Advertisements

Ao Mestre com carinho.

Telê Santana, em minha opinião, foi o maior treinador de todos os tempos.

Suas equipes encantavam a todos os amantes do futebol.

Não há como tirar de minha memória a mágica Seleção Brasileira de 1982.

Pouco se fala, mas já em 1981, o Brasil encantou o mundo, em uma excursão a Europa.

Acredito até que aquela equipe jogou mais do que a de 82, com a mesma base, é claro.

Tivemos ainda grandes equipes montadas pelo mestre Telê nos clubes por onde passou.

São Paulo, Atlético Mineiro e Palmeiras foram seus melhores trabalhos.

Reverenciado até pelos adversários, Telê foi homenageado, ontem, no Mineirão.

Tricolores e Atleticanos relembraram daquele que lhes proporcionou muitas alegrias.

Uma justa homenagem para quem nunca se esqueceu da essência do futebol.

Arte e competência eram as marcas registradas de suas equipes.

Só nos resta agradecer por tudo.

E não foi pouco.

 

Facebook Comments
Advertisements

25 comentários sobre “Ao Mestre com carinho.

  1. Justiceiro

    Pô, no Palmeiras foi sacanagem ele não ter ganho título. O Inter de Falcão (no campo) e o Vicente Matheus (nos bastidores) derrubaram o Verdão naquele ano, mas o Telê fez um belo trabalho mesmo. Na seleção, o treinador comandou as belas equipes de 82 e 86, mas infelizmente o título não veio. Sua fama de pé-frio acabou no SPFC, quando por fim seu trabalho pôde ser reconhecido.

    Agora, uma coisa eu acho imperdoável. No início dos anos 90, quando o Palmeiras começou a desbancar o SPFC do topo da hegemonia nacional, Telê iniciou uma choradeira sem fim sobre um tal “esquema Parmalat”, nome ridículo e pueril que deram a um suposto favorecimento das arbitragens ao Palmeiras. Pois bem. Não é que em dezembro de 96, com a saída de Luxemburgo, o Palmeiras, ainda sob patrocínio da multinacional italiana, resolve contratar o Telê e o dito-cujo aceita na hora, sem pestanejar?

    A questão é simples. Se ele estava certo de haver um esquema, isso significa que ele se vendeu ao esquema??? Ou será que ele era apenas um chorão que de maneira covarde e irresponsável bradava aos quatro ventos a existência do tal esquema apenas para justificar seus fracassos?

    Reparem que só há essas duas opções possíveis. Ambas, na minha opinião, são lamentáveis e falam muito mal dele. Mas isso, claro, não tira em nada seu brilho como treinador, pois essa é outra história.

    Sem mais.

  2. Carlos

    Faltou citar o Grêmio, onde conquistou o Estadual de 1977, após 8 títulos seguidos do Internacional.

    O Mestre também é reverenciado lá.

  3. Justiceiro

    Nossa, agora que percebi. O texto falava do jogo entre atleticanos e são-paulinos, mas eu nem me liguei que eles jogaram ontem. Vi há pouco os melhores momentos. Três pitacos rápidos:

    1. Pênalti escandaloso para o Atlético/MG não marcado pela arbitragem. Será que os chorões leonores vão reclamar?

    2. Rogério Ceni: o goleiro da fé! Vive ajoelhado, é uma comédia.

    3. Pensando bem, “Ao Mestre com carinho” é apenas mais uma da série “Vamos desviar o foco, não vamos falar que o SPFC está fora”.

    É isso…

  4. denilson

    e que falta faz alguém como o telê hoje no futebol, porque se ele estivesse no meu tricolor ainda, talvez o richarlyson não faria o que anda fazendo no são paulo, tem boas condições pra jogar futebol (nos tempos de hoje, deixo claro) rápido, tem certa habilidade, vontade é o que não falta…mas pelo amor de Deus, ele não acerta um cruzamento…..com telê ele ficaria torto de tanto treinar isso e se não se tornasse uma excelência no fundamento…pode ter certeza que seria de bom pra ótimo o aproveitamento dele.
    talvez no são paulo telê teve sua maturação como treinador…pois conseguiu admitir jogadores como vitor, pintado, etc…que davam sustentação da marcação pra que Raí, palhinha, Muller entre outrs brilhassem com as bolas nos pés…

  5. Rodrigo L

    Como o Justiceiro bem percebeu…

    Parece o Luxemburgo. Bom dentro de campo; fora dele, algumas ressalvas.

  6. Alexandre Amaral

    Ah qnta saudade do Mestre, nossa…

    Paulinho vc já viu ou sab d alguém q tem o vídeo da Copa d 82 qndo após perder aqla fatídica partida p Itália ao chegar na entrevista coletiva Mestre Telê foi aplaudido d pé por toda imprensa nacional e internacional?

    MESTRE TELÊ ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES!

  7. Sten

    Grande Mestre Tele, o melhor técnico que ja existiu!
    Justiceiro, iiiii menos…. Me fale um técnico que não faz choradeira quando perde, apenas um. Bom mesmo é técnico que pega comissão de venda de jogador, sonega imposto e estupra manicures, não discuto a competencia do Luxa, mas o ser humano é um nojo.
    O Tele sempre foi integro, chorava um pouco quando perdia, é verdade, mas não tem um que não faça isso. E depois, ele aceitou trabalhar no Palmeiras por que quem não gosta de dinheiro? O Tele gostava e inclusive era um tremendo pão-duro.

  8. Anderson Viana

    O time jogava com outra estrutura basicamente, ora com Cerezo ou Batista no meio, com Paulo Isidoro na ponta-direita e Careca ou Roberto no ataque. Até Dirceu chegou a disputar posição com Éder. Lembro de grandes jogos, como aquele contra a Alemanha Ocidental que mostrou apesar das críticas que Waldir Peres era um grande goleiro. Bons tempos

  9. Alexandre Amaral

    Ah e vale lembrar outra coisa importante…

    no enterro do Metre há 2 anos ñ havia um único dirigente da CBF? Pq? Claro essa gnt sabe onde s mete, sabiam q s comparecessem seriam recebidos c/ a hostilidade q são merecedores, pois Telê sempre foi ladeado por gnt boa principalmente pela ala honesta da imprensa!

    Seu velório foi marcado pela presença d vários torcedores!

    S perguntar ñ ofende:
    Qndo o intragável Zégallo morrer qntos torcedores aparecerão?
    Q vá pros quintos dos inferno!

  10. Humberto

    Rodrigo L,

    não tem o menor cabimento comparar o Mestre Telê com o Luxerlei fora dos campos. Um era honesto, íntegro, aconselhava os jogadores dentro e fora de campo, um verdadeiro professor. O outro, bem… todo mundo sabe!

  11. Alviverde/SP

    Guardo com carinho na memória, o bom time de garotos que o Telê armou em 1979 no Palmeiras, que só não ganhou títulos pela própria inexperiencia do time, mas dava GÔSTO de ver aquele time jogar…

  12. Justiceiro

    Ah, Sten, quase todos choram mesmo. Mas falar em “esquema” acho leviano e covarde, sim. Se for torcedor, vá lá. Mas treinador não dá. Claro que não desmereço o trabalho dele (nem ele) por causa disso, mas isso aí foi vacilo sim. Mas foi um grande treinador e um grande cara, isso eu não discuto.

  13. Alan

    O melhor técnico de todos os tempos foi o Rinus Michels, claro. Mas o Telê foi fora de série também. Como eu não sou o paladino da moral, vou ficar “dentro de campo” apenas.

  14. geraldo lina

    OBRIGADO TELE !!!
    TRICOLOR DECLARADO NO RIO E EM SAO PAULO.

    PS. UM POUCO DE RESPEITO AO MESTRE, POR FAVOR.
    TEM DOIS OU TRES MANEHS NESTE POST QUE EU QUERIA QUEBRAR DE PORRADA ( OS TRES DE UMA VEZ ), PRA APRENDER A RESPEITAR A MEMORIA DE GENTE DE VALOR.

    *** *****

  15. Alviverde/SP

    O Telê, e até mesmo o SPFC merecem respeito…quem não merece são alguns tipinhos famigerados “torcedores” sem noção…

  16. geraldo lina

    DESPREZO O TEU RESPEITO, ATEH PQ EU NAO ACREDITO EM MENTIROSOS.

    ALGUEM PODE DIZER, COMO VOCE ME CHAMA DE MENTIROSO SEM ME CONHECER ???

    SIMPLES, SE VOCE APROVA UM TECNICO QUE FALSIFICA A IDENTIDADE, VOCE TAMBEM EH MENTIROSO COMO ELE.

    CUIDADO PRA NAO FICAR CONTUMAZ.

    O TELE EH NOSSO, O madureira EH DE VOCES.

    VAI TE CATAR

    *** *****

  17. Alviverde/SP

    Lamento por você fomentar o ÓDIO entre as pessoas com suas INSANIDADES…digno de pena. Normal que não aceite respeito de NINGUÉM…

  18. Denilson Martins

    Telê estava mais que certo, não existe título do palmeiras, sem esquemas de roubo.

    Basta ver o atual esquema Traffic,

    Quem assistiu o paulista esse ano, viu bem como a arbitragem estava comprada.

  19. Alviverde/SP

    Tá, vou concordar com vocês, mesmo porque os psiquiatras dizem que não se deve contrariar mentes doentes, pois eles podem PIORAR…

  20. Eduardo

    Gente falar do Telê e chover no molhado, vamos aos fatos:
    Na epoca em que a Parmalat era co-gestora do Palmeiras tev esquema sim para o Palmeiras saisse da fila se nao haveria sentido nenhum de tal investimento, em 1993 nas semifinais o São Paulo foi roubado contra o Corinthians em que o gol do Palhinha foi anulado erroneamente e o gol do neto impedido foi validado no blog do Neto ele mesmo fala sobre o tal gol com isso o Corinthians foi a final e sem time nenhum tiraria aquele titulo do Palmeiras pq o S.Paulo era o unico que faria frente ao tal Palmeiras-Parmalat e detalhe a semifinal Cor X SPa e ao final Cor X Pal foi apitado por ninguem menos que Jose Aparecido ele operou o São Paulo na semi e o Corinthians na final ao nao expulsar o Edmundo vcs lembram? Depois nunca mais aquele Jose Aperecido apitou estranho né…
    Agora qto ao convite aceito do Palmeiras logico que ele iria aceitar estava fora do SPaulo por doença e tudo que da certo no S.Paulo o Palmeiras contrata Tele; Muller; Antonio Carlos; Cafu; Edmilson; Denilson; Kleber; Dario Pereira e por ai vai

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: