Faz alguns anos, o Corinthians tornou-se espécie de clube formador do Zenit, de São Petersburgo (Rússia), centro menor do futebol mundial.
Não só vende suas revelações, a preço de banana e sempre abaixo (com ‘descontos’ que beiram, por vezes 90% do total) das multas previstas em contrato, como compra atletas do ‘parceiro’, normalmente em condições mal-explicadas.
A negociação de Yuri Alberto, envolvendo quatro jovens alvinegros, fala por si.
Tudo fica mais claro quando se observa que 100% dos jogadores que saíram do Brasil para o Zenit – 90% destes ligados ao Corinthians (alguns ex-sub-20), desde 2018, são assessorados, ou eram no período das transferências, pelo esperto ex-conselheiro alvinegro Fernando Garcia, irmão de Paulo Garcia, dono da Kalunga.
Desde que essa gente passou a carimbar o passaporte, quase mensalmente, em São Petersburgo (abaixo fotos do agente nos últimos cinco anos), o mercado Corinthians-Rússia se instalou.
Ontem, foi a vez do jovem Pedro ser vendido por valores muito abaixo da previsão contratual.
No mês passado, o Blog do Paulinho revelou que a desconvocação do atleta da Seleção Sub-20 e a escalação por alguns minutos na equipe principal do Corinthians tinha este objetivo – o de justificar aos russos a indicação.
Vale lembrar que o treinador Luxemburgo, além de frequentar a casa dos Garcia, não é conhecido por ser contrário às negociatas esportivas, muito menos aos comissionamentos gerados pelos procedimentos.
Circularam pelo Zenit, enquanto Fernando Garcia e seus parceiros embolsavam, os seguintes jogadores:
Pedro, Malcom, Yuri Alberto, Robert Renan, Gustavo Mantuam, Claudinho, Ivan, Giuliano, Mauricio (sub-20 do Corinthians), Wendel, Douglas Santos e Hernani.
Fernando Garcia é parceiro notório do ex-presidente do Corinthians Andres Sanches.
Abaixo registros de Fernando Garcia em São Petersburgo entre os anos de 2018 e 2023: