Advertisements

Religião e futebol não combinam

A FIFA estuda banir qualquer tipo de manifestação religiosa em partidas de futebol.

Entre elas as tradicionais rodas de oração dentro do gramado.

A atitude, em minha opinião, é absolutamente correta.

O futebol é um esporte popular, e não é ligado à nenhuma religião.

Em todo o mundo temos católicos, evangélicos, budistas, espíritas, ateus,entre outros credos, ou não.

TODOS devem ser respeitados.

Há lugares mais propícios para demonstrações de fé do que o gramado de futebol.

Teatralizar o ato de conversar com Deus, ou com Buda, e até com o Capeta, nada mais é do que jogo de cena para chamar a atenção.

Advertisements

Facebook Comments

28 comentários em “Religião e futebol não combinam”

  1. Acho que a FIFA não tem o direito nem o poder para inibir a religiosidade de ninguém.

    O que deve ser combatido é o exagero.

  2. Paulinho, esta sua posição comprova o que digo sobre a sua vocação para censor (de fazer censura). Acho as demonstrações religiosas em jogos de futebol desnecessárias, mas proibí-las é demais. Até parece que você não gosta de democracia. As pessoas devem ser livres para expressar suas preferências. Daqui a pouco a Fifa e, parece que você também, vão querer proibir os jogadores de expressarem suas idéias políticas. Para um pessoa que pretende ser jornalista, acho que você precisa aprener um pouco mais sobre liberdade de expressão. Um bom exercício é publicar este meu comentário e não censurá-lo.

  3. Paulinho, concordo contigo cara, estádio de futebol não é lugar pra brigar mas também não é lugar de rezar e e orar, que quiser rezar que vá a igreja ou faça suas orações em casa mesmo viu.

  4. Proibindo ou nao os cristaos vao continuar orando, mesmo q queira a Fifa nao pode mudar o desejo de cada atleta, se ouver multa ou expulsao do futbol, aih vai ser o caos, sera colocado como discriminacao religiosa e varias outras alegacoes q soh alegraram os q gostam de baderna e quem eh contra ao cristianismo, principalmente contra os “protestantes” “evangelicos”. Nao sei se seria certo a Fifa tomar essa atitude, mas por outro lado, se isto for feito, farah com q cristianismo cresca mais dentro Futebol.

  5. Paulinho,

    gosto do seu trabalho, mas devo discordar de vc!

    Pego frases do seu texto:
    “Em todo o mundo temos católicos, evangélicos, budistas, espíritas, ateus,entre outros credos, ou não.

    TODOS devem ser respeitados.”

    Exatamente isso… todos devem ser respeitados.. a liberdade de expressão é um direito que foi conquistado a duras penas.

    Não podemos sucumbir à proibição só porque há o exagero!!!! como disse o colega acima, devemos combater o exagero.

    Agora proibir que determinado atleta reze ou um grupo se una em uma oração, meditação ou qualquer outro tipo de reunião em um campo de futebol, beira o autoritarismo das mais diversas ditaduras já existentes na história, pouco importando o vies, de “esquerda ou direita”.

    Lamentável esse tipo de cogitação… que se respeito a todos.

    Quer coibir, que faça melhor uso do tempo de jogo, que não tape o sol com a paneira, quando houver provas de irregularidades, como por exemplo utilização de dinheiro de maneira equivocada….

  6. Caro Paulinho, seu post foi muito infeliz, desde quando demonstração de uma fé tem como consequência o desrespeito às demais, acho que são essas e outras coisas que tornam o futebol cada dia mais chato, e não acredito que a FIFA terá peito para bancar tal proibição.

  7. Cara… aos que são contrários a essa determinação: Imaginem como é para um Ateu (como eu) fanático por futebol… ter que ficar vendo roda de reza, camisetas ”i belong to jesus” e o caralho a quatro… Considero isso falta de respeito a mim e a todos os outros Ateus ou de religioões diferentes das dos jogadores… Estou lá para assistir futebol e não para ver manifestação religiosa…
    Cada um que vá exercer sua religião no momento propício… Futebol é futebol!

  8. Com toda certeza 100% (ou quase) dos que reclamaram da ideia sao catolicos, evangelicos,etc, de forma que suas opinioes devem ser jogadas no lixo.

    Sao alienados e nem merecem essa discussao. A FIFA tem que se apressar antes que babacas como o Kaka dominem o futebol e esse esporte consiga ficar mais sujo do que esta ficando.

    A religiao e o opio do povo e a melhor forma de controle da populacao que ja inventaram. Se voces sao satisfeitos com isso o problema e de voces, mas ninguem tem que ficar aturando esse EXCESSO de ignorancia por parte de certos jogadores como o Kaka nao. A religiao deveria ser proibida nao so nos estadios mas em qualquer lugar publico.

  9. Carto Cauê, Você é ateu e respeito isto. Alías o seu direito de ser ateu e expressar a sua opinião é mais importantante do que qualquer outra convicção que tenho. Isto porque no momento que eu entenda que você não tem direito de se expressar estou dizendo que não tenho este direito também.

  10. Proibir é demais, mas como essas manifestações enche o saco.
    Deus ou Jesus está muito mais preocupado e ocupado pra partidas de futebol.

  11. Concordo integralmente. Não esqueçam que os conflitos de ordem religiosa e de crenças sempre foram a maior causa das mortes no mundo, causadora de guerras, genocidios, etc.

  12. SABE, PAULINHO, SOU CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO TEMENTE A DEUS. COMUNGO NA SANTA MISSA TODOS OS DOMINGOS E PAGO MEU DÍZIMO RELIGIOSAMENTE. NO ENTANTO, ISTO FAÇO EM ÂMBITO PRIVADO. NUNCA FUI A FAVOR DESSAS REZAS EM VOZ ALTA NO MEIO-CAMPO QUE MAIS PARECEM UM CANTO MARCIAL. CREIO QUE A DEMONSTRAÇÃO PÚBLICA E OSTENSIVA DA FÉ É UM ATO DE HIPOCRISIA, JÁ CONDENADA POR N.S. JESUS CRISTO. ELE DIZ EM S. MATEUS, cap. VI, vv. 1 a 4. QUE NÃO SE DEVE FAZER O BEM POR OSTENTAÇÃO OU BRADAR QUANDO SE DÁ UMA ESMOLA, POIS QUEM AGE ASSIM, QUER MAIS SER VISTO PELOS HOMENS DO QUE AGRADAR A DEUS. A CORRUPTA FIFA ESTÁ CERTA NESTE CASO. ANDRADE NETO, SÃO PAULINO E CIDADÃO.

  13. Cauêzinhu di Ji$ui$ acha que engana alguém dizendo que é ateu. É a mesma pessoa que ama o Kaká mais do que tudo, o que acabou lhe rendendo o “simpatico” apelido Kakauê.

    Sempre disse que ama Deu$$$ mais do que a si próprio.

    Vai ler Merchan Fezes, vai.

  14. Olha, até que enfim um post correto aqui!!

    Sou ateu e não nada que mais me irrite do que pessoas tentando demonstrar sua fé durante um jogo de futebol!!

    Quer clamar por um deus, que faça na igreja ou no seu retiro espiritual!!

  15. Levantar a mão para o céu quando fizer um gol não tem nada de mais, mas tem jogadores que a cada final de campeonato faz uma missa sem padre no meio o campo. O MESMO DIREITO de uma pessoa fazer isso em campo tem um Xiita de cometer autoflageo no circulo central, O Macumbeiro poderia dançar ,bater tambor, fumar um pé de burro e ainda tumá uns goro em baixo do gol. Praticamente poderia-se fazer qualquer coisa, baseado que qualquer coisa pode ser uma pratica religiosa. O mais legal vai ser 2 “Jedis” lutando com lanternas e fazendo zum zum zum com a boca na entrega do trofeu.

    Não se pode parar no meio de uma avenida de uma hora para outra fazer uma roda de oração porque atrapalhão transito e rua não é lugar para rezar, Se os cristãos tem direito a roda religiosa as outras religiões devem ter seus espaço, e a Copa do mundo vai virá um circo religioso! Entaum não se pode rezar no meio de campo porque atrapalha o espetaculo e campo não é lugar de rezar!

    Não se pode proibir à pratica religiosa mas se pode limitala. Rastafari não pode fumar maconha no meio da rua, não se pode matar ninguem porque seu Deus mandou. Mormon não pode se casar com mais de uma mulher no Brasil e ai vai.

  16. vc se supera com seus comentarios ridiculos…
    cada um segue o que e quem quiser…..
    e em qqr lugar….
    qqr lugar é lugar para agradecer a Deus por uma conquista….
    se nao tem discernimento em certos assuntos, fique quieto e nao faça post algum…
    vc acha que sabe tudo e fala besteira em 90% dos seus posts…
    abs

  17. Agora vão proibir o choro brasileiro em competições internacionais!
    AH! e o abraço coletivo na hora do gol também.

  18. Quem a FIFA pensa que é relação à Religião dos jogadores?
    ela não é merda nenhuma, simplismente ela acha que por ser uma autoridade no mundo fo Futebol acha que deve começar a proibir atos que em nossa constituição permite e protege. vejamos a nossa Constituição:

    Art 5º, caput: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    A FIFA não pode simplismente proibir, sendo que, na partida final da Copa das Confederações entre Brasil x Eua, a qual o Brasil ganhou de virada por 3×2,( Revista Eclésia Ano 13. Edição 136-Tema: Cale-se) o ministro da Dinamarca simplismente pediu para a FIFA repreender a CBF, mas que instabilidade é esta?? essa tal de FIFA não tem firmeza e nem livre opinião não??? acha que um “carinha” de outro país pode ter repercussão aqui no Brasil?? NÃO, o nosso país é democrático. e outra também, os jogadores da nossa Seleção brasileira fizeram esse ato depois do apito final, e, pelo que eu sei, na regulamentação do futebol, deu o apito final os jogadores podem comemorar do jeito que bem entenderem..

    Se querem proibir tais atitudes proíbem durante a partida mas legaliza essas atitudes após o apito final, durante a partida se quiserem, não.
    Mas pelo amor de Deus, já que em muitos outros pontos o Brasil deixa a desejar em nossa Constituição, vamos nos valer desses pequenos direitos e garantias que ela nos fornece. Galera, o nosso país é o melhor, não podemos deixar simplismente autoridades como estas, que se dizem JUSTAS, acabarem com o restinho de Direitos e Garantis que ainda nos resta.

    Peço para quem é evangélico ou é adepto a uma religião, vamos nos mobilizar contra essa decisão da FIFA, isso não pode acabar e muito menos proibir a nossa liberdade de crença…

    Gratifico-me a quem se comover….

    Felicidadesss….
    ABraços..!!

  19. No dia em que manifestações religiosas em lugares públicos forem proibidas só para agradar tais pessoas que se dizem ateias, nós meu caro amigo estaremos vivendo em um regime de ditadura ou na China sei lá, e não teremos mais liberdade nenhuma.
    ( é com uma grande insatisfação que escrevo isso vendo um post desse aqui iscritode uma maneira tão infeliz)
    Até por que quando um jogador faz uma oração ou algum =gesto relacionado a religião ele está nada mais nada menos do que exercendo sua crença e sua liberdade. Ora um trabalhador não pode orar a Deus para poder realizar um bom trabalho? E tendo sucesso nesse trabalho ele não tem direito a agradecer ? quando um jogador faz isso ele não está incenando, e sim, praticando uma ação pessoal que é agradecer a Deus por sua habilidade ou oferecendo a ele o seu gol(como é feito normalmente por qualquer jogado querendo homenagiar alguém) E se a Fifa se achar no direito de proibir essas comemorações estará é tirando a liberdade do futebol profissional que é um trabalho como qualquer outro!!!!!!!!

  20. O jogador de futebol é um artista, no qual vocês que estão criticando sua conduta , não sabem de nada , nunca calçaram uma chuteira , são uns pernas de pau e ainda pagam para assisti-los.
    As rodas de oração no campo, no tunel ou vestiário; geralmente é AVE MARIA, onde todos oram evangélicos, budistas, espiritas, espíritualistas e etc, os que não querem fazer ficam de bico calado, porém, ficam na roda.
    Quanto a FIFA não tem que preocupar-se com problema tão fútil, pois as orações não devem ser feitas nas igrejas ou em casa, sómente ; Mas em qualquer lugar. DEUS é um só para todos os religiosos que oram, para os que só oram na igreja, em casa e para também os que não oram.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: