Advertisements

Parabéns, Verdão

Por ALBERTO HELENA JR.

http://esporte.ig.com.br/colunistas/alberto_helena_jr/?act=lkpost&arquivohtml=&postanch=&ext=true

Não é uma data dessas redondas, timbradas de hábito, como 90, 95 ou 100 anos de idade. Mas, os 94 anos de vida do Palmeiras não poderiam passar assim, ó. Muito menos para mim, autor do livro Palmeiras – A Eterna Academia, verdadeira obra de arte criada pela DBA, editora do Alexandre Dórea, e perpetrada pelo genial artista argentino, Victor Burton, que ganhou todos os prêmios da época por seu design. Asseguro-lhe, amigo, que o texto é muito inferior à beleza do álbum.

Orgulho-me desse trabalho, entre outras coisas, porque, não sendo palmeirense, fui escolhido pelo Conselho do Verdão para relatar essa história maravilhosa, escrita, na verdade por tantos craques inesquecíveis, até onde alcança a memória do brasileiro, que cabe na cabeça de um alfinete.

Neto de italianos, com um quarto de catalão, nascido e criado no iníco da dácada de 40, no velho Brás, na época, um gueto predominantemente de imigrantes da Bota, tudo me conduzia para o Parque Antárctica. Mas, sacumé, essas coisas nem sempre são assim.

Mas, como a paixão pelo futebol transcendia o amor por meu clube de origem, o Palmeiras sempre me encantou por seus craques e por sua história. Uma história atribulada, que o espaço me restringe de relatar.

Mas, os craques, ah, esse podem ser resumidos numa seleção dos melhores que vi em ação com a camisa alvi-verde: Marcos, com todo respeito a Oberdã, Leão e Valdir de Moraes; Djalma Santos; Luís Pereira, Waldemar Fiúme e Geraldo Scotto; Dudu, Ademir da Guia, Jair Rosa Pinto e Rivaldo; Julinho e Mazzola, o Altifini dos italianos.

Mas, há tantos outros… Rodrigues, Lima, Canhotinho, Djalma Dias, Servílio, Tupãzinho, Ademar Pantera, César, Leivinha, Muller, Djalminha. Parodiando Monarco sobre a Portela, se eu for falar dos craques verdes, hoje eu não vou terminar.

Da esquerda para direita: Ademir da Guia, Marcos e Oberdã Catani, eternos ídolos do Verdão

 

Facebook Comments
Advertisements

23 comentários sobre “Parabéns, Verdão

  1. alessandro

    Aquele da foto, o primeiro da esquerda para a direita não é aquele Vereador metido em uns processos de corrupção??? Homenagem bem de acordo com o time..

  2. Justiceiro

    É como diz o Joelmir: “Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… É simplesmente impossível!”.

    E o Helena Jr. é dez. Está aí um são-paulino que não é despeitado nem se aborrece pelo fato de seu clube ter menos tradição e torcida nem fazer o maior clássico paulista e brasileiro. Ele certamente ama seu time, mas isso não o impede de se admirar com a força deste gigante chamado Palmeiras.

    Parabéns, Palmeiras!

  3. Ricardo Lopes

    Alessandro, sua ignorãncia chegar a doer…Ademir da Guia não tem nenhum processo de corrupção, você como um ser quase pensante deveria se informar melhor.

  4. Sten

    Parabéns ao Palmeiras pelos 94 anos!

    Peço desculpas pelos meus companheiros saopaulinos, mas alguns caras não resistem e entram na linha das provocações.

    Quanto ao escandalo de corrupção do Ademir(me parece que colocava funcionarios fantasmas no gabinete e cobrava uma parte do salario dos mesmos). É por isso que devemos ser contra misturar nossos idolos do esporte com politica, o Ademir era um craque jogando bola, como vereador foi um desastre, uma pessoa como ele não poderia ter deixado sujar sua imagem por tão pouco.

  5. geraldo lina

    Ricardo Lopes, procura no google, Adhemir da Guia, prefeitura de Sao Paulo… Mais um salafrario que tomou o poder, pelo voto dos cegos…

  6. Bernardo

    Sem querer defender ninguém, vale lembrar que muitas vezes o candidato honesto é eleito e quando chega na câmara descobre que existem velhos esquemas dos partidos que ‘precisam’ ser seguidos.

  7. Ricardo Lopes

    Geraldo,

    Ademir da Guia não tem nenhum processo por corrupção, na câmara de vereadores da cidade de São Paulo.

    O Sten foi claro no seu comentário, o que você cita como corrupção, que não é caso, não foi esclarecido.

    No post sobre a reforma do estádio do Jd. Leonor, muito são-paulino afirma que vai votar na Martaxa, por ela já ter colocado o projeto do São Paulo no PAC.

    O Kassab também foi citado no post do Paulinho, no texto foi escrito que ele também apoiava.

    Depois deixou ficou claro, que no seu programa de governo que isto não esta previsto.

    E você Geraldo vai votar em quem?

    Deve ser muito mais fácil falar sobre a trava nos olhos dos outros, do que no seu próprio.

  8. Ricardo Lopes

    E GERALDO VAI SE CATAR – PARABENS PALMEIRAS, PARABENS PALESTRA ITALIA – RUMO AO TÍTULO BRASILEIRO EM 2008.

  9. Hugo - Corinthians

    Talvez, como disse o leitor acima, sendo alvinegro eu não consiga entender o amor palmeirense, minha paixão é outra, mas independente da atuação fora dos gramados (e pra isso há outras instâncias que deve apurar e condenar), me admira ver três mitos do futebol juntos e sendo justamente homenageados. Parabéns e saudações corintianas.

  10. Justiceiro

    Boa, Hugo! É exatamente isso.

    E paixão não se explica, apenas se sente. Cada quem pelo seu clube do coração.

    Saudações alviverdes…

  11. geraldo lina

    Ricardo Lopes, depois que voce procurar no google, volta aqui e comenta de novo, se falar que nao achou nada, vc vai ser convidado pelo madureira pra fazer parte da sua comissao tecnica, ele adora gente sem carater…

  12. Alviverde/SP

    Calma, gente…tem um povinho aí que não merece nem resposta. É estressar-se por besteira…PARABÉNS VERDÃO, 94 anos de muita luta, glória e paixão de seu povo!!!

  13. Alviverde/SP

    Ao Alberto Helena Jr., o meu grande abraço, pois tenho o livro escrito por você, e que emociona até aos que são menos palmeirenses, quiçá aos mais fanáticos…você que nem alviverde é, mas que soube colocar no papel a saga deste glorioso clube…não é pra qualquer um não…

  14. Ricardo Lopes

    Geraldo, já que vc é o menino-prodigio da internet, coloca o link sobre a CORRUPÇÃO que vc achou no google? O da CORRUPÇÃO capiche.

  15. Sten

    Ricardo,
    Seguem alguns links sobre o caso, ele chegou a ser denunciado para a corregedoria da camara de vereadores de SP, mas me parece que o caso não deu em nada, de qualquer forma é uma mancha na imagem deste idolo palmeirense (os valores que os funcionarios do gabinete alegaram que ele teria se apropriado é de 15mil reais/mes).
    Independente de quem tem razão nesta historia, o negócio é bem suspeito, ou ele tinha culpa no cartorio ou realmente ele era péssimo para contratar pessoal, pois foram 10 funcionarios dele no gabinete que o denunciaram.

    Abraços!

    http://www.deolhonacamara.org.br/noticias.cfm?id_noticia=51

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u113120.shtml

  16. geraldo lina

    valew sten, mas eu nao perderia meu tempo, pq usar o google eh basico…
    hauhauahuahauhauhauhauhauahuahauhauhauahuah

    coisas do “povao” da TURIASSU

  17. geraldo lina

    o maior idolo da historia do verdao eh ladrao !!!
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha
    hauahuahauhauhauahuahauhauhauahauhauhauahuaha

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  18. Alviverde/SP

    Deixando de lado “opiniões” fora de propósito de alguns despeitados, o grande Ademir da Guia, um dos DEUSES dos gramados, é fora deles, apenas um SER HUMANO, sujeito a falhas das mais diversas…assim como o Rei Pelé, que costuma dar alguns de seus foras como o cidadão Édson Arantes…mas nada, NADA mudará o que ele realizou DENTRO das QUATRO LINHAS do campo de jogo, na qual mereceu ser imortalizado nas alamedas do Palestra Itália e ser cantado em verso e prosa pelo também imortal poeta JOÃO CABRAL DE MELO NETO…
    Salve Ademir da Guia, salve Marcão, salve Oberdan!!!! Três alviverdes IMORTAIS!!!!!

  19. Marcelo

    Veja pra que serve vereador inútil

    Transparência Brasil, a organização mostra quais são os vereadores que mais apresentaram e aprovaram projetos irrelevantes, em proporção ao total de propostas feitas por cada um.

    O líder é Ademir da Guia (PR). De todos os projetos apresentados por ele, 40,6% são irrelevantes. Entre as propostas aprovadas, de autoria de Guia, 93,3% não têm impacto na vida concreta dos paulistanos.
    Ademir da guia não, os motivos estão no site Transparência Brasil, diga não a corrupção diga não à Ademir da Guia, entre nessa campanha.
    Tudo muito bonito, realmente como craque que foi sem comentarios, mas como político são só lamentações, entrem no site Transparência Brasil e verão quem realmente é esse cidadão, seus atos como vereador só envergonham a população de São Paulo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: