“Aqui é trabalho !”, uma célebre frase de Muricy Ramalho, que marcou sua carreira,indica apenas uma de suas incontáveis qualidades como treinador de futebol.
Não é por acaso que o São Paulo, com uma das equipes mais fracas de sua história, começa a reagir no Brasileirão, espantando o fantasma de um rebaixamento que seria catastrófico para a imagem do clube.
Além de trabalhar muito, Muricy é profundo conhecedor de futebol, e, principalmente, sabe explicar ao jogador, na linguagem que o atleta consegue entender, o que, de fato, quer que seja feito pela equipe no gramado.
Uma qualidade rara, em meio a prepotência da maioria dos comandantes, e que faz equipes jogarem muito mais futebol do que aparentemente poderiam.
Como honestidade e trabalho, que sobram em Muricy, são absoluta obrigação no ser humano, é na humildade e inteligência na aplicação de seus conceitos que sua carreira se torna vitoriosa.
Ainda há muito o que se fazer para tornar a equipe do São Paulo minimamente confiável, mas, sem dúvida, após um doloroso desvio, o rumo correto já foi encontrado.