Advertisements

Criador de fake-news ligado a Orlando Rollo é procurado pela Justiça

Gean Marcelo e Orlando Rollo

Em 2018, circulou, pelo submundo da internet, blog que tinha como responsável um sujeito de nome Gean Marcelo Alteia, então morador de Praia Grande/SP.

No espaço, eram criadas, quase diariamente, ‘fake-news’ contra adversários do policial Orlando Rollo, cartola do Santos.

Uma das vítimas, por exemplo, foi o Blog do Paulinho.

Quando da abusiva prisão deste jornalista, em 2018, o sujeito publicou uma postagem dizendo, entre outras coisas, que a captura havia se dado junto com a de um travesti, que, na fantasia dele, seria meu amante.

Se verdade fosse, não haveria problema.

Mas não era.

Tratava-se, por óbvio, do espelhamento do próprio preconceito em alguém que precisavam difamar.

Na delegacia soube, através do próprios policiais, que Gean seria parceiro de Orlando Rollo e minha foto algemado, que circulava nas redes sociais, teria sido por ele encomendada.

Não duvidei da informação.

Ainda assim, houve quem, na maior cara de pau, republicasse a mentira ou até a utilizasse em ação judicial promovida contra o blog.

O Blog do Paulinho, que não costuma da bola para esse tipo de gente, somente tocou no assunto para contextualizar uma ação promovida por cartolas do Santos, desafetos de Rollo, contra o rapaz.

A Justiça procura Gean para que responda, criminalmente, contra fake-news publicadas contra os dirigentes.

O EDITAL, publicado hoje em Diário Oficial, é esclarecedor:


FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, especialmente GEAN MARCELO ALTEIA, Brasileiro, Solteiro, Autônomo, RG 406093763, CPF 317.001.218-55, mãe Neira Cristina Coelho Alteia, Nascido/Nascida 05/02/1985, com endereço à Rua das Cassias, 240, Tel. 19-999498291, 19-998252972, 19 992444085, Samambaia, CEP 11712-630, Praia Grande – SP, por infração ao(s) artigo(s): Art. 139 “caput” (cinco vezes) c/c Art. 141 “caput”, III c/c Art. 70 “caput” todos do(a) CP(Queixa-crime), e que atualmente encontra(m)-se, o(s) réu(s), em lugar incerto e não sabido, que por este Juízo e respectivo cartório tramitam os autos da Ação Penal nº 1006338-38.2020.8.26.0562, que lhe(s) move a Justiça Pública, ficando pelo presente edital CITADO(A)(S) para responder(em) à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

Na resposta, o(a)(s) acusado(a)(s) poderá(ão) argüir preliminares e alegar tudo o que interesse à(s) sua(s) defesa(s), oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário, nos termos dos Arts. 396 e 396-A do Código de Processo Penal, com redação dada pela Lei 11.719/2008, a respeito dos fatos constantes da queixa-crime assim resumidos:

“Consta da reportagem publicada no Blog Santistas do Interior1 (doc. 6), aos 3 de fevereiro de 2020, intitulada Mais um Caso de Pedofilia, Bullying e Agressão nas Categorias de Base do Santos 2, que o Sr. GEAN MARCELO ALTEIA (doravante, Querelado), qualificado acima, fez imputações, de maneira autônoma, de fatos ofensivos às reputações dos Srs. JOSÉ CARLOS PERES, PEDRO HENRIQUE DÓRIA MESQUITA, JONES DE OLIVEIRA FERREIRA DA SILVA, PAULO ROBERTO DE SOUSA E SILVA SCHIFF e RODRIGO NEVES FERNANDES (doravante, Querelantes), com o intuito livre e consciente de difamá-los por meio de comunicação que facilitou a rápida divulgação da conduta delituosa.

Os Querelantes integram o quadro de dirigentes e funcionários do SANTOS FUTEBOL CLUBE (SANTOS), que notoriamente é um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos do mundo. Por se tratar de paixão nacional, com grande apelo midiático, o universo do futebol é ambiente marcado pela existência de críticas e comentários, alguns até mais duros, direcionados aos dirigentes, funcionários e atletas das agremiações, dentro daquilo que se espera em um sistema político democrático.

Entretanto, as ofensas praticadas pelo Querelado, travestido de blogueiro esportivo, visaram atacar diretamente a reputação dos Querelantes dentro da comunidade santista, passando muito longe de mera narrativa jornalística, crítica, xingamento ou comentário.

No que tange especificamente à matéria objeto da presente inicial, a distorção de fatos, informações e do próprio vídeo, demonstra de forma inequívoca que o intuito do Querelado é ofender a honra dos Querelantes, vinculando-os a inexistentes práticas de pedofilia no âmbito do Clube. Para além da exposição dos adolescentes, haja vista que com a divulgação da matéria os atletas envolvidos foram facilmente identificados por todos no Clube, verifica-se no vídeo que se trata de indevida brincadeira entre adolescentes, que já foram repreendidos pelos departamentos responsáveis.

De forma irresponsável, o Querelado distorce o que está cristalino, para afirmar que os jovens são praticantes de orgias e que os dirigentes e funcionários da base seriam coniventes com tais situações.

Ou seja, realiza verdadeira deformação dos fatos, cria todo uma narrativa vil, utilizando-se de adolescentes, para conseguir o seu objetivo: atacar a honra dos Querelantes.

O absurdo é tão grande que o blogueiro afirma que conseguiu o vídeo com exclusividade, quando se nota claramente que se trata de gravação feita na rede social Instagram,
provavelmente por um dos adolescentes.

Por fim, o animus diffamandi fica ainda mais claro quando o Querelado afirma: Sabese que referido jovem a partir de então vem sofrendo inúmeros transtornos psíquicos, tudo por exclusiva culpa dos membros do Clube adiante nominados. Diante do exposto, requer-se seja a presente Queixa- Crime recebida e processada com a realização de todos os atos do processo, para que ao final seja julgada procedente para condenar o Querelado pelo crime de difamação (art. 139, do CP), por cinco vezes, nos termos do art. 70, segunda parte, do Código Penal, com a incidência da causa de aumento de pena do art. 141, inc. III, do CP, em razão dos fatos descritos ao longo da inicial”.

E como não tenha(m) sido(a)(s) encontrado(a)(s), expediu-se o presente edital, com prazo de 15 dias, que será publicado e afixado na forma da lei.

NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Santos, aos 20 de setembro de 2021.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: