Advertisements

Tudo azul para os tricolores

Da FOLHA DE SÃO PAULO

Por JOSÉ ROBERTO TORERO

——————————————————————————–

Se alguém os chamar de Bambi, nem vão se importar e podem responder: “Estou mais para Rei Leão. Ha, ha…”

——————————————————————————–

QUANDO CHEGUEI ao Bar da Preta, vi um sujeito fazendo o seguinte pedido: “Minha boa senhora, por favor, me veja um sumo vaca misturado a uma forte infusão de Coffea arabica. Para acompanhar, duas fatias de pão com uma fina e dourada cobertura de manteiga. Ah, e se não for pedir demais, aqueça-as numa superfície de ferro plana e quente”.

No instante seguinte, a Preta gritava para seu assistente: “Mentira, sai um pingado e um pão na chapa para o são-paulino aqui!”.

Enquanto Mentira (que tem este apelido porque tem uma perna mais curta que a outra) preparava a iguaria, perguntei para a Preta: “Como é que você sabe que ele é são-paulino?” “Bah, hoje eles estão assim, todos cheios de si. Tudo para eles tem gosto especial. Qualquer empadinha é um manjar, qualquer cafezinho é um néctar dos deuses. Precisava ver no ônibus. Estava mais apertado que cinto de pobre, mas eles nem reclamavam. Tinha um até que assobiava, como se estivesse indo de Galaxy [as referências automobilísticas da Preta são um tanto antiquadas] para o trabalho.

E, na hora de parar, em vez de puxar a cordinha, o cara disse: “Chofer, pode parar. Aqui está ótimo”.” Depois chegaram outros tricolores e vi que a Preta tinha razão. Todos estavam com um certo ar de realeza, de felicidade suprema, de monge budista que chegou ao nirvana. Suas colunas estavam eretas, seus queixos altivos, seus olhares nas nuvens. Ou, no caso, nas lâmpadas fosforescentes.

Mas, convenhamos, realmente o são-paulino tem todo o direito de ser metido, arrogante, soberbo, empafiado. Afinal, hoje ele é tricampeão brasileiro. Tri e hexa. Na era dos pontos corridos, ninguém é mais do que eles.

Os números não mentem. Mas elogiam. O time teve o segundo melhor ataque (perdeu por um gol para o Flamengo), a segunda melhor defesa (perdeu por um gol para o Grêmio), o maior número de vitórias fora de casa (sete), o menor número de derrotas em casa (apenas uma), o melhor saldo de gols e, o mais importante, o maior número de pontos. Sem falar no show do segundo turno, quando fez 42 pontos, nove a mais que o segundo colocado, o Flamengo. O São Paulo não teve o artilheiro, mas nenhum outro time pôs dois atletas entre os dez maiores marcadores (Borges foi o sexto, e Hugo, o sétimo). Hoje o são-paulino pode olhar o corintiano com ironia (“Que pena que você não estava na Série A este ano…”), afetar uma certa solidariedade com o santista (“Escapou do rebaixamento, hein? Você me surpreendeu!”) e ser sádico com o palmeirense (“Ora, o quarto lugar não é tão ruim…”).

Sim, hoje os são-paulinos podem fazer piadas de tudo e de todos, dizer que são os melhores, que têm o clube mais organizado, o melhor goleiro, o melhor técnico, o melhor tudo. Se alguém os chamar de Bambi, nem vão se importar. Só darão de ombros, como se aquilo fosse uma formiga tentando derrubar um obelisco. Se bem que alguns talvez se dêem ao trabalho de responder, e nesse caso falarão algo como: “Bambi? Acho que estou mais para o Rei Leão. Ha, ha, ha…”.

Facebook Comments
Advertisements

40 comentários sobre “Tudo azul para os tricolores

  1. larissabeppler

    Sabe que lendo esse texto muita coisa me passou pela cabeça e sou quase que obrigada a tecer alguns comentários. Não sobre o São Paulo, evidentemente, pois nem poderia. Não entendo a lógica deles ao enxergar o futebol como uma equação. Futebol pra mim não tem lógica, é paixão!

    Nunca fui aficionada a títulos. Todo torcedor quer ver o seu time campeão, é verdade. Mas isso nunca foi o primordial. O fundamental para um corinthiano é ser corinthiano.
    Os títulos são um fim e não um meio e, talvez, o corinthiano tenha aprendido que a felicidade também não é um fim, uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar.

    É por isso que o Timão desperta tanto ressentimento alheio. Nós somos orgulhosos apenas pelo fato de sermos nós mesmos, corinthianos.
    Os outros não entendem isso. Alguns devem pensar: ‘como? Como podem se orgulhar se nós temos mais títulos?’

    Explico: o corinthiano tem orgulho do que foi, do que é, do que será… Daquilo que conquistou, de maneira sofrida, mas fruto do seu próprio empenho e, muitas vezes, só disso. Porque não tinha organização, não tinha investimento, não tinha administração compromissada ou competente, muitas vezes nem craques… Mas foi na raça! Quantos títulos alvinegros vieram dessa forma? Muitos.

    Quantas vitórias sobre rivais (melhores colocados no campeonato e mais bem administrados) não vieram aos 45 do segundo tempo, com gol do zagueiro que você nem gosta? Quanta emoção! A vitória tem sabor de glória pela forma como se desenhou e não por ter sido mera vitória.

    Por isso nós aprendemos a valorizar o caminho percorrido, não o fim determinado.

    Ademais, por incrível que possa parecer, com certeza me orgulho mais do fato de não termos estádio do que me orgulharia se tivesse um estádio construído com dinheiro público desviado por um governador tricolor e safado.

    Os rivais dizem: “vocês não têm Libertadores” e retrucamos: “não e daí?”. Certa vez, Bertrand Russel disse uma grande e corinthiana verdade: “não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade”. Além do mais, não possuir tudo o que desejamos nos faz valorizar o que conquistamos. Eu, por exemplo, me orgulho mais do título da Série B, o qual nem em sonho eu cogitei ostentar e me orgulhar antes do episódio do envelope. Sim, foi graças ao imundo campeonato de 2008 que eu consegui atribuir algum sentido ao título da Segundona.

    O corinthiano aprendeu a se orgulhar dos seus próprios feitos, desde uma invasão da torcida, no maior deslocamento humano da história do esporte mundial, a um título mundial. Nos orgulhamos de nós mesmos, acima de tudo.

    Dizem que é na dor que o ser humano evolui, então, a torcida conhecida como ‘sofredora’ aprendeu que ter mais ou menos felicidade, depende do grau de decisão de ser feliz. Somos o Corinthians e não importa quantos títulos tenhamos ou quantos tenham os outros, sempre seremos os maiores, porque para o corinthiano, futebol é uma questão de alma, não de números.

  2. Luís Carlos

    Estou curioso em saber se algum dos que falam que o spfw é o time mais organizado do mundo já teve em suas mãos um Balanço Patrimonial do clube.

  3. DoAssogue

    Vou pra parte mais baixa da coisa então: É como disse ontem o casseta e planeta “ficar ganhando campeonato é coisa de boiola, macho que é macho ganha na série B”.
    O pessoal da Globo tá abusando do São Paulo! Assim eles vão chorar!

  4. paulo

    Luis Carlos!

    Sou contador, e tenho o balanço do clube, alias, todos podem ter acessando a página principal do clube e baixando.

    Faço um desafio, intimo vc a procurar um clube no brasil que tenha numeros melhores do o do São Paulo!! que tenha uma organização melhor do que a do tricolor paulista.

    O que acontece com vcs é uma dor de cabeça que não para!! doi mesmo!! doi por saber que seu rival é bem superior, não conseguem engolir isso, lamentável.

    Falem o que quizeram, enquanto se doem, nós nos ultimos 5 anos fomos campeões da libertadores, mundial, brasileiro e paulista. Não há o que contestar, hoje somos muito superior ao RESTO!!

  5. paulo

    LARISSA!!

    Sua mentira vira sua verdade, vc acaba acreditando em sua mentira, o que é a pior coisa.

    Primeiro todos querem ver seu time campeão, não é diferente no São Paulo ou no Palmeiras ou no Corinthians.

    Segundo, o corintiano não é corintiano, ele é gaviões, ele ama muito mais a torcida do que o próprio clube, isso é fato, ele ve roubos, desvios, falcatruas e mesmo assim fecha os olhos, até porque isso acontece com o corintia e não com a gaviões.

    Torcida que pega dinheiro do clube, não paga, obriga o presidente a esquecer a divida, tira-la do balanço do clube e ainda por cima faz camisas usando o simbolo do clube e ganha dinheiro em cima do mesmo sem se quer destinar alguma parte para a agremiação.

    Nos tricolores somos diferenciados, amamos nosso clube, quando estamos revoltados não vamos ao estadio, quando estamos contentes lotamos o estadio. Procuramos sempre comprar camisas oficiais, aqueles que com a venda irá direto para o caixa do clube, até porque sabemos que com o clube forte ele sempre estará grande e o que mais queremos e fazer nosso amor (nosso clube) ser grande.

  6. Leao

    Bastou o Corinthians anunciar a contratação do Ronaldo e o titulo do SPFC passou da primeira página para o caderno interno dos jornais. Isto eles nunca vão entender. O diretor de marketing do tricolor disse que o plano deles é em 2016 estar empatado técnicamente com Flamengo e Corinthians. Aqui cabe uma análise. O Corinthians vai crescer e só o Flamengo perderá torcida. Eles ainda não entenderam como funciona a torcida destes 2 clubes. Para crescer o SPFC terá que ganhar tudo até 2016. Corinthians e Flamengo crescem mesmo não ganhando nada. Eles crescem na crise. Eles não são times “modinha de verão”. Quanto tempo durou o título do tricolor na imprensa? Exatos 2 dias. Domingo e segunda-feira, mais precisamente. Na terça-feira só deu Ronaldo. Na 4a. feira só se fala dele. Na 5a. feira ele estará em foco. Na 6a. feira ele será apresentado. Do Morumbi só se fala do show da Madona. Deve doer na alma. Mas a vida é assim mesmo. Ninguém explica a paixão. Quem só gosta de time ganhador muda de time a cada campeonato. É por isso que a torcida tem o Corinthians. É diferente. Vocês nunca vão entender.

  7. salvi

    Bom se alguem quiser conhecer a bela taca da libertadores da america, eh so ir a loja do Sao Paulo no Shopping Ibirapuera!!!claro que eh uma replica, a original volta pra ca ano que vem!!!abs a todos

  8. Tri-Mundial!!!

    Não entendo essa pretensão da diretoria tricolor em ter a maior torcida! Afinal, a elite sempre foi minoria.

    E quanto ao fofômeno, cuidado para não acontecer o mesmo que aconteceu com o “Júnior capacete”: quando viu o parque das cobras e a marginal tietê puxou o carro. Se bem que cobras deverão atrair o fofômeno…

  9. Lucas

    Esse corintianos acreditam na própria mentira…meu deus….eles são muito engraçados, qdo realmente eles percebem que nunca chegarão ao nosso gigantismo, começam a apelar para coisas “da alma”, “vitórias do além”, “sentimentos interiores que só corinthianos tem”. Calem-se e parem de viajar todo torcedor é igual, todos amam seus times, um torcedor do novorizontino é igual e vcs, aos são paulinos, aos palmeirenses, santistas etc…Enquanto vcs acharem que só o fato de o curintia existir está bom, vcs vão continuar nessa draga, sem ganhar porcaria nenhuma, o corinthians nada mais é que um time pequeno com uma torcida grande (a segunda maior do Brasil). SÓ O SPFC É GIGANTE!!!!

  10. Justiceiro

    Huahuahua!!!

    “Quando estamos revoltados não vamos ao estádio”.

    Essa foi ótima… Quer dizer que passam quase o ano inteiro revoltados…

  11. Luiz CArlos

    Paulo:
    Gostaria que você soubesse que o Milan, Inter, Roma, Lazio, assim como o Corinthians, não possuem um estádio como o seu time mas, com permissão da Larissa, vou remete-lo ao comentário abaixo e dizer que os clubes acima citados, jamais usaram politicos da pior especie e também, nunca tiveram sentado em seus bancos de reserva, Sindacos, Governadores, etc.

    “Ademais, por incrível que possa parecer, com certeza me orgulho mais do fato de não termos estádio do que me orgulharia se tivesse um estádio construído com dinheiro público desviado por um governador tricolor e safado.”

  12. Justiceiro

    Os textos do Torero são sensacionais. Mas acho que os leonores estão meio ressabiados com o cara depois que ele escolheu o Jack Twist (do filme Brokeback Mountain) como o caubói que representa o SPFW naquela brincadeira de faroeste que ele faz toda semana (03/11/2008). Aliás, poucas vezes vi tanta fúria contra o Torero como por parte da torcida são-paulina naquele post.

    Mas o cara é genial, não tem jeito.

  13. MC Tricolor

    a que estranho essa gente

    O post é sobre o São Paulo e eles vem falar do Corinthians?
    Larissa se vc não entende a lógica do São Paulo nem fala,
    que grande bobagem essa história de que pro São Paulo
    futebol é equação.Voce confunde competência com enxergar o
    futebol como equação.Fora de campo o São Paulo a anos é
    referencia pra qualquer time.TODOS imitam o que deu certo.
    Isso infelizmente voces tem que engolir queiram ou não
    isso é conversa de despeitados.Dentro de campo e na arquibancada
    tem paixão sim.Acho ridiculo essa postura de corintianos que dizem só
    o corintians tem paixão.
    O Paulo disse uma verdade,sua mentira vira verdade….pra vc né?
    É inegável que o corintians tem a maior torcida do estado e pra mim
    diferentemente dos marqueteiros do São Paulo,pouco me importo com isso.Temos a nossa torcida e isso basta.Naõ precisamos ser a maior.
    Conhece aquele comercial antigo que falava”quem não é o maior tem que ser o melhor”?
    Temos história e paixão sim e títulos importantes.
    O São Paulo é um time diferenciado sim,e isso já basta.
    Só ver o que deu certo la e que outros times imitam ja me dou por contente,não preciso vir com história que não me interesso por titulos
    pq vira e mexe ganhamos.talvez se estivesse numa situação contaria
    eu daria essa desculpa pra não ficar chato.

    timão desperta tanto ressentimento alheio?
    Mas não é vc uma corintiana que veio aqui tentar justificar o hexa do São Paulo com desculpas que não são numeros que valem?
    Vc está invertendo a situação.quem tá ressentida é vc.
    E me admira muito vc falar de governador tricolor safado,
    olhe pro seu time.Veja as parcerias que seu time fez nos ultimos anos
    ricks,msi,gente sem escrupulos e que sua torcida com alma aplaudia
    a ponto do kia virar idolo dessa sua torcida com alma.
    Deixa de besteiras,torcida com alma todos tem
    O Flamengo tem,o Moto Clube tem,o XV de Piracicaba tem,o São Paulo tem,o Cruzeiro O Atletico,O Inter,todos tem,toda torcida tem paixão,
    Voces são diferentes?e dai?
    Falar que os adversários perguntam se vcs tem libertadores e vcs falam e dai que não temos?é a piada do dia.Se bem me lembro qdo perderam
    aquele jogo no pacaembu da era MSI,se não fosse meia duzia de herois
    seu time tinha sido escalpelado dentro de campo pela própria torcida.
    E daí é?isso é história pra boi dormir,não queira vir com ar superior
    Se existe um titulo que seu time persegue e sempre vai perseguir
    é a libertadores que o São Paulo ganhou 3 vezes e reacendeu a chama
    dos times brasileiros irem atrás.
    Não queira tentar diminuir a conqusta do HEXA,não temos nada a ver com seu time,se preocupe com ele pq agora depois de contratar Ronalduxo
    o Andres Sanches vai ser eleito.e o paulinho tá ai pra mostrar a sujeira diaria dessa sua diretoria.

    Quanto ao Leão(?),a imprensa tá atras de novidades…..e o São Paulo
    campeão não é novidade nehuma..e outra, o dia que o tricolor depender de primeira pagina de jornal pra ser campeão,o futebol acabou.
    E deixa essa idiotice de time modinha que todo corintiano gosta de proferir
    pq isso também é uma maneira de mostrar o quanto são despeitados
    pq nossa torcida cresce.Nem quero chegar ou ultrapassar a sua torcida
    Temos a nossa e prontoNunca vão entender a nossa torcida..cada um na sua..a verdade é que o São Paulo é Hexa campeão brasileiro
    e isso deve doer na alma dos outros ,isso sim.

  14. João Netto

    Eu até ia tecer algum comentário sobre esse post, mas assim que acessei e vi o comentário da Larissa, desisti…
    VOCÊ FOI SIMPLESMENTE BRILHANTE LARISSA!!! PARABÉNS!!
    Isso “eles” jamais entenderão, JAMAIS!! SER CORINTHIANO POR SI SÓ JÁ BASTA!! E como é bom ser CORINTHIANO! Mesmo tendo disputado a segunda divisão e o time dos bâmbis, ou melhor, do Rei Leão ter sido 6 vezes campeão da primeira, quem transmite mais orgulho e felicidade no olhar por torcer para cada um desses times???

  15. alessandro

    Pq todo torcedor de time que não ganha nada, que só passa vergonha ( Altletico – MG, Flamengo, Corinthians ) sempre dizem a mesma coisa: ” a nossa torcida é isso” , a “nossa torcida é aquilo”… será que se ganhassem titulos todos os anos estaria falando isso??

  16. alessandro

    Falar de torcida, vamos lá:

    Torcida que parou a maior cidade da América Latina no dia 20/12/2005!!!

    Torcida que tem média histórica melhor que a dos “fiéis” seguidores do Grêmio!!!

    Torcida que foi em maior número se despedir da delegação que ia pro Japão às 6 da manhã, do que os galinhas que comemoravam o “título” brasileiro!!!

    Torcida que tem a melhor média entre os clubes brasileiros na Libertadores da América!!!

    Torcida que fez a primeira caravana para fora do país (Paraguay-72)!!!

    Torcida que mesmo após perder a Libertadores-06 compareceu em peso no Mineirão (contra os Marias) e segundo a empresa que administra o Estádio mais de Mil são-paulinos não conseguiram entrar!!!

    AH, ESQUECI, GRANDE PARTE DAS COISAS QUE EU CITEI SÃO REFERENTA A LIBERTADORES, TORNEIOS INTERNACIONAIS, OS CORINTHIANOS NÃO VÃO ENTENDER… FOI MAL AE..

  17. LULA

    Será que o Torero sabe como eles chamam o suborno e a corrupção? Seria “bastidores” ou “tomamos nosso cuidados”? Creio que o Aragão deva ser chamado de “pai” por eles…

  18. Leao

    A mídia segue a massa ou a massa segue a mídia? Ronaldo ofuscou o titulo saopaulino. Foi midiático. No Morumbi só dá Madona. No mundo, hoje, só dá Ronaldo e Corinthians. Foi um golpe de mestre. Se vai jogar ou não, agora não interessa. Ronaldo vai encher o Pacaembu e o Morumbi. Morumbi, aliás, que tem as suas cadeiras cativas na maioria em mão de corintianos. Fazer o quê. O Corinthians não tem estádio. Tem de comprar estádio alheio. O Morumbi guarda boas lembranças ao Timão. De lá sairam 12 títulos. Seis dos quais em cima do São Paulo. Mas isto é história. Não tenho nenhuma inveja de nenhum clube. Tenho admiração por alguns detalhes. O São Paulo vive de sua organização. O Flamengo de sua massa. O Galo mineiro de sua inflamação. O Grêmio da raça sulista. O Timão de sua total anarquia. Paixão é anarquia. Com o Corinthians tudo fica fora do lugar. Tem clube que se não ganhar nada por 1 ano a sua torcida some, definha. Tem clube que a torcida só vai na boa. Isto não é torcida. Isto é modismo. Torcer para o Timão é incondicional. Ou é ou não é. Não tem meio termo. Quando o Corintiano vê uma camisa com os dizeres: “Deus é Fiel”. O Corintiano vai à loucura. “Deus é Timão”.

  19. Marcelo

    Como eu vejo Corinthiano :
    Para mim é o tipico Brasileiro…. ta na merd* e esta dando risada, seu filho é viado, sua mulher tem amante, o governo mete a mão no seu dinheiro mas tudo bem vamos la no parque São Jorge protestar. Nós não somos iludidos e sabemos o que é prioridade.

  20. Leao

    O Corintiano achava que ganhar a segundona já era um bom presente de Natal. Mas Papai Noel queria dar mais. Mas nem em sonho alguém imaginava um presente deste tamanho. “Brigado Papai Noel”.

  21. Leao

    Como diria Jamelão: “Corintiano está mais feliz do que pinto no lixo”. A torcida está em festa. Não coube comemoração pelo campeonato da segundona. Mas cabe muita comemoração com a chegada do Ronaldão. Até parece que os manos ganharam um campeonato. Para aqueles que em 2016 desejam ter torcida do mesmo tamanho que a do Corinhians, eu sugiro postergar por mais 10 anos.

  22. geraldo lina

    PAULO, MEU CAMARADA.

    EU JAH IA ENTRAR NO MEIO DO JOELHO DELA ( NAO QUERO SABER SE EH MULHER ), MAS NAO PRECISEI, VOCE ME LIVROU DE TER QUE TRATAR ESSA PESSOA COMO ELA DEVERIA, POR ISSO MEU MUITO OBRIGADO.

    SAUDACOES TRICOLORES

    *** ******

  23. Denilson Martins

    Eu amo o SPFC, e o que vejo aqui é apenas inveja do Tricolor, inclusive do Torero.

  24. RAFA

    alessandro , GALINHA É A MULHER DO SEU PAI, SEU OTÁRIO!
    AQUI É CORINTHIANS, ESSAS ESTÓRIAS NÃO PEGAM, ESSA TRADIÇÃO É TODA DE VCS!!!

  25. Devan

    Falar de torcida, vamos lá:

    Torcida que parou a maior cidade da América Latina no dia 20/12/2005!!!

    Qualque débil mental faz isso, o incrível é vangoriar-se do fato…qualquer motoqueiro atropelado pára a cidade.

    Torcida que tem média histórica melhor que a dos “fiéis” seguidores do Grêmio!!!

    Média histórica do que, a bambinada não foi o maior público em campeonatos brasileiros, desconfio seriamentwe de dados que sugerem que a torcida do São Paulo é maior do que a do Palmeiras.

    Torcida que foi em maior número se despedir da delegação que ia pro Japão às 6 da manhã, do que os galinhas que comemoravam o “título” brasileiro!!!

    Quais são os números?, quais são as fontes?, domingo em Guarulhos tinham somente 20 torcedores esperando os bambis.

    Torcida que tem a melhor média entre os clubes brasileiros na Libertadores da América!!!
    Dado totalmente infundado e inverídico.

    Torcida que fez a primeira caravana para fora do país (Paraguay-72)!!!
    Outra mentira, dado que não existe meio de mensurar.

    Torcida que mesmo após perder a Libertadores-06 compareceu em peso no Mineirão (contra os Marias) e segundo a empresa que administra o Estádio mais de Mil são-paulinos não conseguiram entrar!!!
    Olha a c erteza da fonte, segundo a empresa que administra, pobre coitado, deve estar acreditando na história que o Morumbi é do São Paulo, que os convites foram para a Madona.

    Arrogância com burrice é difícil de aguentar.

  26. geraldo lina

    a proposito, esse tal de torero eh um lixo.
    PAULO, tu dah de 1000 a 0 nele.

    *** ******

  27. Ricardo Labajos

    Larissa, aonde eu assino?

    Vejam se sobrou ainda uns evelopes com ingressos pro show da Madonna aê pelo morumbi.

    Tem uma galera querendo.

  28. geraldo lina

    LARISSALAMANDRA ( A RAINHA DAS TREVAS, AQUELA QUE NAO VE UM PALMO DIANTE DO NARIZ ).
    ESTAMOS COMEMORANDO 17 ANOS DE UM SACOLEJO NOS VELHOS FREGUESES:

    http://br.youtube.com/watch?v=yyisNMvx6yg

    DIVIRTA-SE

    AO SEP’s, NO TEMPO QUE O PAULISTINHA TINHA VALOR, VOCES NAO CHEGAVAM NEM EM FINAL…

    EEEE TIME MEDIOCRE !!!!

    *** ******
    8)

  29. spfw 6*-3-1

    geraldo lina Disse:
    Dezembro 10, 2008 às 6:11 pm
    PAULO, MEU CAMARADA.
    EU JAH IA ENTRAR NO MEIO DO JOELHO DELA
    ( NAO QUERO SABER SE EH MULHER )

    …………………………………………….

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    huahuhuahuahuahuahuahauhauahuahuahuahauhauahuahauahauahauhauahuahuhuahuahuahuahuahauhauahuahuahuahauhauahuahauahauahauhauahuahuhuahuahuahuahuahauhauahuahuahuahauhauahuahauahauahauhauahuahuhuahuahuahuahuahauhauahuahuahuahauhauahuahauahauahauhauahuahuhuahuahuahuahuahauhauahuahuahuahauhauahuahauahauahauhauahuahuhuahuahuahuahuahauhauahuahuahuahauhauahuahauahauahauhaua!

  30. larissabeppler

    Pois bem… Quando escrevi o texto, não escrevi para tricolores, menos ainda imaginando que estes entenderiam.

    Conforme expliquei no comentário, nossas visões são distintas. Futebol pra mim não é uma estatística (6-3-3), mas paixão, raça, superação, é emoção.

    MAS, VAMOS LÁ, FALANDO NUMA LÍNGUA QUE VOCÊS ENTENDEM:

    ● 295 jogos (de 25 de maio de 1930 a 7 de outubro de 2007)
    ● 107 vitórias do Corinthians
    ● 93 empates
    ● 95 vitórias do São Paulo
    ● 423 gols do timão
    ● 418 gols do tricolor

    Maior goleada: 5×0 Corinthians.

    ——

    Ou seja, vocês podem ser hexa, embora haja controvérsias, mas não vencem o time do povo. Sabe por quê? Porque futebol não é lógica, não é equação. Porque o time do povo, vence na raça e na paixão.

    Isso porque nem pretendo me alongar muito, a ponto de comparar as torcidas. Isso não se faz necessário, a torcida do Corinthians é incomparável mesmo.

    Last but not least,

    Agradeço a lembrança deixada pelo Geraldo Lina e, como não sou deselegante, trouxe alguns presentinhos como forma de retribuição,

    Brasileiro de 90, primeiro jogo: http://br.youtube.com/watch?v=8033uH4mncc

    Brasileiro de 90 segundo jogo: http://br.youtube.com/watch?v=-ibTs-8kdlA&feature=related

    Final Paulistão 97:
    http://br.youtube.com/watch?v=PBJDyO8ytjw

    Corinthians 4 x 0 são paulo – Semi-final Campeonato Paulista 1999: http://br.youtube.com/watch?v=ku2ZUiTamRc

    Corinthians 2×1 São Paulo Semifinal Brasileiro 99 2º jogo p1: http://br.youtube.com/watch?v=XhC_oh4YJsY

    Corinthians 2×1 São Paulo Semifinal Brasileiro 99 2º jogo p2: http://br.youtube.com/watch?v=Kka1LD6L0g4

    RIO-SÃO PAULO 2002 – Final – CORINTHIANS X São Paulo 1º JOGO: http://br.youtube.com/watch?v=j6jwwW1FKI8

    Corinthians Campeão do Rio São Paulo 2002 (gol do título) (2º jogo): http://br.youtube.com/watch?v=p6oVup03XDE&feature=related

    Corinthians Campeão Paulista 2003 1º e 2º jogo (ambos 3X2 p/ Corinthians):
    http://br.youtube.com/watch?v=-rfdaf-R-G0

    Corinthians Bicampeão Paulista em cima do São Paulo,

    Paulistão 1982: http://br.youtube.com/watch?v=9iKEQV0hoJY

    Paulistão 1983: http://br.youtube.com/watch?v=SdcE_6yC9NA

    Obs: Faltou ainda a semi-final da Copa do Brasil de 2002, que não está disponível no youtube. Mas os resultados foram: 2 X 0 Corinthians (1º jogo) e 2 X 1 São Paulo (2º jogo), com gol legal do Leandro anulado quando a partida ainda estava empatada em 1×1. O roubo do árbitro não foi suficiente para eliminar o Timão que foi, mais uma vez, campão, depois de eliminar o São Paulo e vencer o Brasiliense.

    ——

    Nem os ídolos sobrevivem ao Timão:

    http://br.youtube.com/watch?v=mw7jtif7FJ4

    http://br.youtube.com/watch?v=pYQPntZ6HlE

    http://br.youtube.com/watch?v=3kVHUpAFYro

    ——

    A maior goleada da história do confronto:

    Corinthians 5 x 0 São Paulo 1996: http://br.youtube.com/watch?v=eA2CCBTFUkw

    ——

    Recordar é viver!

    PS: Não precisa agradecer.

  31. Paulo (Shadow)

    Esse texto do Torero nada mais é do que uma rasgação de seda em cima da fase de um clube.

    E aqui não vai nenhuma crítica, porque não vi a intenção do texto de tentar passar algo diferentes, ele exalta uma fase daquelas que toda equipe de ponta, mais hora, menos hora, tem, nada além disso.

    Se ele estivesse querendo colocar o São Paulo como time de massa ou fenômeno sociológico seria absurdo, mas está falando de uma fase de títulos, como daqui um tempo estará falando de alguma outra equipe, depois de outra etc…

    É apenas um texto clichê que ele pode guardar 70% pra usar na boa fase de qualquer outro time comum em boa fase no futuro.

  32. Pingback: De uns e outros « Corinthians: Preto no Branco

  33. Danilo

    Lara,

    Você se superou! Realmente essa síntese do coração corinthiano é de deixar qualquer torcedor de outro time com inveja e se sentindo muito pequeno diante da grandeza de nossa torcida! Também penso como você ao valorizar mais o nosso título da Segundona, diante de tamanha imundície constatada e ignorada, na Série A! Por isso que, cada vez mais, sou Corinthiano e tenho orgulho de ter pessoas como você e outros que conheci em nossas comunidades, torcendo por nosso time!!!

  34. Vino

    Eu pensaria em um monte de coisa para dizer, mas, como a Larissa, com muita propriedade, já tratou de explicar sinteticamente o que um corinthiano sente (a felicidade como modo de vida, não como fim), faço questão de ressaltar duas citações.

    A primeira, de (salve, salve!) nosso querido Dom Paulo Evaristo Arns: “gol com a boca, só o Corinthians”. Pois é, isso é uma coisa que os são-paulinos jamais conseguirão: a torcida, com seus gritos, ditar o ritmo do jogo, incentivar loucamente seus jogadores e fazer vitórias inimagináveis se tornarem realidade. Não existe estrutura física, patrocinador forte ou título algum que compre isso.

    Por fim, Menotti Del Picchia já explicava, durante a Semana de Arte Moderna de 1922: “O Corinthians é um fenômeno sociológico a ser estudado em profundidade”. Enquanto os são-paulinos têm um time, que acaba ali, com o apito do juiz aos 90 minutos, nós corinthianos temos um jeito de ser, de agir de pensar, de sofrer e de amar, mesmo depois de terminado o jogo, jeito esse que é só nosso, absolutamente idiossincrático. Igualmente, títulos recentes também não compram isso.

    Mas eu compreendo que isso não seja entendido pelos torcedores de outros times até hoje: afinal, só nós corinthianos somos capazes de fazê-lo.

  35. Felipe Rangel

    Falar mais o quê? A Lara já disse tudo.

    Enquanto alguns times não são nada sem títulos, o Corinthians se orgulha de tantos outros feitos, que o fazem sim ser diferenciado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: