Advertisements

Coluna do Fiori

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

apito limpo

“A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais”

Fiódor Dostoiévski: foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo

——————————————————–

Cadê a renovação no quadro de árbitros da FPF

A pretensa renovação do quadro de árbitros da FPF propagada por Ana Paula de Oliveira, a bem-educadíssima presidente da CA-FPF, caiu por terra na consolidação da escala da contenda:

Capivariano  x  Noroeste de Bauru

Referente a Serie A3 do Paulistão 2021, no apito Péricles Bassols Pegado Cortez, 45 anos, ex-integrante CBF/FIFA que deixou de arbitrar por volta do ano 2018 expõe publicamente que a presunção supera o bom senso e autocritica para não ocupar o lugar de algum jovem em inicio de carreira desenvolver-se técnica e disciplinarmente. Caso positivo! Ser alçado às divisões acima e tocar a bola pra frente.

Reforçando

Que a renovação é pura cascata, Péricles Bassols voltou a ser escalado na Série A3 para atuar na contenda Desportivo Brasil x Rio Preto disputado na noite da sexta feira 07/05.

Observação

Corre zum, zum que árbitros confinados na denominada bolha hoteleira relacionados para arbitrarem a Serie A1 estão descontentes com o não recebimento de diárias; se for verdade, se torna estranho,

Vez que

Previamente tomaram conhecimento que receberiam somente o valor das referidas escalas.

Este

Confinamento reforça que maioria tem como meio de vida o valor correspondente ao trabalho que prestam para a CA-FPF.

Para terminar

Pergunto ao digníssimo causídico presidente do SAFESP. Por qual motivo não entraste com ação inquirindo seu antecessor para expor ponto a ponto os gastos com o cartão da entidade nos lugares nada convincentes, somado ao ter deixado a zero o caixa da entidade conforme acusações expostas por VSª na época eleitoral que o elevou a cargo que ocupas?

————————————————————-

Série A 1 do Paulistão 2021

Sábado 01/05

Red Bull Bragantino 1 x 1 Santos (10ª Rodada)

Árbitro: Douglas Marques Das Flores

VAR

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Item Técnico

Desempenho normal dos representantes das leis do jogo

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 04 para componentes da equipe da casa: 03 para jogadores, somado ao recebido pelo treinador de goleiro. 02 para defensores da equipe visitante

Domingo 02/05

Guarani 2 x 1 Novorizontino (10ª Rodada)

Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos

VAR

Marcio Henrique de Gois

Item Técnico

Nos minutos finais, o placar apontava Guarani 2×0, dado instante ataque lado esquerdo do Novorizontino bola cruzada para área;

Neste

Minuto, Pablo, defensor do Guarani, tendo braço esquerdo colado ao corpo, tenda cortar a trajetória da redonda,

Contudo

Por ser movimento natural seu braço direito ficou pouco esticado, bola bate e desvia;

No

Ato árbitro seguiu o jogo, bola saiu, reclamações apareceram, VAR lembrou orientação recebida, pediu para ele ir ao monitor;

Chegando, reviu, voltou apontando marca da cal, penalidade batida por Reverson acima do travessão, perdendo a oportunidade de empatar a contenda.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para defensores do Guarani e Bugre campineiro e Tigre do vale

Cartão Vermelho: Correto para Matheus Lima nº 20 e José Rodrigo nº 31 defensores do Guarani, por terem,

Trocado

Socos dentro do campo, sendo separados por alguns dos confrades.

Quarta Feira 05/5

Ponte Preta 3 x 1 Guarani (6ª Rodada)

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo

VAR

Marcio Henrique de Gois

Item Técnico

1º – Acertou no instante que corroborou com o assistente 01: Daniel Paulo Ziolli sinalizando impedimento do atacante Davó do Guarani quando da continuação do lance findado no fundo da rede pontepretana.

2º – Encontra-se pouco distante, contudo com visão perfeita dentro da área do Guarani, certamente não tenha observado o toque sutil do zagueiro Thales no oponente Moisés e lance seguiu;

Na

Primeira paralização VAR sugeriu que fosse ao monitor, lá chegando revisou o fato, voltou e corretamente sinalizou a marca da cal,

Penalidade

Cobrada por Paulo Sergio decretando o segundo gol pontepretano.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para defensores da Ponte Preta e 03 para defensores do Guarani.

Cartão Vermelho: Correto após ter sido avisado pelo VAR, árbitro foi ao monitor e visualizou o incidente, voltou ao campo e expulsou Airton defensor do Guarani por ter desferido tapa no rosto do oponente Nilton.

Quinta Feira 06/05

Palmeiras 3 x 2 Santos (11ª Rodada)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA)

VAR

José Cláudio da Rocha Filho

Item Técnico

Após cobrança de escanteio vindo do lado esquerdo do ataque santista com a bola girando, Wesley defensor palmeirense puxou o braço do oponente Kaio Jorge;

Prevenido

No ato, sem pestanejar corretamente Luiz Flavio de Oliveira apontou a marca da cal,

Penalidade

Cobrada por Kaio Jorge empatando 2×2

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para alviverdes e 04 para alvinegros da Vila Belmiro

No todo

Árbitro e assistentes desenvolveram bom trabalho


Confira abaixo o programa “COLUNA DO FIORI”, desta semana.

Nele, o ex-árbitro comenta assuntos, por vezes, distintos do que são colocados nesta versão escrita:

*A coluna é também publicada na pagina http://esporteformigoni.blogspot.com

*Não serão liberados comentários na Coluna do Fiori devido a ataques gratuitos e pessoais de gente que se sente incomodada com as verdades colocadas pelo colunista, e sequer possuem coragem de se identificar, embora saibamos bem a quais grupos representam.


Política

Gabinete das trevas

Depoimento de Queiroga foi aflitivo e confirma: quem manda na Saúde não era e não é o ministro

A estrela da CPI da Covid nesta semana é a cloroquina, mas a da semana que vem será a vacina. O governo Jair Bolsonaro não sai bem nem numa nem na outra e todas as perguntas giram em torno de um mesmo eixo: o grave negacionismo científico do próprio presidente da República diante da cloroquina, da máscara, do distanciamento, da vacina. De toda a pandemia, enfim.

A cronologia da CPI corresponde e expõe às câmeras, para o Brasil inteiro, a própria realidade do governo. Luiz Henrique Mandetta foi demitido do Ministério da Saúde por defender teses e protocolos científicos e da OMS. Nelson Teich foi colocado lá para ficar quieto, não atrapalhar, mas se rebelou quando percebeu a roubada. E o jeito foi meter um general da ativa do Exército, Eduardo Pazuello, para fazer o papel de bobo, obedecendo a tudo que seu mestre mandasse.

Por trás dessa cronologia, há o que Mandetta revelou já no primeiro dia de depoimentos: quem manda na pandemia não é o Ministério da Saúde, logo, nem Mandetta, nem Teich, nem Pazuello, mas, sim, o presidente, com um gabinete das sombras, ou das trevas. Não consta que Bolsonaro seja médico, cientista ou saiba a diferença entre vírus e bactéria. E não se sabe quem são e qual é a formação e a expertise em saúde, particularmente em saúde pública, dos tais integrantes do gabinete misterioso.

É dali, porém, que saem decisões estapafúrdias que dizem respeito à vida de todos os brasileiros e foram rechaçadas por Mandetta e Teich, mas assumidas alegremente por Pazuello e pela cúpula do governo. Não fosse assim, o que levaria um outro general, este da reserva, mas de quatro-estrelas, a ter de se vacinar escondido? E por que demorar um ano inteiro para lançar uma simples campanha para orientar os cidadãos para o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, vacina?

A grande dúvida, porém, é quanto ao quarto ministro em plena pandemia: o que defende, faz e pretende, e qual o grau de autonomia do médico Marcelo Queiroga em relação ao “doutor” Bolsonaro e ao gabinete das trevas? Como ele entrou e saiu da CPI sem citar uma única vez a palavra “cloroquina”, nem para aprovar, nem para condenar, as duas perguntas ficaram sem resposta conclusiva.

Foi aflitivo assistir ao depoimento. Queiroga fez um esforço gigantesco para se equilibrar entre suas crenças e a condição de ministro de Bolsonaro, tentando resumir tudo a um mantra: “A solução está na vacinação”. Não deixou, porém, de admitir, transversalmente, ou nas entrelinhas, que também é a favor das máscaras e do isolamento social e contra a cloroquina. Ou seja: não acusou Bolsonaro, mas disse, sem dizer, que defende exatamente o oposto do presidente, seu chefe.

Um exemplo da saia-justa foi quando, sem ter o que responder à pergunta sobre a orientação do Ministério da Saúde para “tratamento precoce”, que não tem respaldo científico em lugar nenhum do mundo, ele frisou que, “na minha gestão”, não houve orientação nem distribuição de cloroquina. Leia-se: se havia e não há mais é porque… ele é contra.

Enquanto a CPI expõe os absurdos de Bolsonaro, ele tenta distrair a plateia. Umas sacadas são só de mau gosto, como rir do cabelo “black power” de um seguidor: “Tô vendo uma barata aqui!”. Outras vão além, como chamar os contrários à cloroquina de “canalhas” ou voltar a atacar a China gratuitamente numa hora dessas. Os efeitos não são contra a pessoa de Jair Bolsonaro, mas contra o interesse nacional e a vida dos brasileiros.

Por falar em vida, lá está o Brasil mais uma vez de forma desoladora na mídia internacional, com a chacina no Rio, onde um tiroteio entre polícia e bandidos deixou 25 mortos. É essa a imagem do “novo Brasil”, esse Brasil do gabinete das trevas.

Eliane Cantanhêde – Publicado no Estadão do dia 07/05/2021

————————————————————

Finalizando

“A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação”

Buda

————————————————————–

Chega de Corruptos e Corruptores

Se liga São Paulo

Acorda Brasil

SP-08/05/2021

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: