Advertisements

Comparar sem parar

Trecho da Coluna de JUCA KFOURI, na FOLHA

É da natureza humana fazer comparações, mesmo as mais sem sentido e despropositadas

DI STÉFANO OU PELÉ?

Pelé ou Maradona?

Messi ou Pelé?

Desde que me dou por gente que ouço gente fazendo essas perguntas, fazendo comparações entre o gênio brasileiro e os três gênios argentinos.

Único denominador comum? Ele, Pelé. O que por si só já deve dizer alguma coisa.

A favor das duas primeiras comparações está que os três foras de série já encerraram suas carreiras, diferentemente de Lionel Messi com, no mínimo, e tomara, mais dez anos pela frente.

Alfredo Di Stéfano jogou até os 40, e Pelé e Diego Armando Maradona jogaram até os 37.

Nem Di Stéfano nem Maradona têm números que se possam comparar ao do Atleta do Século 20, mas isso também não tem tanta importância, embora não seja pouco apontar os mais de 1.280 gols do Rei e seus cinco títulos mundiais.

(Por favor, não me venha com os gols contabilizados para Pelé pela seleção do Exército: foram só 15. Se quiser, tire-os da contagem.)

Messi pode vir a superá-lo sem ter todas essas marcas, por tão espetacular que é, tão eficaz e participativo tem sido ao longo das temporadas que disputa com brilho extraordinário.

Messi pode, por herético que pareça. Pode, mas ainda precisa mostrar que é tão completo, capaz de tantas proezas e por tanto tempo.

Simples assim.

Até lá, continuarão as comparações, como até hoje há quem discuta se Emilinha Borba cantava melhor que Marlene, se Fred Astaire dançava mais que Gene Kelly ou se Zico era superior a Sócrates, apesar de Falcão ser ainda mais jogador que ambos.

Aliás, tomara que Messi continue a dar motivo para as comparações, o que apenas fará a delícia de quem não perde jogos dele.

Delícia ainda maior ainda para quem também não perdia os do Rei Pelé -modestamente, situação deste que vos escreve.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: