Advertisements

CONAR investiga propaganda de cerveja com Ronaldo

 

O CONAR, órgão que fiscaliza os abusos da publicidade, recebeu denúncia contra o comercial da cerveja Brahma, que teve Ronaldo Fenômeno como protagonista.

A autora foi a cervejaria Schincariol, que alega quebra do código de ética da publicidade brasileira.

A reclamação diz ainda que a presença de Ronaldo na propaganda sugere que o sucesso do atleta estaria relacionado ao consumo de cerveja.

A decisão do CONAR, de retirar ou não a propaganda do ar, deve sair em trinta dias.

Evidente que não há santos na Schincariol e que a reclamação surgiu apenas por uma questão de estratégia comercial.

Mas isso não quer dizer que não esteja bem fundamentada.

Sem dúvida, está.

A participação de Ronaldo em comercial de cerveja é inaceitável.

Quanto ao prazo para o CONAR decidir se tira a propaganda do ar, é uma verdadeira piada.

Contando os dias que a propaganda já foi veiculada, mais os quase 30 dias da decisão, pouco importa para a Brahma se o resultado for a retirada do ar.

O objetivo já terá sido alcançado.

A Brahma finge estar sendo punida e o CONAR que fez a sua parte.

Enquanto isso, jornalistas de esgoto e atletas que não precisam mais de dinheiro, e mesmo assim se submetem a este tipo de situação, continuarão fazendo a juventude acreditar que bebida e cigarro combinam com esporte.

Um absurdo.

Facebook Comments
Advertisements

36 comentários sobre “CONAR investiga propaganda de cerveja com Ronaldo

  1. TASSIO

    “Enquanto isso, jornalistas de esgoto e atletas que não precisam mais de dinheiro, e mesmo assim se submetem a este tipo de situação, continuarão fazendo a juventude acreditar que bebida e cigarro combinam com esporte.

    Um absurdo.”

    ONDE EU ASSINO PAULINHO ???

  2. Sidney Manoel

    Paulinho gostaria de saber de voce,quem sao esses jornalistas de esgosto?
    Sera que eles tem audiencias sensacionalistas no radio e na tv aberta? porque ta dificil hein!!!!!

  3. Anderson Viana

    Paulinho, fale assim… “Na minha opinião, atleta nenhum pode fazer propaganda de tal coisa…”. A sua verdade não é necessariamente verdade corrente…

  4. Fernando

    Acho uma moralziação absurda… afinal o maior torneio de futebol do mundo é patrocinado por uma cervejaria (champion´s League).

    Acho uma burrice achar que isso é um problema… Ronaldo é tão ídolo como Zeca pagodinho, Bussunda, Julaian Paes,e outras pessoas que já fizeram propaganda de cerveja.

    Uma falsa moralização. Isso é o que eu acho do comentário. Que eu me lembre, cerveja é um produto legla no Brasil. Se o profissional quer ter sua imagem atrelada a esse produto, é um problema único e exclusivo dele.

  5. Lucas

    aff … deixa o cara tomar a gelada dele , tem tanta coisa mais importante pra justiça se preocupar. Isso parece coisa de velha fofoqueira !!!

    abraço

  6. Alviverde/SP

    Para a TORCIDA em geral, CERVEJA e CIGARROS à VONTADE. É o LIVRE ARBÍTRIO…quem for TORCEDOR, que quiser e gostar, que os consumam até ficar INCHADO…que as empresas desses setores patrocinem À FARTA quaisquer campeonatos e clubes pelo mundo…mas O ATLETA em si, ainda mais aqueles mais renomados, que pode ATÉ consumir tais produtos, não deveriam DIVULGAR e ENALTECER tais produtos, ainda mais para a população mais JOVEM.

  7. danilo sanches

    O Conar caiu na estratégia marketeira e vc comprou a dos dois. Já viu as propagandas que passam durante os programas infantis? Conhece quantas crianças que não sabem o nome de legumes e frutas, mas diferenciam salgadinhos por marca e sabor? (Sim, vi aquele documentário sobre publicidade para crianças). Concordo com o Henrique, com o Eliandro e o Leonardo.

  8. Luís Carlos

    Como já foi aventado por aqui, segundo uma lei que a própria Schincariol ajudou a pagar, cerveja não é bebida alcoólica.

    Há cantores fazendo propaganda de cerveja e há mulheres gostosas fazendo o mesmo. E acho que nenhum idiota vai achar que tomar cerveja vai torná-lo um cantor famoso assim como nenhuma baranga vai achar que tomar cerveja vai torná-la gostosa.

    Em vez de fazer denúncia ao Conar com o intuito único de receber publicidade gratuita, a Schincariol poderia explicar melhor o assassinato do Sr. José Nelson Schincariol. Aquele negócio de garçon ladrão não colou.

  9. lucas dantas

    pq vc não faz esse tipo de comentário na véspera de uma copa do mundo, onde as cervejas sempre patrocinam seleções inteiras de vários países?

    queria ver falar isso se o ronaldo não fosse do curintia. detalhe, não sou corintiano.

  10. Luis Fontes

    Ai meu deus, quanta besteira… o produto é para um publico maior de 18 anos… o conar não tem o poder para punir ninguem…. quem tem que dar exemplo para os filhos são os pais, e o estado que deve dar educação e cultura… o Ronaldo esta na dele, vc pode até achar que ele não deveria fazer a propaganda, mas não criticar ou condenar ele por uma atitude que não fere nenhuma lei… isso é procurar pelo em ovo… bem a sua cara mesmo…

  11. Otavio

    Paulinho,
    É sério então se for assim não devemos mais assistir a champions league ?
    Eu acho isso uma verdadeira bobagem, pois eu tomo as minhas cervejinhas e garanto a você que não é por causa de nenhum ronaldo, zeca pagodinho, juliana paes entre outros que eu consumo cerveja. Poderia até dizer que depois de um dia suado de trabalho e assistindo um jogo a vontade prevalece.
    Pois até hoje eu não vi nenhuma pesquisa que comprove que cerveja em excesso mata. e já está provado que a cerveja quando ingerida uma garrafa por dia reduz a taxa do HDL ( mal colesterol) e aumenta a taxa do LDL (bom colesterol), sendo assim reduzindo os fatores de risco cardiovasculares.
    Então se fomos generalizarmos não devemos mais tomar água, pois água em excesso causa HIPONATREMIA (redução do nível sérico de sódio = baixo sódio no sangue) e isso causar lesões permanente no cerebro ( através de edema cerebral até causando herniaçào de uncus). Por isso não podemos generalizar as coisas.
    Agora você vem me falar que um atleta não deve se submeter a essas coisas, e eu acho na minha opinião ( sempre respeitando a sua) que está certo , pois antes dele ser um jogador ele é um ser humano como qualquer outro e seria demagogia ser ele não bebesse e estivesse lá fazendo propaganda de cerveja ou até mesmo o contrário desta situação. E as propagandas sempre vão utilizar de pessoas famosas pois são elas que vão dar o retorno financeiro.
    O kajuru pessoa do bem que você mesmo fala, tem a propaganda da SKOL na tv kajuru. Aí como você me responderia que um jornalista que passa as informações para os outros, que ensina muita gente humilde que não teve estuda tem um patrocínio de cerveja em seu SITE/TV ? Por isso eu acho que não devemos generalizar as coisas.
    O que me deixa meio chateado com a mídia do brasileira é o fatos delas só escreverem atacando as pessoas, mas Quando o Ronaldo fez uma doação de 2 carretas de alimentos para Santa Catarina (após aqueles eventos de enchentes) ninguém comentou nada, até mesmo aqui no seu blog eu não vi nenhum comentário sobre esse feito.
    Sabe paulinho, falar os defeitos dos outros é muito fácil, difícil é falar dos nossos e a qualidades dos outros. Não te julgo por essas coisas pois eu também já tive atitudes sobre julgamentos errôneos, mas eu fui aprendendo olhar as coisas por todos os lados.
    PS: Este comentário sobre julgamento e tudo isso não se refere apenas a você, e sim para todos !
    Um grande abraço

  12. Anderson Viana

    Mais uma pergunta Paulinho… Igual nosso colega-leitor citou acima, o Zeca Pagodinho vende mais CDs entre os frequentadores de boteco ou os admiradores de sua música ? Ele vende mais CDs porque ele bebe cerveja, se ele não bebesse não venderia ? Novamente vocês da “banda boa” teimam em falar de propaganda e sempre dão bola fora… Cansei de ver o Socrates dando entrevista, exaltando a cerveja, dizendo que não interferia (sic) no desempenho dele. Hipocrisia é um saco…

  13. geraldo c araujo

    O Ronaldo tem menos direito de faturar um cachê de cervejaria só porque é atleta? E alguém de bom senso pode vê-lo como atleta ao ostentar aquelas enxúndias? A barriga dele ultrapassa, em volume, até mesmo a do Zeca Pagodinho. Tenha dó!

  14. Victor Amatucci

    Paulinho,

    sem juízo de valores de minha parte, o Ronaldo acredita nisso… Ele fuma, bebe e é o fenômeno… acabou com o jogo contra o SP… e acho que a intenção de uma propaganda nunca vai ser ensinar… da onde acho mto utópico qerer q se respeite alguma coisa em propagandas…

    E a audiência não é assim tão burra né? Influenciar é uma coisa… Engolir sem pensar outra completamente diferente…

  15. Victor Zacharias

    Os atletas não tem noção ou tem, não sei bem, do mal que fazem ao recomendar certos produtos, especificamente cerveja e cigarro.
    Com certeza a molecada acha que ser feliz é beber Brahma.
    Por pesquisas o índice de alcoolismo tem aumentado enormemente nas crianças.
    Considero isso uma irreponsabilidade do Sr. Ronaldo.
    O assunto foi muito bem colocado. Parabéns !

  16. Anderson Viana

    Ah e o CONAR é igualzinho ao CORI do Corinthians. Não serve pra nada…

  17. Clauro

    Tomo cerveja, com moderação.

    Gosto de cerveja.

    Fazer propaganda de cerveja é legal no Brasil.

    Sou a favor que se faça propaganda de qualquer
    coisa que a lei permitir.

    O Ronaldo toma cerveja desde quando começou
    a jogar bola.

    Tomando cerveja foi eleito o melhor jogador
    do mundo 3 vezes e foi o maior, ainda é,
    artilheiro de todas as Copas.

    O Sócrates bebia além dos limites, e mesmo
    assim foi um gênio com a bola nos pés, muito
    mais que seu irmão Raí ( o atleta ).

    Aí vão dizer… É por isso que o Raí foi campeão
    várias vezes e o Sócrates, não. E aí, eu emendo…
    O Raí ganhou mais q o Sócrates, pois os times
    que o Raí jogou eram melhores.

    O problema, Paulinho, é o EXCESSO.

    Abraço

  18. Sidney Manoel

    Tai a cerveja ja se tornou algo tao comum entre jovens e se nao dizer em crianças tambem,que pras as pessoas o fato de o SR Ronaldo fazer propaganda e uma coisa normal…….meu DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!E pior ainda comparar o(atleta) Ronaldo com cantor e atrizes…….meu DEUS!!!!!!!E outra Paulinho esquecem que o SR Ronaldo e excessao,quantos jogadores que tinham carreiras promissores e nao vingaram por penssarem como muitos “e so uma cervejinha nao pega nada” mas e isso ai Paulinho!!!!!!

  19. Cristiano Vieira

    Sinceramente, pra mim só um cara sem muito cérebro começaria a beber porque o Ronaldo faz marketing pra uma cerveja.

    A disputa é por quem já bebe e não pra influenciar quem não bebe.

    É como falar que os amigos que influenciaram pro cara começar a beber, a usar drogas.

    Isso pra mim é balela. Como ninguém consegue me influenciar a isso?

    Sinceramente, pra mim isso tudo é só Hipocrisia.

  20. CARLOS

    VERIFIQUE QUANTOS SÃO OS REPRESENTANTES DA CONAR E MANDE UMAS CAIXAS DE CERVEJA QUE VAI ESTAR TUDO CERTO, ISTO É BRASIL.

  21. Alviverde/SP

    A diferença que MUITOS não entenderam ainda é que o ATLETA PROFISSIONAL pode BEBER, COMER e FAZER o que QUISER em sua VIDA PESSOAL…o que não fica bem é DIVULGAR e fazer APOLOGIA a PRODUTOS e também ATITUDES não recomendáveis, PRINCIPALMENTE aos JOVENS. A IMAGEM de um ÍDOLO, principalmente ESPORTIVO é muito FORTE para eles…FIXAM-se na mente deles.

  22. Alviverde/SP

    Não estou dizendo que não é recomendável fumar ou beber o que quer que seja…cada um faz o que quer de sua vida. Mas não precisa um ídolo esportivo vir a público para propagar(e ainda lucrar, e MUITO)o que ele tem costume ou gosta de fazer e que não fosse tão exemplar, em sua vida particular.
    Há campanhas muito mais nobres que eles podem muito bem propagar…

  23. Alvaro Campos

    Pelo visto o cigarro, a cachaça e mulher agora são proibidos !!!

    O Ronaldo é jogador de futebol ou Congregado Marista ???

    Tá na hora desses caras enfiarem um sapato na boca…..

  24. Clauro

    Alviverde, menos!!

    Volto a falar na hipocrisia. Do Falso moralismo.
    da babaquice enrustida.

    Até parece que um jovem vai começar a tomar
    cerveja, pois seu ídolo toma.

    Essa “história” tá ultrapassada.

    Já foi o tempo. Hoje, o jovem bebe, pois SEU
    amigo bebe.

    E se um jovem se deixa influenciar por um ÍDOLO,
    também é influenciado por amigos, pois é um
    cabeça fraca.

    Menos, gente, menos.

    Vcs pensam que todos são TELETUBIES?

    Dãããããããããããããããããããããããã!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. geraldo lina

    ALVIVERDE, VOCE DEVERIA CONSIDERAR TAMBEM QUE NAO APENAS PROPAGANDAS FEITAS POR IDOLOS QUE TOMAM CERVEJA NA TV FAZEM MAL AS CRIANCAS.

    JOGAR GAS NO VESTIARIO ALHEIO E FICAR IMPUNE, EH MUITO PIOR PRA CRIANCADA. ISTO NADA MAIS EH QUE REFORCAR A LEI DE GERSON VIGENTE E ENRAIZADA NO POVO BRASILEIRO.

    O MERETRICIO EH UM CLUBE TAO ULTRAPASSADO, QUE AGORA EM QUE DEVERIAMOS SEGUIR UM CAMINHO NOVO, DIFERENTE, PAUTADO PELA HONESTIDADE A COMECAR PELO ESPORTE, OS RETROGRADOS LANCAM GAS NO VESTIARIO ALHEIO E AINDA SE VANGLORIAM POR ESTAREM IMPUNES.

    NOS SOMOS O TIME DA MODA, NESTE SENTIDO E EM OUTROS.

    ***(*) ******(*)

  26. omar

    Não sei, que tal perguntar ao Kajuru e ao Sócrates o que eles acham disso…

    Da minha parte brindarei aos chatos de plantão!!!

  27. Alviverde/SP

    Não entenderam é NADA!!!!!!!!!!!
    Tá, e você, Lina, tem TODAS as PROVAS CONCRETAS para AFIRMAR esse negócio do gás(AINDA), certo?????

  28. Alviverde/SP

    Antes que digam qualquer coisa: GOLAÇO do Ronaldo!!!!
    Mas CONTINUO com a minha opinião…ele PODE tomar TODAS, mas não fica bem DIVULGAR em comerciais. Questão de OPINIÃO.

  29. Ilma/RJ

    Gente, se liguem, um adulto pode não se deixar influenciar porque o Ronaldinho toma Brahma, mas ontem durante o jogo do Flamengo X Botafogo, família toda reunida assistindo e meu sobrinho de apenas 7 anos sai com essa “pai compra uma Brahma p/eu tomar que eu quero ficar igual ao Ronaldinho”, olha se propaganda não influenciasse as empresas não gastariam verdadeiras fortunas c/elas, associar vencer no esporte c/cerveja e achar que isso é normal e legal, me poupem.

  30. roberto

    No programa esportivo jogo aberto rio, que vai ao ar as 11:30h na BAND, os famosos apresentadores esportivo da rádio Globo, José Carlos Araújo, Gerson, Gilson Ricardo e um feioso que acho que é David Rangel, fazem propaganda da cerveja Cintra (sem frescura) – pra mim é o maior incentivo aos jovens de entrarem para o alcoolismo. Acho que a CONAR deveria ver de perto esse programa…

  31. David Rangel

    Tem uma foto sua aí, meu caro Roberto? Só pra saber se você é lindão…deve ser. Pode ser que nem precise de foto. Tem algum comercial seu no ar?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: