Por SEBASTIÂO NERY

www.sebastiaonery.com.br

Eutálio Barreto morava na rua da minha infância, em frente à minha casa, era gago e engordava bezerros. Saía de nossa querida Jaguaquara, lá na Bahia, ia a Minas, comprava centenas de bezerros, trazia tocando pelas estradas, punha no pasto para crescerem e engordarem, até virarem bois e vender no matadouro.

Ia vendendo e depositando o dinheiro na agência do Banco da Bahia. Um dia, procurou o gerente Agenor Araújo:

 – Seu Agegenor,estou indo a Miminas comprar 200 bebezerros. Tenho didinheiro aqui no banco para comprar 200 bebezerros. O senhor me faz um empresprestimo e em vez de 200 eu aproproveito a viagem e trago 300.

MARIANI

Agenor Araujo, o gerente, confiava em Eutalio,mas havia as normas:

– Tudo bem, Eutálio. Leve esses papéis, faça seu cadastro, arranje dois avalistas, providencie o cadastro deles tambem, traga, que eu mando para Salvador, para submeter seu pedido à direção do banco.

– Seu Agegenor, não pepensei que era tão didifícil.

– Eutálio, compreenda. O banco é do doutor Clemente Mariani, que não conhece você.

– Eu tatambém não coconheço ele e sempre entretreguei meu didinheiro a ele. Se ele não conconfia em mim, eu tamtambém não conconfio nele. Me dê meu dindinheiro todo agogora, que eu quequero que o doutor Maririani vá à memerda.

E nunca mais Eutálio pisou no banco.

AECIO

O governador Aécio Neves, que não é de Jaguaquara nem gago, está vivendo o drama de Eutalio. Por mais que diga e jure que apoiará totalmente José Serra se o PSDB o lançar candidato, acha que a direção nacional do PSDB e sobretudo os tucanos paulistas não acreditam nele.

Serra, calado e sofrido, não diz nada sobre Aecio. Na verdade, nem pensar mal dele pode. Garante que acredita piamente em Aécio. O comando do PSDB fica esperando que Aécio prepare seu cadastro, arranje avalistas e apresente a ficha.  E Aécio se fazendo de desentendido.

A cada semana Aécio cria uma nova armadilha para assustar o PSDB:  um dia elogia Lula como nem os governadores do PT fazem. Outro dia, recebe Dilma em Minas como se já fosse sua candidata. Agora, esticou a corda até o fim : fez um pacto secreto com Ciro Gomes, que ninguem sabe qual é. Nem pipoqueiro de Fortaleza acredita em pacto com Ciro.

A qualquer hora Aécio faz como Eutalio: manda o PSDB à memerda.

Facebook Comments