Advertisements

“40 anos de experiência”

Da Folha de São Paulo

JUCA KFOURI

——————————————————————————–

O novo vice-presidente do Clube dos 13 alardeia sua longa prática, de quatro décadas. Como médico…

——————————————————————————–

O PRESIDENTE do Fluminense, Roberto Horcades, acaba de ser eleito para ocupar uma das vice-presidências do Clube dos 13. Na verdade verdadeira, não tem a menor importância. Mas tem.

Em primeiro lugar, porque a eleição dele foi contra a vontade de quatro dos cinco clubes mais populares do país, a saber e pela ordem: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco. Um quinto clube, que não foi, como deveria ter sido, o Palmeiras, também não votou em Horcades: o Botafogo.

O Palmeiras, como se sabe, é o quarto clube mais popular, vive uma situação de aparente modernização, mas convive com contradições que podem levá-lo à breca, o que será uma lástima.

Quem votou em Horcades concorda que o Clube dos 13 permaneça desimportante, mera agência de intermediação de contratos com a TV e apêndice da CBF, embora tenha nascido, em 1987, como alternativa a ela, semente do que poderia ter sido, e não foi, a primeira liga profissional de clubes, ainda antes da liga inglesa.

E as primeiras declarações do novo vice-presidente são reveladoras para mostrar que, de fato, ele foi o cartola certo para a vaga certa.

Disse ele, com pompa e circunstância: “Quero botar minha experiência de 40 anos como médico de Ricardo Teixeira e como membro do Comitê Executivo da Fifa a serviço do Clube dos 13”.

Fabuloso!

Horcades só é da Fifa porque seu paciente para tal o indicou. E na verdade sua vivência toda se resume a isso, ser médico, cardiologista, do presidente da CBF.

Mesmo como presidente do Fluminense, ele é tratado como verdadeira rainha da Inglaterra, já que quem manda mesmo é o empresário que patrocina o clube, como Renato Gaúcho faz questão de deixar claro a cada entrevista que dá.

E, taí, os 14 clubes que votaram em Horcades (o Cruzeiro mineiramente se absteve) acertaram na mosca ao eleger um médico para cuidar de uma entidade mais que doente, além do estágio terminal, que só falta mesmo ser enterrada.

Até porque Horcades, de fato, já tem um grande serviço prestado ao futebol: na época das CPIs da CBF, ele deu um atestado médico ao seu cliente para justificar sua ausência, sob alegado risco de morte, da segunda convocação para depor.

A se lamentar apenas um aspecto: Horcades entregou publicamente que Teixeira freqüenta um cardiologista desde os 21 anos de idade, algo inusitado e, certamente, para todos que nos preocupamos com a saúde do presidente, aflitivo.

Mas foi apenas um lapso que não deve levá-lo a ter de se explicar no Conselho Regional de Medicina por quebra de sigilo.

Estatuto do Corinthians

No próximo dia 30 de agosto, os sócios do Corinthians estão convocados para votar a proposta de novo estatuto do clube. Se aprovado, acabará a possibilidade de presidentes se perpetuarem no poder. Quem for sócio, e corintiano, deve votar SIM. Embora não seja perfeito nem a panacéia para todos os males, trata-se de um texto democrático e bastante moderno.

blogdojuca@uol.com.br

Facebook Comments
Advertisements

3 comentários sobre ““40 anos de experiência”

  1. Rogério

    Paulinho, você mete o pau no novo estatuto a ser votado e o Juca, seu padrinho, não o faz. Quem está correto?

  2. Rodollfo Bernini

    Interessante é que o Juca vai conduzindo a sociedade.

    Dizendo o que devemos e o que não devemos fazer.

    Tenta manipular o povo, e todo mundo acha isso legal.

    Como jornalista ele não deveria nos dizer o que fazer, e sim mostrar o que ELE acha certo e o que ELE acha errado, e não mostrá-los como verdade absoluta.

    Dizer “se X votou a favor é porque quer bagunça” ou “vote SIM no estatuto”.

    Péssima, Juca.

  3. Alan

    O Sr Horcades é um dirigente horroroso. Qualquer tricolor sabe de cor os ínumeros erros cometidos por esse senhor no Fluminense…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: