Advertisements

O pecado de Fio Maravilha, que completa 75 anos

Da FOLHA

Por JUCA KFOURI

O folclórico ídolo achou de brigar com quem lhe fez a maior homenagem

Pense em ser homenageado com uma letra assim e com a música gingada de Jorge Ben Jor.

“Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa/ Que a magnética agradecida assim cantava / Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa / Que a magnética agradecida assim cantava / Fio maravilha, / Nós gostamos de você / Fio maravilha, / Faz mais um pra gente ver / E novamente ele chegou / Com inspiração / Com muito amor, com emoção, com explosão em gol / Sacudindo a torcida aos 33 minutos / Do segundo tempo / Depois de fazer uma jogada celestial em gol / Tabelou, driblou dois zagueiros / Deu um toque driblou o goleiro / Só não entrou com bola e tudo / Porque teve humildade em gol / Foi um gol de classe onde ele mostrou / Sua malícia e sua raça / Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa / Que a magnética agradecida assim cantava / Fio maravilha, / Nós gostamos de você / Fio maravilha, / Faz mais um pra gente ver”.

Tudo porque você, embora folclórico e desengonçado, fez um golaço no Maracanã, no dia 15 de janeiro de 1972, pelo Torneio de Verão, contra o campeoníssimo português Benfica, o gol da vitória por 1 a 0. Seu nome é João Batista Sales e seus dentes da arcada superior não cabem em sua boca, mas o gol, testemunhado por mais de 44 mil torcedores, Ben Jor entre eles, vale a música que consagra o apelido Fio Maravilha.

Neste domingo (19), ao completar 75 anos, o maior arrependimento que você pode sentir é o de ter dado ouvidos a um advogado que o convenceu a processar o compositor em busca de direitos autorais, tamanho o sucesso da música, vencedora do Festival da Canção de 1972.

Em 2007 você pede desculpas ao músico, para quem perdeu na Justiça e ainda teve de pagar as custas, e pede a ele, magoadíssimo com razão, para deixar de cantar “Filho Maravilha” e voltar à letra original.

Poucas vezes você, que perdeu tantos gols imperdíveis e acabou em São Francisco, nos Estados Unidos, entregando pizzas, viu alguém fazer tamanha bobagem na vida. Mas perdão foi feito para a gente pedir.

Parabéns, Fio Maravilha!

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: