Advertisements

Tudo começou em Santo André

Por SEBASTIÃO NERY

http://www.tribunadaimprensa.com.br/coluna.asp?coluna=nery

“Fiquei puto porque como pode um cidadão que nunca conversou comigo, que nunca tomou um copo de cerveja comigo, que nunca tomou um copo d’água comigo, fazer uma matéria de que eu bebia? Isso me deixou muito puto”. (Entrevista de Lula à “Folha”, em 2007.)

O cidadão que “emputeceu” Lula é Larry Rohter, americano de Oak Park, Ilinois, Chicago, onde também nasceu Ernest Hemingway. Casado com brasileira da TV Globo em Nova York, a partir de 1971 também foi da Globo lá e, depois de 77, correspondente do jornal “The Washington Post”, da revista “Newsweek” e do jornal “New York Times” no Brasil.

Larry Rohter

Por escrever sobre a bebeção de Lula, em 2006 o governo expulsou e desexpulsou Rohter do País. Agora, ele conta toda a história no melhor capítulo de um livro muito interessante e bem escrito sobre seus quase 20 anos de Brasil: “Deu no New York Times – O Brasil segundo a ótica de um repórter do jornal mais influente do mundo” (Ed. Objetiva, RJ).

Das páginas 161 a 199 (“Eu e Lula”), parece que o capítulo é todo alcoolizado, mas logo se vê que os goles de Lula não têm maior importância diante das denúncias sobre o assassinato do prefeito do PT de Santo André, Celso Daniel, cuja revelação foi a verdadeira razão da fúria de Lula.

Lula

Ao contrário do que Lula disse à “Folha”, ele conhece bem o gringo:

1 – “O meu relacionamento com Lula data dos anos 70. Já conversei bastante com ele. Já tomei água, refrigerante e até uma cachacinha com ele. Também fiquei impressionado na época com as generosas quantidades de álcool que ele consumia. Me lembro de Lula me provocar com bom humor: `Que é isso, meu caro, um jornalista que não gosta de beber?’ De uma reunião a outra, ele bebia o que lhe ofereciam: cachaça, uísque, conhaque”.

2 – “Em setembro de 2003. Brizola, companheiro de chapa de Lula, disse: `Quando eu fui candidato a vice do Lula, ele bebia muito. Eu o alertava que a bebida destilada é perigosa. Ele não me ouviu e, segundo dizem, continua bebendo. A bebida ataca os neurônios e talvez esse seja um dos motivos que o têm levado a perder a percepção das coisas'”.

Miriam Leitão

3 – “Miriam Leitão é uma craque, das melhores jornalistas do Brasil. No dia 1º de maio, li na coluna dela no `Globo’: `O presidente Lula fala demais, de forma irrefletida. No jantar da bancada do PTB fez algo mais perigoso: misturou uísque com o improviso’. Quando perguntei a dois informantes (presentes ao jantar), à queima-roupa, se Lula parecia estar bêbado, um deles riu e disse: `Lula bebe tanto que é difícil saber'”.

4 – “Dois repórteres da `Folha’ e do `Estado de S. Paulo’ (`Viagens com o presidente’, de Eduardo Scolese e Leonencio Nossa), contam: `Ao chegar a um jantar na embaixada brasileira em Tóquio, Lula pediu uma dose caprichada de uísque com gelo e antes mesmo do jantar mandou servir o segundo, o terceiro e o quarto copos, usando linguagem chula, que deixou constrangidos os presentes, diplomatas, ministros, senadores: `Tem hora que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a puta que o pariu. A verdade é que temos que ter muito saco para aturar a Argentina. O Chile é uma merda. Querem mais é que a gente se foda'”.

Celso Daniel

5 – Diz Rohter: “Mas nada tinha alarmado e assustado tanto o entorno de Lula do que uma reportagem que escrevi sobre o caso Celso Daniel, em fevereiro de 2004. O maior golpe de sorte de Lula foi que o PT conseguiu desviar a atenção do assassinato, em 20 de janeiro de 2002, de Celso Daniel, prefeito de Santo André. Se aquela investigação tivesse sido levada a cabo com o mesmo vigor e energia que foram dirigidos contra Roseana Sarney, poderia facilmente ter torpedeado a candidatura de Lula”.

6 – “Os irmãos de Celso Daniel, Bruno e João Francisco, disseram que, de acordo com o que o irmão tinha contado a eles, os membros mais importantes do PT não apenas sabiam do esquema de corrupção que provocou sua morte, como desempenharam um papel ativo na operação”.

José Dirceu

7 – “Disse Bruno: `Pouco depois do enterro de Celso Daniel, Gilberto Carvalho me contou que tinha feito várias entregas em dinheiro vivo ao partido e que ficou apavorado quando estava transportando mais de 500 mil dólares em uma valise. E entregou o dinheiro diretamente a José Dirceu'”.

8 – “Uma pessoa que cumpria um papel importante no PT paulista, em uma longa entrevista, me disse que a atividade ilegal de levantamento de dinheiro em Santo André não era um caso isolado, como afirmavam os líderes do partido, mas era parte de um esquema generalizado para acumular grande soma em caixa 2 para a campanha” (de Lula em 2002).

9 – “Tinham sido dadas ordens a todos os prefeitos do PT para levantar dinheiro por todos os meios possíveis, e cada município havia recorrido a um mecanismo um pouco diferente para cumprir sua cota. Em Santo André eram as empresas de ônibus. Em Santos, era o programa da Aids. Em Campinas, onde o prefeito Toninho do PT tinha sido assassinado quatro meses antes de Celso Daniel, era o superfaturamento de obras públicas e de contratos de estacionamento. E em Ribeirão Preto eram os contratos de coleta de lixo”. (O prefeito era Palocci, o amoroso caseiro.)

“Eu sabia que o caso de Santo André era apenas a ponta do iceberg”.

Facebook Comments
Advertisements

26 comentários sobre “Tudo começou em Santo André

  1. Joao

    Por que eu deveria acreditar nas palavras do gringo e não nas palavras do presidente? O que essa história toda tem de credibilidade?? Simplesmente porque o gringo é casado com brasileira e porque já foi da Rede Globo?? Pelo amor de Deus Paulinho, guarde suas mágoas pessoais para sua vida pessoal…

  2. Marcos Rogério Cabral

    Paulinho, é preciso separar os dois lados: o Lula presidente e o Lula homem comum. Se ele bebe em serviço, o faz muito discretamente, pois a mídia, que iria adorar, nunca o mostrou de porre. Agora, com relação a estas gravíssimas denúncias, o jornalista não deveria apenas escrever um livro. Deveria tê-lo feito publicamente. A Globo iria adorar a matéria.

  3. sergio

    Embora eu acredite nisso tudo, a verdade é que o irmão do Celso Daniel se retratou na justiça frente a um processo movido pelo José Dirceu. Ao se reproduzir as histórias( em blogs sérios como esse) deve-se fazer essa ressalva. O importante agora é saber por que o cara se retratou, quais ameaças sofreu, ou mesmo, se for o caso, qual interesse tinha nas denúncias.

  4. Kiko

    Para quem não sabe o irmão do prefeito Celso Daniel em exilio sob proteção do governo da França , morando em um comodo de 9 m2 onde chegou até a passar fome por saber demais, é um homem que representa perigo ao governo LULA e seus homens do PT.
    Se vivessemos em um pais onde a democracia fosse plena , as leis servissem a tôdos sem distinção o governo LULA não existiria.
    Onde eles estariam em um pais sério?

  5. Luiz CArlos

    Paulinho:
    Em outra oportunidade, declarei gostar muito de seu jornalismo esportivo, e achar que, como corinthiano que você é, nos mostrava e mostra, muita realidade de nosso Corinthians, e a podridão que impera no PSJ. Acho que você deveria ficar somente com a parte esportiva porque, quando você ataca de politica, se esquece de atacar todos os politicos que merecem serem atacados. Tem por exemplo, um ex-presidente do Brasil que vendeu tudo que tinhamos, não se sabe onde foi parar todo dinheiro arrecadado com as vendas, a dívida aumentou, e para se eleger, dizia que sua pele era até escurinha, para poder ganhar votos dos eleitores negros, isso é fato. Não vejo você colocar em seu blog, nadinha sobre esse ex-presidente. Vejo sim, você atacar nosso atual presidente. Não sou petista, certos politicos me enojam; em minha humilde opinião, você deveria comentar e colocar em seu blog, somente s materias sobre futebol, seria mais saudável. Vejo até adversários corinthianos elogiarem você; em politica, não espere a mesma reação.
    ET: Sou filiado ao PSDB há muitos anos, quando acreditava na filosofia do partido. Ainda vou arranjar um tempinho, e pedir minha desfiliação.

  6. Luís Carlos

    Alguma coisa que esse tal de Larry Rohter escreveu pode até ter algum fundo de verdade, mas tudo que esse idiota escreve é para se desconfiar.

    Na mesma matéria em que ele denunciou o Lula por “cachacismo”, ele afirmou que o Jânio Quadro havia renunciado à presidência após uma farra etílica, fato cuja veracidade ninguém pode provar; com o agravante de que a vítima da acusação não estava (e não está) viva para se defender.

    Depois o NYT publicou uma matéria dele na qual afirmava que todas as frequentadoras da praia de Ipanema no Rio eram obesas. Para amparar sua tese, colocou a foto de três turistas suiças balofas.

  7. Sergio Roberto

    Você não deve postar esse tipo de matéria no seu blog pois não tem a minima credibilidade.

  8. django

    Paulinho, que materia ridicula, falar a Miriam leitao é uma craque, isso foi forcar demais, basta ter um pouco de nocao e logo ve que ela trabalha pra bancos e elitizinha de merda, e mais uma mainardezinha, azevedinha, po paulinho vc faz um otimo trabalho denunciando as falcatruas do corinthians e outros clubles, mas agora, puxar saco da elite e do PIG essa foi triste. E outra se o Lula toma cachaca o problema e dele, ninguem falava dos vinhos caros que o FHC tomava, garanto que a pinga é mais barata.

  9. valdir teodoro

    Qual credibilidade tem esse jornalista, e a Miriam Leitão, fazer parte do PIG, quem faz parte da Rede Globo, já mais tem credibilidade de falar com a verdade já esqueceu da CBF.

  10. Carlos Almeida

    Apesar de não ser filiado ao PSDB, justiça seja feita, vocês já imaginaram onde estaria o Brasil hoje se não tivesse havido as privatizações. Quantos cumpanheiros mais estariam mamando nas tetas da viuva. Quanto estaríamos pagando por uma linha telefônica. Antes era qualquer coisa em torno de US$10.000,00 e ainda dependia da disponibilidade técnica. Hoje, graças a privatização é de gratis. E o celular, certamente ele não teria sido introduzido no Brasil até hoje e se o tivesse apenas os bem ricos poderiam ter, artigo de luxo. Então esta história de que vendeu o Brasil é uma puta besteira. Estamos aonde estmos hoje, graças ao governo FHC (que não votei em nehuma oportunidade) e que o Lula soube tão bem seguir sem mudar uma vírgula.

  11. geraldo lina

    realmente o caso do assassinato do prefeito de santo andreh foi muito esquisito. essa historia tah muito mal contada. o que me chama atencao eh o fato de um GRINGO ZEH MANEH saber tanta coisa assim.
    porque nenhum jornalista brasileiro escreve a respeito ???

    fiquei preocupado com o que diz o presidente em relacao a chile e argentina. realmente sao dois paisinhos de merda, mas publicar isso em um livro me parece tentativa de desestabilizar a regiao e o projeto do cone sul que o LULA tenta extender para toda a AL.

    eu vou alem, esse tal de Larry Rohter eh algum enviado da cia fantasiado de jornalista. espionagem ainda existe, acreditem.

    quanto ao LULA, esse eh soh desgosto e desilusao.

    *** ***** *

  12. JORGE

    ISSO É CAFÉ PEQUENO PERTO DE OUTROS FATOS DA VIDA DESSE PARTIDO (OU SEITA) TENEBROSO E DESONESTO…ESSE PT DEVERIA SER DEFENESTRADO DO MAPA.

  13. Eduardo

    eu gostaria de saber o q. isso tem haver com futebol, acho q. politica nesse blog é demais, se for pra comentar politica e politicos vou no blog do terra, uol ou outros….
    sds.

  14. Eduardo

    cuidado jorge, pra não engolir o veneno…..
    certamente teu partido deve ser uma maravilha….

  15. Eduardo

    acho q. esse gringo qdo. morava lá no império não tinha coragem de falar sobre os escandalos do governo nixon, as espionagem do governo do presidente ator e desse dois ditadores q. se dissem do bem “os Bush”, senão a cia ou o fbi já teriam sumido com ele.

  16. Cesar Fuentes

    Estava sério até ele dizer que Míria Leitão é ‘gênio’.

    Quem quiser saber mais sobre caixa dois e a proteção de Dantas, deêm uma lida na Caros Amigos deste mês.

  17. Celso

    Hahahaha. Dizem que o Lula é bom mas o Serra é melhor.

    Se todos os políticos fossem para o PT pelo menos teríamos uma cobertura digna, a proteção feita a José Serra e o PSDB aqui em São Paulo é fantástica.

    Estão discutindo o passado do Lula e ignoraram o passado do e ignoram o presente do Serra…

    Nunca vimos uma situação tão calamitosa na educação, crianças depredando escolas, progressão continuada…

    Segurança pública falida e com uma greve sem precedentes da polícia civil e o ” administrador ” competente resolveu a questão na justiça… Não houve negociação queriam impor goela abaixo a proposta do Estado.

    Imagine se fosse administração Lula. Policia x Polícia

    As cadeias com gente saindo pelo ladrão ( em todos os sentidos ). Negociaçaõ com invasão depois de 6 dias…

    Imagine se fosse administração Marta…

    Metrô caindo, rodoanel inacabado e pedagiado…

    Nem precisa imaginar…

    O PT é igual aos outros mas como disse o Sócrates no cartão verde quarta-feira o preconceito no Brasil é em todas as esferas. Inclusive na política.

    O PT não é melhor nem pior que os outros.

    Nem os jornalistas, nem os americanos…

    Sua referência agora é a Veja??? Desculpe…

  18. Marcelo Firmiano

    Mais uma estoria de pura ficção cientifica envolvendo o presidente da nação,se acorda Paulinho.

  19. caio

    Se algum jornalista brasileiro (correspondente nos EUA) escrevesse que o Bush é cachaceiro, iria para a cadeira elétrica…

  20. rai_rei

    vc ta certo o pt e o lula sao um bando de ladrao
    e tem babacas aqui babando ovo pra esse pinguço currupto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: