Escritor de livro sobre história do São Paulo “detona” Rogério Ceni

ceni

ROGÉRIO CÊNICO

‘Por que ele decidiu construir essa imagem pétrea, ferozmente antipática, megalomaníaca, do sou mais eu?’, pergunta escritor

Por IGNACIO DE LOYOLA BRANDÃO

Em um jogo contra o Corinthians, semana passada, cujos três pontos seriam importantes, Rogério Ceni perdeu um pênalti, e o time ficou no empate. Aliás, não é o primeiro que perde nos últimos meses, mas ele insiste: o direito de bater pênalti é dele, o dono do time, o líder, o comandante. Na quarta-feira, contra o Náutico, ele cometeu a façanha de dar um chapéu num adversário e a torcida delirou. Para mim, dar chapéu em jogador do Náutico, último colocado, é chutar cachorro morto. Já tivemos na história vários jogadores míticos como o “louco” Heleno, o desvairado Almir, o irreverente Romário, o insano César Maluco. No entanto, todos compunham personagens amados pelas torcidas pelo humor, doideira, gozação, insensatez, imprudência. Rogério não é imprudente, louco, desatinado. Ao contrário, é sisudo, comportado. Em Araraquara, diriam sem sal.

Rogério é a bola da vez na questão ódio-amor em futebol. Quando torcemos, somos irracionais, porque somos humanos. Porém, com o goleiro do São Paulo – um ótimo goleiro, reconheço -, por que a coisa muda de figura? Porque ele se assumiu como entidade. Muitas vezes se refere a ele mesmo na terceira pessoa, como o Pelé. Uma entidade precisa manter a compostura. Mesmo parte da torcida são-paulina acredita que está na hora de ele pendurar as chuteiras e se transformar em cartola, porque, é o que ouvi e já vi escrito pela crônica esportiva, Rogério tem a alma do cartola.

Ele que procure o que quer ser. O que eu gostaria de investigar, psicanaliticamente, é por que Rogério decidiu construir essa imagem pétrea, ferozmente antipática, megalomaníaca, do sou mais eu, o craque (e é, reconheço de novo, mas por que reconheço com raiva?). A cara é fechada, poucas vezes explode num riso que o coloca em sintonia com a plateia. Sim, vez ou outra, quando faz um gol de falta, os dentes se mostram em alegria incontida. Porém a marca do Rogério é a severidade. Será que ele gosta de bater pênaltis e faltas para destruir o goleiro adversário? Será que faz o que faz para mostrar: “Sou bom no gol e na linha”?

Busco em mim as razões desse sentimento nada agradável. Não sou são-paulino, ainda que tenha escrito a história do clube para a editora DBA. Uma questão emocional me levou a isso. Quando na minha infância inauguraram o Estádio Municipal de Araraquara, meu pai me levou. Foi o primeiro jogo de minha vida. Em campo, o São Paulo Futebol Clube contra não lembro qual time. Fiquei entusiasmado, porque no meu álbum de figurinhas havia uma carimbada: a do King, goleiro do São Paulo. Vendida no câmbio negro, inacessível para mim, filho de ferroviário. Levei anos para descobrir que o King vinha de King Kong pelo tamanho do negão que fechava o gol. Ele me assombrou com pontes, saltos elásticos, voava de uma trave à outra. A cada defesa espetacular o público urrava de alegria. Aquilo ficou na minha cabeça. O goleiro.

Quando cheguei a São Paulo, o goleiro do clube era o argentino Poy, meio mito, que dava entrevistas engraçadas pelo sotaque. Nos anos 1970 para 80, havia o Waldir Peres, meu vizinho nas Perdizes, que eu via sempre jogando na lotérica da Rua Monte Alegre. Um goleiro alegre, que uma vez fascinou a torcida na Rua Javari ao fazer quatro defesas seguidas, no bate e rebate, com as mãos, os pés e a cabeça. Ele ria, e saltava de prazer ao sentir os juventinos putos da vida! Também Zetti ficou na minha memória.

Então chegou a era Rogério Ceni. Um belo goleiro que cresceu, se firmou, até virar ídolo dos são-paulinos. Sempre foi uma figura isolada, porque isolados são os goleiros em seu quadrado, mas é acusado de falta de companheirismo com os colegas. Em suas memórias Rogério cita o episódio em que ficou fora de si quando a turma veio cortar o cabelo dele, uma brincadeira comum. Boba, reconheço. Bastou para ele: “Minha viagem com a seleção de 1997 acabou ali”. Via filmes no quarto, almoçava rápido, não tinha contatos com a maioria. “Só conversava o básico necessário e, mesmo assim, apenas com os mais chegados.” O que vejo nele é ausência de emoção.

Pergunto-me: de que matéria Rogério é feito? Essa imagem é formada, estudada, produto de marketing, ou ele é assim? O cronista Antero Greco é o anteparo de minhas reações raivosas contra Rogério cada vez que ele manda e desmanda no time. Tenta me conter: “O homem é craque”. Meu cunhado, Helio Ziskind, que escreveu uma bela história musicada do São Paulo, não assiste a jogos do time ao meu lado sem brigar; ele é pró-Rogério.

Estranha personalidade. Suscita ódio e fanatismo. Não gosto dele. Será porque tenho 1,70 m, sou fraco e um dia sonhei voar de uma trave a outra como King ou Gilmar dos Santos Neves? Sei lá. Só espero o dia em que você, Rogério, vai levar um frango, fazendo aquele tique de morder os lábios, o que mostra sua tensão. Você tem me dado poucas alegrias (quando falha); muitas tristezas (quando acerta). Não posso fazer nada. Você também não, nem me conhece.

Ignácio de Loyola Brandão é escritor, colunista do ‘Estado’, torcedor da Ferroviária. Autor, entre outros, de ‘São Paulo Futebol Clube – Saga de um campeão’

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

122 respostas para Escritor de livro sobre história do São Paulo “detona” Rogério Ceni

  1. Lampião disse:

    RCeni tem que aposentar, isso é fato.

    Fato tambem é que os curicanos não engoliram o 100tesimo na beijoqueiras!!! Vide pelos comentários abaixo.

  2. TRADUTOR disse:

    …Não sou são-paulino, ainda que tenha escrito a história do clube para a editora DBA….

    Tá explicado…

  3. Pedro disse:

    Ele não é são-paulino, só isso já diz muita coisa…

  4. Everton disse:

    Nunca ouvi fala nesse tal de Boyola,opa, quer duro dizer, Loyola.

  5. Rica disse:

    Ignácio, VTNC !!!

  6. Alex Franco disse:

    O cara só disse a VERDADE, o Rogéria é idolo só no SPFW, pros outros ele não passa de um arrogante e mau carater, FATO!
    Enjoou de pegar a bola nos fundos das redes qdo jogava contra o Todo Poderoso…..

    FICA ROGÉRIA….para noooossaaaa alegriaaaaa !!!

  7. João Domingos Custodijo disse:

    Ignácio de Loyola Brandão nunca me pareceu grande coisa como escritor, nunca foi destaque de nada, e vem querer ganhar fama em cima de Rogério.E o Paulinho também não consegue esconder seu ódio por Rogério,um vencedor.Já Paulinho é um perdedor nato..

    Paulinho: Vc erra em toda a sua análise. Gosto do Rogério, basta digitar o nome dele na busca e ver o que já escrevi sobre ele. E também nada tenho de perdedor, pelo contrário, basta pesquisar meu histórico de vida….

  8. klebercalle disse:

    Sou São paulino. Não vi nada demais nesse texto. apenas mais do mesmo…
    RCeni é ídolo do SPFC, não precisa torcedores de outras agremiações gostem dele, e tbm não precisa ser unanimidade entre tricolores.
    Assim como nem todo mundo aprova o Pelé. Pode-se encontrar paralelos em todos os clubes…

  9. Gustavo Leite disse:

    Eterno RESERVA!!!

  10. Angelo Cardoso disse:

    Caro, Ignácio de Loyola Brandão, entenda, que as pessoas têm vidas distintas. Ninguém pode simplesmente tomar o corpo da outra e consequentemente, o caráter e a personalidade. Somos únicos. Quando a gente nasce e cresce, a vida nos ensina que, não importa o que outros pensam da gente. A vida é única e traçada pelo livre arbítrio. Gostar ou odiar, é uma questão de cada um. Opinões ficam no campo das ideias, apenas!

  11. Adalberto disse:

    Foi um bom goleiro. Nada mais. Ficou muito mais famos por cobrar faltas e penais_esses pessimamente..

    De resto muito mais marketing que futebol. Foi o terceiro goleiro na copa de 2002, no auge da carreira, atrás de Dida e Marcos, esse nitidamente superiores

  12. MArcelo disse:

    Não vi no texto ele xingar o Ceni, pelo contrario ainda escreveu que ele falha pouco…
    Acho que o problema do RC01 é que o ser humano é hipocrita, eles preferem um cara tipo ao Marcão, vencedor tambem só que transmite uma imagem “do bobão caipirão” coisa que o Marcos não é… JA o Ceni com seu jeito “culto e trabalhador” acaba passando a imagem de arrogante.

  13. anti corru_PT_os disse:

    e a tal marca dos cem gols das Bitoca no Rogério 100ni? Ficou no “se” …. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Lucas disse:

    Só de sacanagem vou mudar de lugar na minha biblioteca o livro Maioridade Penal do Rogério Ceni. Vou colocar acima dos Dentes ao Sol e do Não verás país nenhum.
    E por falar nisso, ô Loyola, cadê a Ferroviária? Morreu, sumiu, escafedeu-se????

  15. Rogério disse:

    Já vi muitos argumentos para não gostar do Rogério, mas aqui o cara reclama até de como o cara comemora os gols…

    Em relação ao penalti contra o corinthians, imaginem se é o Jadson que perde, ou o Aloíso… Iria queimar o jogador. E não é o RC que decide que ele vai bater (podia até ser quando o técnico era no Ney Franco), é o Muiricy quem escolhe.

  16. klebercalle disse:

    Gustavo Leite:
    Eterno Melhor jogador da final do Mundial de Clubes da FIFA: 2005
    Eterno Melhor Goleiro da Copa Libertadores da América: 2005
    Eterno Melhor jogador do Campeonato Brasileiro: 2006
    Eterno Melhor jogador do Campeonato Brasileiro: 2007

  17. RC tá numa posição complicada.
    Vejamos:

    Contra o Corinthians, se ele não se apresentasse para bater, e outro batedor errasse, iriam falar: RC pipocou, fugiu da responsabilidade.

    Ele bateu e errou… o que também teve consequencias.

    Complicado.

  18. rcwong disse:

    Nem precisava dizer que não é são-paulino, fez o exato discurso de raiva que se escute dos torcedores rivais.

  19. Douglas disse:

    A inveja continua….

  20. júlio disse:

    quando ele fala em cachorro morto , utilizo a mesma maneira de pensar : não se chuta cachorro morto , rogério incomoda , todavia , os que pensam aqueles que fazem do jornalismo , algo nojento , para nós , tricolores , deixa mais claro a importância dele em nossa história . deixo claro , Paulinho , que você não faz parte deste grupo de nojentos que infestam a mídia nacional , mas , estranho a maneira como uma pessoa , como o Sr. Loyola , justo em um momento , momento , vem dizer o que disse . gostaria de saber do mesmo , se em 2005 , depois do tri mundial , se ele pensava a mesma coisa ? , neste caso , voltando : NÃO SE CHUTA CACHORRO MORTO . quanto ao “sombreiro ” , que ele deveria fazer ? gol contra ? . sinceramente : o futebol , por causa de opiniões como esta , vai acabar , fico imaginando o garrincha , que vi jogar , hoje , sendo crucificado ” pelos entendedores de futebol ” , tipo tiago leifert , neto , osmar de oliveira e mais um monte de ” entendidos “

  21. Peixoto-Pres.Prudente/SP disse:

    Também não consigo engolir essa idolatria ao Rogério Senior…o cara é a arrogância e prepotência em pessoa…
    Se fossem jovens e garotos seus fãs, até aceitaria. Mas vejo até velhos torcedores chamando essa figura de “Mito”…pqp, se ese cara é “Mito” o que foram então Roberto Dias, Serginho Chulapa, Pedro Rocha, Oscar, Dario Pereira, Valdir Peres, Zetti,. Miller, Raí??
    E antes que algum torocedor bambi venha dizer que estou falando isso por ser corintiano, saibam que TODOS os torcedores, de TODOS os clubes, admiram a gostam do Marcão, goleiro que eliminou o Corinthians das Libertadores de 1999 e 2000,l do Zizo, do Falcão etc….
    Acho que tudo é uma questão de caráter…

  22. Fernando Gentil Rodrigues disse:

    Não consigo entender como tem gente que ainda( conseguem) torce para o spfc,clube sujo e imundo….bom, dizem que tem gosto para tudo !!!

  23. Valmir augusto disse:

    Paulinho, com todo o respeito que vc merece, o cara escreveu um texto tentando entender a personalidade, que de fato é muito difícil de compreender, mas, sinceramente não vi onde vc enxergou ele “detonando” o Rogério. Trata-se apenas de um ponto de vista, que pode ou não ser compartilhado. Eu concordo com a personalidade difícil do Rogério, mas dizer que ninguém gosta do cara, é ir contra a história. Ele é muito respeitado e arriássemos jogadores que já passaram pelo são Paulo fazem qualquer comentário negativo a respeito do cara. É algo a se pensar.

  24. Fred - Gaivotas da Fiel. A unica torcida Gay do Brasil disse:

    Qta novidade q o Boiola escreveu… Claro q o RC é idolatrado pelos são paulinos e odiado pelos adversários

    As Gaivotas serao eternamente lembradas por terem tomado o 100 gol do M1to

    Porqueiretes, as maiores freguesas…as q mais tomaram gol

    Sereias… tomaram gol em final de campeonato

    Tomar gol de goleiro, é zuação triplicada…. por isso o ódio mortal dos antis….Mas, faz parte

    Agora achar q o texto do Boiola é revolucionário e achar q ele acrescentou algo, é ser mto burro

    RC sendo ídolo dos sãopaulinos, isso ja basta pra todos… O resto, é resto

  25. redrocker2000 disse:

    Sinceramente não entendo esse texto, o RC é assim e ponto, o que os outros tem haver? sabe aquela historia do aluno na escola que gosta de ficar no canto e conversa com poucos e todo mundo mete o pau nele por ser assim? é a mesma coisa, até hoje não entendo a fúria que todos tem do Rogério, com exceção do Ney Franco, nunca o vi falar mal de outras pessoas, muito pelo contrário, sempre alinha um discurso ameno para não ofender ninguém, já, outros jogadores são matracas e falam mal de Deus e o mundo, e mesmo assim não repercute como o RC, larga mão disso Loyola, e vamos falar de futebol, e não da vida alheia, deixe isso para a revista CARAS

  26. Lion disse:

    Estranho né?
    Antes o “L”oyola era elogiado por modinhas (saopaulinos)…hoje está sendo execrado por dizer a verdade.
    Tem um modinha( sao paulino) comparando R.cena com Pelé.kkkkkk
    Tem mais:
    Pq essa torcida modinha (saopaulina) ao invés de usar a criatividade e criar seus próprios cantos apenas copia os cantos de outras torcidas?

  27. Carlos Xará disse:

    O que dizer de sentimentos como o do escritor? Para aqueles que são como ele, me parece que o melhor conselho o próprio dá: consultem urgente um psicanalista!

  28. joe luis disse:

    quero saber a opnião do Paulnho sobre isso…….

  29. As Bambinetes estao descontroladas disse:

    Discutir com saopaulino sobre RC é jogar conversa fora, time, torcida e idolo tem a mesma personalidade egoista, só eles tem o direito de ter estadio, de serem campeos, o resto nao vale nada.

  30. Alviverde/SP disse:

    “Pallmeiras, a Eterna Academia”, foi escrito por Alberto Helena Jr., torcedor sabidamente(pelo menos pelos mais antigos)TRICOLOR, mas que escreveu sobre o Verdão como poucos torcedores alviverdes escreveriam…ele, antes de tudo é um APAIXONADO pelo futebol, acima de qualquer CLUBISMO.

  31. Leandro C disse:

    O Rogério Ceni é muito antipático. Sou obrigado a concordar com o Milton Leite.
    Debaixo das traves nunca foi o melhor, mas goleiro cobrando faltas com perfeição sempre engrandeceu o espetáculo.
    Tenho respeito e admiração pelo que jogou, mas nunca foi craque.
    A defesa que fez no mundial na cobrança de Gerrard foi o ápice de sua incomparável carreira no spfc.
    Fez muito pelo clube, mas é chato pra cacete e vivia levando frango.

  32. valdir disse:

    É bem por ai,esse goleiro tem prazer em humilhar os mais humildes.
    Ele deu aquele chapelzinho inútil em cima do jogador do fraco time do Nautico e rebaixado, pra humilhar,se aparecer pra torcida,pra mostrar que é superior.Quiz fazer o mesmo com o Cassio,mas se ferrou,pagou um grande mico e saiu com cara de bunda e com o rabinho entre as pernas.Deixou as suas tietes bambinas frustradas
    nas arquibancadas,com gostinho amargo de não vencer o seu maior
    carrasco a 7 anos no panetone.Ele é bem a cara de sua torcida,
    arrogante,prepotente e cheio de soberba.

  33. Carlos disse:

    Ô título infeliz Paulinho!

    O autor apenas expressou a opinião dele.

    Opinião não informa e, muito menos, detona.

    É algo estritamente pessoal.

  34. alan disse:

    esse sujeitinho esta meio sumido(acho q sempre foi sumido) e ai fala de alguém popular pra ganhar algum reconhecimento..pra aparecer;…acho tolice perder tempo com esse desconhecido

  35. Paulinho disse:

    Ninguem chuta cachorro morto.Este loyola parece ser um recalcado.Por que ele escolheu o Rogerio ceni para fazer um comentario?Ora,simplesmente para aparecer.Vai cuidar de seus escritos e deixe esse seu ranço para os seus.Procure outra tribuna.Rogerio Ceni e muito grande para sua insignificancia.

  36. RARARA disse:

    esses curicanos beijoqueira não se conforma com o goleiro artilheiro e ainda mais depois do centésimo gol na gaveta das frangas,podem criticar a vontade mais a história não mudará,espero ver ainda na vida outro goleiro com 100gol.

  37. Carlos Alberto de Souza disse:

    Roberto Carlos, Caetano, Loyola, … Que fase ruins deles ! Deve ser a transição dos astros ! Ou será burrice? Espero que, passageira !

  38. Jackson de Souza disse:

    O último parágrafo é revelador.
    Acredito que em uma ou duas sessões de psicanálise ele se resolve, encontra o fantasma que projetou – inconscientemente – no Ceni.

    O RC é um puta goleiro, com uma super história, ídolo no SPFC, o maior arqueiro artilheiro já visto, inúmeros títulos nacionais e internacionais. Os que não são fanáticos respeitam sua história, assim como eu respeito a do Sócrates.
    No entanto isso não faz dele um ser perfeito. Isso, por si só, já é suficiente para encerrar o assunto.

    O fato é: O cenário atual, dentro da torcida tricolor, é de divisão. Creio que 50% optaria por vê-lo aposentado final do ano; Outros 50% por ver ele jogar mais um ano. Disputa acirrada.

    Sendo bem honesto, ele deveria parar. Ele sabe disso. Os reflexos já não são os mesmos, a velocidade, o condicionamento, o rendimento no geral. Ele se sobressai, ainda, aos goleiros no Brasil porque só temos 3 ou 4 que são de ótima qualidade.

  39. Franco disse:

    Treino da seleção brasileira para a copa de 2002:
    Felipão:
    – Bah, Rogério, tu sabe bater falta?
    Rogério entusiasmado:
    – Sei sim professor! E tenho ótimo aproveitamento!
    Felipão:
    – Então vai bater umas para treinar meu goleiro TITULAR!!!
    Huahuahuhauhauha
    Avanti Palestra!!!!

  40. Abner Souza disse:

    Patético!!! hahahaha

  41. Fernando disse:

    Texto lixo.

  42. iure disse:

    o problema eh o seguinte,quando o cara torce pro sao paulo ele ama o rogerio pelos titulos pela historias pelos gols e pela atitude dentro e fora do campo,mais quando o cara nao torce pro sao paulo ele detesta o rogerio apesar de saber q ele eh um otimo goleiro,e isso eh explicavel ele nao faz questao de ser legal com quem nao eh tricolor ele nao gosta de perder ele eh profissional ao extremo e jah deixou bem clero q a selecao dele eh tricolor e eh um tipo de cara q nao vai ficar fazendo media com ninguem nao vai ficar dancando o quadradinho de 8 pra todos gostarem dele!!!!isso eh ROGERIO CENI MEU VELHO!!!!tricolores como eu o ama!!pq agenta sabe q ele vai sair um dia e nao vamos ter um cara q ama o sao paulo como ele !!!!!!

  43. Gledson disse:

    Meu Deus, pra que esse texto??? Impressionante, nesse país principalmente no futebol, se uma personalidade não faz o jogo da mídia, não presta, não serve, é “do mal”. Identificar do porque dos rivais não gostarem do RC, é válido e pode ser que tudo isso que ele escreveu seja verdade. Agora, ele não gostar do cara porque o cara é desse jeito e tentar desqualificar o cara???? Meu Deus, desnecessário.

    RC não da muita entrevista e não aparece em muitos programas, uma vez o tal do Milton Neves o entrevistou com aquelas piadas idiotas, prometendo culler da Bhama e outras merdas, simplesmente o RC manteve a seriedade e não achou nada daquilo engraçado. Depois daquele dia o MN, só o trata como um inimigo.

    Sobre RC. Tenho duas críticas graves contra a pessoa dele. 1) apoiar o Serra pra presidente como representante do SPFC, como pessoa ele vota e apoia quem quiser mas enquanto atleta de mídia não poderia fazer isso (JJ fez pior com Haddad que também é lamentável). 2) Apoiar o presidente do BMG quando esse patrocinou o SPFC. Fora isso tudo, nunca roubou, nuca pegou travestis, não faz negociata de jogador treina mais que todos, quer jogar o tempo todo, exímio profissional, isso é defeito????

  44. DIOGO FEDERER disse:

    O que dizer de um escritor que, se socorrendo a falsa modéstia, tenta difamar (pegue a senha, meu caro…) o M1TO? Pior, é o mesmo autor que escreveu um livro sobre as glorias do Maior do Mundo…Na boa, prostitutas são mais honestas!

  45. Arthur disse:

    É o melhor goleiro das galáxias, e não precisam gostar dele. Os outros timecos nacionais são apenas timecos com seus torcedores invejosos.

  46. El Cid disse:

    Não me surpreende. O mundo, hoje, é medíocre. Quando um profissional se torna diferenciado é chamado de arrogante. O futebol brasileiro está acostumado com “mais do mesmo”. O comum nos dias de hoje são jogadores com corrente de ouro no pescoço, super headphones nos ouvidos e um vocabulário super limitado. Tudo diferente disso soa como arrogância. Eu compreendo os torcedores anti-Rogério. É difícil suportar a diferença !!!

  47. Wbrown disse:

    …” Você tem me dado poucas alegrias (quando falha); muitas tristezas (quando acerta). Não posso fazer nada. Você também não, nem me conhece”…

    Analise o trecho acima e vera que o autor do (brilhante) texto esta prestando mais que uma homenagem ao goleiro.

  48. Fábio disse:

    Alex FRANGA, o maior ídolo de vocês, é o tal Marcelinho CARIOCA!!! Não preciso enumerar as babaquices que fez quando jogador, apesar de ter sido um ótimo meia, NUNCA foi a uma COPA do Mundo, nem como reserva!!!
    E o Neto, hein??? Jogou bem 2 anos, CUSPIU na cara de um juiz, COISA DE SERES SEM CARÁTER, foi reserva do ótimo PITA, esse sim um monstro como armador, que jogou muito no SPFC e no Santos!!!

    Pergunte aos adversários o que pensam do tal Neto e M.Carioca, que ficaram mais famosos por suas atitudes do qeu pelo próprio futebol jogado!!! Pergunte o que achamos desses seres ESCROTOS, ídolos maiores do seu TIME!!!

  49. Reginaldo disse:

    O Rogério é mais que um ótimo goleiro. Quando o time está mal ele assume a responsabilidade, desafia dirigentes e técnicos. Exige o máximo de todos.

    O brasileiro está acostumado com os omissos, simpáticos e bonzinhos. Prefere aquele que chora de tristeza quando perde. Achamos que não saber de nada é uma boa justificativa, mesmo para um Presidente da República!

    Dentro de campo o Rogério acerta e erra como todo jogador. Emociona sim a todos, com luta e com garra em todos os jogos.

    Fora de campo, ele acerta mesmo quando erra, pois expressa sempre o que pensa sem se importar com que os outros pensam.
    Alguns acham que é arrogância. Acho que é ser corajoso e verdadeiro.

  50. BETOXORE disse:

    ESQUECERAM DA ESTÓRIA DO FAX DO ARSENAL ?

  51. Wellington disse:

    Do jeito que o escritor fala, parece ser obrigado o jogador entrar nas brincadeiras tolas dos jogadores. Eu também no lugar dele não participaria, e não por antipatia, não deixa de ser um direito dele. Deve ser muito difícil para um jogador que tenha cultura fazer amizade, já que o nível cultural da maioria e sofrível.

  52. Alviverde/SP disse:

    O corintianissimo Celso Unzelte também, ao lado do palmeirense Mário Sérgio Venditti, lançaram o “Almanaque do Palmeiras”…um verdadeiro livro de consultas sobre TODOS os jogos do Verdão, todos os jogadores e técnicos, desde 1914 até 2004.

  53. Aaaannnnnnnaaaaa disse:

    Na verdade, acho que falta mesmo é talento literário para os admiradores de futebol que comentam aqui, falta a capacidade de entender o que escreve Ignácio de Loyola Brandão – um grande, maiúsculo escritor. Ele não gosta do Rogério, e é um direito dele. Ao mesmo tempo, reconhece a todo momento da grandeza do ídolo: “Você tem me dado poucas alegrias (quando falha); muitas tristezas (quando acerta). Não posso fazer nada. Você também não, nem me conhece.”
    Loyola não seria tolo a ponto de tentar garantir que, por não gostar, Rogério seja errado. Nem se conhecem! O problema é de quem não gosta ou do que não é gostado? Se não são capazes de entender isso, melhor seria nem comentar o texto.

  54. Guilherme Corrêa disse:

    aqui tem muito analfabeto funcional kkk delícia ler esses comentários… só analfabeto…não conseguiram (95%) entender o texto do cara…. isso é Brasil.

  55. Alviverde/SP disse:

    O fato do cara não torcer pelo time não tem muito a ver, DESDE QUE seja um grande jornalista ou escritor…“Palmeiras, a Eterna Academia”, foi escrito por Alberto Helena Jr., torcedor sabidamente(pelo menos pelos mais antigos)TRICOLOR, mas que escreveu sobre o Verdão como poucos torcedores alviverdes escreveriam…ele, antes de tudo é um APAIXONADO pelo futebol, acima de qualquer CLUBISMO.

  56. Fábio Torres disse:

    O Rogério Ceni pode até ser arrogante, mas joga muito!

  57. thorngeen disse:

    Pérolas ao porcos, só a leitura são o brasileiro, é por essas e outras que em anos de eleição tem tantos candidatos analfabetos.

  58. Magic Ceni disse:

    O impressionante eh que ninguem teve a capacidade de interpretar esse brilhante texto.
    O que o Ignacio faz eh simplesmente justificar maiusculamente o exato motivo desses comentarios escritos com o cotovelo, justificar o motivo do “Rogério seu terrível ser maravilhoso, seu irritante melhor goleiro da história, seu… seu…seu melhor goleiro de todos os tempos, te odeio por isso”

    Leitura meus caros …
    [b]Você tem me dado poucas alegrias (quando falha); muitas tristezas (quando acerta). Não posso fazer nada. Você também não[/b]

  59. Porks disse:

    O escritor só disse a realidade. Nada mais!
    No mais…se nem entre os torcedores modinhas Bambi, ele não é, e nunca foi unaminidade…imagine quando falam dos rivais ou torcedores de outros estados, que analisam friamente um jogador?
    O Rogério sempre se escondeu nos erros, nos frangos levados…e sempre colocava a culpa em alguém do time, pois, ele sempre quis mostrar uma liderança no grupo…justamente pra esconder os erros bisonhos…até que chegou no ápice da incompetência, e ele começou a colocar a culpa na natureza. Uma hora era o vento, a chuva, o sol, e os morrinhos da grama. Isso quando ele não dizia que o jogador tal fez o gol pq “errou” o chute…kkkk. Como é que é? O cara erra o chute e faz o gol….? kkkkkkkk
    Ainda bem que esse cara chato (como mesmo disse em off o Milton Neves) vai se aposentar (demorou). E ao contrário do Marcos, que fez um linda história no Palmeiras, e foi pentacampeão do mundo, fechando o gol, face pelo futebol, ou pela simpatia e humildade, esse tal Rogério não vai deixar saudades no futebol brasileiro.

  60. ignorante disse:

    Não sei o que é pior: Os comentadores aqui não serem capazes de interpretar um texto bem simples; o fato de não terem a menor idéia de quem é o Loyola Brandão e a sua obra; ou o fato de terem opinião sobre tudo e ainda quererem a emitir, mesmo sendo completamente vazias e infundadas. Não sei memso o que é pior, mas acho que é a última alternativa.
    É a maior parte do público do futebol nacional.

  61. As Bambinetes estao descontroladas disse:

    Aaaannnnnnnaaaaa Disse:
    outubro 21, 2013 às 1

    Ta perfeito o seu comentario Ana, o fanatismo clubistico tira a capacidade de raciocinio das pessoas, e repare que todos sem exceçao enchergaram dessa forma.

  62. Renato K. disse:

    klebercalle Disse:
    outubro 21, 2013 às 7:59 am

    Sou São paulino. Não vi nada demais nesse texto. apenas mais do mesmo…
    RCeni é ídolo do SPFC, não precisa torcedores de outras agremiações gostem dele, e tbm não precisa ser unanimidade entre tricolores.
    Assim como nem todo mundo aprova o Pelé. Pode-se encontrar paralelos em todos os clubes…
    ——————-
    E aí o Kleber disse tudo. E tem mais: CERTEZA que o próprio RC não está nem aí para o que pensam os torcedores rivais e detratores.
    Loyola é um grande escritor, mas este texto me parece só oportunista, nada mais. Medíocre, enfim. Os cães ladram e a caravana passa …

  63. Luiz Bortolotto disse:

    Afirmar que Loyola não é “grande coisa” como escritor é forçar demais a barra. Ele é, simples e puramente, um dos maiores escritores vivos de nossa Literatura. Nesse caso, a paixão do torcedor claramente se sobrepõe à razão. Ou então é pura ignorância mesmo.

    Tive o prazer de participar de uma mesa-redonda em que estavam ele e Ivan Ângelo, na última Bienal do Livro em São Paulo e foi, simplesmente, sensacional.

  64. Marcelo disse:

    interpretação de texto não é o forte da galera…
    De uma forma ironica o Loyola esta elogiando o Ceni…

  65. Regis Soberano disse:

    Paulinho, não ligue para os bobocas que escrevem asneiras a seu respeito. Você é um GRANDE corinthiano e grande torcedor. Apenas não vai com a manada. Daí as críticas. E quem frequenta o seu blog, sabe do respeito que você nutre pelos adversários. Agora, o texto do GRANDE Ignácio de Loyola só confirma uma coisa a respeito do Rogério. M1TO. Se não o fosse, passaria em branco sem causar emoções de paixão e raiva. E isto ele consegue. Já vi muito corinthiano dizer: ‘cara… não gosto do Ceni, mas PQP… como eu gostaria de ter um craque que vestisse a camisa do clube e defendesse as cores como ele o faz.’. O que é isto senão uma ‘boa’ inveja e reconhecimento? Assim como eu também sou são paulino e tenho como ídolo…. Sócrates!

  66. Wilson José disse:

    Aaaannnnnnnaaaaa Disse:
    Outubro 21,2013 às 12:02 pm
    Comentário perfeito, mas os frustados ainda vão continuar escrevendo com os cotovelos, durma-se com um barulho desse.

  67. valdeir souza disse:

    ESSE ESCRITORZINHO NO MINIMO DEVE SER MAIS UMA GAIVOTA COM ÓDIO DO ETERNO M1TO, QUE SE DANE…..

  68. Douglas disse:

    Acho que é muito torcedor e jornalista simpatizante de time adversário se preocupando com o tamanho da idolatria que o Rogério representa PARA a torcida do São Paulo, e com isso, acabam se perdendo nas palavras pois não sabem mensurar a emoção que temos vendo ele honrando a camisa do clube como se levasse em suas veias o sangue de cada torcedor são-paulino.

  69. valdeir souza disse:

    COM CERTEZA QUANDO ELE ESCREVEU ISSO, ESTAVA COM A CAMISA DAS GAYVOTAS, ESSE CENTÉSIMO GOL DEIXOU MUITA GENTE DESCONTROLADA…PARÁBENS M1TO ÚNICO!

  70. Marcelo disse:

    Paulinho quando for colocar um texto, cloque do Ziraldo, Mauricio de Souza,…
    Esse texto esta muito dificil para os mobrais inconcluso entenderem.

  71. Gustavo Leite disse:

    klebercalle:
    Continua sendo ETERNO RESERVA!!! hahahahaha

  72. Pedro disse:

    Que bosta de texto. Quem eh voce para fazer uma analise da personalidade do Rogerio? Ele eh o que ele eh , e foda-se o que voce acha.
    Este texto eh de um carater nada profissional , fazendo uma analise pobre, e sem sentido algum.
    Eu ate gostava de alguns de seus textos, mas este foi demais.
    Jornalismo de Credibilidade eh a unica coisa nao encontrada neste texto. Muito ruim, seu lixo !

  73. Pedro Leonel disse:

    Quanta merda num texto só…

  74. klebercalle disse:

    Gustavo Leite
    Ele foi reserva da seleção brasileira

    mas a seleção dele é o SPFC

    ele se destaca no que importa pra ele.

    Eu sou bom no meu trabalho. Trabalho com sistemas. No meu trampo eu vou bem, mas as vezes fora do trabalho faço um favor pra alguém e arrumo o PC dessa pessoa. Se eu não consigo arrumar o pc dessa pessoa, ou se ela acha q tem outro amigo q manja mais q eu, eu nem ligo, pois é UM FAVOR QUE FAÇO.

    Entende?

  75. Jackson de Souza disse:

    kkkkkkkkkkkkkkk Ziraldo e Maurício de Souza foi ótimo.

    Acho que nem as tirinhas do Dr. Pepper os caras vão entender.

  76. João Ricardo disse:

    Sou tricolor e acompanho a carreira do Mito desde o começo. Jogador sério, dedicado, extremamente profissional e acima de tudo vencedor. Fosse em outro pAis seria reverenciado por todos! Mas não na terra de irreverência e da malandragem, aqui bom e quem da mau exemplo profissionalmente dentro e fora do gramado, mas e bom de bola e de entrevista. Se o cara e chato, gente boa não sei, isso e problema dele da mulher dele e dos familiares. Pro meu amado Soberano gostaria que fosse possível que tivéssemos sempre 22 Rogerios Ceni em talento, seriedade, comprometimento e amor ao clube que defende! E Paulinho e o vc que escreveu esse livro que não quero nem saber quem vc e, vão se catar!

  77. Kelly Domingos disse:

    O verdadeiro ídolo de uma torcida é amado por seus pares e odiado pelos rivais. Ídolo que o rival gosta é café com leite. Aprendi isso com meu pai que é palmeirense (coitado, rs)

  78. Anderson disse:

    Goleiro medíocre, bom batedor de faltas, péssimo batedor de pênaltis !!

  79. Mario disse:

    a parte final do texto deixa bem claro o sentimento de Ignacio pelo Rogério: INVEJA
    uma pessoa que fica alegre quando a outra falha e triste quando acerta, esse tipo de pessoa que tem que ser estudada, respeito é mercadoria de troca!!!

  80. fernando disse:

    uma palavra define esse jogador : ARROGANTE

  81. Anderson disse:

    MAIS UM ANTI RASGANDO A CALCINHA DE TANTO ÓDIO DO
    MAIOR E MELHOR GOLEIRO DE TODOS OS TEMPOS!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….

    RC É MITO !!!

    CHUPA ANTIS !!!

  82. Marcelão disse:

    Não concordo com a opinião do escritor, mas a respeito, é a opinião dele, só dele. Cada qual com o seu ideal.

    Confesso que tenho me decepcionado demais com o RC e faço coro aos que pedem a aposentadoria do grande vencedor que foi o nosso goleiro. Já fez até demais para a história tricolor e para a própria carreira.

  83. Júnior Moraes disse:

    Alguém que se satisfaz e fica feliz, simplesmente por uma ‘falha’ ou uma ‘derrota’ alheia não deve ser levado em conta, muito menos ter respeito. Puro sentimento de inveja desse tal individuo… escritor, né? Qual o prazer de ter seus 15 minutos de fama criticando um dos maiores ídolos de todos os tempos do futebol mundial? Recentemente em viagens para Alemanha, Portugal e Japão, vimos o comportamento e o respeito das mídias, imprensa, atletas e torcedores locais com a figura Rogério Ceni. Aqui, por motivo A, B ou C, querem denegri-lo. Parabéns pela ética! Corra em escrever mais ‘qualidades’ do Ceni, mas detona pra valer. Os 15 minutos passam rápido. E parabéns Paulinho! Sempre vejo criticas de profissionais a seu trabalho. Costumo não ser influenciado, mas nesse post você vacilou. Se postou, ´q porque concorda. Profissionalismo antes de tudo. Um seguidor a menos, meu caro.

  84. Marcelo disse:

    Galera aprenda a interpretar.. e Pedro o texto não é do Paulinho…
    O cara só elogiou o Ceni… veja ai:

    “Porém, com o goleiro do São Paulo – um ótimo goleiro, reconheço”
    “o craque (e é, reconheço de novo, mas por que reconheço com raiva?)”
    chegou a era Rogério Ceni. Um belo goleiro que cresceu, se firmou, até virar ídolo dos são-paulinos
    “Você tem me dado poucas alegrias (quando falha); muitas tristezas (quando acerta). Não posso fazer nada. Você também não, nem me conhece.”

  85. alexlyzardo disse:

    Eterno reserva de uma safra com os 3 melhores goleiros do momento: Marcos Dida e Ceni! Ser reserva não é demerito! O Erro está em classifica-lo como goleiro. Rogerio é um revolucionario! Goleiro por goleiro o Zetti foi melhor! Ceni Revolucionou a posiçao. Obrigou os novos goleiros a serem mais que meros defensores, os instigou a evoluirem! e um dia no futuro superarem o proprio Ceni! Unico goleiro a fazer gol em final de campeonato, contra o Santos! atingiu 100 gols, mais de 1000 jgs por um unico clube! É sim adorado!! Pelos São paulinos!! quem não é SPFc que se exploda! Quanto ao texto…. amargura, inveja.. e com certeza um frustado! não é um sorriso que mudará alguma coisa, afinal de contas ser o boa praça já não é o perfil do Marcos? qual é o perfil do DIDa?….e pra fechar… em numeros… o Ceni perdeu os penaltis… jadson perdeu.. nos treinos Ceni cobra melhor que os outros e pq não vai passar a responsa pra muleke algum! Goste ou não.. Ceni assume a responsa de ser o Capitão do time e jamais o Dono! Dono só na cabeça dos frustados.

  86. Carlos Xará disse:

    Muito curioso que alguns aqui se achem exímios interpretadores de texto. Isso não existe: o que existe é apenas A INTERPRETAÇÃO SUBJETIVA DE CADA UM, ou seja, em outras palavras, o que cada um de nós entende do que lê.
    “Interpretação de texto”, que só tem sentido subjetivo, se faz com literatura (ou qualquer outra arte – pintura,por exemplo). E, por isso, é aberta e admite verdades diferentes entre si.
    Este texto do Loyola não é literatura, é apenas um artigo assertivo, que ele procura camuflar como se fosse um texto literário.
    Este tipo de texto requer apenas atenção e objetividade. É o que fazem os psicanalistas. Ele mesmo dá a dica: veja o excerto:

    “O que eu gostaria de investigar, psicanaliticamente, é por que Rogério decidiu construir essa imagem pétrea, ferozmente antipática, megalomaníaca, do sou mais eu, o craque (e é, reconheço de novo, mas por que reconheço com raiva?). A cara é fechada, poucas vezes explode num riso que o coloca em sintonia com a plateia. Sim, vez ou outra, quando faz um gol de falta, os dentes se mostram em alegria incontida. Porém a marca do Rogério é a severidade. Será que ele gosta de bater pênaltis e faltas para destruir o goleiro adversário? Será que faz o que faz para mostrar: “Sou bom no gol e na linha”?

    Busco em mim as razões desse sentimento nada agradável.”

    Loyola dá sua opinião sobre Ceni de modo bem claro: vê no goleiro uma imagem antipática e megalomaníaca. Ponto final, o resto é perfumaria. E se faz perguntas. Quanto a estas, deve procurar um psicanalista, urgente. As respostas estão no fundo do seu ser.

  87. CARLINHOS disse:

    O que descobriram que raí deixou de ser mito e perdeu o lugar para o rogerio ceni ? por favor, não digam que foram os dois penaltis perdidos contra o dida. tem caroço nesse angu.

  88. CARLINHOS disse:

    se renovar o contrato toma o centesimo sim. o tarado por dinheiro o que fará ?

  89. CARLINHOS disse:

    a pergunta que não quer calar, o que é mais humilhante :
    o bi da serie b ou o bi da sulamericana ? caguei de rir.

  90. Wilton disse:

    Rogério Ceni, grande batedor de falta e pênalti, não tem como negar. Mas embaixo das traves, nada de excepcional. Marcos, do Palmeiras, foi e sempre será bem melhor que ele. Marcos sim, é um Mito. Ronaldo ajudou, a zaga e os outros jogadores também, mas o Marcos salvou a Seleção em 2002. Enquanto o RC, que estava “no auge” da carreira, foi apenas o 3º goleiro, atrás do DIDA.

  91. Ana Luvison disse:

    ?????????????

    Não tem oq dizer fica quieto!

    Oque dizer de um profissional exemplar como o Ceni né?

    Nesse país quem é correto é esculachado, fazer oq. Que viva o errado então.

    Mesmo assim Ceni é meu ídolo e ninguém vai tirar isso de nós fãs, o restante vai chorar na cama q é lugar quente.

  92. Luizinho disse:

    Os homens são feitos de dons e força de vontade, uns mais dom outros mais vontade, craques com muito dom mas força de vontade mediana são os ditos alegres do futebol , já os de muita força de vontade são classificados como sisudos pois treinam muito mais que a maioria para tentar chegar a perfeição …. Assim os gênios do futebol são os completos no dom e vontade….Rogério ceni é o cara de mais força de vontade do futebol atual

  93. H@milton disse:

    Paulinho é o novo codinome do IGNACIO DE LOYOLA BRANDÃO?

  94. Deny Marley disse:

    Rogérioooooooooooooooo!!!

  95. Carlos disse:

    Como diria Milton Leite, “ROGÉRIO CENI É CHATO PRA CARALHO”….assim falou o melhor narrador televisivo do Brasil.

  96. NÃO VI NADA DEMAIS NO TEXTO! O ESCRITOR APENAS EXPOS UMA OPINIÃO! SÓ QUEM TORCE SABE QUAL É ESSE SENTIMENTO DE IDOLATRIA, SEMPRE ACHEI O MARCELINHO CARIOCA, POR EXEMPLO, UM PUTA MAL CARATER, PORÉM, AMIGOS CORINTHIANOS ACHAM O CARA UM DOS MELHORES JOGADORES DA NOSSA GERAÇÃO.
    AGORA ME DIGAM, QUAL A DIFERENÇA DO MARCOS, AQUELE INTERIORANO GENTE BOA, QUE EXPUNHA OS COMPANHEIROS NAS DERROTAS, DO ROGÉRIO, AQUELE “CDF” DA PRIMEIRA FILEIRA, QUE MUITAS VEZES ASSUMIU MUITA BRONCA MESMO QUANDO NÃO ESTAVA MERECENDO?

  97. Visionário disse:

    Paulinho, na boa, apenas o texto em si já era o bastante pra confundir a maioria que comenta aqui… agora, colocar sagazmente o detona entre aspas? Pegou pesado, heim?

  98. mariobras disse:

    não acho que ele falou mau do rogério , só deu a opinião dele sobre rogério , tanto que no final ele elogia, é só ler com atenção que ele acaba elogiando , e cá pra nós ninguém fica no gol do são paulo tanto tempo se não for bom .

  99. Rodolfo Goes disse:

    quanta bosta num único texto !!!

  100. Adriano disse:

    Pela quantidade de comentários da para ter uma idéia da importância do Rogério . Alguns idiotas palmeirenses insistem em diminuir Rogério e enaltecer o Marcos , para tal eles usam o argumento de q Marcos foi campeão do mundo pela seleção , esquecem elas do frango q ele levou e tirou o possibilidade do Palmeiras ser campeão do mundo .Quantos títulos o Marcos ganhou na carreira ? Queiram ou não o Rogério tem alguns números q jamais serão igualados por nenhum outro
    goleiro .

  101. PAULO QUEIROZ disse:

    Inácio Loyola é um medíocre escritor de fundo de quintal que como deve estar necessitando de MIDIA, deve ter agradecer em muito ao Paulinho, basta ver que mais de 100 comentários surgiram.

    Loyola você é ridículo, e a inveja mata mesmo

  102. Marcelo disse:

    O Marcos foi titular da seleção porque o tecnico era o Felipão.. cada tecnico coloca de titular seu goleiro de confiança e o Felipão nunca treinou o Ceni

  103. Tenho muita admiração pelo Rogério, e nem são-paulino eu sou, porém ele é sim uma interrogação na minha cabeça, queria entender mais esse cara, mas ele é assim mesmo, um cara diferente dos outros jogadores, mais racional que emocional e, como qualquer pessoa, fica feliz com mais uma conquista na vida (no caso, os gols que o Loyola citou)… duvido que seja estratégia de “marketing”, senão ele seria muito sorridente e simpático, pois as pessoas gostam mais de gente assim… talvez seja uma imagem que ele constrói pra ele mesmo, talvez ele goste de se sentir inteligente e eficiente, dá até pra entender que ele quer agradar a ele mesmo, desde que ele goste do que ele é pra ele está bom. Não sei se é narcisismo ou o jeito imutável dele, mas no fundo todo mundo é meio assim, a diferença é que todo mundo tenta esconder isso e consegue fingir humildade e ele não.

  104. André Luiz disse:

    Adriano Disse:
    Esperava que o seu comentário fosse de um corinthiano. Sabe porque? É o CENTÉSIMO comentário. KKKKKKKK a curicanada pira…
    Mas falando sério,o cara é ídolo Tricolor. Dos grandes clubes do futebol brasileiro,são poucos ou nenhum que já não levou um golzinho do Mito. Por isso essa dor de cotovelo.

  105. CARLINHOS disse:

    TERIA SIDO PINÓCHIO UM EXEMPLO PARA O MITO ?
    O TEXTO INFELIZMENTE É FRACO APESAR DE ESCRITO POR UM AUTOR COM UMA INTELIGÊNCIA ÍMPAR E TEXTOS MARAVILHOSOS NO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO.
    É IRRITANTE PESSOAS COMO ROGERIO CENI E BOLSONARO TEREM ESSA LIDERANÇA E SEREM PARECIDOS ATÉ NO NARIZ EMPINADO.
    NUNCA ESQUECEREI O BEIJO QUE LUCAS DESFERIU EM SUA TESTA NA CONQUISTA DO SOUTIEN MEIA-TAÇA.

  106. CARLINHOS disse:

    ROGERIO CENI CHAMA MURICY DE MENTIROSO AO COMENTAR O JOGO NA BAHIA, MURICY CHAMA NEY FRANCO E AUTUORI DE FRACOS E INCOMPETENTES AO DIZER QUE, ( COM OS MESMOS JOGADORES), AGORA O SPFC TEM UM TIME.

  107. Marcello disse:

    É interessante a galera julgar uma pessoa, sem, nem mesmo conhecê-la pessoalmente, não?

    O real motivo pelo qual os curintiânus odeiam o Rogério Ceni…

    http://www.youtube.com/watch?v=j57CrVW0gVY

    http://www.youtube.com/watch?v=fUglAfFEP9c

    http://www.youtube.com/watch?v=V1wurzF5sgM

    Essa até o Mauro Naves rachou o bico! kkkkkkkkkkk

  108. TRIHEXA disse:

    O M1T00 é uma boa pessoa.Fez inclusive a gentileza a um rival de ser conhecido no mundo todo ao tomar o centésimo gol dele e time que leva o centésimo gol de um MITO do futebol mundial ganha prestígio.

    CHUPA GAYVOTAS!!!!!!!!!!!

  109. TRIHEXA disse:

    E as leitoas piram porque são as maiores vítimas do M1T00.O Marcos é a vítima preferida do Rogério.Deve ser humilhante levar tantos gols de goleiro não?

  110. makarrao disse:

    Não sei pq as pessoas tem tanto ódio do rogério, sinceramente…

  111. RODNEI disse:

    Na verdade, acho que cada um tem sua propria personalidade, em qualquer profissão tem pessoas muito carismaticas que conseguem seu lugar ao sol e outras que nao sao e conseguem tambem, Rogerio conquistou a sua torcida pelo que fez em campo, seria muito mais se tivesse carisma, nao tem….simples assim, é a personalidade dele…..ja as outras torcidas nao conquistou, pois, como disse o fez pelo que fez em campo, entao, logicamente, as outras torcidas torcem contra e ele nao tem carisma como o Marcao e outros……é simples a resposta,

  112. H@milton disse:

    Quem é roberto ceni?

  113. Pedro disse:

    A antipatia do autor é perfeitamente aceitável e comum entre aqueles que viram o personagem criticado privar seus clubes de algumas conquistas e ao mesmo tempo elevar o time do Morumbi a um patamar muito acima do demais, no momento, visto que há muito tempo não têm ídolos tão identificados com o clube. No Corinthians, a última vez que isso aconteceu foi com Neto nos anos 90 ou Ronaldo mais recentemente, mas por pouco tempo. E que personagens deploráveis fora das quatro linhas ( mesmo dentro delas, no episódio da escarrada) se mostraram esses dois. O mais próximo seria certamente o goleiro palmeirense, Marcos, mas que apesar da imensa simpatia, não converteu sua capacidade em títulos para os torcedores do Palmeiras.
    O que não é aceitável é que um suposto historiador esteja tão despreparado para tecer um critica, respeitosa até, mas falaciosa ao extremo. Vejamos…
    O historiador ignora ou evita citar que pelo menos mais dois jogadores treinam cobranças de penais no São Paulo, no caso, Jadson e Luis Fabiano, mas que o índice de aproveitamento do Rogerio Ceni é muito maior que o índice desses dois. Então quem deve cobrar? Ele deve se apresentar ou fingir modéstia para não criar um clima?
    Além disso, naquele momento da partida, se Jadson (que tem o segundo melhor índice de aproveitamento) cobrasse e errasse, ele não teria mais clima para jogar no São Paulo e Ceni seria acusado por pessoas como esse cronista de ter se acovardado em momento crucial.
    Outro ponto criticado pelo autor foi o “chapéu” aplicado no jogador do Náutico na última quarta-feira. Aqui, ou autor não viu o lance ou entende muito pouco das leis da física. Aquela era a melhor alternativa no momento porque o jogador Maikon Leite já tinha pulado virando as costa para a bola. Dar um chutão para frente seria burrice, além de possibilitar que a bola batesse nas costas do jogador e armasse o contra ataque. O goleiro tinha a alternativa de driblar rasteiro e ter que tocar com o pé esquerdo (que foi a alternativa num outro lance similar, aclamado pela torcida, em que o Mito deixou o “Animal” caído de cara no chão e com a boca cheia de grama do extinto parque Antártica) ou, que era mais fácil, dar um totózinho por baixo da bola e sair com ela à frente, podendo escolher para quem tocar. Veja bem, “escolhendo para quem tocar” e não simplesmente dar chutão pra frente que é coisa de caneludo. Quanto à torcida vibrar, ora, a torcida está ali para isso!
    Aí o historiador comete, a meu ver, o erro mais grave porque acusa injustamente o goleiro de atrapalhar a vida dos companheiros. Desnecessário dizer que ele está no clube há mais de 20 anos, tendo convivido nas diversas categorias com, talvez, mais de mil profissionais diferentes e NUNCA ter sido acusado de falta de companheirismo, exceto recentemente, com Ney Franco, que falou o que falou por ressentimento do que por qualquer fundamentação na realidade. O autor critica até a sisudisse do personagem mas admite não conhece-lo pessoalmente. O que ele quer? Que ele fique sorrindo em campo e mandando beijinhos para as câmeras? Concentração é fundamental num esporte como o futebol e não dá para ficar pensando na imagem passada, como faz por exemplo, o centro-avante fashion no outro clube da capital paulista.
    Acho que a parte mais aproveitável do texto foi o aviso de que o autor anseia e torce por uma falha grotesca e humilhante do personagem, coisa, aliás, que mesmo que ele não tivesse escrito, poderíamos inferir pelo restante do texto.

  114. daniel punisher disse:

    Em primeiro, detona pq não é São Paulino, tá na cara.
    Segundo, se dirige a si mesmo na terceira pessoa. Pode me fornecer a fonte? Nunca vi isso e se fez, foram poucas vezes.
    Terceiro. Acha arrogante? O que é ser arrogante? Falar direito? Não fazer média pra jornalista? Não ir em programa “esportivo” que só faz palhaçada? Falar o que pensa? Isso é ser arrogante? Prefiro um jogador arrogante, então. Ahh se meu time todo fosse arrogante deste jeito…
    Não vou falar que é inveja, pois respeito sua opinião. Mas que parece, parece…

  115. Carlos Alberto de Souza disse:

    Pedro, parabéns.

  116. Alvin disse:

    115 comentários…obrigado aos são paulinos e os antis, por tecer seu recalque e inveja para o maior goleiro do mundo!
    PS: Valeu Pedro pela sua capacidade de expressar o sentimento da torcida tricolor!

  117. Alfredo disse:

    Paulinho,

    Eu acho que não não se percebeu a ironia implícita no texto do brilhante Ignácio.
    Conheço o escritor pessoalmente, casado que fui com a filha de uma sua amiga lá de Araraquara. Ele é genial.
    Tenho praticamente todos os seus livros e, dois (ou três?) autografados. Conheço sua forma de escrever e a aprecio.
    Ele usou de sua costumeira ironia fina. Falou de sentimentos, não foi pessoal. Foi, mais uma vez, brilhante e com seu texto, homenageou um ídolo de uma nação. Um cara que extrapolou as 4 linhas.

    Paulinho: Na verdade, vc não percebeu o título entre “aspas”

  118. gino gambetti disse:

    Caro Ignacio, boa noite.

    Acredito que todos os seus sentimentos de antipatia por Ceni venha do simples fato de não ser Sãopaulino. Sou um dos que acredita que ele deve
    parar ao final do anos, porém sei também da falta que fará ao time aquela cara sizuda, seus tiques de morder o lábio e tudo mais que o irrita. Isso tudo pra nós sãopaulinos, não parece marketing e sim um cara que leva a sério a equipe que joga e mais do que isso: odeia que o time que ele joga, trabalha e ama perca!

    Acredito que vc foi infeliz no seu cometário pois nos deu a impressão que escreveu uma coisa que não acredita. O que vc fez foi a mesma coisa que um médico que cuida de uma doença e fala, em particular para a familia do doente, que nunca curou e nem acredita na cura do enfermo.

    Resumindo: O senhor escreve muito bem, porém deveria morder os lábios para nos fazer acreditar (mesmo que estivesse a beira da segunda divisão) que fez a história de um dos maiores ídolos do meu amado tricolor com sinceridade. Não comprarei esse livro e passar bem.

  119. claudia disse:

    Eu vou responder todas as perguntas que você colocou nesse texto com apenas uma frase:

    Você é um babaca e emocionalmente dependente!

    E o que você vê no Rogério é talento e autocontrole. ..ele é totalmente consciente do que quer e que capacidades possui. ..ele não precisa mostrar os dentes ou rir como uma hiena para parecer prudente, educado e inteligente emocionalmente. ..sabe porque? porque ele não precisa de aprovação. ..e por estar desprendido desse sentimento pequeno que habita a maioria de nós seres humanos. ..ele é diferente! e isso você nunca vai entender porque ainda não saiu de cima do palco e foi para tras das cortinas. A cena, o cênico só existe no palco que você inventou para produzir tão pequena peça!

  120. Alessandro disse:

    Bom. Na minha opinião. Nao Cabe eu criticar ou falar q o RC eh um tipo d pessoa. Eu não convivo cm ele. Eu não conheço ele. Nunca falei cm ele. Então como posso falar d um caráter, sendo q eu nao o conheço. Pra mil ele eh um bom goleiro. E achei ridículo falar q o chapéu q ele deu no michael leite foi pra humilhar o garoto. São coisas do jogo e pra mim se era melhor pro time e ele teve a capacidade d fazer. Se falar q da chapéu eh humilhar o adversário cm falta d respeito. Então ronaldinho gaúcho e os outro melhores jogadores q deram vários chapeis são soberbos. O próprio Alex q deu 2 chapéu um no zagueiro do são pai Paulo e outro no Rogério Ceni e fez o gol. Por causa disso ele eh soberbo? Chapéu só artes do futibol. E bonito d se ver.

  121. Adriano disse:

    AS MULHERES NÃO ENTENDEM NADA DE FUTEBOL MESMO, porque começaram agora a se enteressar por futebol. Mas marmanjo defendendo o Rogerio, isso não é coisa apenas de quem não entende de futebol. E’ uma mistura de “paixão pelo mesmo sexo e burrice futebolistica”. Meu, “que negocio é esse de que o Rogerio tem credito?” Goleiro tem que ser bom jogando com as mãos e não fazendo gols de vez em quando “e frangando sempre como faz o Rogerio”. Os apaixonados pelo Rogerio, que “não representam nem 1% da torcida do São Paulo que é apaixonada pelo time e não por jogador, falam do centesimo gol do Rogerio nas galinhas da marginal e não percebem que o Rogerio fez 100 gols em varios times, mas levou quase 100 somente das galinhas pretas. O Marcos do Palmeiras, jogou quase o mesmo tanto que o Rogerio jogou contra o corinthians e não tomou metade disso. O Rogerio Ceni é um goleiro fraco, prova disso é que nunca ganhou um premio de melhor goleiro nos campeonatos que disputou. Como pessoa, quem não o conhece pode se basear no fato dele nunca assumir seus erros. Sobre o Loyola Brandão: Os livros do Inacio de Loyola Brandão “não chegam a ser pessimos como os do FHC, do Sarney, e o do PARREIRA; mas não passam de livros ruins como os do Jô Soares. Ele está longe de ser Paulo Coelho, e anos luz de distancia do Jorge Amado, Machado de Assis e etc; mas nessa dele falar do Rogerio Ceni ele foi “tão bom quanto a Aghata Cristie”. Escreveu como se fosse o Armando Nogueira, mas escritor que fala que torce para a Ferroviaria é como jornalista que fala que torce pro boca junior. Deve entender mais de volei do que de futebol.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.