Advertisements
Blog do Paulinho

Filhos da mão

Da Carta Capital

http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=695

Luiz Gonzaga Belluzzo

Não é a primeira vez que invocam a “mão de Deus” para explicar o desfecho de uma partida de futebol. Atribuir a Deus o uso das mãos para influir no resultado das ações humanas é temeridade que beira à blasfêmia. Veja o caro leitor o que acontece, nesse momento, com a mão- invisível. Adam Smith a imaginou à semelhança da Providência, encarregada de guiar o egoísmo dos homens na direção do melhor resultado possível para a sociedade.

A crise dos mercados financeiros parece indicar que desgraçadamente a Providência Divina não se imiscui na reprodução da vida material. Tudo indica que tampouco pretenda se intrometer no jogo da bola, esporte que os deuses dos estádios estão autorizados a praticar com os pés e com a cabeça.

Em 1971, Armando Marques, na “mão grande” ou na “mão boba”, apitou “mão-na-bola” quando Leivinha cabeceou a dita cuja para as redes do goleiro Sérgio. Na ocasião, o governador Laudo Natel, sentado no banco de reservas do São Paulo, comemorou discretamente, como cabe aos cavalheiros de Piratininga.

Na partida de ontem Adriano impulsionou com a mão a bola que sua cabeça não iria alcançar. Nas explicações de intervalo, o assim chamado Imperador, na esteira de Maradona, usou as reservas de cinismo que a sociedade contemporânea coloca a disposição dos seus súditos: o negócio é vencer ou ganhar a qualquer custo.

Também no intervalo entram em cena os comediantes, pródigos em exegeses que ridicularizam o ridículo, sobretudo quando se trata de explicar o óbvio. Falo do árbitro Paulo “não sei das quantas” e do inefável coronel Marinho. Aborrecido com o gol de mão, passei a me divertir à grande com as explicações dos dois “especialistas” em arbitragem.

Em certas derrotas, ao invés da amargura, é preciso preservar o humor. Ontem não faltou matéria-prima. Fossem os bons tempos da Atlântida, a dupla de pândegos seria convidada para contracenar com Oscarito e Grande Otelo, com chances de suplantar os dois atores nas impagáveis cenas de non-sense. Pensei melhor: contemporâneos, estariam, na verdade, aptos a pedir uma vaga nos Trapalhões. Paulo “não sei das quantas” é um PhD em trapalhadas e o coronel não faria feio como roteirista.

Não vou, aqui, execrar a pobre bandeirinha, figura patética. Ouvi insinuações do tipo “é isso que dá escalar mulher num jogo decisivo”. Bobagem machista. No jogo do returno do brasileiro de 2007, na partida contra o tricolor, o bandeira anulou o gol do Palmeiras. Até prova em contrário, tratava-se de elemento do sexo masculino, nem por isso menos inabilitado para a função.

A cidadã que ontem tentava auxiliar sua senhoria exagerou: marcou impedimento em escanteio. E mais, em rebote de Rogério Ceni, a já transtornada senhora assinalou impedimento de Diego Souza, em posição legal na hora do chute de Valdívia. Ninguém reclamou nem falou do lance. Assim como outras críticas, a crítica de arbitragem agoniza no país do futebol.

Diante das trapalhadas do chamado trio de arbitragem, sucumbi ao dúbio sentimento que a perversidade da alma humana reserva para as relações com néscios ou incapazes de todo o gênero, o conluio entre o menosprezo e a piedade. No caso, aplica-se a conhecida história do sujeito que foi mordido por um cachorro. De nada adianta brigar com o cão mordedor. Qualquer pessoa sensata deve interpelar o dono do bicho.

É verdade que, durante a Revolução Francesa, um tribunal de citoyens condenou um cachorro à morte por cumplicidade com a contra-revolução. Admiráveis e incontornáveis antepassados, os gregos julgavam e condenavam animais e seres inanimados, como pedras e similares, acusados de causar danos aos humanos. Para alívio de muitos, esses tempos passaram.

Mais do que as decisões incompetentes de Paulo “não sei das quantas” e de sua pobre auxiliar, as explicações do Diretor de Árbitros causaram danos à Federação Paulista de Futebol. O cara marcou o gol com a mão esticada, aumentando o volume do corpo.

Isso não é permitido pela regra. Intencionalidade, no caso, é irrelevante. Coronel, levante o braço e abane as mãos num gesto de adeus.

Demita-se. Caia fora.

Facebook Comments
Advertisements

60 comentários sobre “Filhos da mão

  1. Jorge

    bua,bua,bua,bua…………….bua,bua,bua,bua.
    Se fosse a favor do Palmeiras,ele escreveria isto?

    Paulinho: Claro que não, mas o MAC sim…

  2. Osnes Feitosa

    Perfeito
    Ele é realmente impressionante.
    Parabens Belluzzo.

    Paulinho: Desabafo….

  3. Rodrigo

    A regra não diz nada a respeito do “aumento do volume do corpo”. Está expresso que a irregularidade ocorre quando o jogador age deliberadamente ( ou intencionalmente ). Portanto exige o dolo direto ( não basta dolo eventual nem culpa consciente, mas tão somente dolo direto ). No lance o jogador agiu de forma natural, ninguém cabeceia uma bola com as mãos para trás.

    ps: a “retórica” do texto é boa, mas os argumentos são fracos.

  4. Rafael

    Adoro o Belluzzo e acho ele um dos melhores dirigentes que esse país pode ter, sorte minha que ele é palmeirense e ajuda o time de coração.

    Mas acho que o coração de torcedor dele falou mais alto nessa hora, acontece, como tem muitos são-paulinos falando que é “maravilhoso vencer com um gol de mão”.

    Prefiro não entrar nessa discussão, prefiro dizer apenas isso: O São-Paulo fez uma das melhores partidas do ano(senão a melhor) e o Palmeiras fez uma das piores(senão a pior).

    Isso é muito bem observado durante toda a partida, e é um alento pra mim, tocerdor alviverde, pois o São-Paulo precisa estar no Melhor Nivel e o Palmeiras no pior pra que este time o vença por 1 gol!

    Bem, pensando assim, fica difícil imaginar que o raio caia duas vezes no mesmo lugar! Que o Palmeiras jogue tão mal, e o São-Paulo tão bem.

    Estou confiante Paulinho, porém mais cauteloso do que quando comecei assitir o jogo nesse Domingo.

    Abraços

  5. calloni

    e ninguem cala…
    esse chororo…

    nao sei pq as palavras lindas, entoando o passado, mitologia, religiao, diferem da palavra do simples torcedor que chora tambem

    acho que vou escrever um texto sobre o penalti no adriano, evocando os 10 penaltis que o time da Barra Funda teve no campeonato contra 1 mísero que o tricolor teve…

    mas essas coisas, nem a mitologia, nem religiosos, muito menos o tal Belluzo, veem

  6. Gubber Carvalho Bittencourt

    Paulinho por favor soh publica coisa de quem entenda de futebol.

    Diz que não sabe o nome do principal arbitro da fifa no brasil, fica falando das lei do futebol tudo errado que na lei não fala nada de aumentar o volume, mesmo que fala-se estender a mão não aumenta o volume de nada e se ele ta querendo e melhor ir beber agua que da mais futuro, e ao contrario do que ele fala e substima o arbitro na lei consta o item de intenção sim.

    Ele eh soh um torcedor apaixonado, nada de errado com isso dificil e ficar vendo publicação deste nivel, na cara que ele eh jornalista mas tambem que não eh esportivo e foi falar do que não sabia. Ele até tem suas razoes mas o texto eh tão ruim da uma dor na vista.

  7. Pila

    Se não fosse o imponderavel oque seria do futebol !
    Paulinho errar é humano, mas as criticas são feitas como se tudo fosse proposital.Quando anularam o gol do Adriano contra o corinthians ninguem ficou indignado e os tricolores ainda foram tachados de chorões !!
    Mas uma coisa é certa o Palmeiras caiu na armadilha do SPFC e creio que não há como escapar mais……
    Palmeiras bye bye

  8. Thiago

    Esse Beluzzo é um ridículo…
    Já que ele gosta de falar do passado, por que ele não fala sobre os “esquemas Parmalat”, suas arbitragens polêmicas, lavagem de dinheiro, etc. Sem as falcatruagens da empresa leiteira já são 32 anos sem títulos…

  9. Evaristo Araujo

    Beluzzo, chorão, o juiz devia ter dado penalti no Adriano e expulsado o zagueiro…o gol de mão saiu barato…
    Abs!

  10. Marquinhos

    Qual a diferença entre o Adriano fazer gol de mão ou o Valdivia e o Lenny que entram na area e ja se jogam???? Pra mim o gol do Adriano foi tão errado quanto o penalti em que o Lenny foi apenas tocado e se jogou..

  11. alessandro

    Paulinho, como vc disse acima, se fosse contra o SP o MAC que escreveria, e como seria o MAC vc ridicularizaria o texto, mesmo sendo identico ao escrito, mas como não é o MAC quem escreveu, isso se torna um desabafo….

  12. Fábio Barbano

    E ninguém segura esse chororô…

    Chora o Marcão
    Chora o Belluzo
    Chora o torcedor…

    Texto mais parcial que esse, impossível. Só vê os erros que prejudicam o porco. E ainda mostra desconhecimento da regra, ao falar em “aumento do volume do corpo” (a regra só fala em intenção ou não de meter a mão na bola).

  13. Fábio

    Bem se vê que o Sr. Belluzzo não sabe nada de regra, escreve com o coração palmeirense e deixa o bom senso e o aspecto crítico de lado. Sobre o penalti no Adriano no lance do famigerado gol nada se fala.

    Hoje, depois de muita choradeira, qualquer falta no Valdívia é punida com amarelo, seja um ombro a ombro ou um puxão. E ele faz aquela cara de quem está tratando canal sem anestesia, e mergulha girando como um saltador ornamental. Se machuca mais caindo em parafusos do que pela falta propriamente dita.

    Aos medíocres e tapados, que não enchergam além do que lhes interessa, resta o choro. Choro, hoje, verde. Mas que já foi de muitas cores outrora.

  14. Henrique

    Paulinho,

    torcer está ficando cada vez mais chato…o juiz errou (e errou dobrado ao dizer que viu o que de fato nao deve ter visto), os juízes erraram no passado e vão continuar errando…qualquer um pode rezar um rosário de erros de juises, para ambos os lados…o que falta eh vergonha na cara para admitir que ja erraram para o seu próprio time.

    Poderíamos argumentar que o penalti foi duvidosos, poderíamos argumentar que o Valdívia deveria ter sido expulso, poderíamos argumentar que no jogo do 4×1, se o Kleber tivesse sido expulso, não teriam empatado e depois virado o jogo…poderíamos tudo…

    Queira ver o Beluzzo falar a mesma coisa se tivesse sido um gol de mão do Valdivia!! Certamente escreveira um artigo sobre o saldo da balança comercial, sobre a perspectiva da alta de juros no próximo COPOM ou mesmo dos resultados do Banco Wachovia.

    A mesma coisa vale para o chato do Marco Aurelio Garcia…no jogo do 4×1, encheu o saco de todo mundo…e neste final de semana, sumiu!!

    Henrique

  15. Henrique

    Alias, Marco Aurelio Cunha…o Marco Aurelio Garcia é outro chato, que acessora no “noço” Presidente e ficou conhecido pelo gesto “top! top!” depois do acidente do avião da TAM…

  16. Toel

    Esse Beluzzo é um poeta, bela escrita, palavras lindas, alusões coesas, ironia implícita, o Beluzzo devia ter uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, o cara citou até Adam Smith, sem contar Oscarito e Grande Otelo, muito bom o texto do beluzzo, sério mesmo gostei, tirando o xororo é claro. mas diga-se a verdade nenhum São paulino reclamou da arbitragem.

  17. Alviverde/SP

    O que eu percebi é que a comemorações tricolores foram pra lá de DISCRETAS, com direito a CONFISSÕES descaradas do jogador de vôlei(ou de handebol, como queiram)e da própria Sua Senhoria PCO, ao final do jogo. E a bela bandeirinha CEGUETA?? Saiu de fininho, sem falar NADA…

  18. Gibrail

    Belluzzo, fale um pouco de cotoveladas então… É fácil reclamar quando é a favor, não é? Como disse o Juca, brilhantemente, em seu blog, logo depois de um episódio qualquer de arbitragem, que só daria crédito a reclamações de cartolas quando um deles – qualquer – propusesse voltar um jogo onde seu time fosse beneficiado. Não é caso de perguntar ao Belluzzo: vc voltaria o 4X1 pela não expulsão do Kléber???

  19. jbzorro

    – já faz tempo que os são-paulinos de todas as posições estão, abertamente, tomando atitudes para ajudar o clube, mesmo que sem ética. é o caso do cel. marinho, desse safados promotores, auditores de stjd, médicos frustrados, jornalistas merchans vendidos, cafajestes, e por ai vai.

  20. Gilvannewton Souza

    O principal desta questão é a obviedade que só reclamam quando é contra. Como bem disse o Juca Kfouri, só podemos dar crédito a estas reclamações (pertinentes) quando num erro a favor os dirigentes, jogadores, técnicos e afins venham a público admití-lo e lamentar que o adversário foi prejudicado.
    O mesmo acontece quando se reclama das condições de campo, gramado, segurança. Só falam dos Estádios dos outros, o pior é que com esta rotativade de técnicos e jogadores, logo, logo estão no outro clube. Aí ninguém houve deles reclamações contra o gramado que um ano antes achavam péssimos e coisas e tal. Isto vem ocorrendo aqui no Recife, onde o Nelsinho Baptista não dá uma palavra contra o gramado da Ilha do Retiro (em péssimas condições), quando dirigia os Corinthians, Santos, Palmeiras, Pontes da vida vivia metendo o pau. Para completar veio com aquela velha estória que a diretoria do Sport tinha de ter cuidado com o Palmeiras, que pertence a TRAFFIC e tudo pode acontecer. Disse ele : ” espero que as coisas se resolvam dentro do gramado” . Só acreditaria nas palavras dele, se disssesse : “falo isto porque estive lá e sei como eles atuam”. Para o ano quando voltar a um grande centro tenho certeza que vai falar que esta estória de times de São paulo e Rio ganharem no extra campo é coisa de complexo de inferioridade dos nordestinos.

  21. Marcelo Soares

    Será que ele dará aos “acusados” o direito de resposta? Na medida em que utilizou um meio de comunicação em que é diretor ou proprietário (Carta Capital) seria interessante que ele cedesse espaço para quem citou pudesse também falar… Interessante que ele não abordou as jogadas em que Valdívia e Pierre poderiam ter sido expulsos…

    Será que ele vai mandar a TV BRASIL, da qual ele faz parte do conselho, fazer uma matéria que só mostre o lado dos trafficantes (com dois “f” mesmo… porque designa quem torce pelo time da Traffic)…

  22. Paulo

    Birner,
    Paulinho,

    Adriano, pode ser punido pelo STJ por ter marcado um gol irregular e ainda declarou que foi um gol de mão do imperador (????) e que se Maradona fez um gol de mão e foi eleito o melhor jogado do mundo, ele (imperador ????) também pode fazer.

    O Sr. Zago, tem peito pra suspender o SEU jogador da semi-final do Paulista…
    Não acredito, porém em Goias Fabricio Carvalho foi suspenso por um jogo, mas lá parece que o tribunal é mais sério…e menos comprometido.

  23. Murillo Magini

    Belluzzo como economista é ok. Consegue cuspir teorias da Cepal que nunca funcionaram em lugar nenhum.

    Quando se mete a falar de futebol, consegue ser pior.

    Já começou o chororô do BOTAFOGO DE SP!!!

    E ninguém cala esse chororô…chora o diretor, chora o time todo, chora o torcedor!!!!

  24. felipe

    e imajinar q ele eh pago pra escrever essas coisas…. um jornalista qyue deveria ser imparcial nem tem nem coragem de falar q o kleber c joga( melhor dizendo mergulha no verde do gramado achando que era a psicina da academia [verde de tao suja] ) e o juizao da penalty. e o que falar de valdivia e pierre que deveriam ser expulsos antes dos 30 minutos de jogo. sem contar na falta do gustavo em cima do adriano. nao era gustavo o ultimo homem? assim sendo passivel de expulsao segundo a regra …..

    ser torcedor eh facil, dificil eh criticar a arbritagem qd o time dele ganha.
    o texto seria perfeito, se nao deixasse tranparecer o time do autor a todo momento.

    chega a ser patetico os “jornalistas” que escrevem pra certas empresas.
    se nao sao jornalistas no minimo avisem que sao trocedores como no estadio 97.. ali ninguem eh jornalista sao todos torcedores; eles sim podem meter em quer que seja pois eles nao jornalistas e nao tem que ser imparciais, como os jornalistas deveriam ser….

    uma pena que em uma revista tao boa quanto a carta capital nos encotremos sujeitos desse calao . mais um eposidio triste da manipulaçao de informações nesse pais.

  25. Flávio

    Ah se fosse contra o são Paulo…
    O Marco Anãorélio Cunha estaria fazendo o maior “forfait””..

  26. Murillo Magini

    Sobre a expulsão da paquita chilena ele não fala nada, né? Que conveniente, Sr Belluzzo.

    Sem contar a do Pierre, naquele lance onde ele e o Gustavo fazem falta em Adriano e Dagoberto.

    Que conveniente!!

  27. Daniel

    Thiago, essa conversa de esquema Parmalat é uma imbecilidade… Ninguém pode apontar erros específicos daquela época que demonstrem esquema… Se havia esquema, por que o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil de 94 pelo Ceará? Por que o Juventude, do mesmo patrocinador, não entregou o jogo no brasileiro de 95 que colocaria o Verdão antecipadamente na fase decisiva? O Palmeiras de 93/94 tinha Velloso, Roberto Carlos, Antonio Carlos, Evair, Edmundo, Edilson, Rivaldo, Zinho, Mazinho etc… Era, indiscutivelmente, o melhor time do Brasil… Esse são os esquemas Parmalat e Traffic: montar os melhores times, ninguém pode apontar erros…

    Já o são paulinho… Gol do Leivinha anulado, roubo contra o Galo em 77, pênalti roubado contra o Guarani na final de 86, roubo contra o Palmeiras, pênalti inventado na Libertadores de 2005 contra o Verdão, VÁRIOS JOGOS ROUBADOS NO BRASILEIRO DO ANO PASSADO – gol do Max anulado no Palestra, dois pênaltis pro Inter no Beira-Rio não dados, roubos contra Goiás, Paraná, dentre outros… Por que quem fala dos pênaltis – que existiram – que foram anotados pro Palmeiras não fala sobre tudo isso? Até quando o são paulinho vai meter a mão e falar que o Palmeiras faz esquema? É por isso que Corinthians é rival, São Paulo é inimigo…

    TODOS os pênaltis a favor do Palmeiras existiram, basta ver na TV… Se houve pênalti no Adriano cachaça, ele levou vantagem ao se atirar LIVRE contra a bola e meter a mão… Vamos parar de papo furado, no momento exato da mão na bola o máscara não estava sendo puxado, levou vantagem…

    FORZA, PALESTRA!
    AVANTE, ACADEMIA, PRA CIMA DOS RETRANQUEIROS!

  28. Alviverde/SP

    Gilva, posso lhe chamar assim?? Em plena “era Parmalat”, como os rivais despeitados gostam de chamar, não se esqueça que o Palmeiras perdeu a vaga da Copa do Brasil para o CEARÁ em 93. Onde estava o dito “esquema” então??? Onde estava o suposto “favorecimento” para os clubes do sul-sudeste???

  29. Alviverde/SP

    E em 2002, quando o Palmeiras perdeu a vaga para o “poderoso” ASA de Arapiraca?? O Palmeiras valeu-se de algum benefício ou subterfúgio por ser um clube do eixo sul-sudeste???? Viajou nessa, amigo Gilva…

  30. Andre

    Perola:
    “O cara marcou o gol com a mao esticada, aumentando o volume do corpo.”

    Esticar a mao aumenta o volume do corpo?
    Segundo conhecimentos que obtive no ginasio nao aumenta. Certamente ele quis dizer que aumenta a probabilidade da bola encontrar o jogador. A frase esta no mesmo nivel da brilhante frase de Galvao Bueno, que disse certa vez: “se a bola tocar na grama antes de chegar no goleiro dobra sua velocidade” (nao foram extamente essas palavras).

    O texto alem do erro pre-colegial (identificado acima como perola) contem uma visao palmeirense (tambem nada lucida) dos fatos, que pode ser percebida pela memoria seletiva do autor ao lembrar de erros de arbitragem de um passado mais distante (em relacao a domingo passado) e tambem do jogo de domingo.

    obs: a falta de acentuacao eh culpa do teclado alemao, os outros eventuais erros de portugues sao fruto da minha burrice, ignorancia ou falta de atencao.

  31. Alexandre

    Basta ver o penalti no post abaixo. Precisa dizer algo mais?!

    A diretoria palmeirense está muito mal acostumada.
    Acha que por investir dinheiro no time teria como brinde o campeonato paulista de graça…..
    A Parmalat faliu e o esquema acabou, minha gente…..

  32. Jair

    Que sujeito chorão.
    Queria ver se fossem obrigar a torcida do palmeiras a andar 7 km para assistir o proximo jogo.

  33. Gustavo

    Se alguém reclama, é taxado de chorão.

    Se não reclama, é porque é ingênuo e aceita passivamente.

    Se a reclamação tem fundamento, não pode ser considerado choro. É só fazer uma comparação bem grosseira: uma pessoa furtada que reclama está sendo chorona? Óbvio que não.

    E outra: não é só o Palmeiras que reclama da arbitragem nesse campeonato. São Paulo chora os 3 penaltis contra o Palmeiras, chora o gol anulado de Adriano contra o Corinthians, que chora a falta de Kléber Pereira em cima do zagueiro e o gol anulado, ambos contra o Santos, que chora a falta de Fábio Santos na barreira no gol são-paulino…

  34. Marcelo Soares

    Daniel, vc não sabe nada… nenhuma novidade em se tratando de palmeirense… desde quando existe vantagem em lance de penalti???

  35. Quiosque

    O futebol tem efeitos incalculáveis… até um dos mais inteligentes economistas brasileiros da atualidade consegue deixar a razão se perder para dar lugar ao torcedor fanático (e até um pouco chorão) quando se trata de justificar a derrota 😛

  36. Daniel

    Eu sei que não há vantagem, mas vc, como todo são-paulino, não consegue entender ou não quis entender, Marcelo… O fato é que o adriano cachaça SE DESVENCILHOU DA MARCAÇÃO – PORTANTO “LEVOU VANTAGEM” – E METEU A MÃO NA BOLA SEM ESTAR SENDO PUXADO NO MOMENTO DO SOCO… Vc é que não conhece nada… Palmeirense não conhece nada? Somos os campeões do século, A Academia, o clube com a maior quantidade de craques em todos os tempos… Entendeu agora sobre a “vantagem”? Seu comentário, como o de tantos lininhos, foi imbecil…

    Vc, como não pode, não refutou o que repito abaixo:

    “Ninguém pode apontar erros específicos daquela época que demonstrem esquema… Se havia esquema, por que o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil de 94 pelo Ceará? Por que o Juventude, do mesmo patrocinador, não entregou o jogo no brasileiro de 95 que colocaria o Verdão antecipadamente na fase decisiva? O Palmeiras de 93/94 tinha Velloso, Roberto Carlos, Antonio Carlos, Evair, Edmundo, Edilson, Rivaldo, Zinho, Mazinho etc… Era, indiscutivelmente, o melhor time do Brasil… Esse são os esquemas Parmalat e Traffic: montar os melhores times, ninguém pode apontar erros…

    Já o são paulinho… Gol do Leivinha anulado, roubo contra o Galo em 77, pênalti roubado contra o Guarani na final de 86, roubo contra o Palmeiras, pênalti inventado na Libertadores de 2005 contra o Verdão, VÁRIOS JOGOS ROUBADOS NO BRASILEIRO DO ANO PASSADO – gol do Max anulado no Palestra, dois pênaltis pro Inter no Beira-Rio não dados, roubos contra Goiás, Paraná, dentre outros… Por que quem fala dos pênaltis – que existiram – que foram anotados pro Palmeiras não fala sobre tudo isso? Até quando o são paulinho vai meter a mão e falar que o Palmeiras faz esquema? É por isso que Corinthians é rival, São Paulo é inimigo…”

    FORZA, PALESTRA!
    AVANTE, ACADEMIA, PRA CIMA DOS RETRANQUEIROS!

  37. Paulo

    Domingo vai ter um joguinho aí…
    VAI PALMEIRAS PRA CIMA DELAS!
    VAI SER NO PALESTRA!
    Lá dentro não tem Coronel Pilatrinho.
    Não tem PC lei da interpretação Oliveira
    Nâo tem Zago.
    Não tem MC Cúnha.
    Não tem JUJU Ressaca.
    Vão ter que andar 14 km (7 Km pra ir e 7 Km pra voltar)
    Domingo, é a hora da verdade.
    VAI PALMEIRAS ENFIA 4 DE NOVO!

  38. Alviverde/SP

    Sobre o lance do grotesco “impedimento” marcado pela auxiliar, depois de cobrança de escanteio e rebatida do goleiro, transcrita do gazetaesportiva.net:
    “A auxiliar admitiu, no entanto, que se equivocou ao marcar um impedimento contra o Palmeiras aos 43 minutos do segundo tempo. “Realmente eu errei, mas, na hora em que abaixei a bandeira, o jogador do Palmeiras colocou a mão na bola. Aí eu levantei a bandeira de novo. Errei e falei para o atleta colocar a bola no chão e bater logo”, concluiu”.
    Pra vocês verem que a bandeirinha bonita mas CEGA, então induziu o jogador do Palmeiras a botar a mão na bola depois do erro GROTESCO que ela cometeu. Pra mim isso foi desculpa ESFARRAPADA por parte dela para justificar seu absurdo erro. O lance era CRUCIAL no final do jogo e impediu um gol iminente. Vai se RECICLAR, minha filha…

  39. marcelo

    Até o fato dele estar reclamando beleza…. agora voce dando espaço para essa choradeira??? Voce esta parecendo o pessoal da hora do almoço que é paga para falar bem do Palmeiras.

  40. Clayton

    Paulinho foi você mesmo que pensou esta pérola: “O cara marcou o gol com a mão esticada, aumentando o volume do corpo. Isso não é permitido pela regra. Intencionalidade, no caso, é irrelevante.”

    1- A intenção de colocar ou não a mão na bola não é relevante?
    Você não leu, então, as regras do futebol. Se leu pior, não entendeu o que leu.

    2 – Como alguém “aumenta o volume” do corpo simplesmente esticando a mão?
    Ué, a mão não estava no corpo antes de ser esticada?

    3 – Abaixo vou mandar todas as regras do futebol, procure nelas uma que diga o lugar onde a mão de um jogador deve ficar no jogo:

    Regra 1 – O campo de jogo
    Regra 2 – A bola
    Regra 3 – O número de jogadores
    Regra 4 – O equipamento dos jogadores
    Regra 5 – O árbitro
    Regra 6 – Os árbitros assistentes
    Regra 7 – A duração da partida
    Regra 8 – O início e reinício do jogo
    Regra 9 – A bola em jogo ou fora de jogo
    Regra 10 – O gol marcado
    Regra 11 – O impedimento
    Regra 12 – Faltas e conduta andiesportiva
    Regra 13 – Os tiros livres
    Regra 14 – O tiro penal
    Regra 15 – O arremesso lateral
    Regra 16 – O tiro de meta
    Regra 17 – O tiro de canto

    Vou te ajudar:

    Regra 12 – Tiro livre direto:
    Será concedido um tiro livre direto a equipe adversária se um jogador comete uma das seguintes seis (06) faltas de uma maneira que o árbitro considere imprudente, temerária ou com o uso de uma força excessiva:
    – dar ou tentar dar um pontapé em um adversário;
    – dar ou tentar dar uma rasteira em um adversário;
    – saltar sobre um adversário;
    – trancar a um adversário;
    – agredir ou tentar agredir a um adversário;
    – empurrar a um adversário.
    – Será concedido assim mesmo um tiro livre direto a equipe adversária se um jogador comete uma das seguintes quatro (04) faltas:
    – dar um pontapé no adversário antes de tocar a bola;
    – AGARRAR A UM ADVERSÁRIO;
    – cuspir em um adversário;
    – tocar a bola com as mãos DELIBERADAMENTE (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal).
    O tiro livre direto será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.

    O Grifo foi meu para facilitar.

    Veja bem, o Adriano foi agarrado na área, então foi penalti.

    Quanto a palavra DELIBERADAMENTE espero que você saiba o seu significado.

    E o pior de tudo que vc disse para o cara pedir para sair.
    SE ENXERGA OFFICE BOY.

    Paulinho: Sr. ASNO, o pior de tudo é perder um tempão escrevendo um texto como o seu e não perceber que não fui eu que escrevi o post e sim o Belluzzo….

  41. Clayton

    Eu sei que não foi vc. Mas publicar tal asneiras do Belluzzo para quê, então?

    Só se for para expor a burrice dele.

  42. Gustavo

    Burrice do Belluzzo?

    Talvez você devesse fazer uma pesquisa para saber quem é o tal burro.

  43. Alviverde/SP

    É o “FESSÔ DOTÔ” Clayton falando do PROFESSOR DOUTOR BELLUZZO…rsrsrs

  44. Murillo Magini

    O pessoal do Palmeiras precisa de um psicólogo urgente…tá pior que o Botafogo.

    E ninguém cala esse chororô….chora o presidente, chora o time todo, chora o torcedor!!!
    E ninguém cala esse chororô….chora o presidente, chora o time todo, chora o torcedor!!!

  45. Rafael

    Engraçado que quando o Kleber deu aquela cotovelada no Andre Dias e não foi expulso, e depois ainda declarou que “foi sem querer”, não pintou nenhum artigo desse sujeito super imparcial.

    E NINGUEMMMMM CALAAAAAAAAAAA ESSE XOROROOOOOOOOOOOOO

  46. Rafael

    AO DANIEL:

    CAMPEÃO DO SÉCULO??? HAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
    2 MUNDIAIS, 2 LIBERTADORES NO SÉCULO XX….
    GANHARAM MAIS DO QUE O PALMEIRA NO SÉCULO XX (APENAS AQUI NO BRASIL): SANTOS, SÃO PAULO, GREMIO, FLAMENGO, CRUZEIRO… CAMPEÃO DO SECULO!!! Ô COMPLEXO DE INFERIORIDADE!!!
    A, VC DEVE TER CONTADO A COPA RIO DE 51!! HAHAHAHAHHAHAHA

    E NINGUEMMMMM CALAAAAAAAA ESSE XOROROOOOOOOOOOOOOO

  47. Leonardo

    Nunca vi tanta palavra bonita pra falar tanta besteira!!! é mais um chorão só que dessa vez escrevendo bonito!

  48. Kleber Soeiro

    E ainda tem gente que acha que o gol foi legal…Quanta IMBECILIDADE !!!!!

  49. Daniel

    Rafael, é claro que contei também a Copa Rio de 51, o primeiro mundial interclubes… Como vc não conhece de história do futebol, procure na internet… A Gazeta Esportiva de 23/7/51 diz tudo: “PALMEIRAS, CAMPEÃO DO MUNDO!”… Uma faixa da Jovem Pan, QUANDO UM MILHÃO DE PESSOAS SAÍRAM ÀS RUAS PARA RECEBER OS CAMPEÕES, diz: “A RÁDIO PANAMERICANA SAÚDA OS CAMPEÕES DO MUNDO”…

    O Palmeiras é considerado campeão do século XX por todos os rankings – Placar, Estadão, Folha, Lance, Federação Paulista de Futebol… Temos um mundial, dois Roberto Gomes Pedrosa (brasileiro de 67 a 70), duas Taças Brasil, cinco Rio-São Paulo, 21 paulistas, apenas pra citar alguns… Vá aprender história do futebol, são paulininho…

    ENQUANTO VCS NÃO TINHAM NENHUM TÍTULO FORA O PAULISTA, O PALMEIRAS, NA DÉCADA DE 60, NA ÉPOCA DA ACADEMIA, DISPUTOU DUAS FINAIS DE LIBERTADORES… EM 61, SÓ PERDEMOS DEVIDO A UMA FALHA DO MAIOR LATERAL DE TODOS OS TEMPOS, DJALMA SANTOS, E EM 68 FOMOS, COMO QUEM CONHECE DE HISTÓRIA DO FUTEBOL SABE, ROUBADOS PELO ESTUDIANTES NO TERCEIRO JOGO DA DECISÃO, EM MONTEVIDÉU… VCS SÓ GANHARAM UM BRASILEIRO EM 77, E ROUBADO CONTRA O GALO, QUE ERA MUITO MELHOR… EM 86, BICAMPEÕES DO ROUBO, CONTRA O GUARANI, QUANDO NÃO FOI DADO UM PÊNALTI CLARO PRO BUGRE – VEM DAÍ A RECLAMAÇÃO DO SÃO PAULINHO QUANDO TEM PÊNALTI CONTRA… E vc vem falar de Libertadores e mundiais em que ganharam porque jogaram mais na defesa que no ataque?

    Dos cinco brasileiros, três, como todos sabem, foram no apito, 77, 86 e 2007… Conseguiram a duras penas Libertadores e acham que são os melhores? Vcs são o são paulinho…

    AVANTE, ETERNA ACADEMIA!
    FORZA, PALESTRA!
    NOVAMENTE 1942

  50. Daniel

    Tivemos, pra citar apenas alguns poucos, Oberdan Catani – o maior goleiro de um clube que já teve Valdir de Moraes, Leão, Velloso, Fernandez, Marcos – Djalma Santos, Djalma Dias, Luís Pereira, Waldemar Fiume, Romeu Pelicciari, Ministrinho, Dudu, Zequinha, Julinho, o maior ponta-direita do mundo de todos os tempos, QUE CALOU UM MARACANÃ INTEIRO EM 50, EM UM BRASIL X INGLATERRA, TRANSFORMANDO AS VAIAS EM APLAUSOS, Vavá, Mazzola, Jair Rosa Pinto, Chinesinho, Servílio, Tupãzinho, César Maluco, Leivinha, Evair, Rivaldo, Djlaminha, Edmundo, Roberto Carlos, etc etc… Entre tantos, ainda um Divino… E vcs acham que Raí carrinho e rogerico são craques… kkkkkk

    AVANTE, ETERNA ACADEMIA!
    FORZA, PALESTRA!
    NOVAMENTE 1942

  51. Daniel

    Esqueci de dizer, dentre alguns títulos que ganhamos, os quatro brasileiros LEGÍTIMOS… Outros ganharam cinco mas roubaram três…

    AVANTE, ETERNA ACADEMIA!
    FORZA, PALESTRA!
    NOVAMENTE 1942

  52. Thiago

    Daniel, esse time foi montado com dinheiro provindo de fontes obscuras. Vide o que aconteceu com a Parmalat depois…

    Agora concordo com você, Corinthians é rival, Palmeiras inimigo…

  53. Carlos Roman

    Pena q todo esse lirismo do Belluzzo tenha sido motivado apenas pela sua paixão alviverde. De certo ele ñ faltaria com o respeito, como fez, ao se referir às personagens de seu enredo, acaso ñ fosse o Palmeiras o “vitimado”. Sua inegável agilidade literária ñ o redime da sua absoluta parcialidade. É sempre assim: o árbitro, contra os outros, erra. Contra nós, rouba. Qdo erra, a favor dos outros, rouba. Qdo erra para nós, ganha o status de erro comum, do tipo “lance difícil de ver” (vide cotovelada em grande estilo do Kleber no André). O problemas desses tais clássicos é q eles custam a terminar.

  54. Alviverde/SP

    Ora, gente…ele apenas está emitindo sua opinião como TORCEDOR que é…só que com muita CLASSE. E nós palestrinos APLAUDIMOS!!

  55. Gilvannewton Souza

    Alviverde/SP, acho que não entendestes o que falei. Comentei da falta de coerência de todos envolvidos no futebol, que só reclamam quando o erro é contra. No caso especifico do Nelsinho, até quiz alertar vocês palmeirenses do que ele anda falando do Palmeiras por aqui no Recife, dizendo que o Palmeiras é da TRAFFIC, que por isto a diretoria do Sport tem de tomar muito cuidado. Achei desonesto da parte dele. Por isto falei que só acreditaria, se ele por um acaso tivesse provas que isto ocorre (poderio politico dos times do Sul/Sudeste sobre os nordestinos), pois quando dirigia os times daí, certamente não concordava com as criticas prévias (que acho absurdas) dos dirigentes nordestinos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: