Advertisements
Anúncios

Sobre os médicos cubanos no Brasil

lula fidel

É grande a polêmica criada pela chegada dos médicos cubanos que, a princípio, seriam a solução paliativa para o atendimento em locais que haveria dificuldade ou falta de profissionais no Brasil.

Principalmente pelo gravíssimo absurdo de não passarem pelo sistema de revalidação de diploma, exigência que é Lei na medicina nacional.

Mas, vamos lá.

Digamos que todos os médicos cubanos sejam, de fato, excelentes profissionais e que ajudem realmente a amenizar os problemas de municípios em estado de calamidade no que diz respeito à saúde.

Mesmo assim, como conseguirão atuar nesses lugares sem o mínimo de recursos, segundo se fala, de equipamentos e profissionais adequados para assessorá-los ?

É algo que precisa realmente ser esclarecido ou, melhor, resolvido.

Mas, a questão que mais está deixando a população de cabelos em pé, a da transparência, se colocada em prática, certamente evitaria grande parte da rejeição do projeto.

O Governo tem a OBRIGAÇÃO de revelar a todos nós quanto do dinheiro enviado a Cuba por cada médico será repassado os profissionais de medicina.

Sim, porque levando-se em consideração que a ilha de Fidel Castro costuma pagar míseros R$ 100 mensais, em média, para a maioria deles, com os R$ 10 mi enviados por cada profissional a impressão que fica é a de que encontrou-se uma maneira de enviar dinheiro brasileiro para ajudar os governantes cubanos, com a desculpa do evento médico em questão.

Uma espécie de “lavagem de dinheiro”, ou pelo menos, um sistema semelhante de atuação, em que os médicos serviriam como “escravos” da operação, mesmo que muitos deles até não se sintam assim no exercício do ofício.

Se o Brasil não exigir de Cuba, e dos médicos, uma prestação de contas limpa e cristalina, terá que aceitar a desconfiança de todos, população, imprensa e até outros países, que, certamente, monitoram a operação.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: