a cuba e a coreia do norte, o apoio a Arábia saudita, e todas as mazelas do mundo!

  59. Rafi Says:

    Voce curte ele pq eh tucano, apesar de tentar disfarçar. Como nao putista nem tucano, posso falar abertamente. Eh um erro sim, contratar uma pessoa q nao tem o minimo de imparcilialidade, q critica os putistas, mas defende bravamente os tucanos. Jornal deveria contratar aqueles q conseguem ser imparciais. Afinal, paulinho, nao era vc q criticava a possivel parcialidade do fenomeno nas transmissoes da copa, pq agencia o neymar. E as parcialidades do azevedo na politica? Pode?

  60. carlos laureano Says:

    Este Sr. Reinaldo Azevedo e simplesmente ridículo assim como a revista veja, tente discordar das suas ideias em seu Blog e verá que nada ele publica, todos aqueles seguidores do Blog parece que vivem em outro planeta e ele se aproveita disto, aquilo fica parecendo uma seita, só para ter uma ideia ele é chamado de tio Rei pela maioria dos seus devotos, por isso acho que a Suzana fez o certo. Um jornalista não pode agir da forma que ele age sem respeito as pessoas, você por exemplo combate a corrupção mas de forma imparcial não só do PT mas de todos os partidos politicos até porque quem acreditar que existe só corrupção neste governo precisa acordar para vida.

  61. Rafael Says:

    Rafi Disse:
    outubro 30, 2013 às 12:24 am

    Esses petralhas… O bom de artigos e reportagens escritas é que eles fazem prova das manifestações de seus autores. É só entrar no Blog de Reinaldo Azevedo, lá da Veja, e por no busca do blog PSDB. E vejam por vocês mesmos quantos “elogios” ele faz aos tucanos. Acho que nem o Lula faz melhor…

  62. Rafael Says:

    carlos laureano Disse:
    outubro 30, 2013 às 11:59 am

    O dia em que o Brasil virar mesmo um país sério, em que a impunidade deixar de ser um direito fundamental e se tornar extinta, será o fim do mundo dos bandidos de todos os níveis…

  63. Irênio Says:

    Cara, o cara é realmente o cara. Um sujeito normal concorda ou discorda com argumentos prós e contras. Quando V. vê reações tão bestiais do contra, é porque o cara tá pisando no rabo de muito vira-lata…,

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: