
Nome escolhido por Augusto Melo para chefiar o departamento de futebol do Corinthians, Rubens Gomes, o Rubão, mantém – em cálculos de março, R$ 3,6 milhões em Bitcoins.
Não é conhecida a origem do dinheiro.
Há quem afirme que serviria como caixa para transações de jogadores ligados à dupla – Rubão financiou a ‘operação Barbarense’, de Melo.
Cogita-se, também, que o giro desta grana seria utilizado na campanha presidencial do Corinthians.
É pouco provável que os valores tratem-se de investimentos pessoais do cartola.
Segundo Virgilio Lage, especialista em criptomedas da ‘Valor Investimentos’:
“Para clientes de perfil moderado, sugerimos uma alocação de até 1% do capital em ativos digitais. No caso dos agressivos, de 1% a 5%”
Criptoativos são bastante utilizados por quem, eventualmente, não possa especificar detalhes em determinados negócios.
Estes ativos estavam depositados na corretora Binance, mas locados à Braiscompany, sediada em Campina Grande, na Paraíba, ambas investigadas, respectivamente, no exterior (em diversos países) e pela Polícia Federal, por fraudes diversas, entre as quais lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e mercado de capitais.
Os sócios da Baiscompany foram presos.
Em 09 de março de 2023, Rubão tentou encerrar todos os contratos com a corretora, emitindo, por email, ordem de saque no valor de R$ 3.645.406,04, mas não obteve sucesso.
A quantia estava bloqueada pela Justiça, assim como todas as contas e bens da corretora.
Cinco meses após, Rubens Gomes, talvez temeroso dos desdobramentos – todos os investidores estão listados no Inquérito – não solicitou esclarecimentos à PF.
Curiosamente, no mesmo período, a campanha de Augusto Melo e Rubão no Corinthians passou a reclamar de dificuldades financeiras.
A dupla, em meio a turbulência, viajou à Europa.
Há quem afirme, atrás de investimentos de gente que teria interesse em participar do futebol do Corinthians.
Abaixo, uma das transferências realizadas por Rubão à Braiscompany (o blog possui cópias de todas as transações)
Assista a Rubão e Augusto Melo em solo francês, com direito a vídeo extra sobre o passado do cartola enquanto diretor de futebol do Corinthians, em 2007: