A complicada negociação de Felipe: somente os clubes perderam

Franck Henouda e sua esposa

Publicamos ontem que o empresário Franck Henouda, parceiro comercial de Carlos Leite, enganou Vasco da Gama e o Galatasaray, da Turquia, embolsando quase US$ 2,3 milhões na transação do jogador Felipe para a equipe Turca.

http://www.blogdopaulinho.net/?p=30964

Contou com a ajuda de Fatih Terim, treinador da equipe à época, por coincidência, padrinho de casamento do casal Henouda, que levou US$ 500 mil no negócio, apenas para aprovar o atleta.

O caso foi tão escandaloso que chegou a ser investigado pelo Ministério Público da Turquia, mas arquivado por falta de documentação comprobatória.

Fatih Terim foi afastado de seu cargo, mas, com o passar dos anos, recuperou prestígio e retornou ao comando do clube.

Porém as coisas devem mudar a partir de agora, com a publicação de documentos, que só este espaço teve acesso, comprovando toda a operação, e que o MP Turco não conseguia obter.

Papelada que será encaminhada não apenas ao órgão, mas também à imprensa local para que providências sejam tomadas.

RESUMO DO CASO

Os empresários Franck Henouda e Alexandre Martins (sócio de Reinaldo Pitta) venderam o atleta Felipe, na época do Vasco da Gama, para o Galatasaray.

Na ocasião a dupla questionou os dirigentes vascaínos sobre os valores para negociar Felipe ao exterior, e disseram possuir uma proposta de US$ 1,7 milhão.

O Vasco deu então autorização para que a negociação continuasse, desde que este valor fosse integralmente para os cofres do clube.

Não sabiam, porém, que os empresários negociavam o atleta por valor bem maior junto à equipe turca.

Cerca de US$ 4 milhões.

Em nenhum momento os turcos trataram diretamente com os vascaínos, apenas com os empresários, que tiveram a vida facilitada, com procurações do diretor de futebol Adnan Sezgin e anuência do treinador Fatih Terim, que recebeu US$ 500 mil para ajudar a lesar seu próprio clube.

A diferença, cerca de US$ 2,3 milhões, foi dividida proporcionalmente entre os partícipes da ação.

DECLARAÇÃO FINANCEIRA DA TRANSAÇÃO NO BRASIL

Em 2002, os clubes que negociavam jogadores para o exterior eram obrigados a enviar à CBF um documento com a declaração financeira de toda a operação.

Confira abaixo a comprovação de que o Vasco da Gama vendeu Felipe por US$ 1,7 milhão.

COMPROVANTE DO PAGAMENTO DA DIFERENÇA PARA OS EMPRESÁRIOS

O documento abaixo é o “swift” bancário comprovando a transferência de valores entre Galatasaray e a empresa E-Football BV, que tem como proprietários Franck Henouda e Alexandre Martins, criada apenas para realizar esta operação.

No item “70” você percebe a observação, em inglês dos “detalhes de pagamento para transferência de Felipe Jorge Loureiro”.

Um pouco mais acima, no “32-A” é discriminado o valor da operação, USS 2.267.969, referentes a diferença da transação, dinheiro que deveria ter sido depositado na conta do Vasco da Gama, mas não foi.

A PARTICIPAÇÃO DE UM DOLEIRO

Carta enviada pelo Galatasaray à empresa Expert S.A., uma “off-shore” holandesa, aos cuidados de um conhecido doleiro, Mr. Romero, para que este providenciasse a liberação dos dólares necessários à finalização da operação.

QUITAÇÃO DE DÍVIDA VASCAINA COM O JOGADOR FELIPE

Na ocasião do negócio, além dos US$ 1,7 milhões recebidos pelos direitos de Felipe, o clube conseguiu ainda, em acordo para facilitar a saída do jogador, um perdão de R$ 500 mil de pendências salariais.

Na prática, Felipe abriu mão de receber cerca de US$ 500 mil.

HENOUDA E O FLAMENGO

Da esquerda para a direita: o advogado Marcos Motta, o presidente do Shakhtar Donetsk, Rinat Akhmetov, Alex Teixeira, Rodrigo Pitta, filho de Reinaldo Pitta, e o empresário Franck Henouda

Logo após a transação, sabedor de que várias irregularidades haviam sido cometidas na documentação, Franck Henouda e Alexandre Martins orientaram o advogado Marcos Motta a solicitar, na FIFA, o passe livre de Felipe.

Um verdadeiro escândalo.

O Galatasaray, três meses após pagaraem quase US$ 4 milhões, perdeu os direitos sobre o atleta, que foram para nas mãos do empresário, parceiro de Carlos Leite, que, “vascainamente”, colocaram Felipe no Flamengo.

O DINHEIRO QUE DINAMITE ABRIU MÃO DE RECEBER


Na próxima segunda-feira, comprovaremos que Roberto Dinamite foi avisado por Carlos leite de toda a operação, logo após assumir a presidência do clube.

Na verdade, não apenas dessa, mas de outra semelhante, realizada pelos mesmos empresários.

Mas abriu mão de receber os valores para o Vasco da Gama, que somados chegam perto da casa dos US$ 5 milhões, em troca de poder realizar “outros” negócios, digamos, mais particulares.

Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.

Facebook Comments

Posts Similares