Advertisements
Blog do Paulinho

Há no futebol muitos aliados desse governo covarde

Da FOLHA

Por WALTER CASAGRANDE JR.

Ter sido importante na Democracia Corinthiana não foi uma atitude de passagem

Antes de qualquer coisa, sou um cidadão brasileiro, adoro o meu país e não posso ficar de camarote apreciando a nossa destruição. Não é só a destruição da Amazônia, mas também a dos valores e a dos princípios, coisas que esse governo nunca demonstrou ter.

Venho de uma geração inquieta, corajosa, que sempre se posicionou contra tudo o que acontecia no período da ditadura. Ter sido um componente importante da Democracia Corinthiana, para mim, não foi só uma atitude de passagem: eu acreditava e continuo acreditando na democracia.

Lutei por ela e não meço esforços para defendê-la. Não sou de baixar a cabeça –mas sempre sem violência, que isso não faz parte da minha personalidade.

Luto pela minha liberdade. O nosso Brasil democrático está sendo atacado há quatro anos sem parar. O pior é que os ataques vêm das pessoas que deveriam nos proteger e dar condições dignas de vida à população.

A destruição também ocorre na educação, na saúde e na cultura. Tem muita gente incompetente e sem preparo nenhum liderando essas pastas e secretarias.

É ministro do Meio Ambiente facilitando garimpo ilegal, desmatamento e venda irregular de madeira. É ministro da Saúde que mostra o dedo do meio para as pessoas, dificulta a compra de vacinas, faz propaganda de medicamentos ineficazes e ainda arruma uma boquinha para o filho.

A Cultura ficou nas mãos de um recalcado que tem inveja dos bons atores. É por isso que o seu objetivo sempre foi reduzir a nossa arte.

E na Educação tentam inibir a todo custo as investigações sobre o envolvimento da chefia com alguns pastores em um esquema de corrupção.

Estamos vivendo ainda dentro de diversas pandemias sociais que esse governo causou.

Não quero, daqui a alguns anos, olhar para trás e perceber que poderia ter feito mais para o meu país. As minhas armas, além das urnas, estão nos espaços onde escrevo e falo. É por isso que tenho que usá-los da melhor maneira possível.

Não podemos esquecer que há no futebol muitos aliados desse governo covarde, times com muitas torcidas e com uma grande história nas mãos de pessoas reacionárias acostumadas a dar carteiradas, algumas delas também investigadas.

Fui educado politicamente por meio da música, da leitura, das charges de grandes artistas como Henfil. E a nossa arte continua, mesmo com todas as sabotagens, a educar politicamente as pessoas. Esse é um dos motivos do ódio à cultura brasileira: querem formar uma geração com pouco esclarecimento para que ela seja mais facilmente controlada.

Por isso, temos que dar tudo de nós nas urnas para mudar esse cenário macabro.

Apesar de tudo, quero acreditar, como Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto, que o pulso ainda pulsa.

*

Fome, violência, desmatamento, inflação
Má-fé, intolerância, ódio, corrupção
Racismo, ignorância, homofobia, agressão
Ataque às urnas e às leis, de armas na mão
E o pulso ainda pulsa, o pulso ainda pulsa

Censura, desprezo, misoginia, machismo
Covid, 650 mil mortos, deboche, egoísmo
‘E daí?’, ‘Não sou coveiro’, ‘Gripezinha’
‘Histórico de atleta’, ode à tortura, golpe
E a vacina ainda atrasa, e o escárnio ainda é pouco
E o pulso ainda pulsa, o pulso ainda pulsa

Fake news, rachadinha, cheque, mansão
Loja de chocolate, milícia, sem demarcação
E a boiada ainda passa, e o crime ainda avança
E o pulso ainda pulsa, o pulso ainda pulsa

Mentira, crueldade, covardia, perversidade
Garimpo ilegal, bravatas, desigualdade
Genocídio, feminicídio, desprezo, desumanidade
E a empatia é zero
E o pulso ainda pulsa, o pulso ainda pulsa
Pulso, pulso, pulso, pulso

“A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte”

(livremente inspirado em “O Pulso”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Belotto, e “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto, com o devido aval de todos os autores)

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: