Advertisements

OS “SEGREDOS” DE LULA

Por SEBASTIÃO NERY

http://www.sebastiaonery.com.br/visualizar.jsp?id=1565

RIO – Tancredo Neves, no fim de 1984, tinha um segredo sagrado: o vice-presidente. Depois de um ano costurando, com todo o seu talento,  os receios militares e as alianças políticas, decidiu: o vice-presidente seria Antonio Ermírio de Moraes.

Por três razões. Era um nordestino empresário em São Paulo. Tinha  dinheiro para a campanha. E o pai tinha sido senador do PTB, amigo de Getúlio, de João Goulart e dele.

Mas a Frente Liberal, saída do PDS, queria um pefelista do Nordeste. Quando Franco Montoro, governador de São Paulo,  fez a reunião de governadores no palácio dos Bandeirantes para pedirem a Tancredo que deixasse o governo de Minas e saísse candidato a presidente, Tancredo lhe prometeu que o primeiro a saber o vice seria ele.

TANCREDO

Uma noite, em São Paulo, Tancredo disse a Montoro que ia convidar Antonio Ermírio. Montoro achou ótimo. E Tancredo pediu segredo absoluto, inclusive para Antonio Ermírio, porque a Frente Liberal estava reivindicando e a escolha tinha que ser anunciada no momento certo.

Uma tarde, em São Paulo, Montoro chamou ao palácio o jornalista Mauro Santayana, assessor de confiança de Tancredo. Na entrada, Mauro passou por Antonio Ermírio, que saía.

Montoro, que não confiava nos telefones do governo Figueiredo, como nenhum político sensato confia nos telefones de governo nenhum,  pediu a Mauro que fosse a Minas dar um recado a Tancredo.

MONTORO

Depois de conversarem sobre as chamadas amenidades,Montoro falou:

-Diga ao Tancredo que o Antonio Ermírio aceitou.

Tancredo também não acreditava em telefone nem nas paredes do seu Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Quando Mauro chegou ao Palácio, Tancredo não quis conversa:

 – Vamos para as Goiabeiras.

“Goiabeiras” é como Tancredo chamava o Palácio das Mangabeiras, residência do governador de Minas, no alto da serra. Entrou lá, em cujas salas e varandas também não acreditava, foi para a beira da piscina, serviu um uísque para os dois. Mauro sentou-se ao lado, esperou a conversa.

 – Mauro, qual é o recado do Montoro?

 – Mandou dizer que o Antonio Ermírio aceitou.

ERMIRIO

Tancredo pôs as mãos na cabeça e esfregou angustiadamente:

 – Queimaram nosso candidato.

Mauro tentou aliviar a decepção de Tancredo:

 – Mas isso só vai ficar entre Montoro e o Antonio Ermírio.

– Você não conhece a alma humana, Mauro? Hoje Ermírio conta à mulher e pede segredo absoluto. Amanhã, a mulher do Ermírio conta à melhor amiga e pede segredo absoluto. Depois de amanhã, já vamos ler numa coluna de jornal. A Frente Liberal exige o Sarney. E o vice vai ser o Sarney, que eles indicaram, e não o Antonio Ermírio, que eu queria.

E foi exatamente o que aconteceu. Um jornalista furou a noticia. Antonio Ermirio não guardou o segredo. Era o José Alencar de Tancredo que morreu pela boca. Sarney foi presidente por um segredo não guardado.

LULA

Lula não é Tancredo, não é Montoro, não é Antonio Ermirio, não é Sarney. Mas tem o complexo do “segredo”. Ele acha que antes dele no Brasil não houve nada e por isso vai desovando um a um seus “segredos” para o pais, numa paranóica megalomania que nem Freud explica,

Um dia anunciou o Fome Zero como se fosse criação dele e nem teve a delicadeza de dizer que o Fundo Contra a Pobreza já estava aprovado na Constituição, proposto por seu novo aliado Antonio Carlos Magalhães

Outro dia empacotou o Bolsa Família sem também ter a gentileza de confessar que seu ministro da Educação Cristovam Buarque já havia criado antes, ali em Brasília, o Bolsa Escola, e que Fernando Henrique também havia implantado outras “bolsas”, todas  incorporados ao Bolsa Família.

JUSCELINO

Achava pouco. Precisava de um “segredão”. E jogou no colo da sua candidata Dilma Roussef o novo filho eleitoral, o  PAC, que não passa de uma fraude orçamentária : um balaio de verbas já aprovadas, com nomes novos e destinos rebalanceados. E continuam mais verbas do que obras.

Agora, foi buscar em 60 anos de lutas nacionais seu ultimo “segredo” : a Petrobrás e o Pre-Sal, como se fossem descobertas e criações dele. Já que ele não lê, manda o Franklin Matins ler a pagina 4134 do “DHBB, Dicionário Historico-Biografico Brasileiro”, da Fundação Getulio Vargas:

– “Deixando o Executivo do Amapá, em 1° de fevereiro de 1956, um dia depois da posse de Juscelino na presidência da Republica o coronel do Exercito Janary Nunes assumiu a presidencia da Petrobrás (criada em 1953). Juscelino dedicou especial atenção ao petróleo, tendo por meta elevar a produção de 6.800 barris para 100 mil, até o fim do seu governo”.

PETROBRÁS

Cumpriu e a Petrobrás disparou. Depois de Janary, veio o coronel Sardenberg em 1959. De 62 a 64, Francisco Mangabeira. Com dirigentes, tecnologia, técnicos e recursos nacionais, a Petrobrás chegou ao Pré-Sal.

Já que não respeita o pais, Lula precisa ao menos respeitar a historia.

Facebook Comments
Advertisements

31 comentários sobre “OS “SEGREDOS” DE LULA

  1. Tricolor

    Eu nunca fui fã do PT, mas, o Lula não só respeita o país como também é um dos poucos políticos que se preocupam com um projeto de “nação”. Enquanto a oposição fica com guerrinha política pra prejudicar a imagem do presidente, o Lula está trabalhando para o desenvolvimento do país.

    Muita gente não entendeu a importância do pré-sal. Isso vai fazer não só que o Brasil seja o maior produtor de petróleo do mundo, como também, esteja entre as três maiores potências do planeta dentro de 10 ou 15 anos. E nessa história, o presidente Lula está coberto de razão.

    Tem muita gente que se diz preocupada com o país, mas, adoram puxar sardinha pro PSDB, e esquecem que é por culpa deles que hoje temos um monte de Daniel Dantas espalhado pelo Brasil. Graças às privatizações mal feitas. Não custa lembrar que eles eram à favor da privatização da Petrobrás também.

    E o pior não é isso. Hoje eles querem que a exploração de petróleo no pré-sal seja feita por empresas privadas. Um verdadeiro absurdo. O pré-sal é do povo brasileiro. É o Governo Federal que tem que manter o controle disso. A Petrobrás é a melhor empresa pra assumir a responsabilidade, não há discussão.

    O PSDB não tem condições de assumir a presidência do Brasil na próxima eleição. Estão querendo “privatizar” até a saúde pública. É por causa desses doentes que o Brasil é refém de gente como o Daniel Dantas.
    Faça-me o favor, né!

  2. Bruno Camargo

    Ah sim claro, e o mundo todo sabia do petroleo, só fingiu ñ ver para não ferir a honra dos brasileiros.
    Pq afinal deveriamos achar sozinhos.

  3. ANDRADE NETO - CIDADÃO E EX-TORCEDOR

    A IGNARA POPULAÇÃO DESTE MALFADADO PAÍS BEM MERECE OS LÍDERES QUE A SURRUPIAM E QUE ZOMBAM DELA. E SE NADA DE MUITO SÉRIO SE MODIFICAR, ASSIM TERMINAREMOS NOSSA HISTÓRIA. COM MAIS OITO ANOS DE PT, PV, PSOL ETC. SABE, PAULINHO, HÁ TEMPOS VENHO AVENTANDO UMA IDÉIA QUE PODERIA MUITO BEM SER POSTA EM PRÁTICA. CREIO QUE DEVAMOS ABRIR MÃO DE NOSSA INDEPENDÊNCIA. NÃO SOUBEMOS BEM UTILIZÁ-LA. NUNCA CONSTITUÍMOS UM GOVERNO SÉRIO, COMPETENTE, QUE TRABALHASSE DE FATO PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO. QUERO DIZER, DEVERÍAMOS DAR CABO DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. E COMO REALIZAR ISSO? SIMPLES: TORNANDO-NOS UM PROTETORADO DE ALGUM PAÍS MAIS COMPETENTE, INTELECTUALIZADO E HONESTO EM TERMOS POLÍTICO-ADMINISTRATIVO. VEJAMOS O EXEMPLO DE PORTO RICO. PROTETORADO NORTE-AMERICANO, O PAÍS DEU UM GRANDE SALTO QUALITATIVO E INSTITUCIONAL. POR AQUI, PODERÍAMOS SER UM PROTETORADO, POR EXEMPLO, DA UNIÃO EUROPÉIA. ADOTARÍAMOS O EURO, AS SUAS INSTITUIÇÕES, E, EM POUCO TEMPO, SERÍAMOS DE FATO UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO. ESTE É O ÚNICO CAMINHO PLAUSÍVEL QUE EU CONSIGO ENXERGAR PARA MELHORAR O PAÍS. PROTETORADO JÁ! POIS AFINAL, DE QUE VALE A NOSSA INDEPENDÊNCIA SE TEMOS UM POVO INCAPAZ DE ELEGER POLÍTICOS HONESTOS, QUE ACREDITAM EM EDIR MACEDO, UM POVO QUE, ENFIM, DEVE SER TUTELADO?

  4. Rogério

    Alguém pode me informar algum programa que nossa Primeira Dama desenvolveu ou que está envolvida?
    Será que sobra algum tempo além dos salões de beleza e clínicas de estética?

  5. Rafael Costa

    Eu nunca fui fã do PT

    Imagine se fosse, né?

    Repetiu como pagagaio TODAS as asneiras que um petralha típico costuma proferir.

    Estão querendo “privatizar” até a saúde pública.

    Além de mentira, isso demonstra que um petista não tem limites para mentir se o objetivo é ajudar o partido a ganhar uma eleição.

  6. Irineu

    Paulinho
    você vai se especializar em esporte ou política?
    São ramos distintos. Releia esse texto que você postou, é uma forçação de barra contra o Lula.
    Quando fala sobre política você reproduz o senso comum.
    Escolha entre esporte ou política. ou você se julga onipotente? ou você acha que é o Juca kfouri?

  7. SIDNEY

    Não entendi nada, não mudou nada, Montoro, Ermirio, sarney, Lula, tudo a mesma merda para a estória do brasil.

  8. juçania de campos facchin

    Nossa!!!! O Lula pode até não ser o “CARA”, mas com uma oposiçãozinha mixuruca como (DEM,PSDB,PIG) esta ele vai longe. Eu espero que como eu ,muitos brasileiros eleitores do Lula e do PT, estejam acompanhando a discussão sobre o PRÉ-SAL. Aí enquanto pessoas como o blogueiro acharem que nós eleitores doLula somos uns analfabeto e dependentes do bolsa fámilia, junto com o presidente vamos melhorando est país. Graças a Deus vivemos em uma democracia. Espero que o pessoal que mora em Heliópolis, na maioria nordestinos compareçam urgentemente a um cartório eleitoral e façam seus títulos de eleitor, daí veremos se eles irão eleger os KASSABS da vida e se elegerão os sábios e etrados do PSDB novamente para o governo paulista. Continue a sua luta contra o Corintians, porque qto a questões nacionais você esta dando a maior banca de algo que os brasileiros pareçem já ter deixado para trás.

  9. Beto

    continuando a saga politico incompetente :

    O secretário do Kassab, isentou a prefeitura no episódio do caos que assolou a cidade ontem….

    Achou o culpado, na haver com a diminuição na varrição da cidade.
    O culpado é São Pedro !!!!

    Os rios tiête e Pinheiros também não transbordaram, o que vimos , nós não vimos….

    Depois desse depoimento fico mais tranquilo, no cidade está em boas mãos, precisamos só controlar São Pedro….

  10. Beto

    Em tempo:

    a prefeitura também liberou os carros do rodizio ontém, por volta das 19:30 hs., foram rapidos….

  11. Rafael Costa

    Em NENHUM lugar do mundo em que exista uma cidade com mais de 10milhões de habitantes uma chuva dessas não causaria transtornos.
    Se você não for petrália vai entender, se for deixe pra lá.

  12. Rafael Costa

    Podemos cobrar limpeza dos córregos e bueiros, mas cobrar que uma chuva daquela não cause transtornos é puramente má intenção.

  13. valdir

    Caríssimo Paulinho: Para um melhor entendimento de todos, e para uma avaliação mais honesta do post, seria recomendável que o combativo blogueiro publicasse a biografia e /ou o currículo (ou seria folha corrida?) do sr. Nery. Fatos estarrecedores viriam à tona!

  14. Beto

    Precisou o Kassab ser prefeito para ter alagamento até no minhocão…

    nome da obra : ELEVADO Costa e Silva…

  15. João Flávio

    Falou tudo. O Lula não é melhor nem pior. É apenas mais um. O uso poítco do pré-sal que ele faz qualquer presidente faria.
    Pela conquista e mantenção do poder todos fizeram coisas vergonhosas.
    É a nossa triste realidade…

  16. Rafael Costa

    A DIFERENÇA ENTRE SER PETRALHA E SER DECENTE
    Leiam o texto abaixo:

    SÃO PAULO – A Secretaria de Segurança Pública da Bahia decidiu nesta terça-feira, 8, tirar os policiais militares dos módulos de Salvador e inseri-los nas buscas pelos responsáveis pelos ataques às bases policiais e a ônibus, que ocorrem desde a madrugada de segunda-feira. Durante a noite, mais um módulo – que estava desativado há mais de seis meses – foi atacado.

    Desta vez, em vez de metralhadoras e pistolas, os criminosos usaram pedras e dois coquetéis molotov – bomba incendiária caseira, feita com uma garrafa cheia de gasolina – para destruir a unidade. Desde a manhã de segunda, foram atacadas cinco das 81 bases da PM espalhadas pela cidade.
    Nesta manhã, também foi registrado mais um ataque contra ônibus, desta vez no bairro de Águas Claras. Repetindo as quatro ações anteriores, os criminosos aproveitaram a parada do veículo no ponto final da linha, obrigaram passageiros, motorista e cobrador a descer do ônibus e, usando gasolina, atearam fogo ao coletivo. Ao todo, seis coletivos foram incendiados na capital baiana.

    Segundo a polícia, os ataques de vandalismo estariam vinculados à transferência – feira na sexta-feira – do traficante Cláudio Eduardo Campanha, de Salvador, para o presídio de segurança máxima de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul. A onda de violência começou na madrugada de domingo, quando cerca de 12 homens, em três carros, atacaram com tiros de arma de fogo os postos militares do Uruguai, Ribeira, Estações Pirajá e Mussurunga. Três policiais ficaram feridos e três suspeitos morreram.

    Segundo a PM, quatro homens atacaram os coletivos nos bairros de Alto de Coutos e Trobogi ao longo do dia. Houve vandalismo também no bairro de Alto do Cabrito, onde dois homens atearam fogo ao ônibus, e em Nordeste de Amaralina, onde o veículo ficou parcialmente destruído. No domingo, 27 pessoas foram detidas para averiguação e liberadas após depoimento, devido aos ataques aos postos militares.

    Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ataques-em-salvador-faz-secretaria-esvaziar-bases-policiais,431127,0.htm

    Vou eu colocar a culpa do ataque no governador da Bahia que é do PT?
    Claro que NÃO!
    Bandido é bandido em qualquer lugar, evitar este tipo de crime é muito difícil pois os bandidos contam com o “elemento surpresa”.
    A única coisa que o estado da Bahia tem que fazer é investigar e prender os bandidos.
    Mas o interessante é que quando um crime deste porte acontece em algum lugar governado por petista, há um verdadeiro silêncio por parte daqueles que ficam “indignados” com crimes que acontecem em SP.
    Isso mostra o claro viés ideológico das críticas e o carater deformado de um petralha.
    Lembram-se da menina lá no Pará que foi presa numa cela masculina e foi violentada?
    Pois bem, como a governadora do Pará é do PT quase ninguém a responsabilizou por isso. Agora imaginem se o mesmo ocorresse em SP?
    Iriam chamar a ONU e pedir o impeachment do Serra, no mínimo!

  17. Anderson Lopes

    Não é isso que diziam na época da Marta e da Erundina, muuiiittto pelo contrário…..

  18. Marcio

    O PFL_DEMOS e PSDB fizeram de conta que não tinha petróleo p´ra poder doar a petrobrás aos estrangeiros, e assim encherem o cu de dinheiro pela eternidade. Lamentável! Quem não respeita o país é quem “vende” estatais , entregando nosso patrimônio se receber nada. Paulinho, corinthiano duvidoso, políticamente se comporta como os “pts” quando na oposição, e adorador de José Pedágio Serra e FHC. Espero ter notícias suas no futuro.

  19. lulapalestra

    É “petralha” pra lá, “petralha” pra cá; “Apedeuta” pra lá, “apedeuta” pra cá…

    O reacionário tupiniquim é incapaz de bolar os próprios jargões. Pegam tudo da Veja-apartheid.

  20. Divanio

    Lula é mais um que soma-se ao monte de imbecis que governaram este amado Brasil! O que nós fizemos para merecer tanta corrupção,mentira e incompetência?

  21. Rafael Costa

    E vocês esquerdistas nem repetem palavras de ordem, né?
    Burguês, reacionário, conservador etc..

  22. Renato

    O texto elogia Montoro, Tancredo e Juscelino (destruidor da polícia, primeiro ministro no pré-golpe contrra o Presidente João Goulart e “construtor” de Brasília, respectivamente). Daí vem e fala mal do Lula, realmente dá pra ver o tipo de gente que inspira o blogueiro. Para não deixar dúvidas, como o texto deixa, quero dizer que é o pior tipo de gente que existe nesse país, a típica classe média, que se abaixa tanto aos ricos que mostra a bunda aos pobres.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: