Advertisements

Jornalismo de verdade

O programa “Brasil Olímpico – uma candidatura passada a limpo”, que passou na ESPN BRASIL, é um marco histórico no jornalismo brasileiro.

De proporções semelhantes ou até maiores do que o Jornal Nacional que desmascarou Ricardo Teixeira, antes da Rede Globo se calar para ter o direito de transmitir o Campeonato Brasileiro.

Demonstrou claramente a subserviência de dirigentes e ex-atletas ao sistema que corrompe o desporto nacional.

Assim como Ricardo Teixeira, nos anos 90, Carlos Arthur Nuzman, Orlando Silva Junior e todo o conivente Governo Brasileiro, foram desmascarados, de maneira inquestionável, por depoimentos de testemunhas e documentos que comprovam desvios e atos de corrupção, além de demonstrar a incompetência de nossos dirigentes.

Agradeço a ESPN BRASIL por essa aula de jornalismo sério e focado na luta contra a corrupção.

É sempre bom saber que não estamos sozinhos.

Facebook Comments
Advertisements

30 comentários sobre “Jornalismo de verdade

  1. Henrique Simões

    Programa absolutamente sensacional! Não deu vontade de mudar de canal nem nos comerciais com medo de perder o começo do próximo bloco.
    Só vejo a ESPN Brasil fazer uma reportagem como essa. O resto da mídia é tudo oba-oba e arco-íris… uma alienação sem tamanho. Tomara que eles continuem batendo nas mesmas teclas sempre. Fazendo questão de lembrar, a toda hora, quem é quem, o que já fez, o que pode ser feito de novo, pra ninguém ficar de palhaço.
    Um abraço.

  2. Juliano Miranda

    ótimo mesmo…e quanto ao parte onde foi denunciado que o SPFC é o maior beneficiário das aprovações ilegais de projetos pra futebol ?? Ninguém vai cobrar o JJ do porque conselheiros do clube estão na banca de aprovação dos projetos e vão contra a lei, vetando os olímpicos e construindo o CT de Cotia através de $$ público !!!

    O meu dinheiro vai ser para construir o Morumbi também pra Copa ??? E depois tenho que aguentar tricolores dizendo que o clube é rico ?!?

    O SP É SUJO E DESONESTO, NÃO FOSSE AS MAZELAS COM $$$ PÚBLICO, NEM CT ELES TERIAM, QUANTO MAIS UM CHÁCARA DA PEDOFILIA EM FRENTE !!

  3. Weslley

    Paulinho disponibiliza, o video da reportagem ai no seu blog, nem todos tem condições de ter tv por assinatura.
    Abraço.

    Paulinho: Assim que tiver em mãos publicarei

  4. Alexandre Amaral

    Atrasei a balada p assistir… compensou!

    Porém o triste é ter a ctz d q esses canalhas (a exemplo do Ricaço Terra) continuarão soltos.

    Agora o q causou indignação foi ver um sujeito q é convocado p uma CPI (na hora em q o bicho vai pegar) dá uma desculpa esfarrapada (daqlas q vc só dá p a namorada qndo quer aprontar) e sai no meio da sessão impune e descaradamente?

    Pelo menos foi a primeira vez q vi um político brasileiro assumindo publicamente o óbvio: “O Bra é um país corrupto!”

  5. Alexandre Amaral

    Eu nem deveria responder a um imbecil desses, mas:

    o jacú vai lá pegar a lei… leia, estude-a e ñ fale asneiras colossais como essas.

    O tal benefício é imoral, porém ñ ilegal. e TODOS os clubes s valem dele! P. ex., o flamengo msmo c/ a benesse da lei consegui a proeza d qbrar. Tenho ctz q seu time ñ é diferente.

    Detalhe:
    o nosso CT da Barra Funda foi construído em meados dos anos 80, época em q seu timinho amargava na fila. Otário!
    Aliás eu já o visitei e digo q seu clubinho msmo c/ os vários pactos milionários ñ é capaz d fazer um q chegue aos pés do nosso.

    Assista a entrevista do Muricy e s mate d inveja.

  6. rubens

    olha Paulinho, nunca compare o jornal nacional que não tem nada de jornalismo por definição com a espn que até agora se mantém isenta

  7. vander

    Acho que antes das pessoas emitiram algum comentário por aqui, deviam, ao menos, ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
    Prezado sr. Juliano Miranda: quem disse que a Lei de Incentivo provém de dinheiro público. Por favor, leia a Lei 11.438, o Decreto 6180 e a Portaria 166, que tratam da Lei de Incentivo ao Esporte.
    Para deixar claro a todo

  8. vander

    Acho que antes das pessoas emitiram algum comentário por aqui, deviam, ao menos, ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
    Quem disse que a Lei de Incentivo provém de dinheiro público. Por favor, leia a Lei 11.438, o Decreto 6180 e a Portaria 166, que tratam da Lei de Incentivo ao Esporte.
    Para deixar claro a todos: a entidade esportiva sem fins lucrativos apresenta um projeto ao Ministério e, caso aprovado, a captação ocorre mediante PATROCÍNIO ou DOAÇÃO, sendo 1% de Pessoas Jurídicas e 6% de Pessoas Físicas, do valor devido ao Imposto de Renda. Portanto, trata-se de uma renúncia fiscal.
    Quem “ajudou” no CT de Cotia foram empresas como Bradesco, Nestlé, entre outras. Basta acessar o link abaixo e terá toda a relação:
    http://portal.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/projetosFaseCaptacaoDados.do
    Com relação a reportagem da ESPN, discordo apenas da reportagem da jornalista do Correio Braziliense. Não se pode comparar a gestão de Clubes de Futebol com Clubes Sociais, que servem como exemplo, como Minas Tênis, Pinheiros.

  9. Milonga

    ATENÇÃO JULIANO MIRANDA

    Já que vc mostrou ser um TREMENDO analfabeto que não sabe nem o que fala, eu me dei ao trabalho de postar um link aqui que explica bem mastigadinho o que é a Lei de Incentico ao Esporte

    percebo que vc não possui o costume de ler jornal e mesmo na era da internet vc consegue a façanha de ser uma pessoa desinformada

    Depois de ler e entender como funciona tal Lei, pergunte-se pq o SPFC conseguiu MULTINACIONAIS pera formarem parceria enquanto outros clubes sequer despertam interesse de tais empresas para formarem parceria em projetos como estes…

    http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/lei-incentivo-esporte1.htm

  10. Juliano Miranda

    Primeiro gostaria de me auto corrigir….realmente a prática do SP não é ilegal, mas sim IMORAL como diz o próprio Alexandre Amaral, e ao reconhecer tal coisa o Sr. nos chama de otários e ainda cita o Murici como referência de alguma coisa em entrevista.

    SOU MESMO UM OTÁRIO, ASSIM COMO OUTROS QUAS 200 MILHÕES DE OTÁRIOS QUE TEM QUE LER QUE O SPFC FAZ UMA COISA IMORAL, E QUE ENTÃO ESTÁ TUDO BEM E NÓS QUE SOMOS OTÁRIOS !!

    O Brasil já era mesmo….

    Em tempo;

    Vander – O SP é uma entidade sem fins lucrativos ??

    O $$ abonado das empresas e gasto na arquibancada ia para onde para ser gasto com que ?

    Com essas duas encerro minha participação….afinal como o próprio Alexandre quis deixar claro acima, honestidade no Brasil é ser otário !!

  11. Juliano Miranda

    O mesmo Bradesco que emprestou 10 milhões ano passado do nada ao SP além do projeto ?? O mesmo Bradesco cujo presidente também é do Conselho Tricolor??

    Não sou perfeito não Srs. Alexandre e Vander, mas também não sou menos informado que vcs muito menos tenho a visão obstruída pelo Sistema Tricolor.

  12. Dr. Sergio Roberto de Castro

    Primeiro gostaria de expor o Sr. Alexandre Amaral ao escárnio por sua personalidade no mínimo estranha.

    Não entendi Paulinho, então se é só imoral o SPFC pode e ainda se gaba e chama de otário quem preza pela honestidade ?? Se for por esta premissa o Andrés e o Corinthians também podem então ?!

    Depois outro asno diz que o benefício começa quando uma “entidade esportiva sem fins lucrativos…” …. opa, e o SPFC que só vive $$, só pensa em $$, só fala em $$ e dizem até compra seus títulos, passou quando a ser uma entindade que poderia receber tais benefícios.

    O outro rapaz se equivocou em alguns pontos da lei, mas isso não apaga as irregularidades do SPFC que se fossem mostradas ontem como se do Corinthians, hoje até o MP estaria no clube!!

    E apenas para direcionar os “inteligentes”, vcs sabiam que para o CT zinho de vcs em Cotia ser construído de forma IMORAL, outros projetos foram vetados, entre eles o da reforma e melhora da área de atletismo da UNICAMP, que está aqui largada. Quem comanda o projeto é o Vanderlei Silva, ÚM DOS ÚNICOS DO MUNDO a ter uma medalha olímpica do Barão de Coubertin, e mesmo assim ele foi preterido pela força política do SPFC !!

    PARABÉNS AO S.P.F.C PELA SUA ÉTICA !!

    PARABÉNS AOS AUDITORES/CONSELHEIROS QUE APROVAM OS PROJETOS !!

    PARABÉNS AOS TORCEDORES QUE SE GABAM DE SER IMORAIS !!

    E PARABÉNS A MIM PELA IRONIA NO FINAL !!

  13. Jorge

    Qta empafia… “eh soh imoral” … tah tudo certo entaum….mandar igresso da madonna eh imoral, entaum tbem pode ?

  14. vander

    Direito de Resposta ao comentário do Sr. Sérgio Roberto de Castro:

    Prezado Senhor (e não Doutor) Sérgio. Primeiro, porque um verdadeiro “Doutor” não sai por aí chamando os outros de asno.

    Se o
    “SPFC ou qualquer outro clube “vivem sSPFC que só vive $$, só pensa em $$, só fala em $$ e dizem até compra seus títulos, passou quando a ser uma entindade que poderia receber tais benefícios”
    conforme sua citação, agem desta forma, esta é outra discussão.

    O que disse, e reafirmo (agora também ao Sr. Juliano Miranda), é que sim, o SPFC, como todos os outros Clubes Sociais (incluindo aqueles que possuem um Depto de Futebol Profissional), são sim Entidades Sem Fins Lucrativos.
    Infelizmente o site do SPFC não disponibliza seu estatuto social. Na maioria dos casos, é sempre o primeiro Artigo. Como exemplo, segue o Artigo 1o. do Estatuto Social da Sociedade Esportiva Palmeiras:

    TÍTULO I
    DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FIM E DURAÇÃO.
    Art. 1º – A Sociedade Esportiva Palmeiras (SEP), com sede social,
    administrativa e foro jurídico em São Paulo, Capital, na
    rua Turiaçú, 1840, Perdizes, CEP 05005-000, fundada com
    o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 26 de
    agosto de 1.914, alterado para o de Sociedade Esportiva
    Palestra de São Paulo, conforme ata da sessão de 27 de
    março de 1.942, e mantida com o nome atual, conforme
    ata da sessão de 19 de outubro de 1.942, é uma entidade
    civil de caráter desportivo, com personalidade jurídica de
    direito privado, sem fins econômicos lucrativos, constituída
    na forma da lei, mediante o exercício de livre associação.

    Então prezado Senhor Sérgio, procure informar-se antes de ofender outras pessoas. Mas, se isto lhe conforta, saiba que existem muitas pessoas como o senhor. A psicologia explica como a “Estratégia dos Ignorantes”, pois é mais fácil ofender aos outros do que se aprofundar no assunto ou, ao menos, respeitar a opinião de alguém que tenha um pouco mais de conhecimento.
    Um grande abraço e, se precisar de mais alguma informação sobre o assunto, estou à disposição.
    Ah, e para não passar esta vergonha pública da próxima vez, acho que seria interessante divertir-se com a leitura completa do estatuto do Palmeiras. Desta forma, você possivelmente evitará novos comentários infelizes.
    http://www.palmeiras.com.br/clube/estatuto_sep.pdf

  15. CLAUDIO NASCIMENTO

    A Atitude dos Ex Atletas é Lamentavel , o tal de Lars Grael ficou o tempo todo evitando falar mal da Administraçâo do COB , o Aurelio Miguel nem quis Falar , o Nadador Ricardo Prado que eu Achava um Cara serio Tambem Fugiu pra nâo da Intrevista , é tudo Farinha do mesmo saco .

  16. Jorge

    Enquanto isso o Palmeiras vai brincando com o Santos e o SP já vai vencendo com gol irregular proveniente de cobrança de impedimento inexistente contra o Botafogo…só sei de uma coisa, vão apanhar e se calar de novo no Paulista e no Brasileirão esse ano vão precisar jogar no Pacaembu pq no Morumbi vai tá tendo show da Madonna, Phil Collins, Queen, Rolling Stones, Rick Martin….tudo para tentar comprar, aliás, ganhar do Palmeiras !!

  17. Paulo Sergio

    1o gol do SP proveniente de um erro de arbitragem que marcou um impedimento inexistente.

    2o gol do SP proveniente de um gol (+1) escandalosamente anulado.

    EU NÃO AGUENTO MAIS VER ESSE TIME ROUBANDO !!

    Vê o que se cria, tem até torcedor desse time de bandidos dizendo que o time é imoral mas que tá tudo bem !!

    Será que agora estão pagando pra não deixar o Murici nervosinho ??

    Absurdo, mais um, de um time que sem roubar, sem auxílio de juiz, não ganha de ninguém…!!!

    Parabéns aos imorais…

  18. Marco

    Baixaria em todos os aspectos:

    “Alexandre Amaral Disse:
    Fevereiro 8, 2009 às 10:05 am

    Eu nem deveria responder a um imbecil desses, mas:

    o jacú vai lá pegar a lei… leia, estude-a e ñ fale asneiras colossais como essas.

    O tal benefício é imoral, porém ñ ilegal. e TODOS os clubes s valem dele! P. ex., o flamengo msmo c/ a benesse da lei consegui a proeza d qbrar. Tenho ctz q seu time ñ é diferente.”

  19. vander

    Prezado Marco:
    O Flamengo não conseguiu nenhum benefício via Lei de Incentivo ao Esporte. E nem deve conseguir tão cedo, pois não basta apenas ter um projeto aprovado no Ministério, mas também, que a entidade apresente todas as certidões negativas em dia (com o Município, Estado e Governo Federal). E o Flamengo está em débito, por isso não consegue aprovar seus projetos.

  20. Marco

    “vander Disse:
    Fevereiro 8, 2009 às 3:21 pm ”

    Os seus argumentos patéticos. Mas até ai tudo bem… é a paixão clubística, etc. e tal.

    Mas o que mais impressiona é a sua lógica. Nunca vi nada igual. É hilária. Você é o campeão da contradição da escrita. Aristóteles (aquele da lógica…) deve ter se remexido lá na Grécia.

  21. vander

    Prezado Marco,
    Não estou aqui para defender nenhum time e não fiz isso em momento algum nos meus comentários.
    Por favor, gostaria de saber aonde o senhor encontrou contradição nas minhas palavras.
    Infelizmente, se sua capacidade de leitura e interpretação é insuficiente, me desculpe. Creio que seja melhor se juntar ao senhor Sérgio Roberto de Castro.

  22. Alexandre Amaral

    ## Será q eu posso achar q a lei poderia ser diferente? Vcs m permitem, doutores? É só isso! ##

    tá kda vez mais chato postar aq, viu!

    EU NÃO ADMITO Q COLOQUEM PALAVRAS NA MINHA BOCA!

    Ser honesto é ser otário? (vou contar até 1 milhão p m acalmar…)

    Ow chorume,

    imoral pq pra mim esse dinheiro deveria ser alocado p o fomento d outros esportes, simplesmente, pq o futebol no nosso país já recebe altos volumes d patrocínio. Ok… é o principal esporte, mas nem todos gostam/praticam esse esporte como eu, como nós!

    Uma nação tb s faz pelo desenvolvimento do desporto (no geral)!

    S vc ñ teve a capacidade d compreender o q escrevi, eu ñ entrarei na sua p fazer polêmicas (e nem citei vosso nome).

    Ao dotô,
    ou vc realmente nunca leu mais d um comment meu por aq ou definitivamente desconhece o conceito d escárnio.

    O Vander e o Milonga já expuseram muito bem. Logo s vcs qrem ficar aí fazendo picuinhas tresloucadamente, isso parece mais coisa d quem ñ tem mais argumentos!

    O contra “argumento” d vcs é tão sobremaneira lunático q eu ñ to concebendo, pelamordedeus o q é isso?

    Há uma corrente em Teorias da Comunicação q defende a tese d q qndo o destinatário da mensagem ñ compreende seu objeto é por inabilidade intelectual do msmo! Só pod ser isso q aconteceu aq!

    Gostaria d saber onde está na lei: “… somente o SPFC, blá blá blá…”

    O fato d eu torcer/amar o São Paulo Soberano Futebol Clube ñ quer dizer q eu sou obrigado a concordar c/ tudo s/ questionar.

    Reitero: meu Time ñ é ausente d defeitos, contudo apenas uma das coisas q m faz sentir imenso orgulho d torcer por esse Clube [sou a 4ª geração d SãoPaulinos da família] é ter a ctz q nós estamos anos luz a frente d vcs, o q faz parecer q somos absolutamente perfeitos, msmo não sendo.

    Por favor, algum Doutor d verdade pode m receitar 10 litros d Maracugina? Ta phoda publicar apenas uma opinião por aq, ta louco!

    E tchau, vai! S matem aí c/ a verdade q vcs qrem enxergar, c/ o q vcs qrem assimilar a bel prazer, c/ disse-me-disse, c/ descontextualizaçoes etc etc c/ uso d intertextualidade d modo irresponsável, ñ posso entrar na kbça d vcs p m fazer entender…

    cxrxlh

  23. Guilherme

    Caro Paulinho,

    pare com esta mania de colocar tudo como marco da empresa brasileira. Você ainda é muito novo e conhece muito pouco da história brasileira. Apesar de toda mediocridade, sempre tivemos bons jornalistas e boas reportagens em momentos importantes de nossa história. O fato que boas reportagens são apenas boas reportagens, para ser marco, a reportagem tem gerar impacto na sociedade, alterar rumos e políticas. Creio que não é o fato da citada reportagem, ou pelos menos, não ainda.

    Paulinho, você não é o rei da razão e deveria entender isso para crescer como profissional.

  24. Jão

    Marco, Dotô, Jorge e PS…calma gente, vcs acabaram com o vander e o alex amaral, desse jeito eles nunca mais voltam aqui…..ha ha ha ha

  25. geraldo lina

    LOLOH DAS CANDONGAS, OU JAO.
    Nao eh bem assim meu caro IMBECIL, o ALEXANDRE AMARAL, sozinho, encarou voces 4, e saiu melhor pra variar. E pra ilustrar como voces perderam nesse acalorado debate, eh soh ver quantas vezes voces apelaram pra xinga-lo dos velhos nomes e apelidos idiotas que nos dao.

    ***(*) ******(*)

  26. geraldo lina

    LOLOH DAS CANDONGAS, OU JAO.
    Nao eh bem assim meu caro IMBECIL, o ALEXANDRE AMARAL, sozinho, encarou voces 4, e saiu melhor pra variar. E pra ilustrar como voces perderam nesse acalorado debate, eh soh ver quantas vezes voces apelaram pra xinga-lo e ofende-lo devido a sua falta de argumentos.

    ***(*) ******(*)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: