Advertisements

Os Blogues Derrotam os Barões

Por ROQUE CITADINI

http://blogdocitadini.blog.uol.com.br/

A mídia internacional e local noticiou estupefata que a Câmara dos Deputados norte-americana rejeitou o pacote de ajuda aos bancos de US$700 bilhões que o Governo Bush enviara ao Congresso.

Todos estavam perplexos, desde o New York Times à Folha de S.Paulo, do Estadão ao Washington Post, da Globo à CNN. Foi uma tarde de lamentações, choro e lágrimas.

Os comentaristas econômicos das redes de televisão brasileiras, todos, todos mesmo, que defenderam e elogiaram o pacote de ajuda aos bancos de Bush, não sabiam o que falar.

Nossos economistas locais estavam entre o choro e a raiva. Todos defendiam – e defendem – o pacote de ajuda aos bancos. Alguns passaram até a atacar os deputados norte-americanos, como se estes constituíssem um bando de loucos, querendo botar fogo na economia mundial.

O pior, muito pior, bem pior mesmo, é que nenhum grande jornal, rede de TV, cronista, comentarista ou economista havia previsto que o pacote poderia ser rejeitado pelo Congresso norte-americano. Todos acreditavam nas lorotas que divulgavam, a principal delas era que o pacote não seria para ajudar bancos, mas para salvar os cidadãos que compraram casas ou eram correntistas.

O que ocorreu ontem foi uma derrota do Presidente Bush. Normal. Comum e corriqueira no universo da política em qualquer parte do mundo. Mas o que aconteceu, mesmo, foi uma total derrota do baronato da mídia, que informou de forma incorreta a população toda, engajando-se como partícipe do projeto de socorro bancário, esquecendo-se da principal missão do jornalista, seja em mídia impressa, radiofônica, televisiva ou internauta, que é informar corretamente os fatos à opinião pública.

Quem porventura desejasse conhecer o que houve, bastaria dar uma passada pelos milhares de blogues norte-americanos de economia e lá verificar que as informações dadas pelos jornalões não correspondiam ao que se passava verdadeiramente na América. Nos blogues, pipocavam críticas de todo tipo e de todos os locais dos EUA: o discurso era o inverso do que o baronato passava pela grande mídia, que dava como favas contadas a aprovação do socorro.

Quem passasse pelos blogues, veria que o povo americano estava indignado, afinando-se com a maioria de parlamentares que rejeitou o projeto e concluindo que o pacote era sim um desavergonhado uso de dinheiro para salvar instituições financeiras que fizeram fortunas nas últimas décadas.

Foi essa indignação, captada pelos blogues, que circulou pela América levando tão grande número de congressistas que, apesar de todo o apoio da grande mídia, a negar anuência ao plano de salvar bancos com dinheiro dos cidadãos, em meio a um capitalismo que, quando ganha premia os ricos e ao perder sacrifica o povo.

Infelizmente o blá-blá-blá da grande mídia continua, e é até possível que se chegue a um outro pacote menos escandaloso que o primeiro, mas neste episódio todos já temos os grandes derrotados: os barões da imprensa, com seus jornalistas e comentaristas.

E devemos abrir os olhos para um novo fenômeno que nasce neste mundo globalizado, a Internet, que com a sua interação por meio de sítios e blogues, já não permite mais a antiga manipulação, mesmo quando está engajada na defesa de uma causa comum.

Facebook Comments
Advertisements

14 comentários sobre “Os Blogues Derrotam os Barões

  1. Rogério

    Caraca, Citadini, acertou em cheio…
    Parabéns!!!
    E olha que sou Tricolor e sempre trocamos farpas hehehehe
    Brincadeiras a parte, tudo muito bem resumido e analisado.
    Abs

  2. Michael Serra

    Tipo, nao era mero bla-bla-bla… eram as intenções politicas de fato da grande midia, parceira de mãos dadas de Bush, com seus interesses em jogo também.

    O citadini ao visto frequenta muitos blogs hein.

  3. alessandro

    Fenômeno é o Citadini fazer um texto sem falar do São Paulo..

    Isto é I N C R I V E L !!

  4. Carlos Almeida

    Os jornais se fiaram no discurso da presidente da Câmara de lá, opositora ao Bush, que dava como certa a aprovação do pacote. Quem derrotou o pacote foi o partido do próprio Bush. Ficaria bonito se no alto ou embaixo houvesse o nome do autor do post, não ficaria?

    Paulinho: Você precisa de óculos…

  5. geraldo lina

    esse cidadao eh um imbecil. tenho mais asco dele do que do EURICO MIRANDA. acho engracado que tem gente que cre realmente que esse senhor de ideias ultrapassadas vai ser a solucao para o SCCP.
    se bem que com o que se tem por lah, qualquer BIRO-BIRO eh genio.
    eu quero estar vivo pra ver e me divertir…

    *** *****

  6. Luis Oliveira

    Citadini marcou um gol de placa.

    A mídia muito parece uma casa de prostituição. O cliente entra, se aconchega e faz o preço daquilo que quer noticiar.

    Porém, nesse jogo torpe e sujo, muitas vezes os barões da mídia se dão mal com seus palpites que não vingam em realidade. UFA! Ainda bem….

    Pelo menos algumas vezes, os aliados do poder sentem por um instante, o amargo gosto da derrota.

  7. Sten

    É pra rir mesmo, se o cara mais sério na diretoria corinthiana é o Citadini, então os caras tão tudo fud…..

  8. Toel

    Pois é e tem gente que diz que blogueiro é vagabundo com tempo para ficar escrevendo e respondendo a outros ”vagabundos” que frequentam esse tipo de espaço, que gera debate, conhecimento e aprendizado de uma forma que jornal nenhum pode passar, parabens ao blogueiro pelo trabalho, as vezes polêmico mas que sempre nos mostra uma face escondida daquilo que muitas vezes não enxergamos e que no final prova por a + b, aquilo que escreve. grande abraço a luta continua.

  9. JORGE

    ESSE geraldo lina É MUITO ARROGANTE E DEVERIA SE PREOCUPAR MAIS COM O TIME SUJO E CORRUPTO DELE EM VEZ DE ENCHER O SACO…..
    VÁ PROCURAR A SUA TURMA SEU BABACA.

  10. geraldo lina

    JORGE, voce tah no BLOG DO PAULINHO.
    depois de ler todas os posts diarios e com detalhes e pior, numerosos sobre o monte de falcatruas que tem no SCCP, voce vem me dizer que meu clube eh sujo e corrupto ???

    cara, serio, me deu uma vontade de dar risada agora,
    hauhauahauhauhauhauahauhauhauhauhauhauahah

    fala serio maneh !!!!

    vc me acha babaca ? legal. eu te acho um trouxa que gosta de ser roubado e tem orgulho disso…

    lamentavel

    *** *****

  11. Edgard Fonseca

    Viva o livre-mercado!!!!!!!!!!!!!!!!
    O Estado não serve p nada!!!!!!!!!!!
    Onde estão os célebres economistas defensores dessa tese? Será q eles estão escondidos em algum paraíso fiscal?
    Essa crise foi a melhor coisa q aconteceu nos últimos anos, pois ela colocou por terra um discurso q vinha dominando a mídia desde a queda da URSS.
    Os mesmos canalhas q sempre criticaram a presença do Estado na economia se ajoelham diante do mesmo p conseguir 700 bilhoões. E o q é pior com a conivência da grande mídia internacional.
    Para saciar ainda mais o meu deleite resolvi comprar a Revista Veja e assistir ao Jornal Nacional.
    O robô global de nome Willian Bonner não sabia o q dizer e os pseudo-comentaristas do Mundo Veja neoliberal estavam completamente atônitos e sem explicação p crise.
    Ainda dizem por aí q o mundo não tem mais história.

    Um brinde aos Chicagos Boys!!!!!!!!!!!!

    rsrsrsrssrsrsrs

  12. Rogério

    Edgard Fonseca, vc está certo. E a Veja é repugnante!!!
    Para quem se interessa e quer provas de que o que está acontecendo já era previsto aconselho a ler os últimos anos (não só os últimos números) da revista Caros Amigos, que denuncia o neoliberalismo com seus crimes especulativos e a grande mídia comprometida com os grandes “investidores” (leia-se especuladores). Abs

  13. geraldo lina

    meu, que papo loco esse ai de economia, mas olhando pelo prisma comentado acima, o mundo da economia liberal quando em cheque se transforma em modelo comunista ???

    eh comunismo entao ???

    hummmm… entendi.

    *** *****

  14. Jão

    Geraldo:
    Porque vc não se refere ao ex-presidente José E.Pimenta que roubou seu clube e foi reconduzido ao corpo de sócios?Ele era honesto?No seu time não tem falcatruas?basta ver como a diretoria se reveza e os trouxas aplaudem como se fosse um clube sério…Ah Lina!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: