Por ALBERTO MURRAY NETO
Com a recente eleição de Ary Graça para presidir a FIBV lí que ele é o segundo brasileiro a ocupar a presidência de uma Federação Internacional, sendo João Havelange o primeiro, quando em 1974 assumiu a FIFA.
Ambas informações estão erradas.
O primeiro brasileiro a presidir uma Federação Internacional foi Antonio dos Reis Carneiro, eleito para a presidência da Federação Internacional de Basquete (“FIBA”) em 1960 e tendo ocupado o cargo até 1968.
Reis Carneiro foi uma pessoa muito importante para o basquete mundial, tendo ocupado várias posições de destaque na FIBA antes de assumir a presidência.
Reis Carneiro é um dos brasileiros que integram o seleto Hall of Fame da FIBA.
Ele foi, também, um dos fundadores da Confederação Brasileira de Basquete e Secretario Geral do Comitê Olímpico Brasileiro.
Indesculpável que o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Vôlei não tenham se manifestado corrigindo a informação.
Talvez sequer saibam disso.
Ou prefiram mesmo ocultar a história.
A CBB publicou em setembro do ano passado uma tímida nota esclarecendo a questão.
Mas não exigiu do COB e da CBV, publicamente, que retificassem a informação que rapidamente se alastrou nos meios de comunicação.
A CBB deveria, em defesa da memória do basquete brasileiro, ter sido enfática no esclarecimento do assunto.
Em não o sendo, a nota publicada em seu site teve repercussão perto de zero.
Portanto, até hoje, os três brasileiros a ocupar a presidência de uma Federação Internacional desportiva são, pela ordem:
– Antonio dos Reis Carneiro – Presidente da FIBA de 1960 a 1968;
– João Havelange – Presidente da FIFA de 1974 a 1994; e
– Ary Graça – Presidente da FIVB a partir de 2012.