Advertisements

O Incrível Dunga

Da FOLHA DE SÃO PAULO

Por JUCA KFOURI

——————————————————————————–

De como um cara vitorioso é capaz de transformar cada nova vitória em mais rancor e bastante azedume

——————————————————————————–

INCRÍVEL DUNGA. Mesmo!

O cara calou os críticos, vingou-se dos traíras, deu-se conta de que perdeu a conta de há quanto tempo não sabe o que é perder um jogo e só nos conta histórias de ressentimento.

E não briga mais apenas com os jornalistas. Briga também com o torcedor, como no patético espetáculo que deu no Pituaçu, ao precisar ser contido pelo bom samaritano Jorginho, pelo amoroso professor Paixão e até pelo único assessor de imprensa do mundo que senta no banco de reservas, o desfrutável Rodrigo Paiva, amigo de 11 em cada 10 estrelas do mundo nacional.

Mas que fique tranquilo aquele torcedor que foi alvo de tanta bílis. A raiva não era dirigida a ele, mas sim a Renato Maurício Prado, a Fernando Calazans, a José Trajano, ao PVC, ao Paulo Roberto Falcão, ao Mário Jorge Guimarães, quem sabe até ao doce Tostão, a mim, a tantos que o criticaram, criticam e criticarão.

Mas é também a todos os Galvões Buenos, que só remam a favor da maré e que de Dunga, aí com toda a razão, mais merecem desprezo do que raiva, porque traiçoeiros ontem e bajuladores hoje.

Fora, é claro, os provincianos que das províncias defendem seus conterrâneos pelo simples fato de serem conterrâneos, mas estes, é claro, não contam.

Certo está o jornalista Marcelo Barreto, que cunhou uma frase brilhante: “Bellini inventou o gesto de levantar a taça. Carlos Alberto inventou o gesto de beijar a taça. E Dunga inventou o gesto de xingar a taça”. Genial!

Porque Dunga é isso em estado puro, autêntico.

É capaz de xingar quando recebe a taça de campeão mundial ou de dar cabeçada num companheiro como deu em Bebeto na Copa de 1998, ou de ficar amuado e mudo porque contrariado mesmo com a tarja de capitão em jogo da mesma Copa.

Dunga é capaz de tudo.

Até de se transformar em um bom técnico, que montou um time à sua imagem e semelhança e que divide com ele os triunfos, sempre usando a primeira pessoa do plural nas vitórias, mas a do singular nas derrotas, raras, quase esquecidas e, no caso, desimportantes, porque importantes foram as conquistas da Copa América, da Copa das Confederações e da vaga na Copa do Mundo com inédita antecedência.

Nunca dantes neste país -cujo presidente até outro dia mesmo exaltava o espírito dos argentinos, para a impaciência de Dunga e do supergoleiro Júlio César, que mandou Lula se mudar para Argentina- um técnico levantou uma seleção em tão pouco tempo, capaz de fazer até com que se ouçam rojões em seus gols na severa, e desgraçada por quaisquer chuvas, cidade de São Paulo. Nunca!

Mas o populismo lulista é como o galvanista, estar sempre próximo de quem esteja ganhando.

Dunga, ao menos, disse, em sua última entrevista coletiva, que estava feliz, muito feliz.

E, ao dizer, mostrou os caninos, prontos para cravar na jugular de quem esboçasse um ar de incredulidade diante daquela manifestação de alegria tão belicosa, na qual só faltaram murros na mesa: “EU ESTOU FELIZ, PORRA!”.

Incrível Dunga.

Advertisements

Facebook Comments

20 comentários em “O Incrível Dunga”

  1. A citação ironica ao Rodrigo Paiva e o corporativismo do texto justificam a atitude do Dunga. Está certo ele. Jornalista é muito metido e se acha acima do bem e do mal. A coletivas do Dunga são imperdóveis, principalmente quando ele cutuca certos “jornalistas”. Continue assim Dunga.

  2. O Dunga era um bosta como jogador e é um bosta como técnico.

    E o Zé Carlos é um bosta como sei-lá-o-quê. O que o Lula tem a ver com o Dunga?

  3. Concordo contigo. Com raras excessões, a imprensa é normalmente parcial e corporativista. O que um narrador ou comentarista, muitas vezes assistindo um jogo pela TV, se metem a saber mais que todos os técnicos somados e juizes que estão apitando. Só rindo desses panacas…..

  4. Concordo com o Alberto: “Jornalista é muito metido e se acha acima do bem e do mal”.
    E Dunga tem razão a relação ao PVC, Renato Maurício Prado, Falcão, Trajano e Galvão Bueno e Galvões Buenos da vida.
    Mas às vezes exagera, lembra Zagallo que não sabe ganhar.
    Mas como o mesmo Dunga diz: “Futebol não existe passado, nem futuro, só presente”

  5. sim. o dunga tem toda razao. existem jornalistas e jornalistas. poucos admitem que erram no comeco da carreira de dunga como tecnico. ninguem fala, mas o dunga conseguiu fazer o que nenhum tecnico fez, fazer o jogador brasileiro joga honrando a camisa. quando o brasil estava com 1 a menos, a torcida comecou a vaiar.gritar ole incentivando o chile. entao voce viu como o jogador brasileiro reagiu e o resultado veio. o que ele diz , ta certo mesmo: tem um monte de jornalista esperando um resultado negativo da selecao, para execra-lo. entao o jornalista e um deus? nao. o jornalista tem que escrever o que e certo.

  6. Apesar de em alguns momentos achar que o Dunga se passou, o compreendo. Muitos jornalistas ultrapassaram o limite da crítica ao treinador no momento ruim. Houveram até ataques pessoais a ele. Eu responderia da mesma forma. Aliás, mais uma vez as viúvas de 82 (aquela seleção que nem Copa América ganhou pro país) tentaram enterrá-lo e estão vendo o triunfo de um cara sério e trabalhador, o exato oposto do que pregam como sendo o “genuíno futebol brasileiro”, aquele que deixou o país 19 anos sem títulos, até que a turma de Dunga, Romário e cia, cheio de jogadores controversos, começou a empilhar conquistas que perduram até hoje. Basta comparar o número de troféus que ganhamos de 1971 a 1989 (Dica: cabe nos dedos de uma mão e não precisamos usar nenhum deles) e o que conquistamos depois. Viva a seleção vitoriosa!!!

  7. Bajuladores não…se o cara tá calando a boca de todos temos mais é que enfiar o rabo entre as pernas e bater palmas.Que bobagem é essa, o cara tá dando certo então temos é que engolir mesmo.

  8. Pelo visto, Paulinho, o povo já sabe de que lado os jornalistas estão. Engraçado, jornalista pode malhar, achincalhar, estraçalhar a reputação e a vida de alguém, mas se o sujeito decide retrucar, é porque “não sabe vencer”. Claro, tu quer o quê? Que ele dê uma resposta em dia de derrota? O cara vence e ocorre um massacre desses, imagina se falasse alguma coisa desse tipo em um dia de derrota!

    Não aprovo o Dunga como técnico da Seleção, nunca deveria ter sido escolhido, certamente é subserviente a alguns desmandos do Ricardão, mas, por outro lado, ele tem peito para falar o que pensa e desafiar essa imprensa de merda que nós temos. Aliás, seu mentor não esquece do Lula, hein, bem ao estilo que a Folha gosta. Sempre metendo o Presidente onde ele não tem nada a ver com a história. “Populismo lulista” ao gosto do “Galvanista”? Parece coisa da Veja. Ah, o próprio Juca já serviu bem aos americanos de lá…agora serve a outros.

  9. Até agora, apenas o Dunga deu a outra face, enquanto era malhado e ironizado diariamente nos folhetins esportivos. A imprensa não, ela deve ser apenas o crítico, nunca o criticado.

    O cara passou o segundo tempo inteiro ouvindo bobagens, aí quando o Brasil vira o placar, no calor e na emoção do jogo, querem que ele se vire e calmamente fale: “Namastê”.

    Ah, tenha dó. Essa história de politicamente correto já encheu o saco.

    Está certo ele de pagar na mesma moeda. Ricardo Gomes no SPFC deveria fazer o mesmo.

  10. Acho até que se não fosse pela sua personalidade, ele já teria caido como tecnico.

    Eu não faria outra coisa, senão xingar!

  11. “O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso…”

    Se quem gosta de futebol bonito é viuva de 82, então eu sou viuvo com muito orgulho!

    Tanto que a copa de 2002 foi um saco!

    Exigir mais beleza é sempre louvavel, não tem essa de ser viuva, é só querer o melhor!

  12. Parabens Dunga..Voce foi brutalmente achincalhado pela imprensa toda(TODA>>>!!!!!!). sem exceção….Foi ridicularizado como pessoa, como atleta, como cidadão. Voce trabalhou durante 3 anos ..com suas convicções, com seu jeito e conseguiu atingir seus objetivos. Agora deve ser horrível ver os mesmos jornalistas lambendo seus colhões, eu tambem teria nauseas e ânsia de vômito. Voce foi substituido num programa esportivo da Globo pelo Arrogante Renato Mauricio Prado. E agora tem o direito sagrado de dar uma banana pra essa mesma critica esportiva. Esse é um jeito gaucho de ser. Gaucho não leva desaforo pra casa.Briga ate o fim.Estão se doendo os mesmos que atiravam pedras.como sempre.

  13. O Dunga pode estar “magoado” com as críticas (justas) q recebia. Porém, hoje em dia a turma citada pelo Juca sabe elogiar sim o TRABALHO dele. Sabe reconhecer os resultados e apontar as falhas ainda existentes no time.

    Depois do jogo do Chile, teve um repórter q perguntou pro Dunga se ele ia aproveitar pra fazer testes no time em posições em q ele tem dúvida. Ele respondeu com ignorância dizendo q o repórter tava pensando por ele, pq não tinha dúvidas, q ele tava querendo adivinhar oq ele pensava, pediu número da “loto”…

    porra, era só dizer “não, pq eu não tenho dúvidas, e tal e tal…” só isso.

  14. O Dunga é Um BOSTA!!!! é uma MERDA AMBULANTE
    Tomara que perca todos os Jogos e tirem essa vergonha pra seleção que é esse BOSTA!!!!!
    DUNGA vc é um BOSTÂO!!!!
    vc trocado por merda é disperdicio de BOSTA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: