Advertisements

Coluna do Fiori

fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

A CEAF-SP divulgou a escala dos árbitros e assistentes que trabalharão nas primeiras rodadas nas quais estão inseridos árbitros do quadro nacional.

LASTIMÁVEL

Escalando nomes do quadro principal, o presidente da CEAF-SP dá pontapé na esperança nutrida nas entranhas dos que estão entre dois ou três anos no posto.

VITRINE

Creio que esta competição objetiva revelar novos valores.

A CEAF-SP presidida pelo homem das 1.001 utilidades deveria escalar os árbitros que se destacaram nas divisões do campeonato paulista aquém das duas principais.

DESEMPENHO

Dependendo da conduta, seguiriam em frente até a semifinal.

PARTIDA FINAL

A final deve ser arbitrada pelo melhor avaliado em alguns quesitos, dentre estes:

– Aplicação e interpretação das leis do jogo;

– Parte disciplinar;

– Colocação durante o transcorrer da partida;

– Responsabilidade ao assumir a informação de seus assistentes, decisão final é do árbitro;

– Controle emocional no decurso de suas atuações.

CONCLUSÃO

Escalar árbitros de cima atendendo pedidos ou seguindo o velho chavão que novato pode tremer, corrobora que o revigorar é pura cascata.

EXAME OFTALMOLÓGICO

Convocados antecipadamente os árbitros de São Paulo estiveram no hospital CEMA situado do bairro da Mooca realizando exames oftalmológicos.

NOTA

Ana Paula e Guilherme Cereta não estavam arrolados, de livre instinto não foram e,se lá estiveram, foi na denominada caladinha, quem lhes convocou deva ser membro da CEAF-SP ou da cúpula diretiva da Federação Paulista de Futebol caso contrario não fariam o exame.

DOMINANTE

Qualquer que seja a conjuntura, Ana Paula e Guilherme Cereta são cônscios que ocuparão o lugar de um que não tenha a fidalguia ou as amizades que ambos desfrutam.

RANKING

Algo não muito claro ocorre na administração da CEAF-SP, os testes foram efetuados, os treinamentos em andamento e o ranking não divulgado, nos anos antecedentes o ranking foi divulgado um dia antes do encerramento das atividades da FPF, ou seja, antes do natal.

POLITICA

JUBILAÇÃO

Conforme o economista e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, as diferenças são gritantes e ofensivas ao bom discernimento:

Aposentadoria do Poder Executivo é 12 vezes maior que a de um trabalhador do setor privado.

No caso dos Poderes Legislativo e Judiciário, o beneficio é 30 vezes maior.

Acorda Brasil

SP- 29/12/09

Facebook Comments
Advertisements

10 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. ANDRADE NETO

    CARO AMIGO ZAMPERETTI FIORI, TOMO CIÊNCIA DESSA VERGONHA QUE ASSOLA AS INSTITUIÇÕES DE BASE DE NOSSOS ÁRBITROS POR MEIO DE SEU BRILHANTE TEXTO E ME PERGUNTO: ONDE ESSE PAÍS VAI PARAR DESSE JEITO?

    SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBE QUE ESSA POLÍTICA DO TOMA LÁ DÁ CÁ É EXTREMAMENTE PREJUDICIAL AO FUTEBOL?

    SERÁ QUE NÃO PERCEBEM QUE LUGAR DE CORONEL DE PIJAMAS É EM CASA?

    SIMON, ANA PAULA OLIVEIRA, CERETA, GACIBA E TODOS OS APADRINHADOS SÃO OS MAIS FRACOS QUE EXISTEM EM SUAS FUNÇÕES NO BRASIL, MAS MESMO ASSIM VÃO À FIFA, NÃO PRECISAM FAZER EXAMES ETC.

    TUDO ISSO SE REFLETE NO PÉSSIMO NÍVEL DE NOSSA ARBITRAGEM.

    DESSE JEITO, QUANDO TEREMOS DE NOVO UM DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIA NOS QUADROS DA FPF?

    NUNCA MAIS!

    A MEDIOCRIDADE É O FUTURO DA ARBITRAGEM.

    ASSINA ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.

  2. Alessandro

    Andrade Neto vc conhece a arbitragem? Ja esteve dentro das quatro linhas para falar sobre qualidade dos árbitros? Saiba que não são os dirigentes que escalam, mas é o clamor dos clubes que o faz. O Gaciba, por exemplo, foi cinco vezes para a final dos Melhores do Ano e ganhou 4 e foi o segundo na última. O Muricy ganho 4 vezes seguidas e vcs dizem que ele é bom, mas porque com os árbitros não.

    A Ana Paula demonstrou, não só pela beleza, mas pela competência merecer o lugar que conquistou. Fez várias finais. É uma estrela e merece destaque. Digam um erro dela em campo?

    O Guilherme não conheço, portanto não vou falar. Diz o Euclides que é por amizade, mas quantos anos ele está na arbitragem? Se fosse ruim ele continuaria?

    O Coronel Marinho fez um regulamento e o segue fielmente.

    Vcs falam do sorteio, mas nunca tiveram coragem de ir lá na FPF assistir a um deles. O Euclides sempre chama os internautas para um tété-a-téte, mas não tem coragem de ir na FPF assistir ao sorteio público. Macho para escrever, macho para ir enfrentar o Coronel de frente.

    Tem medo do Coronel? Claro que não. Se for assistir terá que dizer a verdade e isto desconstrói sua coluna.

    Se perguntar como é feito o ranking terá o mesmo destino.

    Acorda Andrade Neto, porque a coragem com que escrevem e marcam encontros para bares e associações é porque sabem que ninguém irá, assim como o Euclides não irá à FPF.

    O PAULINHO, AO CONTRÁRIO, TEM CORAGEM E VAI NA BOCA DO LEÃO FAZER AS PERGUNTAS PARA TUDOS E TODOS. ELE SIM É CORAJOSO E MERECE O MEU RESPEITO.

    ACORDA PAULINHO, A SUA CORAGEM VAI ALÉM DA ESCRITA. VC ENFRENTA OS LEÕES. O EUCLIDES MAIS PARECE UM GATINHO….

  3. euclydes zamperetti fiori

    Alessandro,

    Tenha certeza dq jamais temerei enfrentar a verdade, quando fui eliminado do SAFESP o fui por defender aos árbitros e lutar contra a subserviência que proporcionava e proporciona a seus seguidores o famigerado:
    Toma á Dá Cá.

    Quanto ñ ir ao prédio da FPF não o faço por ser considerado persona não grata desde os tempos do FARAH, ressalto que o atual mandatario da FPF era diretor, por este motivo estou impedido, mesmo porque, entendo que a coisa piorou, além de não me agradar estar em lugares onde imperam interesses.

    Devas ser sabedor que o sorteio é posterior as escolhas dos nomes dos árbitros que dele tomarão parte, portanto, democraticamente segundo meu entendimento, seguindo o imposto pelos parlamentares no estatuto do Torcedor, todos os árbitros respeitando as divisãos a que pertencem, deveriam participar.

    Além do + sua puxada de saco exatamente a favor de quem criou o atual regulamento da CEAF-SP é vexatória, você se esquece ou convenientemente se faz de esquecido, senão vejamos:

    No primeiro ano da presidência do longo mantato do homem das utilidades e de seus comandados principalmente o politico Artur Alves Junior os árbitros foram avaliados em diversos itens, após avaliação, formatizaram o ranking em suas diversas cores e, todos os elementos avaliativos foram entregues para divulagação, mesmo assim ocorreram algumas distorções, porém, em meu entendimento se fossem feitas correções o sistema se aproximaria do ideal.

    Quanto a você falar que sou gatinho, lhe afianço, na arbitragem sempre sai em defesa de todos, tenho absoluta certeza dq. você e outros do ontem e do hoje jamais fariam, vez que estão focados na autopromoção, no puxasaquismo, no apadrinhamento e no vil metal.

    Jamais me escondi ou me esconderei em pré-nome ou, no anonimato, em todas participações que tive e tenho identifico-me com nome de nascimento, covarde é você que ofende e se esconde na tela das paginas da internet.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  4. Alessandro

    Vou marcar para ir ao sorteio da FPF e lá na frente do Coronel Marinho poderemos dialogiar e não brigar.

    Tenho certeza que vc sairá satisfeito e vai parar de envenenar as pessoas sobre a arbitragem ou so vc foi honesto nos seus anos de juiz? SErá que todos na arbitragem não prestam?

    Como pode o futebol ter um século e ainda as pessoas duvidarem das outras sem tirar a bunda da cadeira de frente do computador.

    O Coronel Marinho é uma pessoa que comete erros como qualquer ser humano e o caso da Ana Paula ele sabe que errou, mas o regime é presidencialista e o da FPF não é diferente. Pelo Coronel Marinho subiria qualquer um que cumprisse os requisitos.

    Vc fala do Arthur sem base alguma. Ele é um dos maiores entendidos em arbitragem e vai ser presidente da Cooperativa por seus méritos.

    Não me escondo, nasci na capital, em 5 de novembro de 1969, portanto fiz 40 anos há pouco.

    No primeiro sorteio da primeira divisão estarei na sede da FPF e vou esperar e como o SORTEIO É PÚBLICO não podem em hipótese alguma BARRAR QUALQUER PESSOA. Se fizerem, o Estatuto do Torcedor pode ser aplicado e a sanção é de afastamento do Presidente da FPF.

    Estarei lá. Só lembro que sou da paz. Se quiser me conhecer poderá ir na minha Academia de Karaté, onde leciono há 10 anos.

    Te aguardo lá. Se faltar é por que quer viver de ilusão falando das pessoas. FAça como o PAULINHO vá ao prédio da FPF. NINGUÉM PODERÁ IMPEDI-O DE ENTRAR.

    SE FALTAR. EM TODAS AS SUAS MENSAGENS VOU ESCREVER.

    EUCLIDES Z FIORI NÃO TEM CORAGEM DE ENFRENTAR A VERDADE E NÃO PODE ATACAR – EM HIPÓTESE ALGUMA – O SORTEIO DOS ÁRBITROS POR QUE SE RECUSOU A PARTICIPAR DE UM.

    Se faltar nos dará o direito de achar que tem coragem para escrever, mas nem tanto para o tété-a-téte.

    Estarei lá.

  5. euclydes zamperetti fiori

    Alessandro,

    trombei no mamo com varios torcedores, dirigentes e politicos de varios matizes,nunca fiquei parado, ñ disse q. fui ou sou o + honesto, lhe afirmo sempre caminhei e caminho o + proximo da çliha da honestiddade,. quanto ao Artur. ja ouviu de minha boca e de frente que o entendo entendo essencialmente politico, aquem´disto Artur sabe que o conheço desde os tempos da escola de árbitros.

    Quanto a dizer que é professor de Karate ou de outra área, saiba q. ñ me amedronto, minha força sempre esteve e esta em minha conduta, também sou da Paz, porém se ofendido, ofendo, + como vc eu nasci somente uma vez, com certeza irei morrer qualquer que seja a maneira.

    Meu caminho eu mesmo faço, conduzo não sou, não serei conduzido.

    Entrar no prédio da FPF somente porque você o quer, é ruimmmmmmmmmmmmmmmm hey.

    Não sou qualquer pessoa, minha luta sempre foi e será do árbitro, pelo árbitro e para o árbitro.

    Caso queira conversar, me proponho a comparecer em sua academia, desde que com horario compativel para ambos, em papo a dois sem presença de qualquer pessoa, assim sendo, chegaremos ao denominador comum.

    O papo podera ser marcado atraves o e-mail do paulinho que encontra-se na abertura da pagina.

    euclydes zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

    Quanto a\o Artur a quem tanto defende

  6. ANDRADE NETO

    SENHOR ALESSANDRO, OU O SENHOR ESTÁ BRINCANDO, OU É A PRÓPRIA ANA PAULA DISFARÇADA.

    PERGUNTE AOS DIRIGENTES E TORCEDORES DO BOTAFOGO SE ELA JÁ ERROU.

    PERGUNTE AO CARLITOS TEVEZ SE ELA É BOA EM SUA FUNÇÃO AO ANULAR INCORRETAMENTE UM DOS GOLS MAIS BONITOS DA HISTÓRIA DOS CLÁSSICOS.

    ISTO PARA CITAR DOIS DOS MAIS CLAROS EXEMPLOS, DAS CENTENAS QUE ELA COLECIONA EM SUA TRISTE CARREIRA.

    ALÉM DE EXIBIDA, DESLOCADA, ESTRELINHA E SÃO-PAULINA DECLARADA, É LIGADA A PANELAS. SÓ ASSIM PARA APITAR OS JOGOS QUE APITOU.

    NÃO TEM NÍVEL PARA BANDEIRAR SEM CONTAR SUA “BELEZA” E OUTROS ATRIBUTOS E RELAÇÕES NEM A SÉRIE D.

    QUE SE ENTERRE NAS FAZENDAS E PLAYBOYS DA VIDA E DEIXE O FUTEBOL AOS MAIS COMPETENTES E SÉRIOS.

    SEU ATAQUE A FIORI, UM PROBO, CHEGA A SER PATÉTICO. BEM DEMONSTROU DE QUE LADO ESTÁ.

    ASSINA ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.

  7. euclydes zamperetti fiori

    Alessandro,

    Para finalizar repito:

    Não me atemorizo com sua ameaça ao dizer q. é professor de Karatê, como você nasci e morrerei somente uma vez. dq maneira não o sei, não temo a morte por saber que meu dia chegara,.

    Nunca temi puxasacos, canalhas, limpadores de botinas e todos q. se apegam em amigos , parentes ou frequentadores de lojas para auferirem vantagens em seus setores de atividades.

    Jamais temerei aos que se dedicam ao endeusamento de falsos lideres q. como o mesmo enganam muitos e adquirem bens e status.

    Portanto:

    Coloco-me a sua inteira disposição para nos encontrarmos em sua academia de Karatê desde que entre em contato com o e-mail do paulinhonet@terra.com.br, onde poderemos estabelecer conversação para marcarmos dia e hora que seja compativel para ambos.

    Como você sou da paz, digo verdades sabendo que agridem aqueles que se aproveitam de situações.

    Quem me conhece e acompanhou meu caminhar no mundo do futebol, sabe q. nunca pipoquei, nunca tirei proveito de nada, meus desafetos sabem que minhas brigas foram em defesa da iondependencia compoertamebntal dos integrantes da arbitragem de futebol.

    No prédio da FPF entrarei somente quando obtiver publicamente o aval da presidencia em declarar-me apto para adentra-lo, mesmo assim, o farei no instante em que a politica suja que envolve os bastidores futebolisticos venha a ser diminuida em pelo menos 60%, aas provas da podridão estão nas paginas das CPIs, apezar de estar ciente dq muitos parlamentares que no ontem combatiam as mazelas, no hj delas participam.

    Continuarei a lutar em defesa dos árbitros, pelos árbitros e para os árbitros, como sempre fiz, resaltando que a independência não é o nivel de escolaridade, nem os bens que o árbitro possa possuir em sua vida particula, bem como sua função na vida profissional, podendo ser membro do judiciário, estrelinha ou lá que for, a independencia em meu entendimento é não se curvar diante do vil metal ou de outros interesses que venham dar a seu praticante a abertura de portas que tragam para o mesmo ou para os seus as imundices proporcionadas pelos imundos bastidores.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  8. Jose

    Fiori eu te conheço e sei da sua seriedade. Quem te elogiou outro dia foi o presidente da comissão que disse ser vc o autor da idéia do código de ética em SP, na década de 80. Ele comentou sobre sua seriedade e disse que lê sua coluna para corrigir o que pode estar errado. Muito legal.

    Li no Lance que a CBF expediu circular em dezembro para reduzir a idade para ingresso e retorno de árbitros para o quadro nacional de 35 para 30 anos. Dizem, entre os árbitros que a Fifa deve reduzir a idade de 45 para 42 anos. Muitos árbitros perderão a oportunidade para chegar na CBF.

    Vc poderia comentar esta medida?

  9. euclydes zamperetti fiori

    José,

    A FIFA mudou em outra ocasião, ao meu entendimento 45 anos e ideal para árbitros, quer sejam FIFA ou CONAF.

    Isto não deve ou não deveria impedir que a CONAF convoque árbitros que estivessem pouco aquém de mesma por sabermos que neste Brasil-brasileiro a vagas determinadas pela FIFA para o Brasil, são divididas por estados e os árbitros aquinhoados na grande maioria ñ o são por capacidade + por indicação politica.

    Exemplo:

    Se no estado do Amazonas tivermos 5 árbitros capacitados profissionalmente que superem aos dos demais estados da união, pelo organograma Amazonas tiver direito somente a um os demais ficarão a ver návio.

    Ao meu entendender não é justo por desrespeitar a verdade e o ser humano que luta para ser ótimo profissional.

    abraços, tenha ótimo 2.010.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  10. Antonio Albino

    Fiori navegando encontrei o nobre amigo e chamo de nobre amigo porque tivemos juntos muitas vezes, tbm fiz parte do quadro de arbitros da FPF e é do tempo que a fisica era no Colegio NS da Gloria com professor Teixeira!Fui transferido para Goiânia e fiz uma visita pra vc no vestiário do Serra Dourada, vc veio com o Dulcidio, depois nunca mais tivemos oportunidade. Mas fico feliz de ver seu ideal e que vc continue com saúde e sempre atuante! Um abraço do amigo!!!!!Albino!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: