Medidas contra o crime

 “Em 2004, um empresário investiu grande quantia de dinheiro em um clube sul-americano e reforçou a equipe com jogadores espetaculares. O dinheiro investido era de origem suspeita e o investimento parou rapidamente. Três anos depois, a equipe foi relegada à segunda divisão”

FIFA

O trecho acima foi retirado do site oficial da FIFA.

Faz parte de um texto que o órgão maximo do futebol utilizou o Corinthians como exemplo para aumentar o rigor e evitar que empresários e investidores usem os clubes para lavagem de dinheiro.

É a imagem do Corinthians no exterior nesse momento.

Culpa de bandidos como Alberto Dualib, Nesi Curi e coniventes.

Novas medidas foram tomadas pela FIFA para evitar que isso aconteça novamente.

São elas:

  Sistema eletrônico para transferências – a entidade utiliza desde janeiro um sistema via Internet ao invés do sistema antigo, que usava aparelhos de fax, para receber as documentações das transferências de atletas. O novo sistema permite que a entidade saiba a origem e o destino do dinheiro de maneira mais clara.

  Fim da influência de terceiros nos clubes – os clubes não estão mais autorizados a permitir a influência de outras pessoas fora membros das duas equipes e os agentes dos jogadores nas transferências dos atletas. A medida visa proteger a independência dos clubes nas negociações.

  Sistema para evitar apostas ilegais – a medida já foi usada na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. O sistema facilita a identificação de irregularidades em apostas nas partidas de futebol. A intenção é descobrir os jogos visados pelos apostadores ilegais, antes que eles aconteçam. O sistema está sendo novamente utilizado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

  Renovação da licença de agentes dos jogadores – o certificado dado pela Fifa aos agentes de jogadores passa a ser renovável, e não vitalício. A medida serve para eles não ficarem desatualizados com relação às regras da entidade. Além disso, os salários dos agentes serão pagos exclusivamente pelos jogadores que representam, sem a permissão de influência de clubes ou outras pessoas.

  Proteção do sistema de acesso e rebaixamento – a entidade quer impedir que um clube compre, venda ou ceda a sua vaga em um campeonato. O único jeito de um clube subir para outra divisão é conquistando o direito dentro do campo. Os únicos campeonatos que estão liberados dessa medida são o dos Estados Unidos e o da Austrália, que têm ligas independentes.

  Criação de um código eleitoral para as federações nacionais – as federações de futebol ligadas a Fifa, como a CBF, terão de se adaptar a regras internacionais ao realizarem seu processo eleitoral. A intenção é não permitir a influência dos governos dos países.

  Criação de tribunais nacionais para disputas entre clubes e jogadores – os tribunais nacionais servirão para resolver os conflitos trabalhistas entre atletas e equipes, com a intenção de evitar que os casos sejam levados para o tribunal da entidade máxima em Zurique, na Suíça.

  Concessão de licenças mundiais de clubes – após o sucesso da experiência na Uefa, a Fifa decide copiar o sistema para saber mais sobre os donos e acionistas de clubes. A intenção é impedir a movimentação de dinheiro de origem indeterminada no futebol. A entidade citou o exemplo da parceria entre Corinthians e MSI.

  Acordos de colaboração – entidade quer o desenvolvimento de uma colaboração saudável e de um respeito mútuo entre as associações nacionais e os órgãos de governo para que não haja interferências.

Facebook Comments

Posts Similares

23 Comentários

  1. Eh o Corinthians finalmente ganhando reconhecimento internacional….!!

    paulinho: De maneira triste

  2. A senhora FIFA é umas das culpadas por esse estado de coisas, tambem. Porque não fisacaliza e não pune. Todos sabiam, que a MSI eram um bando de pessoas da pior espécie. Porém todos se calaram diante do dinheiro. Conselheiros, torcedores, Rede Globo ( lembram do Kia é da Fiel), CBF, Fifa. Agora que a vaca afundou no pantano com as quatros patas, fica facil ficar levantando a bandeira da honestidade. Porem nessa istoria, são poucas as pessoas que podem ser excluidas. Muito poucas mesmo.

    Paulinho: São poucas, mas elas existem

  3. De uma coisa ninguem pode negar, que o Kia/MSI cumpriram o prometido. Eles prometeram projeção internacional para o Corinthians. Conforme o prometido, o Corinthians é conhecido no mundo inteiro agora..

    Paulinho: Ele tem muitos amigos ainda no Corinthians

  4. Dúvida: A Traffic não poderá mais atuar no futebol com o fim da influência de terceiros nos clubes?
    Quanto à citação feita pela Fifa sobre o caso Corinthians/MSI a gente só lamenta…
    Péssima repercursão mundial!
    Estão contentes os senhores Dualib, Nesi Curi e comparsas?
    Vergonha!

    Paulinho: Eles não estão nem ai

  5. O duro é que muitos desses dirigentes que fazem a lei são corruptos, CBF, Fifa, FPF, clubes etccccc

    Paulinho: é bem por ai

  6. Você esqueceu que o atual presidente do time do Corinthians também fez parte desta falcatrua? E as gravações de seus conselhos ao Dualib, fala sério, está defedendo agora!

    Paulinho: É claro que não esqueci

  7. Ótimo.E a Traficc?E o Sondas? E a Casas Bahia?Vamos dar nome aos bois?A imprensa canalha esta quieta.Quem são os investidores? Quanto o São Paulo levou na venda do Breno?A traficc não da os nomes dos investidores.

    Paulinho: Aqui não existe esse silencio

  8. Nos bandidos coniventes, faltaram nomes além do Dualib e Nesi Curi. Nomes como: uma boa parte da torcida comprada organizada, aquela que babava, aplaudia, pedia autógrafos e beijinhos daquele mafioso que “comprou” o clube, grande parte dos conselheiros e diretores, inclusive da atual diretoria mesmo o Andrés e apaniguados, boa parte da imprensa que vive do mercham, não apenas o merchan em pessoa, mas todos que o imitam na arte do “se bem remunerado, tudo bem”, além de jogadores que aceitaram negociatas envolvendo suas honras, justiça brasileira e políticos que nada fizeram quando estava ainda podendo ser remediado, e tanta barbaridade que ainda nem sabemos, pronto acabou o meu dia…. Juca, por favor, mande mais um balde enorme de chá, pois ele talvez é um dos maiores culpados.

    Paulinho: É bem por ai

  9. Isso dai num vai da certo não. Muitas empresas investem o seu dinheiro em clubes…futebol virou negocio ja a muitos anos. Trocar a fechadura depois da porta arrombada num adianta.
    http://frutosdemente.wordpress.com/

    Paulinho: Algo tem que ser feito

  10. Ok com relação à MSI.
    Acho estranho que a FIFA não fala nada do futebol inglês.
    Será que eles também irão apontar o Chelsea e o Manchester City como clubes suspeitos?
    Ingênuo quem acreditar que a FIFA esteja querendo algo sério.
    Parece mais aquela coisa de dizer nas entrelinhas “olha o que acontece naquele país subdesenvolvido”
    Aliás, também não vejo ninguém aqui da imprensa esportiva brasileira questionar a relação dos clubes europeus com essas empresas.
    Creio que seja dever de todo jornalista investigativo mostrar essa realidade.
    Infelizmente, isso não é visto por aqui.
    Gostaria imensamente de saber de quem o São Paulo contratou o Carlos Alberto. Teria contratado através do Kia, da MSI ou do Berezovski ?
    Não me venha dizer que ele negociou tudo com o clube alemão….faça-me o favor.

    Paulinho: Concordo. A imprensa britanica devia ser mais operante

  11. Só não entendi porque que uma mensagem eletrocinca é masi clara que um fax? E eu pensando que as pessoas que manipulam estas mensagens ou fax que seriam os responsaveis pela falta de clareza de quem leva o dinheiro e coisa e tal.

    Paulinho:^A principal mudança tem que ser feita no poder.

  12. Paulinho, acha que Dualib, Nesi Curi e comparsas que continuem no clube serão punidos exemplarmente pela Justiça??

    Paulinho: Acho dificil pela idade

  13. Paulinho, bom dia.

    Quero saber alem das empresas que estão tomando conta dos times, o que pode facilitar ,em tese, esquema de resultados, o que a FIFA vai fazer de concreto contra os EMPRESARIOS de jogadores que estão acabando com o futebol?

    abraço.

    Paulinho: Ela tem que tomar medidas preventivas e punitivas que sejam eficazes

  14. Eu que não sou do ramo, já ví uma brecha nessa lei, ”somente poderão negociar jogadores os clubes envolvidos e representantes de jogadores”, bom nada impede que utilizem laranjas como empresários correto, assim já o fazem andres, vanderley luxemburgo, eurico enfim quase todos correto. A idéia da FIFA parece ser legal mas para bom entendedor ponto é letra correto… abraço Guerreiro.

    Paulinho: Se não houver honestidade na direção dos clubes nada vai adiantar mesmo

  15. Paulinho, muito obrigado. Através de seu blog, conheci o blog da Larissa “CORINTHIANOS PARA CORITHIANOS”, link:
    Citadini, existe um blog (da Corinthiana Larissa), que se chama “O Corinthians dos Corinthianos”, com o link

    http://diretasnocorinthians.wordpress.com/

    Onde são discutidas soluções para o Corinthians. A denuncia é importante sempre, mas a discussão de propostas é muita mais importante. Ficarmos sabendo de todas as mazelas, interessa, mas o que fazer? Essa é a questão que precisamos discutir. Sair da lamentação pelos erros cometidos, (o tempo não volta o que aconteceu não tem retorno)e partir para discussões mais produtivas é o que mais interessa. Abrir posts, com a questão “O QUE FAZER?” me parece politicamente correto. Abraços, e peço que os interessados nesse tipo de discussão participem. Gostaria imensamente de saber quais as propostas de gente como Juca Kfouri, Citadini, Paulinho, Benja, todos Corinthians, tem a oferecer. Acho que toda a nação gostaria de saber qual o modelo de gestão que esses notáveis defendem em substituição ao que temos hoje.

    Paulinho: O site dela é bem legal

  16. pois e…sou corinthiano e me envergonho de ver o meu time do coração sendo citado neste caso…..mas bem feito para todos nos……agora esta facil botar a boca no trombone, mas na hora que alguns poucos e bons jornalistas alertaram para o que estava por acontecer, mtos apoiavam ( e criticavam quem tentava alertar ) …não me refiro aqui somente aos cartolas ( dualib, nesi, mas tb andres..n se esqueçam ), mas tb da tão ” participativa e boa ” gavioes da fiel ( que inclusive se acham maiores que o clube )….ou alguem ai ja se esqueceu do grito que costumavamos ouvir nos estadios ” eu eu eu ..o KIA e DA FIEL “…por essas e por outras e que sou um corinthiano que sabe e não se cansa de afirmar que esta TORCIDA como TODAS as outras organizadas FAZEM MAL para o time. Chega !

    Paulinho: Concordo

  17. Sr. Silvio Pellacani jr,

    A torcida no estádio não é só os Gaviões. Agora prove que foram as Organizadas do Corinthiãns que gritavam Kia ou pediam autógrafos, vai ter que provar o que você disse, mas quem é do meio já percebeu como você é leigo no assunto.

    Vou falar só para você que sabe tudo das torcidas, eu vi os diretores da torcida saírem presos no dia da votação para parceria, MAS NÃO ME LEMBRO DE VOCÊ NESSE DIA.

    Vou falar só para você que sabe tudo das torcidas, todo o movimento Fora Dualib foi articulado e planejado na Sede dos Gaviões com presença de sócios e não sócios, MAS NÃO ME LEMBRO DE VOCÊ NESSE DIA, eu estava la como em todos os protestos e estarei na próxima semana em mais um protesto, e você com certeza não estará.

    Não adianta tentar me rotular, pois sou pai, marido, trabalhador e universitário e minha ficha criminal é limpa e sou Gavião, por essa você não esperava…..

    Paulinho: Registrado

  18. Paulinho, e esta versão verde do binômio MSI / Kia que está no Parque Antártica, a Traffic / Hawilla? A história está se repetindo, e novamente com a conivência da imprensa e arbitragens suspeitas (como o gol escandalosamente impedido ontem contra a Ponte)? Não tenho dúvidas que a Sociedade Esportiva Traffic será campeã este ano, A QUALQUER CUSTO! O investimento TEM QUE TER RETORNO… entende? Abraços!

    Paulinho: Seria uma aberração se acontecesse algo nos bastidores

  19. DINHEIRO DE ORIGEM SUSPEITA :
    A maioria dos grandes times inglêses possui investidores com recursos de origem tão ou mais suspeita do que aqueles da MSI.
    Times ingleses que compoem a liga mais rica do mundo.
    Times ingleses que colocaram 4 das 8 equipes que vão decidir a corrente Champions League – a competição mais rica do mundo.

    REBAIXAMENTO PARA A SEGUNDA DIVISÃO :
    O Corinthians foi rebaixado graças ao linchamento que sofreu dos agentes formadores de opinião, a partir do qual se legitimou a perseguição sistemática da arbitragem ao clube, no Brasileirão de 2007.

  20. Paulinho. Complete sua informação. Tem mais decisões importantes da FIFA que vão afetar os clubes. De uma pesquisada. Se não quer publicar meu comentário, porque acha que estou de criticando, não precisa, mas eu quero te ajudar, pesquise e publique as outras decisões.
    Como você se melindra fácil cara. Nem sugerir matéria pode-se mais?

  21. Se na Fifa houve milhões de reais desviados em Corrupção, onde é tido como pessoas cultas ricas, o que dizer de um time do terceiro mundo onde a lei é do mais forte votos de cabretos, e este paises ricos como Espanha e Inglaterra, e USA tem suas empresas como bancos, Telefonia, e Cartões de Creditos com taxas abusivas, para sugar o povo. Aqui tambem temos nossos aproveitadores, e no estado de São Paulo, estado mais evoluido do Pais se compra voto. Eu penso que a FIFA devereia se preocupar com o que etão fazendo com os garotos do mundo todo em regime de prisão em busca de sucesso no futebol.

  22. Olá
    Temos uma discussão com o tema ‘O futebol virou empresa?’ http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=1609
    Gostaria de convidá-lo para participar, publicando um artigo sobre o assunto em nosso site.

    Aguardo a participação!
    Obrigada!

    Hellen Rios
    Jornal de Debates
    http://www.jornaldedebates.ig.com.br

    Qualquer dúvida, entre em contato com a Nanni Rios, editora-chefe, através do e-mail nannirios@jornaldedebates.com.br

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.