Advertisements

Comunicado oficial do árbitro Cléber Wellington Abade

Tendo em vista várias reportagens com informações referentes ao diálogo mantido entre mim e o atleta Alex Mineiro, da S. E. Palmeiras, antes da cobrança da penalidade máxima durante o jogo contra a A. Portuguesa Desp., venho a público esclarecer:

1 – No dia do teste teórico da CBF, solicitei orientações aos instrutores a respeito da encenação, popularmente conhecida como “paradinha”, no momento das cobranças de pênaltis e também sobre a partir de que situação ela passaria a ser considerada uma atitude antidesportiva. A resposta que obtive é que assim ela seria considerada se o atleta executor da cobrança passasse o pé sobre a bola.

2 – Na partida em questão, disputada em 24 de agosto, logo após a marcação da penalidade máxima a favor da S. E. Palmeiras, fui alertado pelos atletas da A. Portuguesa Desp. sobre o fato que o atleta executor, no caso Alex Mineiro, costuma cometer excessos na “paradinha”. Respondi a eles que estaria atento e que qualquer irregularidade estava proibida.

3 – Fui questionado, em seguida, pelo próprio jogador Alex Mineiro, que me perguntou o que ocorreria se ele fizesse a paradinha. Eu lhe respondi que, caso cometesse algum excesso, em caso de gol o tiro seria repetido, e na hipótese de “não gol” um tiro livre indireto seria marcado a favor da A. Portuguesa Desp. O referido atleta cobrou o pênalti sem irregularidades e o gol foi validado.

         Ocorre, porém, que alguns fatos inverídicos foram divulgados pela mídia, os quais desminto agora:

1 – Em momento algum disse a quem quer que fosse que a “paradinha” estava proibida.

2 – Em momento algum recebi orientação de quem quer que fosse a respeito de coibir a cobrança do tiro penal com a “paradinha”.

3 – Em momento algum, mesmo tendo o dever de advertir o jogador Alex Mineiro sobre uma possível atitude antidesportiva, jamais ameacei adverti-lo com o cartão amarelo caso assim ele procedesse.

         Por fim, gostaria de me desculpar com a S. E. Palmeiras se, mesmo de forma involuntária, criei alguma pressão psicológica sobre seu atleta, e também aos árbitros que, em razão das notícias veiculadas de forma incorreta e com dados inverídicos, enfrentaram dificuldades em lances penais durante outras partidas. 

         Justamente por jamais imaginar que um simples diálogo no campo de jogo pudesse criar tanta polêmica, informo que não mais adotarei este tipo de atitude, até porque é dever do atleta profissional ter pleno conhecimento das regras do jogo que pratica.

 Cléber Wellington Abade

Árbitro CBF

Facebook Comments
Advertisements

21 comentários sobre “Comunicado oficial do árbitro Cléber Wellington Abade

  1. George

    Agora fica a palavra do árbitro contra a do atleta. Quem tem mais poder? Quem fala a verdade?
    Uma coisa é o juiz, antes do início da partida, alertar os jogadores sobre a questão da paradinha. Outra coisa é, no momento da cobrança, ele “conversar” com o batedor do penâlti.
    Claro que colocou pressão psicológica no Alex Mineiro.
    E o próprio Abade admitiu que conversou com o Alex no momento da cobrança porque foi “alertado” pelos jogadores da Portuguesa.
    Já que ele diz que é “dever do atleta profissional ter pleno conhecimento das regras do jogo que pratica”, por que só foi alertar o jogador do Palmeiras após a pressão da LUSA?
    Abraços

  2. Rodrigo L

    Só agora que o Cléber se deu conta de que não é honesto dar dicas a jogadores em campo?

  3. Edson Albino Ursini

    Omissão não dá nessas coisas.
    Posso estar enganado, mas só na segunda-feira, 01.09.08, pintou uma nota da CBF, definindo claramente, o que seria considerado “excesso”na cobrança de penaltis e portanto passível de punição com cartão amarelo e reversão da infração.
    O Sr.Abade foi omisso com o A.Mineiro, pois mesmo sabendo o que era considerado “excesso”, pela CBF; pois ele fora informado pela mesma, na tal avaliação teórica ocorrida semanas antes do jogo, não a definiu.
    É claro que o A.Mineiro balançou.Ficou em dúvida.Como estavam todos, de jornalistas a torcedores, sobre o que seria o tal excesso, que é muito subjetivo.Tivesse ele dito ao A.Mineiro, que se passasse o pé sobre a bola, ao bater o penalti, seria punido, toda essa “onda” não teria ocorrido.
    Concordo com o último paragrafo do Sr.Abade, quando ele diz que o atleta profissional deve conhecer as regras que norteiam sua atividade.Mas aí, fica o esclarecimento, de que essas regras devem ser comunicadas com antecedência.O que não ocorreu.Mesmo sendo perguntado, no climax da situação, ele não a esclareceu.
    Foi omisso.
    Menos mal, que essa discussão veio para a mídia.E está esclarecida totalmente.

  4. geraldo lina

    Minha opiniao eh simples. Eu cumpro ordens de quem paga meu salario.
    O Abade como estah na folha da Traffic tem que fazer o que a tal empresa manda, simples assim.

    Pra nao pegar mal, jah que ateh o Raul Seixas sabia e dizia “Tah bandeira demais meu Deus !!!”, a empresa pediu pra ele soltar uma nota oficial, pra fazer tudo parecer serio, como se fosse de verdade. rsrsrsrsrsrsrs

    Olhem soh: 2005 foi a MSI, 2008 mesmo com a Traffic vai dar o GREMIO,
    mas o GREMIO precisa comecar a jogar pesado nos bastidores, caso contrario…

    DA-LHE GREMIO
    O TRICOLOR COM O GREMIO ONDE O GREMIO ESTIVER !!!

    *** *****

  5. euclydes zamperetti fiori

    Entendo que esta nota deva ter o dedo ddo presidente da CONAF, comandada pelo pequenino sérgio correa da silva, se fosse manifestação voluntária, deveria de ter sido dada na semana passada.
    Acorda, Brasil

  6. Sandro

    Geraldo Lina, você e outros fanfarrões da internet, ainda não perceberam que o que é escrito atrás de uma tela de computador não isenta o autor, caso alguma parte citada se sinta ofendida, de assumir perante a justiça as suas denúncias.

    Vai brincando que uma hora você acha o seu e te chamam para confirmar suas acusações ou se retratar em juízo.

  7. Alviverde/SP

    Parece claro que essa recomendação só vale se for CONTRA o Palmeiras, NUNCA a favor…e viva o ESQUEMÃO!! Vai, Verdão, contra TUDO e contra TODOS!!!!

  8. Edson Albino Ursini

    Pegando uma carona no post do Sandro, não entendo o raciocinio do Geraldo Lina. A atitude omissa do árbitro, poderia ter prejudicado o Palmeiras e não favorecido.
    O que teria a Trafic com isso? Mandar seu “funcionário”; como ele diz, prejudica-la?
    Se tá com problema de interpretação Geraldo.Pelo que vc diz, já está até torcendo para o Gremio. Que beleza,hein? Já jogou a toalha.
    Que nenhum são-paulino leia o que voce escreveu.
    Se orienta cara.

  9. Alviverde/SP

    Parece que essa recomendação só vale se for CONTRA o Palmeiras, NUNCA a favor…e viva o ESQUEMÃO!!!! Vai Verdão!!!! Contra TUDO e contra TODOS!!!

  10. geraldo lina

    Sandro, vc quer um motivo pra me processar, vc tem um ai, ou varios em outros posts. Agora se vc quiser um motivo pessoal, eu te dou: VPPQP seu m…..
    Ahhhh, outra coisa, nao me escondo nao como voce, GERALDO LINA eh meu nome, maneh.

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  11. Carlos

    segundo geraldo lina, “o gremio precisa jogar pesado nos bastidores”. nao tem como o gremio jogar mais pesado, que o digam, ipatinga, vitoria, nautico e ate o sp do lina, roubados descaradamente.
    agora, meu caro geraldo lina, a torcida do gremio nao vai te aceitar, pra ser gremista e preciso ser o que tricolores paulistas nao sao.abracos

  12. geraldo lina

    EDSON URSINI, prejudicaram tanto teu time que vcs ganharam, tadinho dos roseos…
    CARLOS, entendi muito bem o que voce disse nas entrelinhas, devo considerar os torcedores do GUARANI DA TURIASSU todos seguidores de HITLER e MUSSOLINI, ou como aquele simbolo famoso que nao gosta de agua e vive na lama ???
    Pra dirigir tal time um tecnico como o que vcs tem atualmente, sempre envolvido em negociacoes ilicitas de compra e venda de jogadores, falsificador de documentos, e recem vestibulando de uma CPI ???
    Deixa de ser ridiculo maneh, te garanto que na minha cara vc nao falava isso…

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  13. geraldo lina

    MAURIZIO, jah tirei uma onda com meu p.. dentro do parque antartica na LIBERTADORES 3 VEZES, e vc ficou com a boca aberta, seu maneh…

    HAUAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUHA

    GUARANI DA TURIASSU, TIME MEDIOCRE

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  14. Justiceiro

    Alviverde/SP Disse:

    Setembro 4, 2008 em 2:49 pm
    Tem um MALUCO no pedaço…rsrsrsrs

    Falta de homem, melhor deixar quieto…

  15. Alviverde/SP

    Justiceiro, temos que concordar em tudo com esses tipos…sabe como é, os psiquiatras dizem que não se pode contrariar os MALUCOS, pois podem-se tornar mais perigosos…rsrsrs

  16. adilson itapira

    Mande um recado ao Cleber Abade, um dos pieores juizes, que por pouco não estragou a festa do clássico, ladrão não deu a falta nop Ronaldo e quese se complice,O certo é ele voltar a ser gerente da CEF, porque de furtebol não entende nada, incopetente………………………

  17. Anaisa Basili

    Gostaria de saber se qdo ocorrer do arbitro não percebe que tem 12 jogadores em campo, qual a penalidade a ser aplicado para equipe e para arbitragem?

  18. Paulo

    Eu quero ver se ele vai pedir desculpa ao Richarlyson por ter expulsado ele no jogo com 20 segundos em campo depois de não ter marcado a falta claríssima que ele sofreu. Esse árbitro é lesado… Só pq o cara saiu do São paulo tem q prejudicar ele…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: