CORI e Tuma Junior batem boca no Corinthians

Em reunião do CORI, realizada no Corinthians, houve intenso bate-boca entre membros do órgão e Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do clube.

O tema era o anteprojeto de reforma do Estatuto.

Entre os principais pontos de atrito estavam a adoção do voto aberto nas reuniões do Conselho, as dificuldades para aprovação de uma SAF e a proibição da contratação de parentes de conselheiros — o que, de imediato, resultaria na demissão de diversos funcionários em Parque São Jorge.

Paulo Pedro e Felipe Ezabela, ligados ao Centrão – que, nos bastidores, se amancebou com os interesses da SAFIEL , foram os mais incisivos na discussão, que, segundo fonte presente, por pouco não evoluiu para vias de fato.

Mas a crise não terminou ali.

Ontem, o CORI enviou notificação a Tuma informando que não encaminharia seus membros para uma reunião do Conselho destinada a tratar da reforma, alegando que o encontro teria sido convocado sem o prazo estatutário mínimo de três dias.

Além disso, constituiu uma comissão interna para reavaliar o anteprojeto e apurar como se deu a redação final do texto.

A confusão se agravou porque, antes de chegar oficialmente ao Conselho, o documento foi divulgado em um grupo de WhatsApp do órgão.

Tuma Júnior respondeu no mesmo ambiente, dizendo tratar-se de um encontro informal — um convite, não uma convocação — destinado à coleta de sugestões sobre o anteprojeto, razão pela qual, segundo ele, não haveria necessidade de seguir o rito estatutário.

Acusou o CORI de não querer colaborar com a reforma e reafirmou que colocará o Estatuto em votação no próximo 17 de novembro, em reunião formal do Conselho.

Caso a votação não ocorra até o final de 2025, eventuais alterações — como a possível inclusão do voto do Fiel Torcedor — não teriam validade para as eleições de 2026, criando, na prática, uma janela de oito anos até que a nova categoria de eleitor possa participar.


Miguel Marques e Silva

Íntegra da notificação enviada pelo CORI ao Conselho Deliberativo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

Prezado Dr. Romeu Tuma Junior, Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista, serve, o presente ofício, para lhe informar sobre a deliberação ocorrida na última reunião do Conselho de Orientação (CORI), na data de 29.10.2025.

Naquela reunião o colegiado do CORI, por unanimidade, concluiu que não será possível enviar nenhum de seus membros como representantes para a reunião que ocorrerá hoje (30.10) as 19:30 nas dependências de Parque São Jorge.

Como sabido por V. Exa., o regimento interno do Conselho Deliberativo prevê que as convocações dos conselheiros para eventuais reuniões deverão ter antecedência de no mínimo três dias e a respectiva convocação também deverá conter a ordem do dia, senão vejamos:

ART. 2º – Os conselheiros deverão ser também convocados por correspondência, com antecedência mínima de três dias.
ART. 3º – A convocação conterá a matéria da “Ordem do Dia” a ser discutida e votada.

A referida reunião, convocada pelo grupo de whatsapp, na terça-feira (28/10) no período noturno, além de não respeitar prazo mínimo, não contém a ordem do dia, motivo pelo qual a convocação não possui validade jurídica.

A presente comunicação também serve para informar a esta Presidência, assim como todos os membros do CD, que o CORI nomeou na reunião de ontem (29.10) uma Comissão de Reforma Estatutária que deverá avaliar o anteprojeto de reforma estatutária apresentada e emitir um parecer de orientação aos membros deste Conselho Deliberativo.

Nesse sentido, requer seja remetido ao CORI cópias das atas de reuniões da Comissão de Reforma Estatutária, assim como as propostas e sugestões que deram ensejo ao anteprojeto.

Finalmente, sem menos importância, parabenizamos esta Presidência e a Comissão de Reforma Estatutária pelo trabalho desempenhado, na certeza de que todos são sabedores da necessidade dos amplos debates que a reforma estatutária necessitará daqui em diante, até a data de sua eventual votação.

Parque São Jorge, 30 de outubro de 2025

Miguel Marques e Silva

Presidente do CORI


Romeu Tuma Junior

Resposta do Conselho Deliberativo ao CORI

Of. CD: 021/2025

Ao Ilustríssimo Presidente do Conselho de Orientação – CORI Dr. Miguel Marques

Assunto: Resposta ao ofício s/n ref. a esclarecimentos sobre o convite e tramitação do anteprojeto de Estatuto Social

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o respeitosamente, o Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista, por meio de seu Presidente, vem prestar os devidos esclarecimentos acerca do ofício sem número encaminhado, nesta data, por esse Conselho de Orientação (CORI) postado no grupo de WhatsApp do CD, reafirmando, desde logo, o respeito institucional que deve pautar as relações entre os órgãos do Clube.

Inicialmente, cumpre esclarecer que não houve convocação formal por parte desta Presidência do Conselho Deliberativo aos integrantes do CORI, mas sim um convite para diálogo e contribuição conjunta quanto à temas de interesse do Conselho Deliberativo sobre a situação atual do SCCP, bem como sobre a análise do anteprojeto de reforma do Estatuto Social, concluído após brilhante, extenso e democrático trabalho realizado pela Comissão de Reforma Estatutária.

Qualquer leitura em sentido diverso decorre de interpretação desatenta dos termos utilizados. Evidente que, na qualidade de Presidente do Conselho Deliberativo, detenho conhecimento profundo das regras contidas no Estatuto Social e no Regimento Interno e, portanto, jamais adotaria procedimento incompatível com as normas que regem a estrutura institucional do clube. Aliás, convite, todos sabemos que é muito diferente de convocação.

Nessa esteira, deve ficar consignado que a ausência de representantes do CORI na referida reunião, por consequência, reflete, inexoravelmente, a opção desse colegiado em não participar da construção colaborativa das iniciativas que irei adotar e que, previa e democraticamente convidei a todos(as) para dela participarem com opiniões e sugestões, decisão que se respeita, ainda que se lamente a oportunidade perdida pelo CORI de somar esforços, em tema de tamanha relevância para o CORINTHIANS.

Por oportuno, frise-se que, mesmo sem aceitação ao convite formulado, imaginando-se que, agora, o CORI decida ainda contribuir com sugestões, isso deverá ocorrer com a brevidade necessária, haja vista que será convocada, formalmente, reunião do Conselho Deliberativo para o dia 17 de novembro p.f., ocasião em que o anteprojeto será submetido à deliberação do plenário, conforme cronograma por mim anunciado há mais de 60 (sessenta) dias sem que houvesse qualquer objeção interna.

No tocante às propostas e atas de reunião mencionadas no Ofício, estas serão encaminhadas oportunamente e de maneira separada, assegurando a transparência e a publicidade dos trabalhos desenvolvidos. Não obstante, imperioso consignar que, além das propostas recebidas através de diversos Conselheiros, Associados, Torcidas Organizadas, Coletivos, Movimentos, Audiências Públicas, entre outras, a própria Comissão de Reforma do Estatuto Social, constituída por Conselheiros legitimamente eleitos e cuja composição fora aprovada por unanimidade na sessão de 1º de fevereiro de 2024, possui prerrogativa estatutária para formular sugestões próprias, o que é expressão natural de sua competência deliberativa e consultiva dentro do processo de aprimoramento normativo do clube.

Por fim, reafirma-se que o CORI tem papel essencialmente orientativo e colaborativo, sem caráter vinculante ou hierárquico, devendo atuar em com os demais órgãos estatutários, sempre em benefício da transparência, da governança e da unidade institucional do Sport Club Corinthians Paulista.

Atenciosamente,

São Paulo, 30 de outubro de 2025

Romeu Tuma Junior

Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.