Advertisements

Morumbi e a Copa do Mundo

Da Folha de São Paulo

Painel FC

Castelo de areia

Apesar de o São Paulo propalar que o Morumbi é o único estádio brasileiro hoje em condições de receber a Copa-14, ele foi considerado por inspetores da Fifa que vieram ao Brasil como o calcanhar-de-aquiles entre as arenas do país.

Julgaram o estádio ultrapassado para abrigar o jogo de abertura do Mundial. Além disso, a estrutura atual não permite que mudanças drásticas sejam feitas para melhorar a acomodação do público. Os inspetores da entidade retornarão ao país para novas avaliações em janeiro de 2009.

À frente.

Segundo o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, o projeto para atender ao caderno de encargos da Fifa é “árido e penoso e não pode ser tratado com pirotecnia”. Mas que, em um ano, ele conseguiria cumpri-lo. “Não tem obras. As intervenções serão pequenas aqui.”

Vantagem.

O cartola crê que não há concorrentes para seu estádio. “Quem pode receber um jogo hoje com 60 mil pessoas?” Juvenal diz que não há chance de São Paulo ficar fora do jogo de abertura devido à pujança do Estado.

Espaço.

O arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto do Morumbi, diz que o estádio foi construído com uma “generosidade de espaço” e que fica “relativamente fácil” atender às exigências da Fifa.

Provocação.

Ao explicar o projeto, Ohtake disse que as reformas dos banheiros do último anel do Morumbi serão feitas só perto do final da obra, em 2013. O motivo: “No primeiro jogo do Corinthians lá, imagine o que iria acontecer? Acabariam com tudo”.

Bairrismo.

A provocação de Ohtake arrancou gargalhadas de Juvenal, que emendou: “Poxa, não fale isso. Fale de alguém do Rio”, brincou.

Facebook Comments
Advertisements

52 comentários sobre “Morumbi e a Copa do Mundo

  1. Carlos Almeida

    Se isso fosse verdade não teríamos tantas autoridades de alto escalão se mobilizando, para trazer a abertura da Copa para São Paulo e para o Morumbi, visto, que nenhuma arena daqui existente ou a construir atende a exigência mínima de público estabelecida pela FIFA. Quanto a nota do Painel da Folha, nada a estranhar, pois quem lê este jornal há tempos, já percebeu, que a coluna é porta voz da oposição (ainda existe?) do São Paulo Futebol Clube.

  2. Marcos Rogério Cabral

    E esperar o que da turma da vila Sônia? Porque não explicam direito a história do governador biônico, QUE CONSTRUIU O MORUMBI COM DINHEIRO PÚBLICO???

  3. Paulo Luciano da Silva

    Paulinho. Esses palhaços estão rindo, por que eles não cumprem o contrato de “doação” do Morumbi e fazem logo o Parque infantil em 3/4 daquele elefante feio e branco? Cadê a prefeitura? Cadê o Estado? Cadê a Federação desse lugar? Por que ninguém cobra nada? A Fifa deveria receber esse documento postado por vc em seu blog (da “doação” do Morumbi) traduzido em inglês para que o Blater pudesse ter conhecimento de onde eles colocarão uma das duas mais importantes competições esportivas do planeta…

  4. FAJOPA

    O Painel FC é a Contigo do jornalismo esportivo.

    Impressionante como eles sempre estão presentes em tantos diálogos entre dirigentes, jogadores, etc.

    Recomendo lerem o blog do Marcelo Lima, esse sim um jornalista que deve ser levado a sério.

  5. eduardo dami

    Eu não entendo essas provocações tricolores, sinceramente, sou Corinthiano e fanático como não poderia deixar de ser, e afirmo que a história construída pelo São Paulo NOS ÚLTIMOS ANOS está anos luz na nossa frente.
    Entretanto, fica claro que os dirigentes do São Paulo querem resgatar a imagem de time de elite, não no campo, mas com uma torcida de elite, coisa que nenhum time possui mais devido as condições sociais do Brasil.
    Enfim, uma declaração ridiculamente preconceituosa e que pode gerar mais conflitos do time do povo e do time da elite, sim aqueles mesmos cidadãos educados que destruiram, saquearam, arrombaram a av Paulista inteira.

  6. Paulo

    Mentiras são contadas em qualquer lugar, em qualquer meio de comunicação. Nunca foi divulgado qualquer relatorio da FIFA ou agente dela sobre a situação do Morumbi, esta informação da Folha mostra a parcialidade de quem escreve, uma tentativa de fazer entender que o Morumbi é arcaico e que não conseguiria fazer mudanças para copa, algo que é totalmente infundada.

  7. Paulo

    Por Marcelo Lima;

    Segundo o Presidente, a FIFA estará no começo de Janeiro no Brasil, fazendo a ultima vistoria nos estádios e cidades, que pretendem ser sede da copa de 2014.

    Das 18 cidades que tem interesse, apenas 10 devem ser escolhidas pela FIFA e CBF.

    A cidade de São Paulo, certamente será uma das sedes e o estádio do Morumbi seu palco.

    Segundo o Dirigente, o caderno com o projeto do Morumbi, entregue a FIFA, foi o mais elogiado pela entidade.

    A visita ao Morumbi deve acontecer no dia 12 de Janeiro e segundo o cronograma, as obras começarão em Março do ano que vem e terminarão em junho de 2013.

    O clube já conversa com varias empresas interessadas no projeto.

    A Visa e a Time For Fun, fizeram propostas para entrar já neste ano com um setor VIP no Estádio.

    O estacionamento com 4 pavimentos e 3.200 vagas, esta sendo discutido com a prefeitura, que é dona dos terrenos em frente ao Morumbi onde seria feita a obra subterrânea.

    Para a construção do estacionamento, o São Paulo já tem parceiro para investir.

    Na parte interna do Morumbi, as maiores reformas serão feitas no anel inferior, e a cobertura será mesmo o mais difícil e custoso.

    Pelo que pude apurar, as reformas internas custarão cerca de 30 milhões de reais e a cobertura do estádio cerca de 120 milhões de reais, totalizando 150 milhões de reais.

  8. Claudia

    Paulinho, tenho certeza que a abertura da copa do Mundo irá para Minas, pois além do Aécio Neves ter uma relação muito boa com a CBF, São Paulo esta demonstrando uma incompetencia muito grande apostando nesse rídiculo estadio. Abçs

  9. denilson

    não sei, mas acho que essa arrogancia do presidente pode no final das contas se transformar em humilhação, pois caso a abertura não seja aki….se não for no morumbi…vai ser complicado de aguentar os outros torcedores na nossa orelha

  10. Denilson Martins

    O Sr. Othake e o Sr. Juvenal, me envergonham ao discriminarem os torcedores de outras agremiações e de outros estados.

    Até parece que não existem sãopaulinos que vandalizam o estádio.

    Essa postura do Juvenal me entristece muito.

    Tem é que demolir o Murumbi e construir uma espécie de Allianz Arena no lugar.

  11. Agree

    Ao explicar o projeto, Ohtake disse que as reformas dos banheiros do último anel do Morumbi serão feitas só perto do final da obra, em 2013. O motivo: “No primeiro jogo do Corinthians lá, imagine o que iria acontecer? Acabariam com tudo”.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, isso aí corintianada, continuem pagando aluguel pra esses caras que pensam isso de vocês.

  12. Marcia F. Klaus

    A diretoria do São Paulo está cada vez mais confiante: o Morumbi sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014. O presidente do Tricolor, Juvenal Juvêncio, reiterou que o Cícero Pompeu de Toledo tem totais condições de receber o jogo de estréia do torneio e descartou qualquer ameaça caso a nova arena do rival Palmeiras saia do papel.

    “Estamos já em um processo árido e de complexidade enorme. Vejo aqui e acolá gente falando que vai fazer jogos, mas o caderno de encargos da Fifa tem suas exigências. O São Paulo vê coisas fantasiosas, mas não fala sobre isso e vem cuidando de seu lado com serenidade. Uns têm expectativa de arena, mas nós já temos essa questão mais objetiva”, afirmou o mandatário, que foi ainda mais direto quando falou especificamente do caso do Palmeiras.

    “Não vejo concorrente (para abertura da Copa), mas não quero provocar estresse e sei que toda vez que falo isso causa um frisson horrível. O que digo é que não vejo concorrente com projeto de arena para 70 mil pessoas, com rede hospitalar, hoteleira e com transporte de massa”, cravou.

    Juvenal Juvêncio apresentou à imprensa o projeto para que o estádio esteja pronto até junho de 2013, um mês antes da Copa das Confederações. A estimativa prevê nova área para jornalistas e torcedores, além da cobertura total das arquibancadas. Há também a intenção de construir um estacionamento com 3.200 vagas.

    Para levar à frente os planos, o São Paulo já está atraindo investidores internacionais interessados em trabalhar no projeto. “Tem gente de Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Portugal interessados em participar do projeto e já até me pediram audiência para conversar. Para o andar térreo, temos propostas da Visa e da Time For Fun para uma intervenção já. Se eu quiser assinar com a Visa, as obras podem começar em 15 dias. Mas estamos vendo ainda”.

    Com investimento em vista e sem medo de concorrência de rivais paulistas, Juvenal Juvêncio também não teme que a abertura da Copa do Mundo seja transferida para outra cidade.

    “O Aécio (Neves, governador de Minas Gerais) contratou uma empresa para fazer estudos (no Mineirão), e o (José Roberto) Arruda (do Distrito Federal) também está vendo projetos. Eles vão ter jogos, mas não acredito que (a abertura) fique fora de São Paulo por causa da pujança da cidade. A Fifa e a CBF não nos confirmou ainda, mas nós acreditamos nisso”, acrescentou.

    O mandatário ainda lembrou que outros palcos do país estão bem atrás do Morumbi. “Eu ando por estádios do Brasil e tenho uma vergonha pela calamidade em que se encontram. O São Paulo cuida fortemente de seu estádio”, garantiu. Juvenal Juvêncio se encontrará com os organizadores da Copa na próxima semana e aguarda para janeiro a visita da comissão de inspeção da Fifa no Morumbi.

  13. geraldo lina

    CLAUDIA, o MORUMBI eh um estadio, tem defeitos tem sim. O unico estadio que nao tem defeitos eh o do corinthians… A proposito, voces receberam alguma visita dos inspetores da FIFA ???

    huhauhauahauhauhauhauhauahuahauhuhauahuahuahauhauhauahuaha

    *** *****

  14. Alexandre

    Amigos,

    Meu time é o São Paulo FC.
    Não posso negar a “ajuda” que os clubes paulistas deram ao Morumbi durante todos estes anos, com suas arrecadações e a própria propagação que os duelos entre os clubes deram ao estádio do Morumbi.
    Corinthians, Palmeiras e Santos fazem parte da história do Morumbi.
    É isto que a diretoria do SP deveria ter na cabeça.
    As maiores conquistas do estádio foram do SPFC isto é inegável, mas quase todas as grandes conquistas destes clubes também foram lá.
    E em matéria de copa do mundo a cidade de São Paulo deveria se unir para ter esta concepção bem definida.
    Agora, a diretoria do SP deveria tomar uma postura diferente e atrair os outros clubes para este propósito e não ficar “excluindo” um torcedor que sempre frequentou e comemorou títulos no Morumbi, na copa do mundo.
    Isto é coisa de clube pequeno…espero que as pessoas mudem o rumo da convesa. E tem também outro ponto….o problema é que nunca se sabe quando o presidente do SP está sóbrio;não o conheço mas a voz embargada, sempre dá a impressão de que ele está chapado. Pode ser a idade avançada também….

    Agora, Minas Gerais que me perdoe, mas ter uma abertura de copa no Mineirão é uma falta de respeito muito grande e apoiar o coronealismo.
    O estádio vive com problemas de estrutura, todo mundo sabe disto e pede socorro as autoridades, que omissas apenas “embelezam” o mesmo.
    Arrumar o estádio só porque a copa do mundo está chegando é chamar o torcedor de trouxa.

    Duvido que SP perca a abertura da copa.

  15. Paulo Luciano da Silva

    Correção, não é em 3/4 e sim 1/4 o que da 25% do Estádio do Morumbi que deveria ser demolido para cumprir o contrato de doação, o que significa que falta coragem ou compromisso do atual prefeito da cidade de São Paulo em cobrar e tomar de volta o terreno dado ao São Paulo F.C…

    Cadê o atual prefeito? Cadê os moradores de São Paulo que não cobram o patrimônio deles?

    Esses palhaços ficam rindo com o patrimônio dos outros, depois dizem que é tudo invenção…

  16. Marcelo Abdul

    Arena? Nenhum estádio brasileiro tem condições de ser Arena. Basta reformar os estádios que nós JÁ temos. Se o Morumbi que é um dos melhores estádios do Brasil não tem condições de sediar uma Copa do Mundo, nem o Mineirão do Sr. Aécio Neves e nem o Maracanã podem ser sedes também.

    Acho deplorável a inveja de muitos torcedores. O São Paulo é um dos únicos clubes que está realmente se mobilizando para sediar a Copa do Mundo. Enquanto isso existe briga política no Palmeiras que está atrasando o cronograma de obras do novo estádio do Palmeiras. Tudo porque o Sr. Afonso Della Mônica resolveu ser ditador e espatifar o estatuto do clube. Aliás bem coisa comum pra quem já teve Mustafá Contursi como presidente.

    E Ruy Ohtake não está totalmente errado em sua brincadeira, já que os marginais da trocida organizada do Corinthians já colocaram fogo na arquibancada amarela do Morumbi, que teve que ser interditada. Tudo isso a olhos vistos do Sr. Capez que por fazer parte do conselho corinthiano, nada fez para punir os responsáveis de um ato que poderia se transformar em uma verdadeira tragédia.

    E novamente vem as indagaçõe a respeito da contrução do Morumbi. Um estádio que demorou 20 anos pra ser concluído e que fez o time ficar anos sem ganhar títulos porque o dinheiro ia pro cimento. Muitos falam em “ajuda governamental” mas nunca mostraram uma unica nota fiscal pra de um saco de cimento financiado pelo governo do Estado de São Paulo.

    Mas como diz o ditado, “os cães ladram e a caravana passa.

    Mais uma vez.

  17. Denilson Martins

    Eu sou a favor de que 25% do terreno Tricolor voltem para a prefeitura, mas também

    100% do Parque Matarazzo tem que voltar, 100% do Itaquera, Parque Ecológico, e mais a parte que o SCCP invadiu da Marginal do Tietê.

    Vamos, todos os clubes, devolver o que roubaram do público.

  18. Érico Fernandes Moitão

    Maurício Gomes, o SPFC incomoda?

    por que? vc visita esse blog? ou será q a diretoria sao paulina, especialmente sob a batuta de Juvenal Bruxo Merlin Juvêncio é tal incólume que se tornou invulnerável à críticas?

    por favor. pare com esse jeitinho juvenil de torcer pra esse clube que historicamente sempre manipulou, menosprezou e usou de preconceito.

    e lembre-se que essa nota foi retirada da Folha. Briga lá com eles. Você pode, todo são paulino pode. Lá na Vila Sônia é a maior fonte de juízes morais, raciais e sociais do Universo, lembra?

  19. Thadeu

    Morumbi deve ser sim o local de abertura da Copa do Mundo, a cidade de São Paulo é a mais importante cidade de América Latina e certamente não ficaria de fora da abertura da Copa.

    Podem chorar a vontade, mas o estádio do São Paulo é o único da cidade que tem condições de cumprir todos os requisitos impostos pela Fifa

  20. Tri-Mundial!!!

    Por quê a indignação do blog? Todos sabem que os vândalos depredam e picham os banheiros do morumbi. Inclusive, já atearam até fogo ao estádio em 2006, após levarem + uma surra em campo!

  21. Heloisa

    Os corintianos deveriam fazer como os palmeirenses e não freqüentar o Morumbi. Somos nós, os corintianos, que sustentamos aquela m… de estádio. Nunca fui a um jogo lá, mas fui a um show. O estádio é péssimo. Esses dois trouxas deveriam lavar a boca com sabão antes de falar mal de quem os sustenta!!!

  22. rodrigo

    Toda vez que o Paulinho tanta bater no SP, publicando como sempre so um lado da historia, ele se da mal.

    Nao adianta Paulinho, eu e vc teremos que engolir o JJ pq ele tem um projeto concreto e quase todos os investidores necessarios.

  23. Claudia

    Os comerciantes da avenida Paulista conhecem bem os elitizados são paulinos… coitados. Aliás, tenho certeza que esses dirigentes morrem de medo que o Corinthians tenha o Roque Citadini para presidente, vai acabar a moleza. Abçs

  24. 5-3-3.

    Heloísa, o estádio do morumbi é “péssimo”… mas é nosso! Concordo que o morumbi têm muitos defeitos, mas está anos-luz à frente do pacaembú, por exemplo.

    “Bom” mesmo é o estádio/maquete corintiano – qualquer problema que apresenta, basta entrar no Auto-Cad e está resolvido! Rssssssssssss…

  25. Ricardo Lopes - Original

    Ruy Ohtake não é aquele senhor que contruiu prédio cor de rosa em Pinheiros. Ah tá explicado hahahahahahahahahahaha

  26. PHW

    Como europeu, preferia que o jogo de abertura fosse num Estado do nordeste, sol, calor, mulher bonita e praia lindas.

    Falam tanto do Morumbi, mas esquecem que é um estádio já antigo, que sofre do descaso dos dirigentes como todos os outros estádios. Também não deviam menosprezar os ditos “projetos de papel”, porque, como no caso do próprio Morumbi, vai que um político abraça o projeto e investe pesado o dinheiro público para construir?

    A cidade de São Paulo, apesar da Pujança econômica, hoje não tem infra estrutura para sediar uma abertura / chave da copa do mundo. O metro é superlotado e o trânsito é caótico. Ou seja, se a prefeitura / governo não fizerem nada, dificilmente a cidade de São Paulo vai passar pelos crivos da FIFA.

  27. Mauricio Gomes

    Calma Érico!
    Eu sei que foi a Folha quem escreveu e já não sou juvenil (infelizmente) há muito tempo…Não confunda bom humor com falta de maturidade.
    Quanto à frequentar este site: sim já escrevi aqui outras vezes, algumas elogiando, outras criticando e outras só brincando rsrsrs.
    Quanto ao JJ, ainda hoje, escrevi uma crítica a ele no ótimo blog do Marcelo Lima, isso responde à sua pergunta?
    Quanto a brigar com a Folha ou quem quer que seja , não é esse o ponto. O princípio do apredinzado e crescimento passa pelo confrto de idéias, pela dialética. Não aceito nem recuso qualquer idéia antes de debate-la e ouvir os dois lados para, aí sim, formar conceito.
    Mas sempre sem perder o bom humor.
    Um abraço e da-lhe trimundial!

  28. denilson

    o morumbi tem problemas, mas não é essa vergonha que os corinthias e palmeirensem falam, talves os maiores problemas sejam os banheiros, mal de todos os estádios brasileiros,a localização/transporte, o que pode ser solucionado a medio prazo, e o acesso e evacuação do estádio…esse sim, o calcanhar do morumbi…projeto antigo e afunila milhares de pessoas em estreitos corredores, principalmente na saida….
    acho que com algumas melhoras tem codições sim de ser palco de uma copa do mundo….de uma copa no brasil com cara de brasil…concordo com o juca quando ele diz que temos que fazer um copa adaptando estadio e melhorando a infraestrutura, tanto do entorno quanto de organização…nada dessa insanidade que querer fazer uma copa como a da alemanha…não temos cacife e temos muito pouco controle pra um investimento desse porte…vide o pan…mil vezes menor, e que foi a farra do boi…superfaturamento e obras a toque de caixa, estouro bilhonario no orçamento e ninguém até agora na cadeia….se o europeu quiser assistir uma copa no brasil, que venha, deveria ter de nós o melhor que pudermos oferecer, não construir uma illha da fantasia pra gringo ver.

    ps:não sei quem foi mais infeliz, o arquiteto ou o presidente…tem que avisar o arquiteto que a “trucida organizada” que se diz são paulina também destruiria os banheiros por qualquer resultado adverso do time…e ao presidente, existe pessoas de bem como também pessoas desordeiras em qualquer estádio do Brasil….paulista, carioca, mineiro, pernabucano..e por aí vai.

  29. Ricardo Lopes

    Ruy Othake não foi aquele mesmo que projetou um prédio cor-de-rosa para abrigar torcedores do Palmeiras?

    Esses discípulos do Leão Lobo são mesmo umas santas.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  30. Rodollfo Bernini

    A diretoria Palmeirense deveria dizer algo do tipo. “Não vamos mais nos manifestar a respeito disso. Muitos têm projetos e sonham em adaptar elefantes brancos. O Palestra está em obras. Arena Palestra no nível de europa em 2010 já pronta. Se a CBF quiser mandar a Copa em estádios ruins o problema é dela. A arena estará à disposição”

    Abraços

  31. José

    O PRIMADO DA INDECÊNCIA

    O processo de candidatura do estádio do Morumbi como sede da Copa do Mundo de 2014 sintetiza a mentalidade e o proceder das elites brasileiras.

    Desde as primeiras manifestações a respeito da estapafúrdia idéia de definir o Morumbi como o estádio paulista de 2014, passando pelas “conversações” (nebulosas para uns, indecorosas para outros) envolvendo representantes do São Paulo, Ricardo Teixeira e José Serra, e chegando ao momento presente – em que vários integrantes da administração pública, principalmente da esfera municipal, se engajaram, descaradamente, no lobby a favor da candidatura do Morumbi – o que se assiste é um espetáculo deplorável, com manifestações cada vez mais explícitas do que há de pior no comportamento das elites: a defesa amoral de interesses, o envolvimento da máquina pública a favor de interesses privados, negociações espúrias, tudo feito com inacreditável desfaçatez.

    Ao comentar sobre os banheiros do Morumbi e tripudiar do Corinthians, provocando gargalhadas de Juvenal Juvêncio, o arquiteto Ruy Ohtake escancarou todo o preconceito, cinismo e soberba de uma ainda resistem na mentalidade das parcelas historicamente mais favorecidas da população – às quais o São Paulo F. C. sempre se orgulhou de representar. Lamentavelmente, o arquiteto, oriundo da colônia japonesa em São Paulo, envergonha os seus pares, em pleno centenário da imigração, ao ser porta-voz de valores excludentes que tanto dificultaram a adaptação de seus ancestrais em terras brasileiras.

    A candidatura do Morumbi – a despeito de seu anacronismo, desconforto, inacessibilidade, da praticamente impossível adequação aos parâmetros de exigência da FIFA – resiste, avança nos bastidores, e é tolerada, quando não entusiasticamente defendida, nos órgãos da imprensa.

    Contraria-se, desse modo, a insofismável evidência de que melhor seria para a cidade a construção de um novo estádio que pudesse condignamente acolher um evento da magnitude de uma Copa do Mundo.

    A significação de São Paulo como cidade-pujança para o Brasil, e o papel do Brasil como país expoente daqueles em desenvolvimento, no atual contexto de globalização, não pode ser expressa por um estádio remendado e aquém das exigências mínimas.

    Chega. Está na hora de se interromper a farsa da candidatura do Morumbi e o escárnio dos seus militantes sobre o restante da população. É preciso que o bom senso e a honestidade se imponham, e que tenha início o projeto de concretização de uma nova casa esportiva em São Paulo, à altura de sua pujança e da importancia da Copa do Mundo.

    Em um país onde se pretende acabar com as iniqüidades, sepultar-se as práticas viciadas herdadas de uma oligarquia egoísta e amoral, e inserir-se na modernidade, é inadmíssivel que prospere a candidatura do Morumbi. A vitória do Morumbi seria um escândalo, que ficaria eternizado nos registros da Copa de 2014, e que consagraria a falta de decência como trunfo decisivo nas práticas sócio-políticas de nosso país.

  32. geraldo lina

    BOM VAMOS IR NA DO DENILSON MARTINS:

    “Eu sou a favor de que 25% do terreno Tricolor voltem para a prefeitura, mas também

    100% do Parque Matarazzo tem que voltar, 100% do Itaquera, Parque Ecológico, e mais a parte que o SCCP invadiu da Marginal do Tietê.

    Vamos, todos os clubes, devolver o que roubaram do público.”

    *** *****
    PERFEITO

  33. Alviverde/SP

    A verdade é que o Morumbi já é o estádio da copa. Nos vamos fazer a parceria com eles pra que tenham a abertura e ponto final. Não sei porque tanta discussão inútil. Nos só queremos sediar os jogos da Itália. Temos saudade da azzura e do velho mussa, o camarada Mussolini.

    O melhor é ver os sem teto de fora da festa…

    Aqui é PALMEIRAS !!!

  34. geraldo lina

    O meu DEUS, haja paciencia…

    RODOLLFO BERNINOCA, se situa primeiro, depois raciocina:

    Paulista = FPF
    Brasileiro = CBF
    Libertadores = SUL AMERICANA
    MUNDIAL INTERCLUBES E COPA = FIFA

    O que a CBF tem a ver com a COPA ?

    O PARQUE ANTARCTICA, eh soh mais uma maquetezinha mequetrefe e soh. MALDITA DROGA UTOPICA !!!

    ABAIXO OS TRAFICANTES !!!

    *** *****
    8)

  35. geraldo lina

    O CITADINI EH AQUELE MESMO QUE FALOW QUE O GIL ERA MELHOR QUE O KAKAH, CARA CLAUDIA ???

    POR ONDE ANDA ESSE TAL DE GIL MESMO ???

    *** *****

  36. Thiago

    “No caso da Copa do Mundo, de acordo com as exigências da Fifa, a preferência é por estádios sem pista de atletismo. São os chamados estádios-arena, que colocam as arquibancadas a até seis metros do campo de jogo. Diferentemente dos estádios olímpicos que, por serem dotados de pista, mantêm a torcida a uma distância mínima de 15 ou 20 metros.

    Para Eduardo de Castro Mello, a parte considerada mais complicada das normas da Fifa é a exigência de cobertura de toda a área da arquibancada: “Isso representa a introdução de uma estrutura dispendiosa, adicionando um peso muito grande no custo final da obra. No caso dos estádios já construídos, a cobertura ainda tem de se adaptar às condições do que já existe na edificação”.

    Entre as candidaturas já declaradas, estádios como Mineirão, Mané Garrincha e Beira Rio ainda têm potencial para serem adaptados para o evento mundial. Já o Morumbi, em São Paulo, e o Maracanã, no Rio, dificilmente conseguiriam satisfazer aos requisitos da Fifa. “O Morumbi tem um aspecto negativo que é o fato de estar confinado dentro das ruas circundantes. Ele precisaria ter, no mínimo, uma faixa livre de entorno de uns 15m de largura, para a circulação de torcedores. Hoje, o público sai pelas rampas do estádio e vai direto para a rua, interrompendo o tráfego de veículos e provocando muito transtorno para o bairro”, explica o arquiteto.

    Segundo ele, não há condição de criar essa área de circulação e muito menos de construir o estacionamento exigido pelas normas da Fifa. Para um estádio com capacidade de 60 mil lugares, por exemplo, prevê-se um estacionamento para 10 mil veículos, o que demandaria uma área de cerca de 250 mil metros quadrados. A outra questão, no caso do Morumbi, é a dificuldade de se realizar a cobertura de toda a arquibancada do estádio, conforme exigem os organizadores da Copa: “A arquibancada superior já está praticamente sobre a rua, impossibilitando a implantação de apoios para sustentar a cobertura, sem diminuir a capacidade do estádio”. ”

    (artigo de Joás Ferreira, publicado em O Empreitero Online, 07/08/2007)

  37. JORGE

    Ruy Ohtake
    VOCÊ NÃO PASSA DE UM ORDINÁRIO…NUNCA SE ESQUEÇA QUE ALÉM DE NEGOCIATAS, DINHEIRO PÚBLICO E OS ENORMES PÚBLICOS QUE GERARAM IMENSAS RENDAS AJUDARAM Á CONTRUIR O MORUMBI.
    LIMPA A SUA BOCA SUJA AO FALAR DOS CORINTHIANOS.

  38. Andinho

    Concordo com o Othake, a maioria esmagadora da torcida e diretoria do Corinthians é um bando de gente ruim e mau carater, basta lembrar que a 2/3 anos esses trastes meteram fogo em um local do Morumbi no dia de um classico colocando em risco a vida de varias pessoas.

  39. RAFAEL

    ESSA CANDIDATURA CORRUPTA DO MORUMBI PARA ESTÁDIO DA COPA É UM ESCANDALO!
    E OS CARAS AINDA QUEREM TIRAR ONDA COM QUEM SEMPRE SUSTENTOU AQUELE TRAMBOLHO!
    SE O MORUMBI ACABAR SENDO ESCOLHIDO APESAR DE TUDO ISSO, VAI SER UM TAPA NA CARA DO POVO!!

  40. geraldo lina

    JORGE, MEU APOIO TOTAL AO RUI OHTAKE, QUE NAO DISSE NADA MAIS QUE A VERDADE…

    *** *****

  41. Vitor

    Dessa vez o descaramento desse clube pó-de-arroz do Jd. Leonor foi longe demais!
    O Corinthians deveria nunca mais mandar os jogos naquela espelunca, e fazer todo esforço para construir um estádio maior que aquilo!
    Deixa eles usarem o Morumbi para fazer show da Madonna e coisas parecidas, que é a cara deles mesmo!

  42. Alviverde/SP

    O que EU quero é que a Arena saia do papel, o resto é SECUNDÁRIO. Se vai sediar ou não algum jogo da Copa, seja da Itália ou qualquer outra seleção é o menos importante PARA MIM…sediar jogo da Itália seria uma justa homenagem à colonia italiana de São Paulo, nada mais justo, ainda mais sendo o ano do CENTENÁRIO do Verdão. Mas se não acontecer, não será nenhuma tragédia.

  43. Robinho Sends Out City Warcry

    […] City have been somewhat erratic since the arrival of cashed-up owners Abu Dhabi United Group. They have fluctuated between sheer brilliance, such as their 6-0 mauling of Portsmouth, and inexplicable mediocrity, such as their Carling Cup defeat to Brighton & Hove Albion. […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: