Advertisements

Belluzzo e o caldeirão do futebol

Por ROQUE CITADINI

http://blogdocitadini.blog.uol.com.br/

Conheço o professor Luiz Gonzaga Beluzzo há muitos anos, embora nos últimos tempos pouco contato eu tenha mantido com ele.

Beluzzo, que é advogado formado pela USP, ganhou grande projeção como economista. Recordo-me quando, no começo dos anos 1970, ele e um pequeno grupo da Unicamp redigiram uma cartilha para o MDB, onde demoliram todos os aspectos do “Milagre Brasileiro” construído pelo “Mago de Todos os Governos”, Delfim Netto. É até hoje um dos documentos mais importantes na luta do País por sua redemocratização.

Beluzzo, além de competente é sério e um palmeirense raivoso. Sempre que encontro com ele ouço opiniões sobre táticas, jogadas, gols etc. É um apaixonado pelo Palmeiras, a tal ponto que por seu Clube quase perde a razão.

Como pouco temos conversado, mas o conhecendo de longa data e acompanhando suas entrevistas, estou certo de que ele está enojado com o mundo do futebol.

Ao chegar à presidência do Palmeiras, Clube para o qual seu pai tanto contribuiu, certamente deve ter visto a podridão que é esse meio, em que se reúnem pessoas de toda falta de compostura, nível ou princípios. E não são apenas dirigentes, incluindo-se boa parte da mídia, empresários, atletas e outros menos cotados.

Beluzzo certamente ficou possesso com a anulação do gol de Obina, mas igualmente deve estar vivendo grande desilusão por conhecer a fundo o mundo do futebol.

O futebol romântico das arquibancadas desaparece quando surgem os milhares de interesses por outros lados. E o caldeirão do futebol, para os que têm olfato, cheira mal.

Beluzzo deveria seguir a máxima de João Havelange, que me desculpe o Juca: “Dirigente de futebol não fala sobre jogadores, jogadas e táticas e deve ir muito pouco aos estádios.”

Ele é tão diferente como dirigente que- no Tribunal – confirmou suas palavras, o que certamente não é a prática do mundo do futebol

Facebook Comments
Advertisements

95 comentários sobre “Belluzzo e o caldeirão do futebol

  1. RT

    Paulinho, uma pergunta:
    De que adianta desmascarar Delfim Netto e depois se juntar com José Sarney, Orestes Quércia e Luis Inácio da Silva?

  2. Betto Dias

    Belluzzo deve tomar doses diárias de dramin pra sobrevir em meio e essa politicanagem que é o futebol. Homem de bem, infelizmente, não tem vez em meio à corrupção, maus costumes e total ausência de ética. Futebol está morto. Triste, mas real.

  3. Doutor Raposo

    É certo que Beluzzo é um grande economista, e pelo que seus conhecidos dizem, um homem de grande caráter também. Mas o sujeito está se perdendo como cartola de futebol, queimando o filme depois de velho. Devia deixar isso pra quem tem estômago de ferro, muita paciência e jogo de cintura, o que definitivamente não é o seu caso.
    Em tempo:curioso saber que um jovem Beluzzo já enfrentou Delfim Netto, hoje seu companheiro de Carta Capital, não? Depois dizem que a idade faz bem às pessoas…

  4. Jones 8-1-1

    Recorra Beluzzo!

    O time é assaltado em campo no momento crucial do campeonato e o presidente é sacado do poder por 1 ano.

    O que mais falta fazer SPJD? Por que num fecha o clube de uma vez?

    É óbvio que num interessa a ninguém mais um clube paulista forte e disputando títulos então essa M. de tribunal usa de tudo para poder influenciar seus interesses.

    Nunca vi um presidente de clube ser afastado por 1 ano.

    E o presidente do Juventude que há 2 semanas ameaçou o juíz de morte? O que aconteceu com ele? Nada? Ah tá, o Juventude num oferece perigo.

    Só no BraZil acontecem esses absurdos. Até mesmo no nosso futebol que era pra ser um lazer vira essa politicagem podre que já estamos cansados de aturar.

    Beluzzo, recorra, enfrente esses Ms. em todas as esferas possíveis, não deixe mais esse absurdo acontecer em nosso futebol, vc é um dos poucos que prestam nesse meio.

  5. SPFC Rumo ao Hepta

    O Belluzo não esta acima do bem e do mal, até as pessoas de bem cometem erros ou crimes, acho que o gancho que ele tomou foi muito pouco, 9 meses, por incitar a violência como no brasil quem tida as regras são os bandidos isso saiu de graça.

  6. Osvaldo Cappobiello

    O que o Belluzzo fez foi expor o que todos nós pensamos a respeito dessa podridão que é o futebol brasileiro, mas nunca temos a chance de expressar publicamente, exceto por meio de blogs por exemplo.

    É difícil aceitar a manipulação feita e que praticamente nos tirou o título, para atender a interesses de “alguém”, como ficou claro. Triste ver que a cada ano fica pior, e vem aí mais um campeonato com asterisco.

    E parabéns ao Citadini pelo texto; inteligente como sempre.

  7. Doutor Raposo

    Imagina se todo cartola prejudicado pela arbitragem se sentisse no direito de ameaçar bater em juiz? Erros de arbitragem acontecem a toda hora e todo momento, todo time já foi ajudado e prejudicado um dia. Tá na hora de crescerem e parar com a choradeira, crianças.

  8. nerso

    Gozado. O Beluzzo por falar a verdade (que Simon é mal intencionado) tomou 9 meses. E o culpado disso tudo (juiz ladrão) tomou só um mês.
    A imprensa ao invés de apoiar o Beluzzo e fazer campanha para acabar com a podridão do futebol, fica “passando a mão na cabeça” dos juizes encomendados dizendo.. “ele é honesto”… “foi um erro comun” etc

  9. mike

    Beluzzo nem esteve no Tribunal.

    Se o Citadini diz que há tanta podridão no meio do futebol, deve falar com conhecimento de causa. Afinal, esteve lado a lado do “eterno” presidente Dualib, durante muitos e muitos anos.

  10. CPF Double Man

    Nosso amigo diretor de piscinas não gostou da brincadeira que fiz com ele. Ofereci-lhe um pouquinho do próprio veneno e ele recusou aplicando as conhecidas táticas de bloquear comentários.
    Ele se divertia num post colocando imagens engraçadas.
    Disse a ele mais ou menos o seguinte:

    Coloca essa aqui também, é engraçadissíma, principalmente a parte da conversa telefônica.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2009/03/12/o-sofrimento-do-judas/

    O autor vai concorrer ao Oscar 2010 por “montagem” de som. Até agora ninguém conseguir descobrir onde está a montagem.

    E não é que ele recusou o comentário? Putz, Vc e ele são farinha do mesmo saco!!!

  11. Nabor de Curitiba

    O fd de tudo isso, é os juizes continuarão errando, manipulando a favor de interesses proprios(dinheiro) e nada acontecerá! O Belluzo deveria agora é enfiar uma porrada na cara desse malandro.
    Como dia o Juca Chaves: esse é um país que vai pra frente..ô.ô,ô..de uma gente amiga e tão contente..ô,ô,ô…..
    Pô os caras, fazem um monte de cagada e nada!!!

  12. Doutor Raposo

    “a toda hora e todo momento”. Isso não faz sentido.
    Eu quis dizer a toda hora e em todo lugar.
    Falw,criançada!

  13. Gustavo

    Mais uma vez um texto sem nada para acrescentar, sem novidade nenhuma, só com pura enrolação, palavras jogadas ao vento.

    O ambiente do futebol é tão podre que este senhor que escreveu esse fraco texto, apoiou, se projetou, tratou como professor no meio futebolistico, nada menos que Alberto Dualibi.

    Como o mundo dá voltas, esse senhor defendia a cartolagem amadora, hoje ele taca pedras naqueles que já beijou a mão. Como o poder é sedutor!! Depois de perde-lo, só resta ataca-lo.

    Pelo menos ele conseguiu escrever um texto sem falar mal do SPFC. E só para não perder a tradição, Gil é melhor que Kaká!!

  14. Doutor Raposo

    Powl, Ricardo, não me ofende, cara! Sempre fui leitor da
    Carta Capital, adoro a revista, mas e seção do Delfim confesso
    que pulo…E foda-se a Veja!

  15. Sãopaulino (sensato)

    Só lembrando que, recorrer da decisão não é garantia de pena reduzida, e corre-se o risco de tê-la aumentada.

    Mas quem sabe não é essa exatamente a intenção do “fessô” BBluzzo, querendo tirar o dele da reta, depois de quebrar a floricultura?

    Não vai ser fácil o “renomado economista” explicar o fato de ir contra todos os manuais de economia na gestão de uma “empresa”, ainda que esta “empresa” seja uma simples floricultura!

  16. junior

    nimguem muda o mundo de uma vez só,tem que começar mudando as atiudes e ideias das pessoas só assim mudando as pessoas que será possivel mudar o mundo

  17. junior

    o engraça do e que o presidente do flalido chamou o juiz e o bandera se canalha e outra coisa e nem denunciado foi,e não acho que quem ouviu as declarações do beluzzo tem quer ter titica de galinha na cabeça pra sair quebrando tudo

  18. Lucas HEXA

    Esse panaca do Belluzo tinha que ser é banido do futebol, ora se todo mundo que tivesse um lance duvidoso contra seu time quisesse ir as vias de fato ou incitasse terceiros a fazer isso.
    Ficou barato Sr. Beluzzo o Sr. deveria ser banido do mundo do futebol, e outra Roque Citadini?? o que sai da boca dessa lata de lavagem não serve de parâmetro para ninguém.

  19. Lesto

    É nas horas difíceis que o verdadeiro caráter aparece.
    Belluzzo pode ser um bom homem, mas se demonstrou mimado e descontrolado, duas qualidades que são incompatíveis com sua idade e com seu cargo.
    E quanto mais se tenta remendar o caráter deste senhor mais buracos vão aparecendo.

  20. Guilherme

    O simon foi realmente um canalha,mas isso não da o direito do belluzo falar que se encontrasse iria bater, ladrão, canalha, safado e vagabundo.
    Imagina, os 20 presidentes dos 20 clubes da 1o divisão(e mais 20 da 2o) teriam tantos motivos quanto o professor para esculhambar. Cada rodada era um presisente mandando alguem tomar no c*! Não existe isso. Mostrou que é um despreparado e desregulado mental, ainda mais insitando a 3o e logo mais 4o torcida do estado a se revoltarem meninas róseas danadas!
    Ta se mostrando o mesmo presidente de futebol que todos que estão ae, quando é a favor fica quieto, quando é contra da xilique e não aceitas as coisas contra!

  21. Osvaldo SEP

    CERVÍDEO REVOLTADO

    Se cada um que falasse ou partisse para a porrada tinha que ser banido do futebol então a gangue da independente ja deveria ter sido extinta ha anos, assim como todas as organizadas.

    Agora, ser punido por falar a verdade ? E aind aum escroto vem falar que deve ser banido do futebol ?

    Acho que algum Palmeirense abusou de voce, e não ligou no dia seguinte.

  22. DASPU no Morumbi

    O caso é que o lance NÃO É DUVIDOSO. Não vi até o momento um jornalista sequer, nem mesmo aqueles parciais dizerem ter visto falta do Obina no lance.
    Como não é duvidosa a índole do Simon que inclusive já prejudicou o seu time. É má sem sombra de dúvidas!
    Simon deveria ser banido e preso.

    E estude um pouco a história do BraZil.

  23. Soneca

    Cara, quanta besteira… esse campeonato já está manchado pela corrupção!

    E o spfc vai ganhar seu diplominha de timinho especialista em mala-branca… aliás, será que o Barueri já recebeu?

  24. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    ESSE FOI O MAIOR EQUÍVOCO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL.

    ESSE TRIBUNAL DE MEIA-TIGELA NÃO TEM NOÇÃO DO QUE REPRESENTA BELUZZO PARA NÓS, BRASILEIROS.

    O HOMEM QUE CORRIGIU OS RUMOS TOMADOS PELO SENHOR DELFIM NETTO NA ECONOMIA MERECE MAIS RECONHECIMENTO E CONSIDERAÇÃO DAS INSTÂNCIAS OFICIAIS DESTE PAÍS.

    O ECONOMISTA GENIAL INAUGUROU A MODERNIDADE CAPITALISTA POR AQUI.

    OU EXALTAMOS NOSSOS HERÓIS, COMO BELUZZO, OU ABAIXEMOS A PORTA E FECHEMOS O PAÍS.

    UM PAÍS SEM A MORALIDADE E SEM O CULTIVO DOS VERDADEIROS VALORES NÃO É UM PAÍS.

    É UMA DESGRAÇA.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  25. MARCOS

    o importante é que a CBF já mudou o jogo do Flamengo contra o corinthians para campinas e não teremos brigas na cidade…hehehe

  26. RT

    Vc realmente acredita que ele participou dos Governos Quércia e Sarney com a intenção de mudar as atitudes e idéias dos dois? Jura que vc crê nisto????

  27. Leonardo Rossetti

    Roque Citadini é meu eterno candidato a presidente!!! Pena que não se candidata!! Ficar atrás de Paulo Garcia foi lamentável!! Espero que quando deixar o Tribunal de Contas ele finalmente ouça os apelos das pessoas de bem do Corinthians e aceite sair candidato à presidência do clube!!

    Espero que seja logo, já em 2012, caso contrário, corre-se o risco do clube estar fechado, já que sitiado ele já foi…

  28. xxx

    É engraçado ver que invariavelmente os sãopaulinos aparecem criticando e ofendendo o Belluzzo por tudo que este faz. Ele é presidente de um clube e nem tudo é transparente para quem está fora da SEP. A presidência do Belluzzo tem trazido enormes contribuições administrativas e econômicas pro Palmeiras. Quando foi diferente criticamos e lutamos contra os que lá estavam. O Palmeiras não é o paraíso, como nenhum outro clube é…O importante é ter consciência crítica…

    A diferença entre torcedores dos demais clubes e os são paulinos é que os da Vila Sônia acham que tudo por lá é rosa e criticam TUDO no resto do planeta. A auto-crítica é um exercício dos inteligentes. Os idiotas acham que tudo é rivalidade, até xingar o presidente alheio e não ver nenhuma qualidade em quem não curte o arco-íris. Além de cervídeos são burros. Os debilóides da zona sul são muito estúpidos pra pensar o futebol, uma vez que seja….

  29. Domingos

    O Beluzzo é mais um dos 171 travestido de santinho que anda por ai .

    O Beluzzo disse que ia enfrentar cara a cara o tribunal do STJD e falaria umas verdades para os juizes e não compareceu , acovardou-se mais uma vez .

    Sabemos que o Beluzzo é especialista em tratar com homens das leis , no passado ele foi grande amigo do juiz corrupto Rocha Mattos que o absorveu de ação criminosa de apropiação indébita e prevaricação , quando participou do governo Quércia no estado de São Paulo.

    De santo o Beluzzo não tem nada .

    Não dá pra defender aqueles que não tem defesa , o Beluzzo incitou a violência tendo por trás de sí seus torcedores irados , prontos para uma guerra .

    Estar ao lado do Beluzzo hoje é apoiar a sua ira , e a sua falta de controle emocional .

  30. Fabrício Leandro

    Fica cada dia mais difícil defender o Belluzzo…

    É o Eurico Miranda da economia.

  31. Leonardo Rossetti

    Paulinho, sei que isso nada tem a ver com o post, mas como anda o trâmite para a tal reforma do Parque São Jorge pela Lusoarenas, que foi bancada com pompa num coletiva a imprensa??

    Pergunto por que nunca mais ninguém tocou nesse assunto, mais um estrondoso fracasso da atual diretoria…

    O Corinthians é uma piada em se tratando de estádio!! Já anunciou “cem” maquetes ao longo dos 100 anos…e pelo jeito, até quando se fala em reforma de estádio o negócio já vira lenda…que coisa impressionante!!! Nem reforma os caras conseguem emplacar…

  32. DESNECESSÁRIO

    De quem é o interesse de retirar o Belluzo do Futebol? São dos cretinos que o controlam hoje.( márcio Braga, Horcades, Marco Aurelio Cunha, Leco, Andres, MTeixeira, Mustafás, Ricardos Teixeiras entre outros). A presença se uma presssoa integra e honesta no meio do futebol incomoda muita gente. Pessoas ignorantes, tal como você, não percebem que o futebol teria muito a evoluir com pessoas como BELLUZO, pois são facilmente manipulados por essa corja de cartolas e se deixam levar pelo clubismo. Depois não reclame que dirigente não respeita torcedor, que o juiz rouba ,descaradamente, para um determinado clube ou que o STJD protege alguns. O Belluzo apenas externou um pensamento sabido por todas pessoas integras que atuam no meio do futebol, por isso foi punido pelo sistema.

  33. Ricardo Lopes - Original

    Raposão, a revista The Economist uma das mais respeitadas
    publicações de economia do mundo, na sua capa desta semana
    mostra a foto do Cristo Redentor, como um foguete.

    Em 14 páginas afirma que o Brasil, é um dos protagonistas da
    economia mundial.

    Fala também da desigualdade social, da falta de esgoto
    e da violência urbana.

    Porém continua a enaltecer o crescimento e diversificação
    das exportações e da recuperação interna da economia.

    A vinda de investimento em construções de novas fábricas,
    empreendimento imobiliários, etc…

    Já a revista Veja; publica o mesmo Cristo Redentor sendo
    atinguido por um onda gigantesca, com o seguinte titulo:

    “O BRASIL AFUNDA”.

    Ou seja a Veja desqualifica o Brasil,
    faz uma visão terrorista com a sua linha editorial orquestrada
    por deficientes mentais: quanto pior melhor.

    Acredito muito mais na The Economist
    do que nos profetas do apocalipse tupiniquim

  34. thiagovm

    “… certamente deve ter visto a podridão que é esse meio, em que se reúnem pessoas de toda falta de compostura, nível ou princípios.”

    Tal qual o cidadão que escreveu este texto…

  35. bruninho

    Do que adianta ser um ótimo economista e não conhecer nada de administração, principalmente de futebol. Dá dó ver pessoas que não são ligadas ao mundo do Futebol e se meterem e quebrar a cara, será que não seria melhor ficar dando chute na economia do Brasil para ver se acerta. Economistas são assim dá um chute e dificilmente acertam.

  36. Marcelo Almeiria

    esse é um dos cupinchas do Seo Cruz, Paulinho, fazendo gracinha, acho que você deveria pegar pesado com esses vermes que não tem nem coragem de se identificar. bando de gente escrota.

  37. Marcelo

    Stjd nega efeito suspensivo do mando perdido do São Paulo, jogo Corinthians e Flamengo alterado para Campinas. Não quero nem ver o julgamento dos 3 do SPFC hoje.

  38. Ricardo Lopes - Original

    Lucas panaca é vc.

    Lance duvidoso????????? PQP.

    Se o Beluzzo fosse banido do futebol, o Alan lateral do Fluminense
    deveria receber pena de morte, pela cabeçada que deu no supercílio do
    Armeiro.

    E tem mais esse safado do Simon, não deu uma penalidade máxima
    quando o zagueiro do Fluminense, puxa e derruba o Danilo dentro
    da aréa, ou seja, além de safado e um sem vergonha.

    “Usou” dois pesos e duas medidas para jogadas parecidas,

    Esse vagabundo operou o Palmeiras e como pagamento recebe
    o direito de apitar a Copa do Mundo, pelas mãos de João,
    presidente vitálicio do Fluminense.

    O que merece respeito por sua parte????

    Respondo: a voz embargada de whisky de um
    certo frequentador assíduo da Vila Sõnia.

  39. Jônei

    A pena imposta ao Belluzo foi injusta e descabida.

    Entretanto considero que sua reação em relação à arbitragem foi errada. Nesse ponto a postura normalmente adotada pelo spfc é mais adequada.

    Vejamos:

    Belluzo critica publicamente a arbitragem motivado por sua calorosa paixão pelo clube. Os árbitros são corporativistas, e isso pode se voltar contra o Palmeiras no futuro. Belluzo foi condenado e Simon provavelmente recebeu a solidariedade de outros árbitros, seres humanos falíveis.

    O spfc tem uma outra postura: após algum erro absurdo de arbitragem, a diretoria não critica publicamente o árbitro. Mas por trás das câmeras, nos bastidores, eles asseguram que tal árbitro não apitará mais os jogos do seu time. Mandam cartas à comissão de arbitragem e à CBF e fazem enorme pressão, mas isso não se torna público.

    Por isso os árbitros não ficam com raiva do spfc da mesma forma que ficam com raiva do Palmeiras e outros clubes. Ao invés de raiva eles ficam com medo, porque sabem que um erro grave contra o spfc poderá lhes prejudicar muito a carreira. Então na dúvida, apitam pró-spfc.

    O spfc tem esse diferencial: eles sabem fazer pressão psicológica melhor que os outros clubes. Acredito que nem há dinheiro envolvido nisso.

    Está na hora de outros dirigentes mudarem sua postura. E olha, sou Corinthiano. Mas reconheço que nesse ponto o spfc age de maneira mais eficaz.

  40. Rafael Costa

    Acredito muito mais na The Economist
    do que nos profetas do apocalipse tupiniquim

    Esses petralhas são um sarro!
    Na época do FHC, quando uma revista estrangeira elogiava o plano real os petistas diziam que: “Quem lê The Economist é burguês neo-liberal”.
    Como os petistas mudaram, não?

  41. PRIMO

    QUANDO AS VIUVAS DO QUÉRCIA SE ENCONTRAM!!!!!!!! ATÉ AS PARREIRAS FUTEBOLISTICAS CAEM!!! HAHHEEHHEE!

  42. Cristiano

    Boa tarde a todos…

    Belluzo como competente e serio já devia saber que no futebol temos que engolir sapo algumas vezes, pois se comportou como outros dirigentes que sempre vc´s criticam, atitude dele em relação ao Simom e ao STJD foi de torcedor e mereceu a punição imposta.

  43. Francisco Terra

    De Citadini para Beluzzo. Que dupla do bem !
    Felizmente o Palmeiras pode eleger o Beluzzo.
    Quando o Corinthians fará o mesmo com o Citadini ?

    FRANCISCO TERRA. UM BRASILEIRO. UM DEMOCRATA.

  44. Francisco Terra

    Voce é moleque ? Ou canalha ?
    Como tem a petulância de falar isso de um homem que simplesmente melhorou a vida de nós, brasileiros ?

    FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE. MÃO AMIGA.

  45. Lucas HEXA

    Cervideo é teu genitor,,.. seu aboiolado por transmição genetica. não perguntei tua opinião, palhaço.,

  46. Lucas HEXA

    O babaca, ele ja prejudicou o SP muitas vezes, merd@o, mas nunca ninguém o ameaçou de dar pancadas nele, isso é atitude de sujeito destemperado, ele deveria ser preso por ameça, isso sim, poresidente de time sujo, do guarani da capital.

  47. Lucas HEXA

    5/jun/2009
    Beluzzo apóia Mancha e critica Fiel corinthiana.

    Raphael Falavigna/Terra

    Beluzzo

    Beluzzo tem mostrado que não é da área. Futebol não é sua praia. Ligado ao PMDB, com entrada no PT, PSDB, PP, PTB e vários outros partidos, o “Doutor Professor” gosta mesmo é de fazer política. Gosta de agradar à todos. É um político nato.

    O presidente defende a participação de torcedores organizados na gestão do clube. Defende inclusive que o Palmeiras dê dinheiro às organizadas. Já declarou isso publicamente.

    Beluzzo queria Paulo Serdan no futebol de base. Almoçou duas vezes com o presidente da Mancha. O convite só não foi feito porque o repórter Freddy Júnior deu a notícia na Jovem Pan e a repercussão foi péssima. Beluzzo voltou atrás e negou os fatos.

    O torcedor Beluzzo mandou Luxemburgo ficar quieto e não discutir com a torcida. Aproveitou o espírito de organizado e criticou a Gaviões da Fiel: “A torcida do Corinthians calou-se durante o jogo (Vasco). Fiel é quando ganha. Quando perde ou está em risco, não é tão Fiel assim”, afirmou Belluzzo.

    Beluzzo gosta de votos e sabe que os delinquentes elegem muitos políticos.

  48. Lucas HEXA

    A apresentação ontem pelo Ministério Público Federal das denúncias relativas ao caso das importações suspeitas de Israel chama a atenção pela projeção dos nomes envolvidos, como o do ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PMDB à Presidência Orestes Quércia. Merece nota também por constituir um avanço decisivo numa investigação que foi objeto de várias –e intrigantes– idas, vindas, recuos e protelações.
    O subprocurador-geral da República, Paulo Sollberger, acusa de estelionato Quércia, os ex-secretários Luiz Gonzaga de Mello Belluzo, da Ciência e Tecnologia, e José Machado de Campos Filho, da Fazenda, além de cinco executivos da empresa Trace, intermediária da transação. Segundo Sollberger, as compras sem licitação de US$ 310 milhões em equipamentos israelenses foram superfaturadas.
    Cabe agora ao Superior Tribunal de Justiça decidir se dá ou não andamento ao processo. O atual governador paulista, Luiz Antonio Fleury Filho, não foi incluído nesta denúncia, mas sua situação ainda depende de novas perícias.
    As investigações foram abertas inicialmente em julho de 1991, baseadas em reportagens desta Folha que levantavam diversas suspeitas quanto à importação. Apesar de todas as dúvidas, do laudo pericial apontando superfaturamento e até das declarações de um político da reputação de Severo Gomes –que se demitiu da Secretaria de Ciência e Tecnologia para não compactuar com o que chamou de fraude–, a apuração se arrastou lentamente, e com obstáculos, até agora.
    De todo modo, tal é a tradição de impunidade no país, ainda mais no que tange a figuras de projeção, que não deixa de ser animador constatar até onde já chegou o processo. Um dos envolvidos, de fato, é postulante ao Planalto e a denúncia decerto afetará sua campanha.
    Resta agora seguir os desdobramentos e assegurar que os acusados –no caso, é claro, de serem condenados em julgamento isento e rigoroso– sejam punidos e os danos causados, ressarcidos. É afinal uma decisão que interessa não só ao contribuinte paulista, que foi quem pagou pela transação, como ao eleitorado de todo o país.

    http://quexting.di.fc.ul.pt/teste/folha94/FSP.940504.txt

    ISSO È BELUZZO.

  49. RT

    Se for assim, abaixa a porta e fecha o país…só não esquece de apagar a luz….quase me esqueci, disso o Lula e a Dilma cuidam.

  50. Lucas HEXA

    Boletim da TCC-Brasil

    Transparência, Consciência e Cidadania

    Capítulo Brasileiro da Transparency International

    Irregularidades na Administração Quércia

    Entre 1987 e 1991, durante o governo Orestes Quércia em São Paulo, foram firmados oito contratos para importação sem licitação de equipamentos para universidades estaduais e para as Polícias Civil e Militar, num total de US$ 310 milhões. Perícia judicial comprovou que houve superfaturamento de 343% nas operações, que envolveram empresários e secretários estaduais, além do cônsul de Israel em São Paulo, amigo e padrinho de casamento de Quércia. Em 1994 o STJ rejeitou a denúncia contra o ex-governador, por 16 votos a 3. Agora, o TRF está julgando denúncias de estelionato contra os ex-secretários de Quércia José Machado de Campos Filho, da Fazenda, Luiz Gonzaga Belluzzo, da Ciência e Tecnologia e contra os dirigentes das empresas Trace Trade Company e Sealbrent Holdings Limited. GM 21/01/99 p. A-8; FSP 19/03/99 p. 1-3 & 27/03/99 p. 1-6.

    ISSO É BELUZZO II

  51. Lucas HEXA

    Alô, Belluzzo Salomão: rejeito a metade da criancinha
    domingo, 9 de setembro de 2007 | 6:29
    A repórter Catia Seabra entrevista o economista Luiz Gonzaga Belluzzo na Folha deste domingo. Ele vai presidir o conselho curador na nova TV Pública. Destaco abaixo alguns trechos. Ele é, evidentemente, mais articulado do que qualquer petista que se atreva a falar sobre as relações entre mídia e poder e, nota-se, não está imbuído daquele sentimento de permanente revanche dos petistas — não se sabe exatamente revanche contra quem. Atrevo-me, no entanto, a contestar a sua entrevista com mais veemência do que faria se, em seu lugar, falasse um daqueles pterodáctilos do partido a que estamos acostumados. E vou dizer por quê.

    À sua maneira, cheio de dedos e delicadezas, Belluzzo decreta culpas mútuas na relação entre imprensa e governo e, salomônico, decide que os dois lados estão errados e têm as suas culpas. Nosso Salomão propõe dividir a criancinha ao meio. Rejeito o seu juízo e essa distribuição democrática de responsabilidades. Cumpre salientar, pra começo de conversa, que a própria TV pública, cujo conselho ele vai presidir, já é parte da reação oficial fascistóide à chamada “mídia”. Acompanhem duas perguntas e duas respostas:

    FOLHA – Na sua opinião, qual seria o tratamento ideal da mídia no caso do mensalão?
    BELLUZZO – Seria a evolução do caso. O que não posso é me colocar na posição de juiz. Existe uma instituição encarregada de julgar. Ficamos espantados que esteja funcionando no país. O Brasil é o país onde os de cima nunca eram afetados pela polícia, pela Justiça. É um choque do avanço da democracia. Um choque, às vezes, é dolorido e exaspera reações antidemocráticas. As instituições, de certa forma, estão funcionando. Inclusive a imprensa está se comportando de uma maneira em que é obrigada a se submeter à crítica. Tem um autor francês Paul Virilio que diz a mídia é a única instituição que cria suas próprias leis.
    FOLHA – O sr. concorda?
    BELLUZZO – Um pouco. Não tem coisa mais sagrada que a liberdade de expressão. Ela não pode ser monopolizada por ninguém. Você não pode se colocar na posição de que é inatacável.

    Vamos ver. Pra começo de conversa, Paul Virilio é um picareta apocalíptico, que tem ódio da mídia e da democracia ocidentais vertido em pensamento supostamente crítico. Tentei publicar um texto dele em Primeira Leitura certa feita — para estimular o debate etc e tal. É o pior tipo de reacionário porque vê o mundo em permanente desintegração. Falo dele outra hora. No momento, recomendo que Belluzzo, que vai presidir o conselho de uma TV Pública, o esqueça. A mídia, brasileira ou de qualquer outro lugar, não cria leis coisa nenhuma. Segue as que existem.

    A tal mídia, por acaso, não acompanhou “a evolução do caso” do mensalão? Cansei dessa conversa mole. Ok. Onde foi que erramos? Por que não dizem? Belluzzo, aliás, é sócio e membro do conselho editorial de uma revistinha, a Carta Capital — mas grande no amor que as estatais têm por ela. E ali? Fez-se e faz-se o tal jornalismo da, como posso chamar?, ponderação??? A revista de Belluzzo sustenta, por exemplo, que o mensalão não existiu e é craque em demonizar as elites e denunciar, vejam só, conspirações da mídia — “mídia”, entenda-se, é sempre o que fazem os outros… Quem sabe, em nome da isenção, Mino Carta e Paulo Henrique Amorim não devam ganhar um programa de debates para instruir o nosso povo valente?
    Rejeito a posição salomônica de Belluzzo. Sem essa de dividir a criancinha. Ao contrário do que sugere a sua entrevista — onde mídia e governo parecem estar em pé de guerra —, ele sabe muito bem que, até o episódio Waldomiro Diniz, nunca houve um presidente tão incensado quanto Lula — nem o FHC das privatizações foi tão paparicado. Ali, na denúncia de uma grossa falcatrua, foi que se rompeu o clima de lua-de-mel, e o jornalismo voltou a fazer… jornalismo. Com as exceções habituais. Houve ainda tempo para, vá lá, a recomposição da “relação”. Até o mensalão. Aliás, só para ficar num debate que Belluzzo conhece bem: na economia, a tal “mídia” talvez tenha sido mais governista do que seria desejável a governos.

    Para ele o mensalão não existiu.

    ISSO È BELLUZO III

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/alo-belluzzo-salomao-rejeito-metade-criancinha/

  52. ragi

    mas ler a ” oia “, não lhe traz conhecimento nenhum, aliás emburrece, a não ser que tenha somente olhos para o psdb (partido só de bundões)

  53. ragi

    Porque o Andréz ?, se foi com o Beluzzo que êle fez o Pacto. do Derbi ( morumbi nunca mais ), não critique quem é aliado. quanto ao fato do roubo o Beluzzo está coberto de razão, a Industria de Malas de Vl. Sônia Ltda. está com tudo agora tem mala até para o stjd.

  54. ragi

    Poço da sabedoria, são os letrados do morumbi, principalmente o analfabeto pseudo intelectual goleiro o devoadora cenil, o profeta hernanes, o anão de jardim, mac. o hipocrita do leco e o futuro frequentador do AA o juju, pois se não se filiar ao AA vai morrer de cirrose Hepática.

  55. Marcelo Barbosa

    “…E não são apenas dirigentes, incluindo-se boa parte da mídia, empresários, atletas e outros menos cotados…”

    Nos menos cotados podemos incluir estagiários de jornalismo….

  56. SIDNEY

    NA ÉPOCA O MDB FAZIA OPOSIÇÃO AO GOVERNO, SOMENTE POR ISSO, APÓS ASSUMIR O GOVERNO VIROU MARIA VAI COM AS OUTRAS., SENDO TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

  57. SIDNEY

    E PORQUE NÃO TIVEMOS GRAMPO NO TELEFONE DO CITADINI, CASO CONTRÁRIO TERIAMOS OUTRA CONFIRMAÇÃO DA COMPRA DO BRASILEIRÃO DE 2005.

  58. Domingos

    Quem é canalha , moleque , ignorante é vôce que não sabe que o Beluzzo foi o autor do plano Sarney e não tem nada haver com o plano Malan , que foi chamado posteriormente de plano real .

    O plano Sarney foi o responsável pela maior inflação da história deste pais.

    Vide também os antecedentes politicos criminais do sr. Beluzzo.

  59. jonathan alba

    esteve ao lado….. viu tudo…. e nao fez nada!!

    e tem gente q ainda quer ele como presidente…..

  60. jonathan alba

    o juiz roubou? sem duvida…..

    mas beluzzo perdeu a razao, se comportou como os outros, e obviamente deve ser punido….

    nao da mais pra defende-lo

  61. Gayola das loucas

    Mais um que precisa estudar e conhecer a história de seu país.
    Colocar a culpa da inflação em um só governo, ou em uma só pessoa é demais.

  62. Gayola das loucas

    Já que vc tem tempo, deveria ir estudar ou ler, de forma desenvolver senso crítico.
    Control C /control V aliena.

  63. Doutor Raposo

    A Veja faz um jornalismo mentiroso.Isso é imperdoável em quaquer publicação jornalística, independente de qual partido político ela apóie. Ela distorce tanto os fatos que várias matérias viram mera peça de ficção. E das mais escabrosas. A Veja já perdeu a credibilidade faz tempo, e o fato de ser a revista mais vendida no país pra mim não diz nada. Afinal o escritor que mais vende no país é Paulo Coelho, he,he,he.

  64. LG - Legiao Gay - Patrocinadora Oficial da Vila Sonia

    Errar sem intencao eh uma coisa e errar premeditadamente eh outra coisa.

  65. Fernando

    O anormal energumino, se vc é cego problema seu, será que tu não percebe quem tá sendo beneficiado?? Um tal de urubu do Rio, que desde o começo vem sendo ajudado principalmente depois da segunda fase.

  66. Fernando

    E as teorias conspiratórias continuam… mas para o lado errado… ragi vc percebeu quem está sendo beneficiado nesse campeonato??? Um tal urubu preto que vem do Rio??? Veja que eles vem sendo beneficiados desde o inico da segunda fase. Se preparem pois todos serão garfados!!

  67. RT

    Se vai pro Flamengo ou não, a gente vai ver. Pior pra vcs que não ganham um brasileiro há 15 anos, 33 anos sem ganhar alguma coisa sem parceria e ainda por cima ficar fora até da Libertadores do ano que vem depois de liderar o campeonao quase todo. Quem chora mais???????

  68. RT

    A culpa da inflação pode não ser única e exclusiva dele, mas se juntar a Quércia e Sarney não é digno de um homem que se julgue honesto ou exemplo pra alguém.

  69. Fernando

    Nem todos cara, lá tem o MAC e eu como são paulino acho que ele não merece estar no meio da diretoria do time, e o Belluzzon é um cara de bem, mas extrapolou, coisa que alguém na posição dele não poderia ter feito, quer falar a verdade?? Tem várias formas de falar a verdade sem precisar proferir ofensas.

  70. Fernando

    Foram suspenso por 3 jogos… O borges até merecia isso, mas o Dagoberto e o Jean não era preciso tudo isso. Anota ai se o SPFC marcar o campeão de 2009 vai ser as frangas pretas cariocas.

  71. alfredo freud

    E aí ?? Alguma relação entre as “compreensíveis” arroubos do honorável professor Berluzzo e a desequilíbrio psicológico dos jogadores palmeirenses ??
    E se os torcedores fanáticos resolverem seguir o Berluzzo e partirem pra agredir os jogadores que prejudicaram o clube ?? Ele Berluzzo não serve pra dirigir um clube de futerbol ! Na hora em que o clube precisava de uma intervenção política, dura e objetiva, o Berluzzo chuta o pau da barraca, e a lona do circo vem abaixo.
    Na confusão, as chamas dos inúmeros pipoqueiros do palestra, botaram o acanhado parque antartica em chamas. Como em toda tragédia de fogo no circo, o palhaço morreu queimado. Minhas condolências aos parentes e amigos da torcida palmeirense. Picadeiro sem palhaço é sempre o fim do circo !

  72. eu ja sabia

    Choronas da Turiassu

    Esse aprendiz de presidente de clube de futebol
    fez seu escandalo num jogo onde foram dominados
    totalmente pelo Flu,não mereceram ganhar ai sai chorando
    como um garoto mimado.

    Engraçado que quando o Palmeiras ASSALTOU
    o Cruzeiro o aprendiz ficou quietinho.na dele.

    Esse papo do citadini pra variar é uma besteira
    como tudo que ele fala…

  73. Daniel Ricci Araújo

    Parece-me que meu comentário – sem quaisquer ofensas a ninguém – não foi liberado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: