Advertisements

Ei, Dunga, pede pra sair!

Da Folha de São Paulo

Por JUCA KFOURI

——————————————————————————–

O capitão de 1994 não pode se desfazer de seu maior patrimônio, a autenticidade.

E não deve se curvar

——————————————————————————–

MEU CARO Dunga, acabou. Não é possível que você, depois de ter sido crítico da geração da Copa do Mundo de 1982 e, coerente com seu equívoco, ter estendido o raciocínio para craques como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, vá agora aceitar passivamente uma convocação enfiada goela abaixo. Seu chefe nem fez questão de disfarçar, como nas vezes anteriores, nos episódios com Romário, que Parreira acatou em 1994, e com o mesmo Baixinho, em 2002, que Felipão repeliu.

Claro, Dunga, Felipão era o salvador da pátria, tinha mesmo carta-branca e podia peitar a chefia. Nem você tem nem Parreira, então, a tinha. E fica até gozado ver Parreira dizer que não foi o patrão quem impôs Romário, porque isso “fugiria do estilo de Ricardo Teixeira”, depois que o país viu o presidente da CBF, na TV, em horário nobre, fazer a convocação de Ronaldinho.

Antes, ao menos, ele era mais discreto. Agora, nem isso, sabe que é o Rei Ricardo 1º, o Único. E sabe onde foi que você errou, caríssimo Dunga?

Errou ao aceitar um cargo para o qual não estava preparado, porque ninguém pode começar pelo topo -nem mesmo Paulo Roberto Falcão, mais gabaritado, pôde.

Franz Beckenbauer é algo único, gênio, não serve como exemplo, porque é a exceção da regra. Claro que é compreensível que você se deixasse cair em tentação, mas os primeiros resultados, principalmente aquela vitória de 3 a 0 sobre a Argentina em seu segundo amistoso, levaram à arrogância, ao desatino, à falta de educação, a ponto de o assessor de imprensa da CBF entregar você às feras com comentários maldosos e com endereço certo para serem vazados por quem não tem rabo preso.

A conquista surpreendente da Copa América, então, parece ter dado a você a convicção de que poderia tudo, e não era verdade. Pois se é verdade que você tem o mérito de tratar igualmente mal a todos e não dar preferência a ninguém, o que, você tem razão, fere muitos interesses e apressa sua queda, você poderia, ao menos, não ter fustigado os craques que você fustigou sem piedade.

Saiba que não tenho o menor prazer em dizer nada disso, até porque o que deve vir adiante será, ao menos do ponto de vista das relações humanas, da pior qualidade possível, com a volta do compadrio e das convocações suspeitas, embora, neste último quesito, algumas das suas, você sabe, tenham sido nebulosas.

Mas, ao menos, nunca ninguém viu você trocando beijos com jornalistas e/ou mesmo com cartolas. Como me agrada ouvi-lo chamar Ricardo Teixeira de Ricardo Teixeira e não de doutor, o que ele não é nem aqui nem na China, país para onde quer levar o Ronaldinho mesmo que você não queira.

Diga-se, aliás, que até o Felipão tratava o homem como doutor.

É isso, meu caro.

Sei que nossas relações, que começaram tão bem em 1990, quando você fez o “Diário da Copa” para “Placar”, estarão irremediavelmente comprometidas depois de mais esta coluna, mas é o que, francamente como sempre nos demos, achei que deveria lhe dizer.

E lamento ter de fazê-lo.

Facebook Comments
Advertisements

11 comentários sobre “Ei, Dunga, pede pra sair!

  1. Rodollfo Bernini

    Interessante texto, mas acho que ele deveria continuar e se impor.

    Sei lá, gostava muito do Dunga jogador e acho que como técnico ele precisa aprender um pouco mas tem potencial. Às vezes deveria sair agora que não tem experiência, mas um dia deve voltar.

    Mas, como sempre, em textos do seo Juca e do seu alter-ego disfarçado Paulinho, respinga no Luxemburgo uma inveja misturada com convicções inabaladas.

    Abraços

  2. Daniel Caiado de Souza

    Paulinho, como faço pra comprar o livro do Kajuru? Ontem me registrei no site dele e efetuei a compra, só que antes mesmo de eu ter dado meu número do cartão a compra foi dada como concluída e a sessão expirou.

    Se puder me ajudar agradeço desde de já.

  3. Thiago

    CORINTHIANS X SPORT > BRASIL X ARGENTINA

    Era Dunga 1

    A queda do futebol da seleção se espelha no Ibope. Brasil x Argentina, anteontem, rendeu 40 pontos à Globo.
    Sem descartar os hinos nacionais, foram 38,2 pontos, igual a Sport x Corinthians, na quarta anterior.

    Era Dunga 2

    A final da Copa do Brasil ainda teve 7,6 pontos na Band.
    Na soma, foi mais vista do que o maior clássico do futebol mundial, como diz Galvão Bueno.

    Daniel Castro

    (Folha de S.Paulo, Folha Ilustrada, Outro Canal, 20/06/08)

  4. geraldo c araujo

    O fato do Dunga ter participado, como jogador, da pior seleção brasileira a ganhar uma Copa, justamente a pior de todas as Copas realizadas (pelo menos as de que fui testemunha), só pode credenciá-lo a ser o pior treinador que já passou pela seleção brasileira. Por isso, antes de pedir para sair, ele deve “ser saído” do cargo. Não importa quem vá substituí-lo, seja lá quem for apenas repercutirá o ambiente de mazelas que ninguém que se dê ao respeito ousa freqüentar.

  5. Anderson

    Falar mal de técnico da seleção, virou lugar comum na imprensa há muitos anos. Na falta de algo para falar, sobra para qualquer treinador que se habilite. Nem dou mais crédito as criticas vazias, tenho admiração e apreço por quem aceita esse cargo.
    O Brasil? Quem se preocupa?

  6. Reginaldo Melo

    O que dói não é a saída de Dunga, mas a contratação de Luxemburgo. Acabo de ler o blog de um jornalista, Jaeci Carvalho, que graças a DEus não é mineiro, mas escreve por lá, confirmando o inevitável, ou seja, a volta de Luxemburgo. O que machuca é esse “jornalista” concordar chamando Luxemburgo de “homem de bem”, de “homem correto”, “de família”, dá nojo. Entendo que, com a volta de Luxemburgo à CBF , não há mais porque torcer por esta seleção.

  7. valdir teodoro

    Mais uma vez a imprensa em geral, não aprenderam nada do passado, lembra do Parreira, Felipão, até do vão ter que me engolir? pois é, começou tudo de novo, até o Dunga ser campeão, ai quero ver os comentarios. Sejam
    honestos deixem o Dunga trabalhar.

  8. Randal

    Muito suspeita essa atitude da Globo e seus empregados de encamparem o “Fora Dunga”.
    Ao que consta, Dunga está acabando com os privilégios da referida empresa na cobertura da seleção.
    As equipes de jornalismo da Globo já não possuem acesso privilegiado às concentrações e às exclusivas.
    Além da pobreza técnica do Dunga, existem outras causas.
    Sugiro que você levante esse assunto, como preza o bom jornalismo.

  9. geraldo c araujo

    Enquanto o Dunga se preocupa em acabar com supostos (palavra da moda) privilégios de um setor da imprensa, se esquece de cumprir com o objetivo de sua contratação: treinar e dar padrão de jogo à equipe. Aliás, a mim e a qualquer outra pessoa de bom senso, pouco importa ouvir e ver esse tipo de entrevistas com jogadores ou dirigentes esportivos, sejam elas exclusivas ou não; eles se esmeram em repetir platitudes e dar opiniões confusas em resposta a perguntas cretinas formuladas por uma grande maioria de jornalistas incapazes. E quando se sentem acuados pelas indiscrições dos raros entrevistadores competentes, tornam-se evasivos e apressam-se em dar por encerradas as entrevistas. Portanto, as ações “libertárias” do Dunga são perfeitamente dispensáveis, e não substituem a obrigação dele de dar consistência às convocações que faz, nem de colocar em prática idéias que ponham a seleção na rota vencedora que é o seu primado. No entanto, falar em idéias em relação ao Dunga é o que faz torcer o rabo da porca…

  10. pedro mendes

    A CULPA SERÁ MESMO DO DUNGA..OU DOS JOGADORES QUE AINDA NÃO VESTE A CAMISA DA SELEÇÃO COM AMOR E CARINHO E PRINCIPALMENTE RAÇA FORÇA DE VONDADE…..
    o QUE VEMOS SÃO JOGADORES LOUCOS PARA IREM PARA SEUS CLUBES PARA A VIDA DE ASTROS E GLAMUR…….
    o QUE FALTA E VERGONHA NA CARA DOS JOGADORES E A SOCIEDADE NÃO TEM CARATER SUFICIENTE PARA JULGAR NINGUEM…fALTA UM DUNGA DENTRO DE CAMPO ONDE RAÇA E FORÇA DE VENCE FOI SEMPRE SUA HISTÓRIA…..

    lEMBRE QUE CONDENAR ´PE MUITO FACIL REVER OS PROPRIOS ERROS E QUE O DIFICIL…
    nÃO QUERO MARTIRIZAR O DUNGA QUERO APENAS QUE AS PESSOAS PRINCIPALMENTE VOCÊ JUCA SÓ PODIA SER JUCA. KFOURI MESMO..NÃO TENTE MANIPULAR AS MENTES DAS PESSOAS COM MINTIRAS E ENTRIGAS..VOCÊ NÃO TEM CAPACIDADE MARA DIRIGIR UMA SELEÇÃO ENTÃO NÃO FIQUE COM INVEJA !!!!!!!FALO SEU ARROZ COM JABA E FICA NA SUA!!!!

    peDRO mENDES

  11. sebastiao Santos

    Ola,
    Adorei seu blog e pensei que talvez se interesse por nossa matéria dessa semana…
    Empreender uma carreira de sucesso no mudo dos técnicos de futebol não é uma tarefa simples, porém, existem grandes técnicos que são capazes de tirar um time do lamaçal e outros de afundarem mais um time.
    Neste momento tão conturbado da seleção brasileira e do técnico Dunga, a galera pede um novo técnico e é por isso que Brasil Empreende resolveu publicar uma matéria e uma enquete para conhecer o gosto do povo para substituir Dunga.
    Participe!! Sua participação para nós é muito especial. Se gostou, por gentileza, espalhe, gostariamos do máximo de opiniões para essa causa tão delicada.

    Acesse: http://www.brasilempreende.blogspot.com/

    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: