Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

HISTORIA:

QUADRO NACIONAL DOS ARBITROS

Num ontem não muito distante os árbitros do quadro nacional eram selecionados pelos “impolutos” dirigentes da COBRAF, no hoje quem os selecionam são os “não políticos” administradores da CONAF. Mudam-se as siglas mais os objetivos continuam; os apadrinhados sabem que sua boquinha esta garantida, desde que façam as coisas certas.

Também entendo que para se chegar ao quadro da FIFA os árbitros devam se alinhar aos dirigentes e cumprirem etapas, mesmo àqueles árbitros que se dizem independentes e apresentam padrão social e econômico forte, comportam em suas entranhas o ego, este quer sentir-se satisfeito, para satisfazê-lo tenho convicção que somente chegarão a FIFA se corresponderem à cartilha do é dando que se recebe, caso contrario acontecera o mesmo que ocorreu com alguns poucos, ficaram na sala de espera.

Para refrescar, lembro da entrada de Emidio Marques de Mesquita, no quadro da FIFA na década de 80. Na época o melhor arbitro era o carioca Wilson Carlos dos Santos, Emidio tinha a seu favor: ser poliglota, engenheiro e salvo engano, ocupante de cargo importante na Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes. Com este currículo e por suas relações de amizade com pessoas influentes, principalmente com José Ermírio de Morais, Emidio, foi incluído ao quadro FIFA.

Como consolo, após permanecer no denominado quadro de aspirantes a FIFA e aos 44 anos, Wilson Carlos dos Santos chegou a FIFA, onde permaneceu por um ano, batendo no limite da idade para os árbitros internacionais, 45 anos.

QUADRO DE ASPIRANTES FIFA

Tomei conhecimento que o atual presidente da CONAF, recriará o quadro de árbitros aspirantes a FIFA, prova inconteste do acalmar aos padrinhos dos insatisfeitos e estes.  Esta “criatividade”, ao mesmo tempo em que aplica um cala boca nos árbitros, chama a todos nós que acompanhamos futebol de otários, pelo que entendo todos os que são do quadro nacional de árbitros e que não sejam FIFA, são aspirantes. Sinto que este fato ira onerar aos clubes quando do pagamento das taxas de arbitragem, uma vez que deverão receber taxa diferenciada dos demais, por serem de escala superior.

RATIFICANDO

Comentado a arbitragem do paranaense Evandro Roman, que atuou na partida entre Portuguesa vs. Flamengo, afirmei e confirmo que o mesmo teve péssima atuação, prejudicando a lusa, jamais insinuei ou coloquei em duvida sua honorabilidade como alguns leitores postaram.

DENUNCIAS

Lembro que Evandro Roman denunciou que alguns árbitros do Paraná faziam resultados, dentre estes constava o nome de Herbert Roberto Lopes (FIFA), Herbert compareceu no programa de Milton Neves na TV Record e disse ser honesto, que não fazia parte de esquemas. Posteriormente, Evandro Roman, culto e com excelente currículo universitário, entrou no quadro FIFA, este entrar me faz perguntar: Suas denuncias sobre os árbitros paranaenses, nas quais colocou o Herbert, são verdadeiras?

Sua entrada no quadro FIFA o fez esquecer as denuncias? As mesmas estão ou foram investigadas?

Ou será feito como o de sempre! Deixa pra lá.

SORTEIO

Os “sorteios” para se chegar aos árbitros que atuarão nas partidas dos diversos campeonatos nacional, são realizados com antecedência.

Mesmo após sua desastrada arbitragem quando do jogo Portuguesa vs Flamengo, Evandro Roman (FIFA-PR), permaneceu e arbitrou na noite da ultima quarta feira a partida realizada em Florianópolis (SC) entre:

FIGUEIRENSE VS SÃO PAULO

Coincidentemente, o arbitro Evandro Roman, voltou a ter atuação medíocre, errando ao não marcar o pênalti cometido pelo são-paulino Aloísio, após cobrança de falta pelo time de Florianópolis à frente de sua visão, não me venham com o velho chavão: O lance é interpretativo, este papo, já deu na mochila. Aquém deste, Evandro Roman, não teve modelo de trabalho, omitindo-se em varias passagens da contenda.

CONCLUSÃO: Evandro Roman (FIFA-PR), me força a pensar que seus erros ou suas interpretações estão favorecendo as equipes com maior poder político, isto não é saudável.

PORTUGUESA VS FLUMINENSE

Nesta contenda Alicio Pena Junior (FIFA-MG), não foi convincente quando da expulsão do defensor Washington do Fluminense, ao meu ver o mesmo disputou a bola com normalidade, no mais, nada a contestar.

POLITICA

Conforme palavras do chanceler brasileiro Celso Amorim “Goebbels sempre dizia que quando se repete uma mentira muitas vezes, ela se torna verdade”. Isto é tão real que o governo do qual é representante, costumeiramente pratica este exemplo ou: Não sei, Não vi e Não ouvi.

ELEIÇÕES

O desapego de Lula pela formalidade institucional cria situações como o uso de militares no morro da Providencia no Rio de Janeiro. A presença destes militares serviu e serve para garantir segurança às obras de benfeitoria ali realizadas, obras estas que foram e estão sendo levadas a cabo, graças aos impostos que pagamos, porque são usadas pelo candidato que abusa das necessidades dos moradores destes locais e que usa o nome de DEUS com propósitos escusos, acredito que os eleitores e moradores do Rio de Janeiro tenham sabedoria e independência no momento em que depositarem o voto.

Entendo que o mais importante para nós da capital de São Paulo é recordar as taxas e as cascatas ditas pela prepotente e arrogante candidata, fazendo-a nos dizer quem fornecia aquelas Palmeiras que fincaram nas avenidas e que rarearam ou se perderam com o tempo, mais que custaram caro custaram.

Acorda, Brasil.

SP-01/08/08

As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade e são publicadas pelos blogs:

blogdopaulinho.wordpress.com

pitacosdobodaum.zip.net

Facebook Comments
Advertisements

4 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. Anderson

    Enfim um jornalista lúcido, e sem rabo preso.

    Parabens, pelo comentário sobre o jogo Figueirense e São Paulo, e sobre os lances que beneficiaram o da capital.

    É raro isso acontecer, normalmente passa batido, ou na melhor das hipoteses uma breve referência.

    O lance do jogador Dagoberto chutando no chão o jogador da Lusa, caso claro de STJD, infelizmente foi devidamente escondido e sepultado.

    Eu, acredito em interesses escusos, e até em remunerações para esse comportamente de alguns profissionais da imprensa.

    Afinal, como diriam alguns, eles também precisam levar o seu leitinho para as crianças não é?

    Parabens Fiori. Você é uma raridade.

  2. euclydes zamperetti fiori

    Caro Anderson, grato por acompanhar minhas colunas opinativas, não sou jornalista e, participo-lhe que quando arbitrava dizia na cara de todos os arbitros e dos dirigentes aquilo que entendia ser correto, jamais me curvei ou fiz algo para conseguir escalas, abominava e abomino os subservientes.
    Quando discordar por favor faça-o , lhe serei grato também.

  3. Jose Francisco Lima

    O jornalista esá por fora porque tá cheio de aspirantes fifa por ai e muitos deles melhores do que os da fifa. Quer um exemplo, o Leandro Vuaden, do Rio Grande do Sul que dá show de como apitar futebol. Ontem apitou um paulista o jogo do Inter e Fluminense e tbém foi bem e é aspirante. O senhor poderia, com seus vastos conhecimentos dos bastidores, dar nome daqueles que poderiam fazer sucesso no apito, por que somente leio que todos sao apaniguados, sao politicos, sao subservientes. Quem são os que não são ou qual a solucao.

  4. euclydes zamperetti fiori

    a solução é ter carater, independência, ética e moral, se prestar atenção, coloquei q. tds os q. ñ são FIFA, são aspirantes e no hoje ñ vejo nenhum em condiçoes o nivel é baixissimo.
    Solução, no Brasil ou no mundo oq manda é o Dim-Dim, portanto, quem pode pode quem ñ pode se aproxima e entra na mafia.
    A maior prova q. td esta dominado é o patrimonio q. o Lula e seus filhos conseguiram, fora os seguidores diretos e apaniguados, crei q. se ligar pega ladrão ñ sobra um meu irmão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: