Advertisements
Anúncios

Jornalista goiano denuncia corrupção envolvendo dirigente da FIFA e ex-dirigente da CBFS

Por CLEUBER CARLOS

Já mostramos anteriormente o escândalo envolvendo o ex-vice Presidente da Confederação  Brasileira de Futebol de Salão – CBFS, Hideraldo Jorge Santana Martins na Organização e Realização do Mundial de Futsal FIFA 2008

Hideraldo é investigado pela Polícia Federal com suspeita de ter ficado milionário fraudando licitação e desviando os recursos do Convênio firmado pela CBFS com o Ministério dos Esportes para patrocínio do Mundial de Futsal 2008 realizado no Brasil.

O ex-dirigente se utilizou de empresas pertencentes a sua família – esposa e filhos para maquiar e manipular orçamentos e licitações. Entre as empresas usadas estão a Poly Promoções e Eventos que esta em nome de sua filha porém gerida por Hideraldo por procuração irrevogável e irrestrita. Esta em andamento na Policia Federal inquérito para investigar estas irregularidades.

Hideraldo usou suas empresas para simular orçamentos, ganhar licitações e comprovar despesas do Mundial Fifa.

Mesmo apos o Mundial, Hideraldo continuou usando as suas empresas de forma fraudulenta para prestar contas do dinheiro recebido pela CBFS através do convênio de patrocínio dos Correios

A falta de escrúpulos de Hideraldo nao teve limites. Agora fomos informados que o ex-dirigente desviou tambem recursos enviados pela FIFA para a organização do Mundial.

A entidade enviou diretamente para a conta do Comite Organizador Local (COL) presidido por Hideraldo, a quantia de 1,470 milhão de dólares.

Jaime Yarza Gerente Sênior da FIFA

O responsável pela liberação do recurso foi o Gerente Sênior da FIFA para Competições de Futsal e Beach Soccer o espanhol Jaime Yarza.

Porem quando o recurso da Fifa chegou aos cofres do Comitê, todas as despesas do Mundial ja haviam sido pagas com o dinheiro captado junto ao Ministério dos Esportes, Governo do DF e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Portanto não haviam mais despesas a serem pagas com este dinheiro. Tanto isto e fato verdadeiro que o Presidente da CBFS Aécio de Borba já havia devolvido aos cofres públicos mais de 3 milhões de reais referente ao dinheiro do Convênio não utilizado.

Ao invés de devolver o dinheiro para a Fifa ou então aplicar o recurso recebido no fomento do futsal brasileiro, Hideraldo se aliou a Jaime Yarza e resolveram então partir o bolo. Yarza mandou um emissario ao Brasil para receber uma parte (video abaixo) e o acerto final foi feito em Goiania no final do ano de 2008, dois meses apos o encerramento do Mundial.

Divulgamos com exclusividade o suposto video onde Hideraldo faz o acerto com o preposto do dirigente da FIFA.

Para acertar os detalhes finais da distribuição dos lucros, Hideraldo enviou passagens em classe Executiva de Zurich para o Brasil, para Yarza, sua esposa Isabel e os filhos Alex e Daniel. Yarza e família passaram o Natal e o Reveillon em um hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro.

Yarza passou ainda por Caldas Novas (cidade turística de Goiás, famosa pelas águas quentes) e por Bandeirantes (local onde Hideraldo mantém uma casa de 15 cômodos a beira do Rio Araguaia) entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2008. Para estas viagens Hideraldo transportou Jaime Yarza e seus familiares em seu aviao particular, devidamente acompanhado pelo Sr Emir Silva, Gerente Executivo do Comitê Organizador Local do Mundial.

Para fazer esta viagem de acerto, Hideraldo e seu sócio gastaram mais de 150 mil reais entre passagens aéreas, hospedagem, alimentação e demais despesas. Dinheiro este originado da partilha do dinheiro recebido da FIFA.

Para prestar contas a FIFA do dinheiro recebido, Hideraldo supostamente usou as mesmas notas fiscais e comprovantes de despesas apresentadas ao Ministério dos Esportes, documentos emitidos por suas empresas – Poly Promoções, Hicatur, Casa Sabor e Flor.

Fiel ao principio do bom jornalismo, este blog enviou questionamento ao Sr. Jaime Yarza e ao Sr. Hideraldo sobre o assunto, dando oportunidade dos mesmos apresentarem defesa. O Sr. Jaime Yarza ate o presente momento nao se manifestou. O Sr. Hideraldo enviou email de resposta porem nao esclareceu os principais questionamentos, principalmente quanto ao repasse da FIFA e tampouco esclarecendo quem pagou as passagens e hospedagens do Sr. Jaime Yarza e familiares durante a sua estada no Brasil. O Sr. Hideraldo tambem teve oportunidade de esclarecer como feita a prestacao de contas do valor enviado pela FIFA porem esta questao nao foi respondida.

Segue abaixo copias das passagens utilizadas por Jaime Yarza e seus familiares e um vídeo gravado por Hideraldo de acerto entre ele e um  preposto de Jaime Yarza. Por qual motivo que Hideraldo teria gravado este vídeo? Com qual intenção? O que foi feito com esse dinheiro? De onde veio? Para que e para quem foi?

HIderaldo 1 HIderaldo 2 HIderaldo 3

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

2 comentários sobre “Jornalista goiano denuncia corrupção envolvendo dirigente da FIFA e ex-dirigente da CBFS

  1. Dizem por aih que o boga do Tadeu virou uma especie de playground na Bolivia, todo mundo brigou um pouquinho. Os Gayvioes da Fielix confirmam esta informacao?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: