Advertisements

Novo Mundial de Clubes da FIFA tropeçará na realidade do futebol

Ao anunciar a nova fórmula do Mundial de Clubes, a FIFA, como de hábito, não pensa no ganho esportivo das equipes, mas nos vários bilhões de dólares que entrarão em sua conta, ao longo dos anos, oriundos de empresas que exigiram a mudança do formato.

Não há o que se falar na perda de importância dos torneios anteriores, como muita gente tem comentado por ai: a própria Copa do Mundo de Seleções, ao longo das décadas, passou por alterações diversas.

O novo regulamento prevê, de quatro em quatro anos (no período em que era disputada a Copa das Confederações – inutilidade caça-níqueis, enfim, extinta pela Federação), a reunião de 24 clubes, sendo oito europeus, seis sul-americanos, três asiáticos, três africanos, três da CONCACAF e um da Oceania, que, durante um mês, em pais sede pré-definido, tentarão a conquista do Mundial.

Por se tratar de data FIFA, os demais campeonatos estarão paralisados.

Em tese, o regulamento e a disposição das vagas não são de todo ruim, mas tropeçam, porém, na realidade, óbvia, de que um time campeão de seu continente num determinado período corre o risco, quatro anos após, principalmente em centros menores, de sequer ser mais relevante à época da disputa.

Levam vantagens, ainda maiores do que no sistema atual, os clubes da Europa, que, frequentemente, mesmo trocando jogadores, costumam manter-se em padrão elevado.

Barcelona, Real Madrid, Bayern e demais gigantes seguem grandes há décadas.

O que poderíamos esperar dos times da América ?

Pior ainda nos outros continentes.

É exatamente aí, na questão técnica dos clubes, em manter um bom nível de futebol, que o Mundial tropeçará com o novo formato, fadado a dar aos europeus enorme sequência de campeões, talvez, meio que por acaso, com uma ou outra surpresa pelo caminho.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: