Advertisements

Justiça garante o Natal da CBF

É de conhecimento geral da população de todo o planeta que Ricardo Teixeira e João Havelange receberam propina da ISL e depois tiveram que passar pelo constrangimento de devolvê-la, num acordo com a Justiça Suíça, para que não tivessem seus nomes divulgados.

Não contavam, porém, com o eficiente trabalho do jornalista britânico Andrew Jennings, que além de ter acesso à decisão e divulgá-la pela BBC, dispôs-se, com a coragem habitual, a depor no inquérito brasileiro.

Investigação esta aberta a mando do Ministério Público Federal que, evidentemente, encontrou indícios suficientes para abri-lo.

Porém, ontem, numa decisão pra lá de suspeita, uma desembargadora de nome Nizete Lobato Carmo decidiu trancar o processo.

Alegou que um inquérito anterior, que tratava do mesmo caso, já havia sido arquivado, e que, neste, não havia novos fatos a serem investigados.

Situação esta que sabemos não ser verdadeira.

Até porque, ninguém sabia, ao certo, embora desconfiava-se, quem eram os recebedores da propina, fato que ficou evidenciado após a devolução da mesma.

Realmente o trabalho da corregedora Eliana Calmon faz-se cada vez mais necessário num setor da sociedade claramente comprometido com aqueles que infelicitam nossa população diariamente.

Facebook Comments
Advertisements

34 comentários sobre “Justiça garante o Natal da CBF

  1. Augusto Mello

    Paulinho, a própria justiça da Suiça falhou. Como podem ter recebido propina e devolver sem serem molestados judicialmente? Parece coisa de Brasil. Aqui, o cara é pego por desvio de dinheiro e o que acontece com ele? Nada. Além disso, ninguém mais vê a cor do dinheiro também. Em relação à justiça, já não acredito mais em nada. Estão todos envolvidos na lama da corrupção. Que venha a ditadura novamente.

  2. MRV

    Augusto, em relação a justiça suíça não significa que ela falhou, o que ocorre que lá a lei permite o encerramento do processo através desse acordo.
    A justiça lá fez o papel dela que é justamente cumprir a lei, o que temos que criticar é o papel da justiça brasileira, que ao invés de cumprir a lei julga conforme interesses.
    A lei pode não ser justa, mas a justiça cabe cumprí-la, o papel de modificar as leis é do poder legislativo. Nunca o judiciário pode fazer o que vem fazendo por aqui, que é legislar (o STF recentemente fez isso) e julgar pelo “bem maior” (ao judiciário cabe garantir o cumprimento das leis).

  3. MRV

    Paulinho,

    O argumento da desembargadora é terrível, argumenta que já houve uma investigação anterior encerrada e que não surgiram fatos novos.
    Ora, considero que o maior fato novo é justamente que o judiciário brasileiro está passando por sua maior crise na história. Sabemos que grande parte da justiça é tão ou mais corrupta do que os demais poderes. A politização da justiça, seja através das indicações de ministros sem capacidade ao STF, ou mesmo de juízes julgando conforme os interesses do Poder Executivo conseguiu afundar o poder judiciário. O enfraquecimento dos demais poderes só interessa ao Poder Executivo, para poder fazer o que bem entende, sem ser confrontado pelos outros poderes. O primeiro poder a ser enfraquecido foi o legislativo, que hoje é considerado por todos um esgoto a céu aberto, agora o judiciário indo para o mesmo caminho, preparem-se os prefeitos, governadores e presidente poderão fazer o que quiser que não serão incomodados, basta apenas dar alguns agrados aos outros.
    Considero o caso do estádio em Itaquera um exemplo disso, pois o que foi feito pela prefeitura é completo de irregularidades, tanto que a juíza em sua decisão nem se pronunciou sobre isso, ela alegou pelo bem maior, infelizmente isso mostra o quanto nossa justiça é subserviente ao poder executivo. (Lembrando que o processo foi “passear” em Brasília, sendo que a União nem era citada nele.)
    A Eliana Calmon se realmente tem vontade de limpar o poder judiciário terá sérias dificuldades, ou não durará muito tempo no
    cargo.

    Infelizmente essas coisas fazem perder qualquer esperança de que esse país se torne um lugar justo, pois no momento que o Poder Judiciário deixa de julgar através das leis e da Constituição e passa a julgar por força de interesses, torna-se impossível esperar pela Justiça!

  4. ANDRADE BRASILEIRO NETO

    EXORTAÇÃO NATALINA AO DOUTOR FRANCISCO TERRA AZAINHO

    SENHOR FRANCISCO TERRA AZAINHO, É ANDRADE BRASILEIRO NETO QUEM RETORNA DAS MINAS GERAIS BRASILEIRAS EM MAIS UMA MISSÃO BENEMÉRITA EM PROL DAS VÍTIMAS DAS PRECIPITAÇÕES QUE ASSOLARAM AQUELE ESTADO E APROVEITA O ENSEJO PARA EXORTAR O SENHOR À RAZÃO.

    FRANCISCO TERRA, FAZ-SE NOTÓRIO QUE LUTAMOS JUNTOS DURANTE ANOS.

    COMBATEMOS O MAL SEMPRE EM NOME DA VERDADE ESPOSADA PELO PERIODISTA QUERIDO DE DEUS E DA VERDADE, ANDRADE PRADO.

    O QUE ATINGIA AO SENHOR ATINGIA OUTROSSIM A ANDRADE BRASILEIRO NETO NESSE ÍNTERIM, E O CONTRÁRIO ERA VERDADEIRO.

    ÉRAMOS COMO DOIS IRMÃOS, UNIDOS EM ESPÍRITO, EM CORAGEM, EM PERSEVERANÇA, EM PENSAMENTO.

    POR ESSAS E POR OUTRAS ANDRADE BRASILEIRO NETO CONFESSA: CALOU FUNDO NO ENORME CORAÇÃO DE ANDRADE BRASILEIRO A TRAIÇÃO SEM MOTIVO PROMOVIDA PELA SENHOR.

    O QUE FOI FEITO DAQUELE VALOROSO VARÃO, QUE PELA HUMANIDADE DARIA A VIDA, SE NECESSÁRIO FOSSE?

    O QUE FOI FEITA DA NOBREZA DE CARÁTER DE UM DOUTOR QUE PELO POVO, E TÃO-SOMENTE PELO POVO MANTINHA-SE ERECTO, A DESPEITO DE PETARDOS DE INVEJA, MENTIRA E MALEDICÊNCIA QUE AMIÚDE O VIESSEM A ALVEJAR?

    COMO, DOUTOR FRANCISCO TERRA AZAINHO, O SENHOR PODE CHEGAR A DENEGRIR SUA AMADA PLÊIADE, INSTITUIÇÃO PELA QUAL ANDRADE BRASILEIRO NETO CHEGOU A FALECER E REVIVER EM NOME DE DEUS E DE ANDRADE PRADO?

    POR QUE, DOUTOR FRANCISCO TERRA, O SENHOR ALIOU-SE À MENTIRA, À CALÚNIA, A DESCLASSIFICADOS MORAIS E INTELECTUAIS DO NÍVEL DE UM VERME, COMO “VURGO”, DESMASCARADO NESTE MESMO ESPAÇO POR ANDRADE BRASILEIRO NETO, DEIXANDO PARA TRÁS HOMENS DOS QUILATES DE ERATÓSTENES, JOE MAGNO E ANDRADE BRASILEIRO NETO?

    POR TUDO ISSO, DOUTOR FRANCISCO TERRA, ANDRADE NETO CONCLAMA O SENHOR À RAZÃO E AO CORAÇÃO: TORNE SEUS OLHOS À LUZ!

    EXPULSE O MALSÃO QUE ESPREITA A VIDA DOS JUSTOS COM O FITO DE TENTÁ-LOS E COLOCÁ-LOS EM MAUS LENÇÓIS PERANTE DEUS.

    TORNE AOS REGAÇOS DA PLÊIADE SEVERIANO CASTRO NESTE NATAL.

    OLVIDE A TENEBROSA EMPREITADA DESTA EXECRÁVEL TRILOGIA, EM QUE POUCO DO QUE ESTÁ SENDO DITO CORRESPONDE À VERDADE.

    DEIXE-SE, ASSIM COMO O PERIODISTA-MOR, ENOVELAR-SE PELO ESPÍRITO NATALINO E PEÇA PERDÃO DE JOELHOS A ANDRADE BRASILEIRO NETO, JOE MAGNO E ERATÓSTENES!

    TORNE AO LUGAR QUE É SEU DE DIREITO, DOUTOR!

    A PLÊIADE AGUARDA ANSIOSAMENTE A SUA TOMADA DE POSIÇÃO.

    OBTEMPERA ANDRADE BRASILEIRO NETO, VERITAS VINCIT

  5. Nabor de Curitiba

    Tem é q quebrar tudo, somente ai a coisa vai funcionar e esses “deuses” vão ter PT na cueca(perda total), os caras fazem o q quer e ninguem faz nada…….o negocio é começar quebrar tudo.Mais uma coisa é certa qdo chegar a hr falar com o HOMEM MAIOR te garanto vão ter o q merecem.

  6. Augusto Mello

    MRV, então na Suiça é pior do que no Brasil, pois lá, além desse acordo, eles utilizam a lei da mordaça e nada pode ser divulgado. Concordo com você em todos os aspectos relacionados à justiça brasileira. Perdi a fé e a esperança nesse país. Isso se tornou um país de ninguém. Resta agora, o povo sair as ruas e se manifestar. Coisa que não acredito, pois o brasileiro é acomodado demais.
    Você enalteceu a Eliana Calmon, saiu hoje que ela recebeu mais de R$ 400 mil reais para pagamento de moradia. É tudo farinha do mesmo saco.

  7. Augusto Mello

    Paulinho, uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas trata de justiça. Como que, o Andres Sanchez está licenciado do cargo de presidente do Corinthians, por ter assumido a diretoria de seleções da CBF e ainda continua ativo na negociação com o Cruzeiro para contratar Montillo e outros jogadores? Isso é imoral e mostra o caminho que vai ser as próximas convocações para a seleção. Isso se ele não prejudicar clubes que, diretamente estejam na disputa por algum campeonato, justamente com o Corinthians. Dá pra confiar numa coisas dessas? Eita, Brasil!

  8. Jack

    Paulinho, deixo-lhe a sugestão de fazer uma homenagem-apoio à Exma. Sr.ª Dr.ª Corregedora Eliana Calmon.

    Na minha humilde opinião técnico-jurídica, a decisão do STF está correta quanto às competências constitucionais do CNJ. De fato, não há previsão expressa ou implícita na Constituição de o CNJ ser competente para investigar irregularidades que dão ensejo a processo disciplinar contra Magistrados ou instaurar de início estes processos.

    Porém, o CNJ tem competência constitucional expressa, dentre outras coisas, para fiscalizar irregularidades que dão ensejo a processo disciplinar contra Magistrados; processar e julgar em 2ª instância recursos em processos disciplinares contra Magistrados instaurados nas Corregedorias dos Tribunais, salvo do STF; terminar de processar e julgar em 1ª instância processos disciplinares contra Magistrados já instaurados nas Corregedorias dos Tribunais que tenha avocado; desconstituir ou rever atos administrativos que considere ilegais praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, salvo do STF.

    Para mim, a fim de não ofender ao princípio da segurança jurídica e de não invadir a competência constitucional de legislar do Poder Legislativo, o STF, por mais boa intensão que seja, jamais deve julgar contra legen, contra a letra da Constituição. Deve-se sim o povo exercer seus direitos de cidadania e cobrar o Congresso Nacional, até fazê-lo efetivar, a mudança essencial (na Constituição ou na Lei) que seja, para o melhor combate possível às injustiças de qualquer ordem e o combate à corrupção e os crimes de qualquer espécie dentro de sua devida gradação.

    Pelos resultados sociais benéficos apresentados nesses últimos anos pelo CNJ no desempenho de funções de investigação e instauração inicial de processos disciplinares contra Magistrados em 1º instância, nada mais legítimo e salutar seria uma forte reivindicação popular para que o Congresso Nacional aprovasse Emenda Constitucional hábil a acrescentar estas inestimáveis funções à competência constitucional do CNJ, para que este possa continuar, agora licitamente, a ter o mesmo poder de prevenção e de combate à corrupção que tanto limita e desvirtua o Poder Judiciário na sua função social de “dar direito a quem tem direito”.

  9. Raphael Natal

    Nunca os adversários do Curinthians terão tantos jogadores convocados para seleção brasileira. Basta a seguinte situação: jogo da seleção na mesma data de um jogo do campeonato brasileiro onde o Curinthians esteja disputando a liderança ou até pra não cair. Aliás isto já aconteceu este ano. Andrés salvação do futebol….dos adversários.

  10. Luisao

    Gosto muito de frequentar este blog. Aqui se reúnem sábios juristas, capazes de julgar atos de Desembargadores, Ministros do STF, julgar méritos das ações da Justiça Internacional, enfim são capazer de julgar, condenar ou absolver, de forma mais correta que todos os Juzes togados da humanidade.

  11. Carlitus

    Dizem que a justiça é cega, mas a (in)justiça brasileira enxerga muito bem quando seus interesses corporativos são molestados.

  12. MRV

    Na verdade se reunem pessoas indignadas com a falta de ética de muitas pessoas aqui do Brasil, o que não parece ser o seu caso.
    Talvez nosso país seja o paraíso dos corruptos, pq são poucos que se indignam com isso, grande parte dos brasileiros se preocupa com coisas mais importantes, como a gravidez de alguma atriz ou a lua-de-mel de alguma celebridade.
    Aqui ninguém está julgando, e sim questionando, até pq todas as decisões judiciais devem ser embasadas, o que não vem ocorrendo com muita frequência.

  13. MRV

    Na verdade eu disse que ela teria dificuldades, e vejo uma delas será justamente mostrar se participava ou não do esquema.
    Infelizmente não vejo chance de limpeza nas instituições, pois o padrão ético brasileiro é muito baixo, os políticos são o reflexo dos cidadãos do país.
    Sem uma melhoria significativa na educação, não dá para pensar em um futuro diferente!

  14. Luisao

    Concordo em grande parte com o que escreveu em várias respostas (?) que deu nos comentários, porém não vejo lógica em questionar julgamentos de qualquer Juiz sem analisar processos e /ou ter mais conhecimento jurídico sobre os fatos.
    No Brasil, basta ver os comentários dos blogs, as pessoas se acham (?) no direito de chamar os outros de ladrões, canalhas, corruptos e assim por diante, dando esta pecha definitiva baseado em apenas “li a manchete de um jornal ou ouvi uma discussão num boteco da esquina.
    Como vc. aparentemente é uma pessoa culta, gostaria que informasse a todos, se algumas destas pessoas que vou relacionar e são comumente ofendidas e acusados dos maiores crimes, tem alguma condenação definitiva, se não tem condenações, todas as pechas são crimes de calúnia e difamação.
    Ricardo Teixeira, André Sanches, José Dirceu, Sarney,, eu poderia enumerar outros….mas ficamos por aqui,

  15. Ricardão

    Eliana Calmon, meu caro, não é nenhum modelo de virtude, muito pelo contrário, bastou pouco para o nome dela aparecer hoje em todos os orgãos de imprensa associado a fatos escusos: “Corregedora do CNJ recebeu R$ 421 mil de auxílio-moradia – Eliana Calmon recebeu R$ 421 mil de auxílio-moradia”.
    E aí? A questão talvez não seja quem É podre e sim quem seja MAIS ou MENOS podre nessa estória.
    Certeza mesmo é que não tem santo nenhum… Here, there and everywhere… podre!

  16. João do Rio

    Vide as privatizações, em que vendemos quase tudo, financiamos os gringos e ainda meteram a mão, saldo: pagamos pra vender o patrimônio da nação.

  17. Edson

    Ow Luisão vai tomar no seu cuzāo e para de lamber botas de bandidos com esse seu papinho politicamente correto. Até as pedras sabem que RT e bandido, o próprio já admitiu isso, e não precisa nenhum magistrado corruto pra comprovar isso.

  18. MRV

    Sobre os nomes que você citou, ao invés de responder vou fazer um questionamento que talvez explique o pq deles não terem condenação.
    Me diga o nome de 10 pessoas com poder e dinheiro que tenham sido condenadas (definitivamente) aqui no Brasil.
    Se você tiver dificuldades em responder talvez indique que no Brasil tendo dinheiro e poder você consegue empurrar com a barriga qualquer processo.
    Infelizmente vivemos num país onde a justiça nunca será plena, pois está completamente tomada pela corrupção.
    As críticas que já fiz a decisões judiciais são justamente pelas mesmas não estarem baseadas em leis, que é a obrigação de qualquer juíz. Eu costumo procurar outros processos julgados pelo mesmo juíz e comparar a forma da decisão, justamente para exemplificar a coerência ou falta dela em algumas decisões. A mesma juíza que julgou os processos contra a prefeitura pela concessão dos benefícios fiscais aos envolvidos na construção do estádio, onde ela em nenhum momento apresentou argumentos quanto a legalidade (utilizou apenas argumentos políticos), em julgamento de um processo quanto a troca imediata de celulares com defeito ela disse que a nota técnica não teria força de lei, no que concordo com ela. Meu questionamento é justamente na falta de critério, pois esse caso seria de maior interesse a população do que no que tange a construção de um estádio.
    Infelizmente é fácil identifiicar quando uma decisão judicial busca atender a outros interesses. O que digo é que a pressão pelas quais alguns magistrados passam os impossibilita de serem independentes e julgarem conforme a lei determina.
    Gostaria de agradecer pela forma como você respondeu, de forma educada e com argumentos, entendo sua posição, a minha discordância é justamente por não acreditar mais na justiça. Alguns anos atrás eu também não concordava com questionamentos a decisões judiciais, entretanto cada dia aparecem mais informações quanto a podridão dos tribunais. O simples fato do presidente da república indicar os ministros do STF, e ainda nunca algum nome ter sido vetado pelo Senado, demonstra o quão frágil é esse modelo. A última indicação ao STF demonstrou que o pré-requisito que é notório saber jurídico não foi cumprido uma vez que a “indicada” não soube responder a diversos dos questionamentos, e um dos senadores que apoiava a indicação dela acusou os outros de fazerem pegadinhas. Ora essa, se num vestibular existem pegadinhas exatamente para avaliar as condições dos candidatos, pq numa sabatina deveria ser diferente?

  19. MRV

    Luisao,
    Como não é possível responder a sua “tréplica”, coloquei uma resposta logo abaixo da minha!
    Abraço

  20. Luisao

    Amigo: Se nós não confiarmos na honorabilidade e saber jurídico dos Ministros da Suprema Corte, só nos restas eleger(?) um Cacique para determinar através do “ritual da fumaça” o que é certo ou errado.
    Evidentemente não desconheço que possa existir venda de sentenças ou coisa parecida. Somos um dos Países mais corruptos do mundo.
    Jamais tive a pretensão de defender qualquer corrupto ou ladrão, seja ele quem for. No Brasil, acusa-se pessoas em sem provas, por ouvir dizer e coisas assim. Veja o caso do Ricardo Teixeira (jamais vi mais gordo ou magro), o dito cujo tem na CBF, uma carreira absolutamente vitoriosa em todos os aspectos, Sofre acusações de toda ordem, dizem, que rouba (?), se rouba de quem? Que eu saiba não existe nenhum processo criminal em andamento contra ele. O dito cujo é eleito democráticamente pelas federações e clubes , as quais seriam as únicas “supostas” vítimas dos “supostos” roubos praticados pelo tal do RT. Porque elas não denunciam os “tais roubos” – Imagino que a resposta não seja a “rasteira”, “todos os “cartolas são corruptos”.
    Como a CBF movimenta bilhões, as acusações são sempre de grupos que querem o poder, mas não tem nenhuma expressão, além de blogs ou programas de Tv e rádio de audiência quase nula.
    Em relação a punição a culpados poderosos, posso enumerar vários, talvez centenas. Mais de 1 Prefeito é cassado por dia no Brasil, Juzes, Desembardores, Promotores ESTÂO na cadeia, O Brasil mesmo lentamente está mudando. A Presidente Dilma no seu discurso de fim de ano ressaltou isso.
    Um abraço.

  21. MRV

    Luisao,
    Gostei de debater com você, sempre com educação e argumentos. Não tenho a pretensão de te convencer e pelo que percebi o mesmo ocorre com você.
    Concordo que existe um denuncismo exagerado aqui no Brasil, mas isso acredito que ocorra justamente pela falta de punição e até mesmo de uma ineficiência nas investigações.
    O simples fato de associação de juízes, alguns desembargadores, é outros integrantes do judiciário aceitarem alguns agrados de entidades como a própria CBF (entre outras empresas que tem a mesma prática) gera uma certa desconfiança quanto aos julgamentos realizados. Por isso que não confio nos resultados dos processos que foram encerrados contra ele. Os agrados aos quais me refiro como exemplo são viagens para Copa e patrocínios de eventos de juízes (fatos esses que não foram negados por nenhuma das partes).
    O problema que vejo é que a CBF utiliza e representa o país, situação essa em que não considero os clubes e federações como únicas vítimas. O que falta é uma melhor definição do papel de instituições na fiscalização desse tipo de instituição. Além disso a Copa do Mundo é um bom exemplo da proximidade entre CBF e governos. Se a CBF é organizadora da Copa pq a conta fica para o contribuinte? Ou pq o governo tem menos poder de decisão do que a CBF nesse evento?
    Confesso que nunca tinha lido com atenção a seus comentários no blog, mas passarei a reparar até para discutirmos mais vezes.
    Abraços e um feliz Natal!

    Paulinho, acredito que foi um exemplo de discussão entre leitores do seu blog e que esse seja um dos seus objetivos. Infelizmente o nível nem sempre é esse, espero que sirva de exemplo para discussões mais civilizadas. Abraços!

  22. Luisao

    Obrigado. A boa discussão é uma grande escola, o debate enobrece, os pontos conflitantes iluminam o diálogo.
    Boas festas.
    Um abarço.

  23. Luisao

    PS.- A Copa, o maior evento esportivo do Planeta, é dirigido EXCLUSIVAMENTE pela FIFA. Como ela é apolítica e laica, tem mais membros que a ONU. Na minha opinião foi uma vitória maiúscula a CBF conseguir trazer para o Brasil este fantástico evento. Leio diáriamente nos comentários de leigos, como eu, que vão superfaturar, roubar, etc.etc. – até agora NENHUMA DENÚNCIA DE SUPERFATURAMENTO DE NADA, mas não adianta, essa ladainha de dinheiro público no Itaquerão não para. Houve uma isenção PARCIAL de impostos para estimular o desenvolvimento de uma região, como NESSE MOMENTO está havendo isenção/redução de impostos para Geladeira, fogões, lavadoras, carros, etc. etc. etc. para estimular a economia do País e garantia de empregos. É a mesma coisa.

  24. MRV

    Luisao,
    Sobre Itaquera irei discordar, pois conheço bem desse assunto.
    Quando falamos em isenção de impostos para geladeiras, carros, etc, falamos da redução de impostos que só existem com a produção deles, daí sim a justificativa do termo isenção-fiscal. Além disso, a isenção-fiscal justifica-se pelo carater igualitário entre todos os beneficiados, o Administrador público dá o benefício a uma linha de produtos, e nunca a um fabricante especificamente.
    No caso de Itaquera, o que está sendo feito não é simplesmente a isenção dos impostos gerados pela obra, ou dos materiais de construção. Ela ultrapassa isso, o que ocorre que é um % do valor que está sendo investido (no caso 40%), será devolvido aos investidores em títulos públicos para abatimento de despesas com a prefeitura.
    Sabe algo grave nisso? Essa lei é específica para o Corinthians/Odebrecht/Fundo Imobiliário q está sendo criado. Ferindo o carater da impessoabilidade da lei.
    Existe uma lei semelhante para a região, porém ela era específica para pequenas e médias empresas e o valor máximo estabelecido é bem mais baixo, fazendo com que a própria empresa abata esses valores e não venda no mercado. No caso do estádio esses títulos serão vendidos (bancos são maiores interessados na compra), comprando com um deságio e serão utilizados no abatimento de outros impostos que NADA tem a ver com a construção do estádio. Isso fará com que o orçamento da prefeitura apresente um valor que não entrará em caixa, e os maiores prejudicados serão os funcionários municipais. Exemplo: um banco tem a pagar 400 milhões de ISS no ano, ele compra esses títulos por 350 milhões, e abate 100% do valor dos impostos, a prefeitura deixa de receber 400 milhões, o banco economiza 50 milhões, e o Fundo Imobiliário arrecadou esse dinheiro. Esse imposto seria arrecadado pela prefeitura independente da construção do estádio.
    Mas o que considero mais grave é que não como garantir que o valor declarado na construção é o que realmente será gasto, permitindo assim que se infle o valor justamente para que o valor dos títulos atinja o máximo estabelecido (420 milhões + Juros e Correções) e a prefeitura acabe bancando um valor importante da obra.

  25. Luisao

    Amigo: Desconhecia estes meandros, tudo o que eu li não me levou a entender como uma lei casuística. A analogia que fiz em relação a isenção de impostos para a linha branca e automóveis e o estádio do Corinthians (não torço para nenhum clube), foi pela geração de empregos diretos na construção, me parece mais de 1.000 e deve gerar pelo menos mais 2.000 indiretos pelos fabricantes de matéria prima para a construção.
    Pelo que li, o estádio originalmente projetado, 45.000 lugares, custaria algo em torno de R$ 450 milhões, facilmente “pagável” com a venda do “naming” do estádio e algumas outras ações de marketing, etc.
    Para sediar a abertura da Copa, houve uma necessidade de adequar aos padrões FIFA, acabamento, tribunas, Áreas de imprensa gigantesca, elevadores, ar condicionado, áreas VIP, as quais fizeram o estádio praticamente dobrar de preço.
    Pelo que eu li na imprensa séria a renúncia fiscal de R$ 420 milhões será infima em relação aos benefícios federais a fundo perdido que a Cidade está recebendo e arrecadação de impostos.
    Um abraço.

  26. MRV

    Tranquilo, realmente o que eu li também levaria a esta impressão, mas como conheço funcionário da secretaria das finanças do Município, sei bem sobre o assunto.
    A arrecadação de impostos municipais geradas pelo turismo em SP hj é inferior ao que será gasto pela prefeitura, e a abertura da Copa em SP não representa mais do que o número de eventos existentes hoje.
    Isso sem contar que a crise Européia pode se tornar um problema para a Copa, pois os europeus representam a maioria dos turistas nesse evento.
    O investimento em infra-estrutura eu sou completamente favorável, mas isso independeria da Copa do mundo, aliás pelo que vejo será entregue muito menos do que o prometido nessa parte, pois o poder público está gastando muito com estádios, papel esse que poderia ser desempenhado por entes privados.
    Infelizmente mais uma vez estamos assistindo ao governo ter que investir em coisas das quais ele não seria responsável e deixando de fazer o que realmente seria o papel dele.
    Desculpe mais uma vez por alongar o debate!
    Abraços

  27. Sidney

    Ai está a oportunidade de nós Brasileiros apoiarmos a Juiza do CNJ Eliana Calmon a expor o podre do nosso judiciário, não adianta ficarmos “PROTESTANDO SENTADO” e somente reclamando, caso contrário fatos como esse acontecerá em todos os niveis nacionais, porrada nessa cambada da TOGA.

  28. Marcio Kis

    IMPRESSIONA COMO A CORRUPÇÃO ESTÁ ENRRAIZADA EM TODOS OS ÓRGÃOS OFICIAIS DE TODOS OS PODERES AQUI NO BRASIL. DEPOIS DIZEM QUE ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA. QUE PORRA DE DEMOCRACIA É ESSA ONDE JUÍZES VENDEM SENTENÇAS?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: