FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.br Email: caminhodasideias@superig.com.br
“CORRETIVO DA CONAF”
Recordo que posterior ao rude desempenho de Evandro Rogério Roman (FIFA-PR) na partida entre Cruzeiro x Palmeiras pelo segundo turno da Série A, Sérgio Correa da Silva presidente da CONAF órgão máximo da arbitragem de futebol no Brasil, anunciou que o árbitro permaneceria suspenso por 90 dias.
RELACIONAR
Evandro Rogério Roman cultiva ótima amizade com membros da CBF e CONAF.
ROMPIMENTO DA PUNIÇÃO
Salvo falha de memória, no decurso de sua pena, Evandro Rogério Roman, arbitrou três partidas pela Série B.
CASUALIDADE
Por fruto da eventualidade teve seu nome depositado em uma das papeletas que foram depositadas na urna que escolheria o árbitro para arbitrar Corinthians x Flamengo, seguindo as coincidências, Evandro foi premiado.
DESEMPENHO
No transcurso de sua arbitragem, Evandro Rogério Roman, teve atuação duvidosa, se necessário, ajudaria ao Flamengo.
INVASÃO
Quanto à invasão do campo de jogo materializada por torcedor que tinha como objetivo agredir ao árbitro, solidarizo-me com o assistente Alessandro Álvaro Rocha Matos (FIFA-BA), foi pra cima, quem procura encontra.
Goiás X São Paulo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA-PR)
Atuação dentro da normalidade, os cartões foram bem aplicados.
Palmeiras x Atlético-MG
Árbitro: Sandro Meira Ricci-DF(ASP-FIFA)
Não foi exigido, atuação tranqüila.
ULTIMA RODADA
A etapa final da série A será disputada no domingo 06/12/09 os representantes das leis do futebol devem estar cientes de suas responsabilidades, ficarei na claque para que cumpram com suas obrigações, bem como, para que não se deixem levar pelas pressões e interesses.
ENTIDADES DE ÁRBITROS
FIM DA IMPOSIÇÃO
No Informativo da CEAF-SP, com assinatura de seu presidente, datado em 04/12/09 consta que a partir do dia 01/12/09 conforme acordo celebrado com o Ministério Público do Trabalho a resolução da presidência da FPF que impunha obrigatoriedade para que os árbitros se filiassem no SAFESP e COAFESP fica revogada.
Sempre combati a obrigatoriedade, ao meu tempo este forçar era subjetivo, na gestão Marco Pólo Del Nero cultor e militante do direito, praticaram explicitamente, ou seja, através resolução que entendia e entendo agressiva ao preceito do livre manifesto de vontade.
Acredito que se faz necessário a existência de entidade representativa, como sempre, cabe a cada arbitro reciclar seus hábitos e costumes, deixando de lado vaidades, padrinhos e outros caminhos.
Minha luta sempre foi e permanecera sendo:
Do árbitro, pelo árbitro, para o árbitro, erros são provenientes da função, nunca aceitei ligação implícita, ou, explicita, com anormalidade.
CEAF-SP
De maneira estranha a relação dos adjuntos que trabalharão na principal série do Campeonato Paulista de 2.010 sofreu alterações, fui avisado que: Ana Paula e Aline Lambert foram convocadas para os exames.
RANKING DA CEAF-SP
Renovo meu desagrado quão ao sistema de seleção da série Ouro, principal quadro da arbitragem de São Paulo.
Primeiro se publicou os nomes, ato contínuo, os relacionados passaram pelo exame de vista, por ultimo, efetuaram os testes teóricos e físicos.
PERFOMANCE
Convenço-me que o desempenho dos integrantes do quadro CEAF-SP durante a temporada não foram avaliados com a mesma intensidade quando do advento do ranking no primeiro ano da atual gestão.
Confio que a imparcialidade largamente apregoada deixou de existir.
TAXAS DE TRABALHO
Ao que sei a FPF deposita os valores alusivos aos jogos da rodada para a COAFESP que repassa para a conta de seus associados.
CONTA BANCARIA
Dirigentes da COAFESP “instam” aos associados a terem conta na agência de grande organização situada no ABC ou Mauá, na qual Aline Lambert é funcionaria.
CIENTES
É completamente impossível que Silas Santana presidente da COAFESP e corregedor do comportamento dos árbitros da FPF, bem como a diretoria desta, não serem conhecedores “chamamento”.
POLITICA
Desde criança ouço dizer que a justiça tarda, mas não falha, durante este tempo, mudaram os nomes, partidos e algumas normas, nada modificou, a roubalheira triplicou em todos os setores, com inclusão do judiciário, é problema de cultura.
Quando distantes do império apregoam desonestidade e enriquecimento de seus ocupantes.
Chegando, associam-se com familiares, amigos e agregados, tiram proveito dos esquemas anteriores, fazem algumas modificações e pau na máquina, metem à mão em nossa riqueza.
Acorda Brasil
SP-06/2/09
CARO ÁRBITRO ZAMPERETTI FIORI,
É COM PESAR QUE VEMOS SE ALASTRAREM PRÁTICAS NEFANDAS COMO A RELATADA PELO SENHOR EM MEIO AOS ÁRBITROS E SUAS INSTITUIÇÕES.
COMO SE NÃO BASTASSE, PAÍS AFORA A SITUAÇÃO É A MESMA, NAS MAIS VARIADAS ESFERAS.
CHEGA-SE LOGICAMENTE À CONCLUSÃO DE QUE A QUESTÃO QUE NOS ABALA HOJE É DE ORDEM MORAL. NENHUMA REFORMA INSTITUCIONAL OU POLÍTICA DARÁ CONTA DISSO.
OU REFORMAMO-NOS MORALMENTE, OU SEREMOS VÍTIMAS DE NOSSA PRÓPRIA ÂNSIA.
INVOCO TODOS OS BRASILEIROS DE BEM A ESTENDEREM A BANDEIRA DA MORALIDADE, DOS BONS PRINCÍPIOS, DA FAMÍLIA, DO RESPEITO À AUTORIDADE E À PROPRIEDADE.
OS INDIFERENTES NO MÍNIMO SÃO CONIVENTES, MERECENDO TODO O NOSSO DESPREZO.
AVANTE HOMENS DE BEM!
TENHO A CERTEZA DE QUE O SENHOR E TANTOS OUTROS BRASILEIROS PERMENECERÃO NA SEARA DA DEFESA DA ÉTICA E DOS BONS PRINCÍPIOS, PROPICIANDO A EXISTÊNCIA DE UM CHOQUE DE MORALIDADE ENTRE NÓS.
ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.
CARO ZAMPERETTI, ME APETECERIA MUITO ENCONTRAR O SENHOR DIA DESSES PARA CONVERSARMOS SOBRE OS ANTIGOS TEMPOS DA ARBITRAGEM E OS RUMOS COETÂNEOS.
O SENHOR AINDA FREQÜENTA A SAFESP?
ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.
Senhor
Andrade Neto,
Não frequento o SAFESP por ter sido eliminado pelo “ilibado” Aragão que foi apoiado pelos dirigentes e por árbitros de sua confiabilidade ou por aqueles q. se submetiam para serem escalados.
Mesmo distante ainda me considero árbitro, vez q. inicie na FPF em 1.972, a escola de árbitros foi por mim frequentada entre os anos 1.971 e 1972 quando recebi o certificado de aprovação.
Meu percurso foi entrecortado, nunca me submeti ao podre bastidor.
Abraços,
zamperetti fiori
cidadão e,
ex-árbitro de futebol
Andrade: Será lindo e meigo esse encontro……que tal um lugar romantico ao pôr do sol?…….será que o fio terra não sentirá ciúmes?
Será memso lindo, vez que são duas figuras apaixonantes. O encontro se dará na linha paralela mais próxima da honestidade, número 47.
João: Vc. deve, pelo palavreado, ser árbitro camuflado ou uma árbitra conhecida escondida pelo anonimato à serviço do braço curto e da turma do toma-lá-dá-cá.
Aos dois ofensores Luiz e Joaõ, meu abraço, tenham feliz final de ano e q. o proximo seja fecundo.
Honestidae vcs nunca tiveram e ñ terão por serem defensores da roubalheira e beijadores de mão alem de se esconderem.
zamperetti fiori
cidadão e,
ex-árbitro de futebol
O senhor já começa a demonstrar algum respeito pelos leitores. Parece que a terapia tem lhe feito bem.
SENHOR ZAMPERETTI FIORI, O QUE ESSES SENHORES GANHAM EM NOS OFENDENDO?
SINCERAMENTE, HÁ INÚMERAS PESSOAS MALDOSAS NO MUNDO, QUE NOS ATACAM SEM A MÍNIMA RAZÃO.
É TRISTE VER ISSO.
ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.
Sempre os respeitei, quando respondo bruscamente, tenha certeza dq fui ofendido mesmo q. subjetivamente.
zamperetti fiori
cidadão e,
ex-árbitro de futebol