Advertisements

Libertadores?

Da “FOLHA”

Por JOSÉ ROBERTO TORERO

“A Taça Libertadores da América bem que poderia se chamar Ditadores da América”

Sábio leitor, sabida leitora, futebol também é cultura. Tanto que alguns professores de história estão aproveitando o começo do campeonato sul–americano de clubes para explicar quem são os tais Libertadores da América.

Eu ainda me lembro de alguma coisa das aulas de dona Clotilde. Por exemplo, que os libertadores são os líderes do movimento de independência na América do Sul. E que seus nomes são: Bernardo O’Higgins, Antonio José Sucre, Simón Bolívar, San Martín e D. Pedro 1º.

O curioso é que alguns dos libertadores se transformaram em ditadores. Ou quase isso.

Por exemplo, Bernardo O’Higgins governou com plenos poderes até que o Chile ficou desacreditado no exterior por falta de instituições democráticas. Então ordenou que os governadores enviassem deputados para a formação de um congresso. Mas não qualquer deputado, e sim os que ele já havia escolhido prévia e secretamente. Então O’Higgins, fazendo teatro, renunciou frente ao congresso, que, por unanimidade, rejeitou seu pedido e confirmou seu mandato de Diretor Supremo.

O nosso D. Pedro 1º dissolveu a Assembleia Constituinte que queria diminuir seus poderes. E de um modo nada sutil: cercou-a com soldados e canhões. Depois ele mesmo, com a ajuda de sua camarilha, elaborou uma constituição. Foi quando instituiu o Poder Moderador, que era exercido exclusivamente por ele e se colocava acima dos outros três poderes, tornando-o praticamente um ditador.

Por fim, Simón Bolívar, quando governava o Peru, em 1826, decretou que os colégios eleitorais das províncias deveriam aprovar a constituição elaborada por ele mesmo, que por coincidência o nomeava como Presidente Vitalício do país.

Ou seja, os três obrigaram seus congressos a mantê-los no poder.

Assim, em vez de Libertadores, a taça subcontinental bem que poderia se chamar Ditadores da América. E talvez combinasse mais com o presidente da Conmebol. Afinal, Nicolás Leoz está há nada menos que 25 anos no poder.

Uma outra coincidência é que Leoz e os tais libertadores gostam de títulos pomposos. O’ Higgins foi chamado de Diretor Supremo, Bolívar, de Presidente Vitalício, e D. Pedro 1º, de Defensor Perpétuo do Brasil.

Já Leoz, segundo David Triesman, ex-presidente da Federação Inglesa de Futebol, pediu o título de Cavaleiro do Império Britânico em troca de seu voto para que Londres sediasse a Copa de 2018.

Todos querem o título da Libertadores, e os libertadores também querem seus títulos.

Facebook Comments
Advertisements

26 comentários sobre “Libertadores?

  1. DR FRANCISCO TERRA

    Que bosta de palmeirense é esse tal Osvado SEP ?
    O conheço de varios carnavais. Ele foi expulso do sote POL por ser isso que ee é aqui neste blog: um farsante.
    Esse aí leu que o herbicida era para aplicar na planta e eele aplicou na planta do pé.
    Por isso é um perdedor, com o qual ja perdi as esperanças.

    DR FRANCISCO TERRA. PALMEIRENSE NATO.

  2. Parkinson Jorge

    O problema que os ditos jornalistas, principalmente, esportivos usam uniforme de clube por baixo.

  3. Parkinson Jorge

    Um dos males do Brasil foi ter sido colonizados pelos portugueses,
    que vieram so para surrupiar as riquezas e matar indios. Isso virou regra no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: